Setup 2X9 com desviador de estrada

Marreiros

Active Member
O desviador de estrada não irá afectar, seja negativa ou positivamente o q-factor nem a melhorar ou diminuir a torção de corrente. Apenas o pedaleiro tem influência nessa duas variáveis. E não, não tens problemas nenhuns pelo facto de mudares de desviador. Nos Scott Scale apenas usam o E-type por uma razão: a medida do tudo onde normalmente aperta o desviador frontal não é convencional logo não fabricam desvidores com a braçadeira dessa medida. Podes resolver a coisa de duas formas... A primeira já referiste (desviador braze-on mais braçadeira de carbono), a segunda é comprares o mesmo desviador mas com a braçadeira em 34,9mm e dás um toque com a "dremel" de modo a que fique na medida do quadro. Eu sabendo o que sei hoje optaria pela segunda escolha. Razões?! Rigidez superior ao mudares de mudança e não corres o risco de a braçadeira ganhar folga ou partir-se.
Agora a escolha é tua. :)
 
Last edited:

MXracer

New Member
Obrigado Marreiros...por acaso já tinha estado a ver o desviador da tua bike...então deste modo o único beneficio que vou ter é no peso...eu andei pouco com a bike e desse pouco não tive problemas...mas se calhar vou mesmo mudar para o devsiador de estrada..
 

Jepas

Super Moderador
O desviador SRAM XX já tem uma abraçadeira que pode ser usada nos Scale. O e-type funciona bem, se meteste uma anilha no eixo, certifica-te que os pedais continuam à mesma distância do quadro em ambos os lados.
 

Fario

New Member
Pedaleira SRAM XX 2X10 em 9 vel.

Boas,
É possível colocar uma Pedaleira XX 2x10 sem mudar a cassete?

A minha questão é a seguinte:
Quem quiser montar uma pedaleira de 2 pratos, qual será o melhor relação de transmissão sem ter que montar uma cassete e uma corrente de 10.
Actualmente mantenho 11/34 na cassete e a pedaleira SRAM XX é 28/42, Acham que é suficiente ou é melhor montar uma cassete maior?
Obrigado
 

gongas84

New Member
boas fario eu uso uma xx com 9 velocidades e 0 problemas ate gosto mt a relaçao perfeita seria um 40\27 mas nao ha
 

Fario

New Member
Eu sei que a SRAM XX também tem outras configurações, se não me engano são, 26/39, 28/42 e 30/45. A meu ver acho a 28/42 mais equilibrada.
Em todo o caso qual é a relação na cassete que usas?
 

pimentoski

New Member
fiz uma pequena tabela no excel e deixo aqui para quem tem dúvidas.

num lado estão os dentes da cassete 11/32 e em baixo está uma cassete de 11/34 com a dentição habitual.

nas colunas depois estão os tamanhos dos pratos comuns e que se costuma utilizar no btt, primeiro o normal 22/32/44 e depois o 26/40 e 25/39 para quem quer mais cadência (como vi no tópico do Marreiros).

A maneira de perceber é que quanto mais pequeno for o número mais "leve" é a mudança, quando maior for o número mais "pesada" é a mudança, no caso do prato 44 com os 11 dentes da cassete o resultado é 4, ou seja a cada volta completa do pedaleiro a roda dá 4 voltas... na relação de prato 32 e carreto 32 o resultado é 1 e como é óbvio por cada volta completa no pedaleiro a roda dá uma volta certa, e assim para as restantes.

Só queria "provar" que em 2x9 com 26/40 a mudança mais leve, a avozinha é quase igual à segunda velocidade de uma bicicleta "normal", sei que muita gente tem medo de trocar por causa das subidas mas se aguentam as subidas na segunda velocidade vão aguentar um setup de 2x9...

9fsged.png
 

Fario

New Member
Alguém me sabe dizer onde posso arranjar uma Cassetes de 10 vel. da Shimano?
Até agora só havia a SRAM XX que custa qualquer coisa como 300 euros, mas sei que a shimano também já tinha esta relação.
 

puto_ns

New Member
boas

desculpem estar a desenterrar isso mas é para nao estar a abrir outro topico....
tenho um pedaleiro bontrager em carbono e o segundo prato foi á vida e como já ando a algum tempo para passar para 2x9 iria aproveitar este facto para o fazer...
a minha duvida é a seguinte,tenho que ter algo em atensao em que pratos comprar,puderei ter algum problema na plicaçao.?por exemplo estou a pensar nuns rotor na relacao 27/40,podera a contecer que nao de para aplicar no meu pedaleiro(bicicleta).?

obrigado
 

cezinho

New Member
este tópico para mim é bastante interessante porque a XX tb é um opção para mim.

algumas questões:

ja vi algures aqui no forum alguem com a pedaleira XX e com pratos Rotor Q Rings 27/40, significa então que são compatíveis?
acho a relação da SRAM 26/39 interessante para mim até pq tenho uma casserte 11-32 que não queria mudar.
tenho que mudar alguma coisa na minha transmissão para poder usar o XX em regime de 9v com 11-32?

obrigado
 

HR

New Member
cezinho,

a unica coisa que tens que fazer é afinar o desviador da frente caso andes com 3 pratos, de resto fica tudo igual...
 
Top