será que vai funcionar? - bicicleta alternativa

koizu

New Member
Boas,

Neste momento estou a meio de projecto um bocado arrojado e diferente, quer dizer nem é assim tanto pois o que estou a (tentar) fazer já muita gente viu pelo menos em fotografias. Depois de falar com ciclistas e engenheiros acerca do projecto, cheguei a uma conclusão, apenas eu estou optimista com o resultado final.

Então trata-se do seguinte, depois de ter um quadro (barato) encostado no sótão algum tempo, decidi meter mãos à obra e criar uma coisa nova. Basicamente o essencial neste projecto é desafiar o design banal da maioria das bicicletas, decidi então cortar o tubo diagonal que liga a testa do quadro ao eixo do pedaleiro, e trocar por uma corrente (sim, daquelas com que se prende os cães), esta última parte ainda não está concluída. Neste momento ainda estou em fase de pinturas, e encontra-se neste estado:


Uploaded with ImageShack.us

Para não me chamarem totalmente doido, aviso desde já que a bike não vai servir para fazer BTT (aí sim, ia mesmo partir), a partida se tudo corr€r bem vai ter uma roda presa e pneus de estrada.

Agora, gostava de saber a vossa opinião em relação a este projecto, e se alguém tiver mais alguma ideia maluca postem! ;)
À medida que vou fazendo progressos no projectos vou tentado actualizar com fotos
 

asvedor

New Member
Projecto Diferente

Boas,

na minha opinião não deves colocar travão da frente caso contrário partes a testa do quadro porque a corrente não tem resistência em compressão, logo encolhe forçando em demasia a solda do tubo da testa do quadro!

Já vi um projecto parecido mas os elos da corrente tinham sido todos soldados o que em teoria formava uma barra.

de resto avança e vai mostrando a evolução!

Abraço
asvedor
 
Já foi feito algo identico em motas pelo Indian Larry.
chain-of-mystery.jpg

Contudo os elos da corrente estavam soldados.
 

Jepas

Super Moderador
O que vais fazer já existe aqui: slingshotbikes contudo eles devem ter feito contas que tu não fizeste para que não se parta tudo em esforço. Se o tubo em falta só trabalhasse à tracção, aí o teu projecto era bastante seguro. Agora se o quadro apanhar um impacto dianteiro... a corrente não reage a forças de compressão.

Certamente irás precisar de um tensor para teres a medida certa de corrente.
 

fitty77

New Member
Só espero é que não te aleijes.... O problema tem sempre a ver com o factor compressão da linha diagonal, que nessa bike, não existirá. Se o tubo superior fosse dimensionado para suportar a totalidade das forças, aí sim, mas como não é o teu caso (pois trata-se da adptação de um quadro que não estava pensado para tal), não vai funcionar. Eu pelo menos não me montava nela, fosse em que piso fosse. Contudo, dou-te os parabéns por tentares algo diferente.
 

telmo zt

New Member
boas ver se percebo tu tiras o tubo e vais colocar uma corrente esticada , bem isso será mais para , estética porque não soldas os anéis da corrente assim como esta a moto da foto em cima , assim vai continuar com a resistência na mesma ..
 

koizu

New Member
asvedor, como disse acima a partida a bike vai ser de roda presa, logo não vai levar travões.

por acaso o problema que voces referem relativamente às forças de compressão penso que se estão a esquecer de uma coisa, a questão do peso do ciclista, porque este vai fazer com que a corrente seja traccionada, logo dificilmente a corrente vai sofrer grandes forças de compressão, pois as pequenas forças o tubo superior aguenta bem. Mas confesso que o meu grande medo sejam as curvas, pois assim á primeira vista não me parece que o tubo superior resista bem a forças de torção... =/ e assim a bike pode empenar facilmente

cumprimentos
 
Top