Será este quadro uma scott Tampico

#1
Olá amigos apesar de já nadar aqui a espreitar há algum tempo esta será talvez o meu primeiro post onde me poderãop ajudar com uma duvida que tenho.

Há algum tempo, fiz um negócio de ocasião assim de repente, precisava de uma bike para fazer um rallye tascas cá da zona, uma brincadeira portanto, encontrei uma btt num conhecido site de classificados, mesmo aqui perto da minha morada a um preço simpático,muito simpático mesmo.
Não percebia nada daquilo era um BTT em aluminio que as rodas se desencaixavam e cabia na mala do carro por isso era fixe, quando so meus amigos viram acharam piada ao negócio e informaram que até tinah umas rodas de marca nacional rodi + ou -, e que o quadro era de uma scott tampico.
Eu que não percebo nada daquilo não liguei nada para isso, no dia de estreia, o desviador traseiro vergou, partiu o dropout, empenou a roda traseira, e o próprio desviador claro.
Esteve cerca de 3 meses parada e agora decidi por mão naquilo de novo, montei tudo (suspensão rst, dropout novo , desviador igual ao que tinha, corrente kmc, com powerlink sram, cassete 8v shimano acera, disco na frente etec, etec) e fui experimentar, o primeiro sujeito das btt que me viu diz-me de novo "-Olha uma tampico de 2005, onde arranjaste isso?"

A pergunta para a malta entendida, para mim é-me indiferente o que seja,dá ara dar umas voltas no monte quando não posso ir de Range Rover mas será este quadro realmente de uma scott tampico? Caso não seja, sabem que quadro é? A bike toda é bastante leve, muito leve mesmo, ainda não pessei mas deve ter pouco mais que 10 KG
Parece que quem ma vendeu pegou num quadro que tinha em casa e cravou lá material que ia sobrando de gama baixa

Vou deixar uma ou duas fotos para a malta analisar.

O triciclo de trás é do meu puto, não é para avaliar:





Obrigado pela ajuda
 
Last edited:
#2
boas, esse quadro ja é velhinho poi esse modelo ja nao existe no mercado scott, pois mas pode ser um quadro qualquer, porque geralmente os quadros da scott tem o símbolo na parte da frente do quadro, e esse nao tem, esse quadro tambem pode ter sido feito em casa, e meteram umas rodas, e outros componentes, por isso nada nos garrante que possa ser, vou ficar atento a este post , pois quero ver o que os outros frequentadores deste fórum disse sobre esse quadro misterio
 
#3
O quadro não apresenta nenhuma inscrição a não ser o numero de série debaixo do movimento pedaleiro.
Parece que uma particularidade do mesmo é não ter apoio traseiro de disco, mas isso deve haver concerteza muitos quadros que não tem.
Aguardo então mais opiniões
 

Jepas

Super Moderador
#4
Antigamente (antes das bicicletas usarem travões de disco) os quadros não os tinham (evidentemente). Alis, antigamente as bicicletas nem sequer tinham apoios para v-brakes (ou cantileveres). É tudo uma questão de antiguidade.

Duvido muito que isso seja um Scott. Se pesquisares no Google por imagens de "Scott tampico" encontras muitas fotos e nenhum quadro é parecido com esse. Uma coisa que me faz muita confusão, se isso fosse mesmo um quadro Scott, porque é que alguém se iria dar ao trabalho de lhe tirar toda e qualquer identificação com a marca? Isso só desvaloriza o quadro, mas também facilita "o engano de quem compra sem saber o que realmente é".

A Scott Tampico existe inclusive há muitos muitos anos e usou até no princípio quadro em aço (não é esse o caso, porque nitidamente com esses diâmetros a tubagem é em alumínio).

Isso parece-me mais um quadro genérico que um Scott, mas se já encontraste o número de série, podes sempre ligar ao importador da Scott para saberes se corresponde a algum modelo da marca.

Queres mesmo ver uma Scott Tampico de 2005?



Com as seguintes especicifcações: http://www.bikepedia.com/quickbike/BikeSpecs.aspx?Year=2005&Brand=Scott&Model=Tampico&Type=bike

Até poderias ter um quadro desses sem esse equipamento, mas sendo de 2005 o quadro teria de trazer certamente apoios para disco (nessa altura já era uma coisa comum em muitos quadros), mas disso não tenho certeza. Tenho certeza é que os drop-outs (a ligação entres as 2 escoras traseiras) não têm nada a ver com os desta foto.

Depois, outra coisa, normalmente os suportes dos desviadores da Scott têm gravado (imagine-se): Scott



Mas pronto, em 40.000 utilizadores do ForumBTT pode ser que alguém tenha uma Tampico de 2005 e te possa dizer se o é ou não. Eu acho que não é.

O Bikepedia tem as marcas listadas por anos, podes sempre pesquisar se será de outro ano qualquer. Quando começares a ver tubos fininhos, já sabes, chegaste à época do aço.

EDIT - Tal como diz o Barão Vermelho aqui em baixo, também não acredito nos 10kg, mas pronto, acho que numa bike dessas o peso seja a última das preocupações.
 
#5
Eu tive uma bike com um quadro muito parecido a esse, mas não era Scott. Era de marca desconhecida. Já agora, achas que isso não pesa muito mais de 10kg?!? Confirma lá isso na balança e a seguir vai ali ao cantinho do peso mostrá-la pra ver o que os maníacos do peso acham dela...
 
#7
Pois ao que parece não deve ser... O suporte do desviador já tive que trocar e realmente não tem qualquer incrição.

Para mim é-me indiferente, ser ou não ser, a bike é levezinha e bem manobrável e isso é que é o importante.

O peso, esqueci-me que vocês levam isso muito a sério, grama a grama, os kg que falo é por aproximação +/- a olho nunca pessei a bicicleta, até acho isso uma barbaridade, porque se pode ter uma bike levezinha e o biker e material que leva na costas pesar 120 kg, mas se tiver oportunidade durante o fim de semana até vou pesar a bike a ver o que acusa na balança, mas vejam que eu falei que pesa pouco mais que dez kilos, para mim pouco mais que dez é 11, talvez doze não sei, mas já vi que para voÇês foi praticamente uma afronta, um gaijo novo chega aqui e manda bitaites que tem pouco mais de 10 KG numa bike de ocasião que custou 25€, Calma, não foi essa a minha intenção, eu venho em paz.

Jepas, a tampico ao que me parece tem precisamente a particularidade de não estar preparada para disco.

entretanto também encontrei no olx uma á venda e apesar de ter muito material bem melhor que o que a minha tem dá para ver o seguinte:

O quadro não tem apoio de disco, nem aquela forma esquisita de acabamento de ambas as escoras como a foto que o membro jepas postou, podem confirmar nesta foto em baixo:



E o suporte do desviador traseiro também não tem qualquer incrição da scott como podem confirmar nesta foto em baixo



Podem ver mais fotos do anuncio aqui neste link:
http://sesimbra.*******/en/scott-tampico-em-muito-bom-estado-iid-18637499


Agora se é ou não uma scott não é relevante para mim, fiz apenas uma pergunta a quem percebe mais disto do que eu, uma vez que já mais que uma pessoa minhas conhecidas sem qualquer relação entre elas identificou a bike como uma tampico, por isso a minha pergunta.

Não vivo a gastar aquilo que não posso para ostentar uma marca que está na moda, esta bicicleta como está na primeira foto custou-me pouco mais de 25€, por isso qualquer que seja a marca dela foi um bom negócio com certeza.

Cumprimentos
Francisco Rebelo
 
#8
Eheheh... Francisco, tem calma contigo... Eu falei naquilo do peso mas não foi por me sentir "afrontado" com o teu comentário. Até porque sou um pouco da mesma opinião que tu. Há por aí muito boa gente que tem bikes todas ultra-light, e depois aparecem com grandes panças de cervejola. Para mim, a função principal da bike é proporcionar divertimento. Se essa já te dá isso, não te preocupes com mais nada. Dá-lhe calor, e pronto.
Saúde e força nesses cranks...
 
#10
Francisco Rebelo said:
precisava de uma bike para fazer um rallye tascas cá da zona
...
no dia de estreia, o desviador traseiro vergou, partiu o dropout, empenou a roda traseira, e o próprio desviador claro.
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Off topic: Isso parece ser um rali de tascas dos bons, para esses estragos todos. Quando é o próximo? :cheers:
 
#12
mas, tens ai uma bela maquina para dar te cabo do lombo e ser grande companheira de belas aventuras. da-lhe com força que estas nossas amigas tem uma grande vantagem sobre as outras! não se queixam! lol
 
#13
Post Original de Francisco Rebelo
precisava de uma bike para fazer um rallye tascas cá da zona
...
no dia de estreia, o desviador traseiro vergou, partiu o dropout, empenou a roda traseira, e o próprio desviador claro.
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Off topic: Isso parece ser um rali de tascas dos bons, para esses estragos todos. Quando é o próximo? :cheers:


Marcamos um para breve.

Nós praticamos tt de jipe e depois a bike foi mas numa de brincadeira, mas até está a ficar o bichinho
 
#18
A mim parece-me um quadro de uma esmaltina que sairam em aluminio pintadas,o quadro não aparenta ter sido polido....
Eu tive uma esmaltina dessas...grande quadro..muito leve...