Sentido do Pneu traseiro

Tremoço

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Boa noite pessoal

A bem pouco tempo adequiri uns pneu specialized pro enduro 2.20

Adorie logo o comportamento destes pneus em todo o tipo de terreno..

Mas passado uns dias fui ao mecanico com a minha menina e ele disse que se eu pozer o pneus de traz ao contrario conseguia mais tracção..

Sera isto verdade??Ja alguem esperimentou isso com estes pneu??

Espero respostas......

Cumprimentos
 

btt86

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É verdade que as ranhuras dos pneus variam, nao sei explicar bem, mas também ja tive na mesma situaçao, mas faz-me confusao o pneu ao contrario, mas prontos... :D

A minha duvida tambem é a mesma! :wink:
 

andrextr

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Há pneus que tanto faz ser num sentido ou no outro, mas há outros pneus que tem um rasto desenhado para rolarem apenas num sentido.

Esses pneus direccionais, tem uma seta de lado a apontar qual o sentido mais correcto. Normalmente este tipo de pneus tem um rasto composto por "setas" de borracha, tipo isto < < < < os pneus que tanto faz andarem para um lado ou para o outro são mais tipo isto : : : : : eheh :rotfl:

P.ex estes tanto faz o sentido porque o rasto é igual para a frente ou para trás.
pneu_jonesacx.jpg



Mas estes já têm um sentido proprio.
jonesXR29_os.jpg
 

jpsantos

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Boas,

Vou dar a minha posta de pescada :lol:

Temos de ter em mente que não existem pneus perfeitos para todos os tipos de andamentos(descer, curvar, rolar, travar etc) condições no terreno(seco, lama, alcatrão, pedra etc).

Existe pneus específicos em que a sua construção tende a ser favorecer uma determinada vertente e outros que tentam não ser muito maus em nenhuma delas.

Portanto é tudo uma questão de compromisso.

O Larsen TT permite uma boa visualização do que eu estou a dizer.


larsenttdd1.jpg

O Tarsen TT é um pneu especifico para quem gosta de rolar a uma boa velocidade, a orientação dos seus "tacos" no sentido indicado pelo fabricante permite que tenham uma boa aerodinâmica, em velocidades a partir dos 20Km's é um factor a ter em conta :ideia:, atrito mínimo também devido ao formato redondo do "taco" em contacto com o piso. Na travagem o sentido da força exercida muda, e o taco forma um vértice na tentativa de oferecer um atrito máximo.


Portanto quem compra um Larsen TT e muda o sentido de rotação recomendo pelo fabricante, para obter mais tracção vai contra tudo o qual o pneu foi pensado, para não falar que na travagem perderá também vantagem.


Se procuras mais tracção num pneus, escolhe um modelo que favorece essa característica não te esqueças que irás perder noutras!.


Espero que me tenha feito entender. :)

João Santos
 

Tremoço

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Sim essa ajuda foi boa

Eu optei por estes pneus porque gosto de dexer algumas escadas e os terrenos onde ando tem muita pedra....

E vou optar por ter o pneu no sentido de origem e nao invertido.....

Obrigado
 
jpsantos said:
Portanto quem compra um Larsen TT e muda o sentido de rotação recomendo pelo fabricante, para obter mais tracção vai contra tudo o qual o pneu foi pensado, para não falar que na travagem perderá também vantagem.

Boas,

jpsantos, a inversão do Larsen TT atrás resulta numa maior tracção, ao custo de menos poder de travagem, o pneu ao estar invertido o tal efeito de vértice é exercido contra o solo premitindo que o pneu se agarre melhor ao piso, é certo que nas travagens a parte em contacto com o solo é a mais lisa pelo que o pneu escorregará mais. Mas é sempre uma questão de compromisso..

Cumprimentos
 

pin7as

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Direcção dos pneus!

ora boas.
eu ja ando nisto há algum tempo e de vez em quando ha certas coisas q nao percebo mt bem ( prefiro falar só quando sei) , uma delas é a direcção dos pneus, passo a explicar:
quando se compram pneus é normal colocá-los seguindo a direcção indicada no próprio pneu ( rotation), mas tenho ouvido comentários de gente dita entendida segundo os quais isto não é bem assim. Se o pneu for colocado à frente, onde o objectivo é a direcção, e se o pneu for igual ao de trás, deve ser colocado ao contrário :shock:... mais... No inverno, um pneu (maxxis larssen tt) ao ser colocado atrás, deve ser virado ao contrário devido à melhoria da tracção. pergunto-me se estas questões t~em algum fundamento lógico ou serão mais mitos imaginados por alguém que tem a mania que sabe do que fala?

abraço...
 

100do

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Re: Direcção dos pneus!

Fundamento lógico acho que têm algum. No entanto, prefiro seguir as indicações do pneu.
Se reparares há pneus que têm 2 sentidos de rotação: uma para quando são montados à frente e outro para trás. Por exemplo, alguns Michelin.
Quanto ao facto de serem montados ao contrário, só experimentando, mas até acredito que em determinadas situações melhor a aderência.
 

Vitorzip

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Bem, em primeiro lugar, Inverno e Larsen TT são duas coisas que não combinam nada bem.

De qualquer modo, e porque é a estes que te referes, devo dizer-te que é bastante lógico o pneu traseiro ser montado ao contrário do aconselhado.
A explicação é simples:

O rasto dos pneus está desenhado com a inclinação para um sentido apenas, sentido esse em que o pneu vai agarrar melhor ao terreno. Ora, montado na traseira, e no sentido aconselhado, previligia a travagem, mas penaliza muito a tracção.

Basta então decidir se te interessa mais ter tracção a subir, ou aumento de aderencia em travagem a descer.

Como referiu o JPSantos, a questão aerodinamica e de design de um pneu é importante, mas nesta excepção, o desenho do pneu não é nada indicado para o seu sentido ser respeitado na roda traseira.

É uma questão de compromisso, como escreveu o André. Pessoalmente, prefiro tracção e aderencia a subir.
 

jpsantos

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Vitorzip said:
Como referiu o JPSantos, a questão aerodinamica e de design de um pneu é importante, mas nesta excepção, o desenho do pneu não é nada indicado para o seu sentido ser respeitado na roda traseira.

Então...

jpsantos said:
Se procuras mais tracção num pneu, escolhe um modelo que favorece essa característica não te esqueças que irás perder noutras!.

:mrgreen:
 

MrOverclock

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Ora deixo aqui também o meu contributo.

Os Eng. que desenharam o pneu, não o fiseram "ao calhas". Se ele tem um sentido de rotação é porque ele é melhor assim. É claro que nem todos os aspectos são os melhores nessa direcção. Mas os prós deverão ser mais que os contras.
Depois: há pneus que são feitos só para andar na frente e outros só para andar a traz,  por isso há que escolher o pneu da frente e o pneu de traz  :wink:

Dentro dos de traz há os que são mais aerodinamicos e os que têm mais tracção.

Eu pessoalmente prefiro um mais aerodinamico, até porque quando eles costumam perder a tracção é sinal que se calhar ia mais rapido a pé  :mrgreen:
 

Bravellir

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Não se esqueçam também que o piso do pneu se altera completamente com o desgaste, e que o melhor quando o piso está novo, pode já não o ser quando o piso está desgastado.
No larsen a partir de certa altura, só virando o pneu é que recuperei a tracção inicial. Basicamente, adicionou uns quantos km de vida útil ao pneu.
 

Vitorzip

Member
jpsantos said:
Vitorzip said:
Como referiu o JPSantos, a questão aerodinamica e de design de um pneu é importante, mas nesta excepção, o desenho do pneu não é nada indicado para o seu sentido ser respeitado na roda traseira.

Então...

jpsantos said:
Se procuras mais tracção num pneu, escolhe um modelo que favorece essa característica não te esqueças que irás perder noutras!.

:mrgreen:


Ehehehe... sim, mas não te esqueças que estamos a falar de um pneu aconselhado pela marca para a frente e para trás, não é um pneu especificamente direccional (aliás, de direccional não tem nada).

Como tal, analisamos o bichinho (pneu) em função da sua versatilidade e da sua indicação por parte do fabricante... sendo o seu sentido de rotação inverso ao que deveria ser, preceptivel tanto por questões de ordem técnica, como de ordem prática (no terreno é mesmo diferente).

O pneu da frente deve priveligiar a travagem e direccionalidade, o traseiro deve priveligiar a tracção e aderencia lateral. Este, só lá vai virado ao contrário...

... mas pronto, leva lá a bicicleta... :mrgreen: :twisted: :twisted: :mrgreen:
 

plugged

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100do said:
Fundamento lógico acho que têm algum. No entanto, prefiro seguir as indicações do pneu.
Se reparares há pneus que têm 2 sentidos de rotação: uma para quando são montados à frente e outro para trás. Por exemplo, alguns Michelin.
Quanto ao facto de serem montados ao contrário, só experimentando, mas até acredito que em determinadas situações melhor a aderência.

Exactamente, ando desde dezembro com uns michelin mud e têm a indicação para ser montados numa direcção à frente e ao contrário atrás ( algo tipo <-<-<- rear | front ->->-> )


Fitting Direction of Michelin Mountain Bike Tyre
 

adrianocosta

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Pneu ao contrário?

Acabei de comprar uns Hutchinson Python para a bike e, como aproveitei para fazer uma revisão à menina, montaram os pneus na própria loja.
Se calhar a minha pergunta é um bocado estúpida, mas não seria suposto a seta que está na lateral do pneu indicar o sentido de rotação do mesmo? É que se assim for eles estão ao contrário, visto que a seta está a apontar no sentido de rotação inverso.

obrigado, e saudações bttistas

Adriano
 

Milhas_Rev

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Re: Pneu ao contrário?

Eu também montei um pneus desses pra traz. Aquilo tem lá uma seta a dizer o sentido de rotação conforme o pneu seja dianteiro ou traseiro. Se dizes que o pneu ta ao contrário então será melhor virá-lo. :mrgreen:
 

marcio&pirate

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Pneu ao contrário

Olá, boa tarde! Saudações! ;)
Qual é a desvantagem \ perigo, de se montar um pneu, seja traseiro ou dianteiro, com o sentido da rotação ao contrário?
Fiz isso na roda traseira, e agora não me apetece desmontá-lo.... :p
Obrigado pelo esclarecimento, ;)
 

rcpinto

New Member
Se foi na roda de trás o problema não deverá ser de maior, no máximo ficas com mais tracção ao invés de maior direcionalidade. Qual o pneu já agora?
 
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