29er SCOTT SPARK 910 ou 920?

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ptiago77

Guest
Boa tarde Pessoal!

Estou com a bela idade de (quase)37 anos, e para continuar a pedalar, tenho que trocar de bike... Neste momento tenho uma Specialized Hard Rock Pro de 2009, a minha primeira e única bike, e que me tem acompanhado nas minhas voltas e maratonas.

Há 3 anos a esta parte tenho feito provas de longa distância, e o SRP160 não falha, mas farto-me de "levar porrada" na minha Spec...

Basicamente ando todos os domingos, e quando posso, uma vez a meio da semana... Pensei muito, e a trocar agora de bike, será para, nos próximos anos, e muitos, não ter que fazer mais nenhum investimento, a não ser de um ou outro componente da bike...

Tenho 1,90m de altura, peso cerca de 92 kg, e toda a gente me diz que uma 29er será a melhor opção, sem qualquer dúvida... No entanto, por causa da minha altura, é difícil encontrar bikes de teste tamanho L (que dizem que é o tamanho ideal para mim), e ainda não experimentei nenhuma bike 29er suspensão total...

Confesso que gosto muito da SCOTT SPARK 910, mas 4.199,99€ é (muito) dinheiro, e a SPARK 920 custa 3.699,99€ (-700€), mas o material, peso e muitas outras coisas também são diferentes...

E eis a minha grande indecisão... Que bike devo comprar????? Será que para o que ando por ano, e para as provas que faço, esta bike é "excessiva"? Será que a 920 já não chega?

A questão do financiamento aqui é outro ponto essencial, e as modalidades da BZ são muito interessantes, daí estar a optar por SCOTT, não só por este motivo, como é óbvio, mas porque, para além da Specialized, a SCOTT sempre foi uma das minhas marcas de eleição.

Gostava de obter a vossa opinião, para que possa tomar a melhor decisão.

Obrigado a todos.
Boas Pedaladas!
 

Insignia

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Com qualquer uma delas ficas muito bem servido, a 910 será melhor nas rodas que rondam os 1.6kg contra os 1.9kg da 920,na suspensão por ser Factory contra Evolution, nos travões e na transmissão. O preço da 910 compensa em relação ao da 920, mas são escolhas que tens que fazer e ver se o material que a outra traz melhor será aproveitado nas tuas voltas.
 

Grandevasco

New Member
Com qualquer uma delas ficas muito bem servido, a 910 será melhor nas rodas que rondam os 1.6kg contra os 1.9kg da 920,na suspensão por ser Factory contra Evolution, nos travões e na transmissão. O preço da 910 compensa em relação ao da 920, mas são escolhas que tens que fazer e ver se o material que a outra traz melhor será aproveitado nas tuas voltas.

Tens a certeza quanto ao peso das rodas das Spark 920 e 910? Estou a pensar comprar uma delas e pelo que tenho visto na internet parece que cada tem mais cerca de 200g em cima do que tu disseste.
 

tilui

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Uma bike tamanho L era o ideal para ti?? Tenho quase a mesma altura e uso uma XL e sinto-me bem..Claro que nao uso suspensao total.. nao sei se faz muita diferença na altura
 

Grandevasco

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Obrigadíssimo, o que eu procurei pelo peso das rodas e só encontrava alguns comentários de pessoal americano ou brasileiro que dizia ter pesado as rodas das versões de 2012 ou 2013 e que andava à volta de 1,8 kg o conjunto.

Quanto ao peso das rodas da 920 não saberás por onde anda, só para fazer a comparação?
 

Insignia

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Em 2012 as rodas eram completamente diferentes das dos anos seguintes.
Das Xr 2.5, que são as das 920 não faço ideia do peso.
 

Grandevasco

New Member
Pareces perceber bastante do assunto, na tua opinião qual achas que tem melhor relação qualidade/ preço, a 930, 920 ou 910?

PS: Obrigado pelas dicas ;)
 

piranha

Member
Se tens o dinheiro e não pensas em mudar nada e desfrutar da bicicleta, 910
Se já andas a pensar em pesos e quais as melhores peças e diferenças entre elas, 930

Passas a ter uma boa base para fazer o que pretendes
 

Insignia

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910 de longe, temos uma diferença de 300€ entre a 910 e a 920, a Fox Factory Fit é mt superior a uma Fox Evolution, nas rodas a 910 tem umas rodas com um peso topo de gama em aluminio, um grupo full XT incluindo travões contra uma mistura SLX/XT da 920, só aqui já te compensa mais do que os 300€ de diferença.
 

Grandevasco

New Member
A única coisa que ponderava alterar seriam as rodas, mas tendo em conta que as mesmas terão um peso de 1,540 kg o par, fica já fora de questão. Vejo muito pessoal a colocar rodas ztr crest, mavic, etc... Mas assim de repente parece-,e que terão um peso similar a estas. Para mim é importante ter um bom par de rodas e que sejam leves. Mas o orçamento não poderá ultrapassar o valor da 910. Tinha ideia que as rodas seriam mais pesadas, com este peso e tendo em conta o restante equipamento a única alteração que pondero é a conversão para tubeless.
 

Grandevasco

New Member
Pois, acho que estou mesmo mais inclinado para a 910. Relativamente às suspensões (evolution e factory) a única diferença é no peso ou há mais alguma diferença?
 

Insignia

Active Member
Nas Factory temos um Sistema Fit, em que o óleo está fechado numa cartridge e nas Evolution o óleo está em banho aberto, as factory são suspensões mais sensíveis, com menor peso e com outras tecnologias mais avançadas. São o topo de gama da Fox.
Trocar de rodas nas 910 é um erro, tens umas Syncros, que basicamente são umas DT Swiss disfarçadas com outros autocolantes, os cubos Dt Swiss são conhecidos pela sua durabilidade e qualidade, considerados por muitos os melhores, trocar por umas ZTR Crest em que vais ter aros mais frágeis, depois depende dos cubos que escolheres na montagem, e não vais ter qualquer ganho de peso.
 

Grandevasco

New Member
Exactamente, o mais certo é mesmo ir pra 910 e já nem me preocupo com as rodas. Quanto à conversão para tubeless, aconselhas? Vi nalguns posts que algum pessoal tinha problemas com a conversão por causa dos pneus shwalbe que começavam a suar o líquido, etc... mas se calhar eram os de anos anteriores, não sei se os de 2014 são diferentes...
 

Insignia

Active Member
Aconselho tubeless, eu uso mas é com pneus maxxis Ikon Exo(reforçado) e com um maxxis crossmark flexivel, e não perdem ar quase nenhum.
Com Schwalbe nunca experimentei...
Já usei continental race king performance e baba-se todo e perdia mt ar. Na continental só os Protection funcionam direito em tubeless.
 

Insignia

Active Member
Poupas á vontade 400g, podes andar com pressões mais baixas porque não tens camaras para traçar, o que resulta numa melhor tração.
 
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