29er SCOTT SPARK 910 ou 920?

#1
Boa tarde Pessoal!

Estou com a bela idade de (quase)37 anos, e para continuar a pedalar, tenho que trocar de bike... Neste momento tenho uma Specialized Hard Rock Pro de 2009, a minha primeira e única bike, e que me tem acompanhado nas minhas voltas e maratonas.

Há 3 anos a esta parte tenho feito provas de longa distância, e o SRP160 não falha, mas farto-me de "levar porrada" na minha Spec...

Basicamente ando todos os domingos, e quando posso, uma vez a meio da semana... Pensei muito, e a trocar agora de bike, será para, nos próximos anos, e muitos, não ter que fazer mais nenhum investimento, a não ser de um ou outro componente da bike...

Tenho 1,90m de altura, peso cerca de 92 kg, e toda a gente me diz que uma 29er será a melhor opção, sem qualquer dúvida... No entanto, por causa da minha altura, é difícil encontrar bikes de teste tamanho L (que dizem que é o tamanho ideal para mim), e ainda não experimentei nenhuma bike 29er suspensão total...

Confesso que gosto muito da SCOTT SPARK 910, mas 4.199,99€ é (muito) dinheiro, e a SPARK 920 custa 3.699,99€ (-700€), mas o material, peso e muitas outras coisas também são diferentes...

E eis a minha grande indecisão... Que bike devo comprar????? Será que para o que ando por ano, e para as provas que faço, esta bike é "excessiva"? Será que a 920 já não chega?

A questão do financiamento aqui é outro ponto essencial, e as modalidades da BZ são muito interessantes, daí estar a optar por SCOTT, não só por este motivo, como é óbvio, mas porque, para além da Specialized, a SCOTT sempre foi uma das minhas marcas de eleição.

Gostava de obter a vossa opinião, para que possa tomar a melhor decisão.

Obrigado a todos.
Boas Pedaladas!
 

Insignia

Well-Known Member
#2
Com qualquer uma delas ficas muito bem servido, a 910 será melhor nas rodas que rondam os 1.6kg contra os 1.9kg da 920,na suspensão por ser Factory contra Evolution, nos travões e na transmissão. O preço da 910 compensa em relação ao da 920, mas são escolhas que tens que fazer e ver se o material que a outra traz melhor será aproveitado nas tuas voltas.
 
#3
Com qualquer uma delas ficas muito bem servido, a 910 será melhor nas rodas que rondam os 1.6kg contra os 1.9kg da 920,na suspensão por ser Factory contra Evolution, nos travões e na transmissão. O preço da 910 compensa em relação ao da 920, mas são escolhas que tens que fazer e ver se o material que a outra traz melhor será aproveitado nas tuas voltas.
Tens a certeza quanto ao peso das rodas das Spark 920 e 910? Estou a pensar comprar uma delas e pelo que tenho visto na internet parece que cada tem mais cerca de 200g em cima do que tu disseste.
 
#5
Uma bike tamanho L era o ideal para ti?? Tenho quase a mesma altura e uso uma XL e sinto-me bem..Claro que nao uso suspensao total.. nao sei se faz muita diferença na altura
 
#7
Obrigadíssimo, o que eu procurei pelo peso das rodas e só encontrava alguns comentários de pessoal americano ou brasileiro que dizia ter pesado as rodas das versões de 2012 ou 2013 e que andava à volta de 1,8 kg o conjunto.

Quanto ao peso das rodas da 920 não saberás por onde anda, só para fazer a comparação?
 
#9
Pareces perceber bastante do assunto, na tua opinião qual achas que tem melhor relação qualidade/ preço, a 930, 920 ou 910?

PS: Obrigado pelas dicas ;)
 
#10
Se tens o dinheiro e não pensas em mudar nada e desfrutar da bicicleta, 910
Se já andas a pensar em pesos e quais as melhores peças e diferenças entre elas, 930

Passas a ter uma boa base para fazer o que pretendes
 

Insignia

Well-Known Member
#11
910 de longe, temos uma diferença de 300€ entre a 910 e a 920, a Fox Factory Fit é mt superior a uma Fox Evolution, nas rodas a 910 tem umas rodas com um peso topo de gama em aluminio, um grupo full XT incluindo travões contra uma mistura SLX/XT da 920, só aqui já te compensa mais do que os 300€ de diferença.
 
#12
A única coisa que ponderava alterar seriam as rodas, mas tendo em conta que as mesmas terão um peso de 1,540 kg o par, fica já fora de questão. Vejo muito pessoal a colocar rodas ztr crest, mavic, etc... Mas assim de repente parece-,e que terão um peso similar a estas. Para mim é importante ter um bom par de rodas e que sejam leves. Mas o orçamento não poderá ultrapassar o valor da 910. Tinha ideia que as rodas seriam mais pesadas, com este peso e tendo em conta o restante equipamento a única alteração que pondero é a conversão para tubeless.
 
#13
Pois, acho que estou mesmo mais inclinado para a 910. Relativamente às suspensões (evolution e factory) a única diferença é no peso ou há mais alguma diferença?
 

Insignia

Well-Known Member
#14
Nas Factory temos um Sistema Fit, em que o óleo está fechado numa cartridge e nas Evolution o óleo está em banho aberto, as factory são suspensões mais sensíveis, com menor peso e com outras tecnologias mais avançadas. São o topo de gama da Fox.
Trocar de rodas nas 910 é um erro, tens umas Syncros, que basicamente são umas DT Swiss disfarçadas com outros autocolantes, os cubos Dt Swiss são conhecidos pela sua durabilidade e qualidade, considerados por muitos os melhores, trocar por umas ZTR Crest em que vais ter aros mais frágeis, depois depende dos cubos que escolheres na montagem, e não vais ter qualquer ganho de peso.
 
#15
Exactamente, o mais certo é mesmo ir pra 910 e já nem me preocupo com as rodas. Quanto à conversão para tubeless, aconselhas? Vi nalguns posts que algum pessoal tinha problemas com a conversão por causa dos pneus shwalbe que começavam a suar o líquido, etc... mas se calhar eram os de anos anteriores, não sei se os de 2014 são diferentes...
 

Insignia

Well-Known Member
#16
Aconselho tubeless, eu uso mas é com pneus maxxis Ikon Exo(reforçado) e com um maxxis crossmark flexivel, e não perdem ar quase nenhum.
Com Schwalbe nunca experimentei...
Já usei continental race king performance e baba-se todo e perdia mt ar. Na continental só os Protection funcionam direito em tubeless.