Scott Spark 900 RC SL

Discussion in 'Análises de 29ers' started by pamoreira, 18 May 2017.

  1. pamoreira

    pamoreira Member

    Ora então, aqui fica a apresentação do novo brinquedo cá de casa.

    A HT foi desmontada, e para o seu lugar veio uma FS. Fiz vários ensaios durante o ano passado e depois de ver e experimentar as ultimas novidades para 2017 na Eurobike, a escolha recaiu na nova Scott Spark.

    Como já tinha alguns componentes que queria reutilizar, optei por comprar apenas o quadro (que no caso da Scott é um frameset, pois tráz suspensão e mais umas coisitas).

    Encomenda feita, e depois de muitos meses de espera, finalmente já se encontra cá por casa. O tempo está um bocado escasso para estes lados, por isso para já ainda está tudo às peças e neste estado:

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    E dentro da caixa grande está isto :D

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    Grande parte do material vai passar da HT para esta nova (transmissão, travões, alguns periféricos) e algum do material vai ser novo.

    Assim por alto a spec vai ser:

    • Quadro Spark RC 900 SL 2017
    • Fox 32 SC (vem com o quadro)
    • Rodas: aros Duke Lucky Jack + cubos DT240S com 54T + Sapim CX-Ray
    • Transmissão: XX1 + cassete E13 9-46 + Raceface Next SL

    Se conseguir arranjar um bocado de tempo, com alguma sorte já fica pronta para rolar este fim-de-semana. Quando estiver pronta coloco logo actualizo aqui o tópico com umas fotos.
     
  2. RMDVENTURA

    RMDVENTURA Member

    Isto está com óptimo aspecto! :eek:
     
  3. camponubla

    camponubla Active Member

    Aguardamos fotos da menina!!!
     
  4. davidream

    davidream Member

    bOAS!!
    WOWWW.... PORNBIKE mode ON :D
    Muitos parabéns pela máquina nova,não vai desapontar de certeza! os novos quadros são qualquer coisa!;)
    e ainda por cima esse modelo... Leve e lindo :p
    Aguardo ansiosamente pelas fotos feedback!

    Cumps
     
  5. nunokas

    nunokas Member

  6. pamoreira

    pamoreira Member

    Já tinha visto esse tópico nunokas... o gajo é doido :D Mas é francamente impressionante até onde ele está disposto a ir, e o resultado final. Kudos para ele :)

    Os aros têm muito bom aspecto mesmo, vamos ver como se portam a rolar. Estava entre os Duke e os MCFK, mas gostei um bocadinho mais do perfil dos Duke.
    A montagem foi feita na JPRacingBike que é a face comercial da Duke. Arranjei um bom preço através de um amigo, ficou essencialmente para o mesmo valor da R2, mas com a vantagem a meu ver de terem sido montadas pela empresa que criou os aros.

    Entretanto ontem arranjei uns minutos para meter as rodas e suspensão no quadro, e deixei hoje de manhã na loja aqui da beira para fazer o único serviço que não consigo fazer em casa: montar o movimento pedaleiro PressFit.
    Ao final do dia passo lá a buscar a bike, e já tenho com que me entreter amanhã:
    • Montar e afinar a transmissão
    • Montar travões (um tenho que encurtar, o outro tenho que trocar o tubo)
    • Acertar a posição para as minhas medidas habituais e os settings da suspensão (sag, rebound)
    • Instalar o kit da Invisiframe
    Basicamente a manhã para mecânica e a tarde para instalar a protecção :D O kit da Invisiframe é impecável, mas já estou a imaginar a trabalheira que vai ser para instalar.
     
  7. nunokas

    nunokas Member

    Ahah, aqueles nórdicos são doidos. Cada vez que vejo a tunesverige largo uma gota :D

    Gosto das specs desses aros. São franceses não são?
    Vais ficar com a menina em sub10kg na boa.
    Muitos parabéns pelo projecto :)
     
  8. pamoreira

    pamoreira Member

    Sim, são franceses. São utilisados por alguns atletas de topo de XC, como o Absalon ou a Neff (pelo menos no tempo da Stockli), e tive bom feedback de amigos franceses que competem com eles.

    Pelas minhas contas, fica facilmente sub-10, algures na casa dos 9.6 nesta fase inicial. Podia ter optado por material mais leve ao nível das rodas por exemplo, mas prefiro um bocado mais de peso mas ter menos preocupações.
    O plano a médio prazo é engordar um bocado (blasfémia :D), pois penso montar dropper e medidor de potência. A plano é ficar sempre sub-10, mesmo com esses componentes adicionados :)
     
  9. davidream

    davidream Member

    bOAS!!!
    blá blá blá!!!:D:cool: a gente quer é fotos da mota pronta!!;):) heheh
    dreamride...:)

    OBS:Vi agora noutro "local" a tua dúvida sobre os cubos!sem dúvidas fizeste a melhor escolha ;) ter algo fiavél e stress-free!! além do som do Ratchet 54...:cool::cool:
    Cumps
     
    Last edited: 19 May 2017 at 15:22
  10. pamoreira

    pamoreira Member

    Aproveitando que hoje consegui quase que por milagre consegui ter a tarde livre, fui na hora do almoço buscar a bike à loja onde tinha ficado a montar o movimento pedaleiro. Resumindo, consegui montar o que faltava e já rola - na garagem e à volta do prédio :D

    Aqui ficam algumas fotos (estão um bocado escuras, mas foi o que se arranjou):

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    E para terminar, o peso:

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    E por agora é tudo :)

    Amanhã é aplicar o kit de protecção da Invisiframe, ajustar as suspensões e acertar a posição. Domingo vai para o monte :D
     
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  11. camponubla

    camponubla Active Member

    É muuuuuito bonita!! Parabéns, que grande máquina! E um peso que muitas HT nem sonham a ter!

    Onde arranjas-te o suporte para o GPS? parece bem fixe!
     
  12. pamoreira

    pamoreira Member

    O suporte para GPS faz parte do kit de avanço que vem com o quadro e basicamente uma tampa. É da Syncros (marca de componentes da Scott), e encaixa ali tudo tipo Lego - mesmo as anilhas do avanço têm um formato particular.
     
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  13. davidream

    davidream Member

    bOAS!

    Again...WOWWWW :cool:
    P.f mete película/proteção nisso!!! e faz o favor de ser feliz já este fds(SOL :))
    OBS:O peso é realmente incrível!!quem diria que uma FS não pode ser peso pluma :D:p
    Abraço!
     
  14. nunokas

    nunokas Member

    Damn! Ficou mesmo sexy e com um peso muito bom. Ainda alguma margem de manobra em alguns periféricos... :p:D:D
    Vai dando impressões da menina e especialmente desses aros... estou cheio de macaquinhos na cabeça para umas rodas e esses aros vieram agora aumentar mais as dúvidas (os cubos e raios já sei o que será) :)

    Quanto ao garfo vais ver que tem um comportamento muito bom tirando, é claro, o já clássico problema do desbloqueio.

    cumps
     
  15. Insignia

    Insignia Active Member

    Mas que bike... E com um peso espetacular!
     
  16. Mr.sa

    Mr.sa Member

    Pah... posso chorar? Também queria uma ahahahah.

    Brutal a bicla. Eu na spark só não atino com o amortecedor, só vejo vantagem naquela posição na questão de tirar peso sem perder rigidez, de resto não vejo que possa ajudar no rendimento ou estarei errado?

    Bicicleta brutal com componentes 5*
     
  17. davidream

    davidream Member

    bOAS!
    Vejo logo pelo menos 2!
    A posição em baixo,baixa o centro de gravidade da bike logo maior estabilidade.
    O amortecedor naquela posição está mais protegido de lixo/lama.
    Bá e já agora uma terceira... a cinemática do quadro"amortecedor com esta posição e o novo link dão muito maior leitura inicial/média e também mais resistência ao bottom-out.

    prontos e uma última...:D dada a maior espessura/reforço da zona do eixo pedaleiro e onde o amortecedor aperta,o reforço nessa zona dá uma rigidez incrível á bike(a juntar a escoras mais curtas), que se nota mesmo nos trilhos (não é só treta de revistas...)
    Enfim não há nada que não possa ser melhorado,mas esta bike tem "cheirinho" de máquina de enduro com as valências de bike de XC :) para mim game changer!
    Cumps
     
  18. Mr.sa

    Mr.sa Member

    Estás a comparar com o modelo anterior, ou com bicicletas com o mesmo desenho de quadro mas com suspensões viradas de cima para baixo?

    Porque por exemplo, em relação ao modelo anterior, não está mais protegido de lixo/lama, mas concordo com a parte do centro de gravidade(que não se associa a bicicletas que usem o mesmo desenho mas com o amortecedor de cima para baixo) e estabilidade. Na questão da posição e o novo link dão muito maior leitura inicial/média, deves-te referir ao modelo antigo do quadro, pois a posição invertida que a scott usa agora, em comparação com uma trek top fuel, só do amortecedor atenção, depois interfere a curva do funcionamento do triângulo traseiro, prejudica a leitura inicial, pois o óleo está em sentido oposto ao do movimento do amortecedor, ou seja, a posição ideal do amortecedor é a normal para beneficiar a leitura do terreno, pois o óleo está sempre sobre o início de leitura, porém prejudica a estabilidade/peso do quadro, pois ou tem estabilidade e prejudica o peso do quadro ou é leve e prejudica a rigidez da bicicleta, enquanto que o que a scott tentou fazer com a inversão do amortecedor, foi aumentar a rigidez e baixar o peso ao mesmo tempo(pois usa uma zona em que o quadro por norma tem de ser reforçado para apoiar lá o amortecedor), mas pela posição da mesma, ou antes de andares viras a bicicleta do avesso para lubrificar a bainha durante algum tempo, ou tens de usar um óleo externo para manter a bainha responsiva, mas que nunca é a mesma coisa e que ajuda a entrar sujidade para dentro do copo.

    No final, concordo que a Scott a meu ver fez uma excelente mudança e que neste momento é dos melhores desenhos de quadro em suspensões totais que há, especialmente para subir, mas claro, é praticamente impossível não haver falha de uma ou outra coisa, se não iam todos para o mesmo eheheh
     
  19. pamoreira

    pamoreira Member

    Hoje foi dia de aplicar o kit de protecção do quadro.

    A conselho de um amigo comprei um kit da Invisiframe (http://www.invisiframe.co.uk/) específico para a Spark RC. O kit em si é fantástico e de muito boa qualidade, com uma precisão notável no corte das várias peças. Tem imensas partes para aplicar e cobre a bike quase toda.

    A parte menos boa é a trabalheira que dá a aplicar :D Passei umas boas 4 horas a fazê-lo, foi um belo treino :D
    O resultado final é muito interessante, só mesmo ao perto se nota que tem a película. Depois coloco aqui umas fotos para verem.

    Amanhã, é finalmente dia de ir para monte :cool:
     
  20. pamoreira

    pamoreira Member

    E hoje já foi aos trilhos aqui da beira :cool: Já tinha experimentado a Spark antes de comprar, mas nada como andar no nosso "quintal". Resumindo, é mesmo um grande canhão :D

    Tem uma agilidade, leitura do terreno e tracção excelentes, e é muito estável e controlada a descer. Trancada é como uma hardtail, mas gostei especialmente do modo Traction. Arrisco-me a dizer que quase dispensava o bloqueio completo.
    Acertei relativamente bem com a pressão e rebound do amortecedor, mas ainda tenho que perder algum tempo de volta da suspensão. Coloquei a pressão indicada pela Fox (ficou ali entre os 15 e 20% de sag) e dei um jeito no rebound, mas ainda tenho que passar mais tempo a experimentar com os ajustes pois não está a meu gosto. Vindo da minha DT Swiss que estava "no ponto", esta ainda não está lá.

    O que não gostei particularmente foi do TwinLoc. Tem um curso um bocado longo demais para as três posições, a actuação podia ser melhor e ainda não acertei com o posicionamento correcto (acho que pelo facto do curso não ajudar). Provavelmente se não viesse do bloqueio da DT Swiss era menos crítico, mas acho que estou mal habituado :D A investigar com mais tempo se não dará para mudar para o bloqueio da DT...

    E pronto, agora é acertar as afinações da suspensão e alguns pormenores (tamanho e posição dos cabos) e kms para cima.

    E para fechar, e porque só texto é uma seca, aqui ficam umas fotos rápidas.

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    E aqui uma para verem o detalhe da protecção da Invisiframe (não é fácil capturar em foto que a protecção é mesmo bastante "invisível" e só se vê bem de perto)

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