Scott Spark 50 passou a Spark RC 2010

A minha avozinha não pesa 35g. Essas avozinhas andam a abusar na comida e estão gordinhas!
Se a ideia é tirar peso sem muitas complicações e investimento, sem duvida que a cassete SLX 11-28 é a melhor opção.
Como é um componente de desgaste relativamente rápido, pode-se sempre voltar ao setup inicial ou experimentar outro no final de vida da cassete.
 

NUNOPB

New Member
Pelos comentarios que vi aqui e pelo que tenho andado a pesquisar vou manter a pedaleira com 3 pratos.
Como ja disse eu gosto de dar as minhas volta mas nao sou nenhum profissional cheio de andamento como tal gosto de disfrutar da volta com sofrimento Q.B.
Ja agora como nao sou entendido e nao tenho vergonha de perguntar tendo uma pedaleira de 3 pratos aconselham montar uma cassete de 9 ou 10 velocidades?
Onde vou ganhar passando de 9 para 10?
 

Rui Marçal

New Member
Olá Nuno,

Quando escrevi no post anterior, as perguntas que fiz como podes ver não eram para ti mas sim para o João, tal como escrevi no inicio. E como tu dizes eu não penso que toda a gente sabe tudo, porque eu não sei e a tua dúvida era também minha à 3 meses atrás e por muito que me dissessem que 2 pratos era melhor que 3 a minha dúvida por falta de apoio teórico e prático da minha parte permanecia bem viva. Gosto de subir e para mim é um desafio e não queria regredir nesse sentido. Por isso pesquisei e encontrei uma tabela de andamentos para para bikes de estrada, para BTT não consegui encontrar nada, as relações iniciais e finais são sempre diferentes, mas através de paciência, cálculos e exercícios práticos consegui fazer uma tabela e através dela consigo ter todas as correspondências entre todo o tipo de pratos e cassetes.
Apartir daí consegui perceber em teoria onde ficava a avozinha do meu futuro sistema 2X10 para o que tinha 3X9. Percebi que a diferença era mínima, que a avozinha correspondia à 2ª mudança do meu atual sistema e fiquei descansado pois é mudança que não utilizava em terra.

Tu dizes que ainda não andas muito, tens pouca prática, mesmo assim e com a bike leve como já tens, posso garantir-te que um sistema de 2X10 é suficiente. Não te esqueças que as bikes de topo estão todas a utiliza-lo pois além do menor peso e fiabilidade também são muito mais leves e isso compensa a subir.

Quanto aos euros, cada um sabe de si, também investi muito na bike que agora tenho à mês e meio, também alterei material para melhor e mais leve e também não é por ter dinheiro a cair dos bolso, é porque gosto, e também já gastei em carros em som, por isso até temos um percurso idêntico. Não te critiquei por nada do que estás a fazer e não faço juízo de valores quando escrevo, simplesmente tentei ajudar-te nas tuas decisões tal como me fazem quando o solicito.

E se ainda não tens pernas para ela, dá-lhe tempo que vais ganha-lo...

Boas pedaladas.

Bom dia MJCT,

Em relação ao patinar, levantar o rabinho do selim, etc...Eu já tenho alguma técnica a subir, e como já deves ter percebido gosto de subir e subidas técnicas. Onde mora o Nuno, na Arrábida e que não lhe falta são subidas dessas..Quanto falo em patina em terra com a avozinha metida, não estou a falar de estradões, com terreno compacto e seco, estou a falar de regos, pedra solta, areia, lama, erva verde, etc, estou a falar de terreno com falta de tração com inclinações acima dos 20%. Neste caso, o rabinho tem de passar para a parte da frente do selim para a frente não levantar, algo que não bike do irmão do João Maia devido à posição de condição baixa da Scalpel até nem é tão problemático como a Scott do Nuno que penso ser mais alta, ao passares o rabo para a frente do selim vais perder tração e patinar, como evitas isto? Tens de ter mais velocidade para vencer a inercia e caso falte tração teres velocidade suficiente para não parares. Acontece que na avozinha a velocidade é muito reduzida e se patina paras.

Em relação a utilizares em alcatrão relações mais altas que na terra depende do que falas. Consegues subir a serra de Montejunto por alcatrão com mudanças altas? Se sim os meus parabéns, porque aí quando nas pernas começam a faltar as forças o sistema 3X9 vale bem apena, porque aqui a avozinha dá mesmo jeito, quase dá para descansar. Quando falas em subir em pé, em alcatrão pode ser válido, mas também não é com a avozinha, porque com essa tens mesmo de ir sentado e não é por patinar é pela dificuldade e cansaço que dá pedalar assim.

Quanto aos teus 2 últimos parágrafos nada a acrescentar pois concordo contigo.

Olá João,

O teu irmão tem uma grande bike. Qual é a tua? A minha pergunta prende-se pela maneira com descreveste a tua experiência com a Scalpel dele "notei que a bicicleta não correspondia tão rapidamente como a minha". Deduzo que tenhas uma semi rígida de carbono...
É que a Scalpel devido à leveza e geometria do quadro, entre as FS é a mais rápida...E entre as semi-rígidas dá muitas cartas...

No meu caso não estou a sofrer mais do que sofria a subir, até está melhor, mas também não se deve só ao sistema 2X10...Para mim está perfeito e não preciso de mais...

E o que estamos a fazer é mesmo trocar ideias e tirar conclusões e ajudar o Nuno, da minha parte é só mesmo isso.

O Patitos veio completar um pouco o meu raciocínio. O Nuno está a baixar o peso da bike e quer baixar mais, esta é uma das formas que não prejudica a performance...
 

Rui Marçal

New Member
Nuno,

Entre uma cassete entre 9 e 10 velocidades não ganhas nada. É só mais uma desmultiplicação com muito pouco sentido. Isto sim é uma moda e um argumento de venda pela parte das marcas de bikes. Além disso acho que tens de trocar a corrente, pois a de 9v é mais grossa que a de 10v.
 

NUNOPB

New Member
Rui agradeço os teus esclarecimentos e os de todos.
Vou tentar testar uma bike com sitema 2x10 acho que telvez seja a melhor forma de ver as diferenças.
Pelo que falas Rui se mudar ficarei bem servido com sistema 2x10 se nao mais vale ficar pelos 3x9.
Quando for altura de fazer a troca depois vejo.
Cump.
 

Rui Marçal

New Member
Nuno,

Como já te disse, se queres fazer um termo de comparação entre o que tens agora e o que podes vir a ter, dá-me o nº de dentes do teu prato mais pequeno e dos 3 carretos maiores da cassete. Depois digo-te onde se situa os modelos com 2 pratos. Não tem nada que enganar...O nº de dentes costuma estar marcado nos pratos e nas cassetes, se não os quiseres contar.
 
Amigo Nuno, se quiseres poupar na carteira e no peso opta pela opção do Mecânnico do Paladar (que por acaso é o meu setup actualmente) que é a cassete SLX 11-28, mantendo os 3 pratos.

Vou-te fazer uma comparação de pesos:

Setup 3x9: 125+230=355gr
Pratos TA (22-32-42): 18+30+77=125gr
Cassete SLX 11-28: 230gr

Setup 2x10: 83+337=420gr
Pratos TA (26-38 ): 27+56=83gr
Cassete XT 11-36: 337gr

Como podes verificar, o setup 2x10 fica mais pesado 65gramas. A única coisa que iria ficar mais leve, e muito, seria a tua carteira!!!
 

Rui Marçal

New Member
Olá Bruno,

Com o setup de 3X9, prato 22 e cassete 28 fica mais pesado que o setup pedaleiro 26 e cassete 36...

O setup que estás a usar corresponde à minha 2ª velocidade do meu sistema 2X10. Para mim quase dá para quase tudo, mas em determinadas altura como a última volta que fiz na serra de Candeeiros, na última subida durante 2km com inclinação entre os 14% e os 20%, terreno com alguma tração, começa a ser um pouco curta.

Pelo que o Nuno fala da condição física dele, pense ser pesada demais.
 
Last edited:
Sim Rui. Fica mais pesado. Eu apenas falei por ser o meu setup. Não sou nenhum atleta e não me custa fazer nada com esta relação! Aliás, nem chego sequer a meter a 22-28, talvez porque costumo treinar também em bicicleta SS com relação 32-18, fazendo todas as subidas em maratonas com que vejo o pessoal a utilizar a avozinha e os carretos grandes...
Nuno, no entanto, já aconselhei a SLX 11-28 a muita gente e ninguém apresenta queixas de passar mal... estou certo que esta é das relações mais acertadas para toda a gente! Basicamente é como teres a tua actual mudança 1frente 2atrás, como a tua mudança mais leve! Achas problemático?

No entanto, mesmo optando por uma cassete 9velocidades Shimano XT 11-32, o setup 3x9 continua mais leve 40gramas!!

Para mim, actualmente, as cassetes de 10velocidades são das maiores chachadas de marketing que existe!!!
 
Last edited:

Rui Marçal

New Member
Nuno,

Não podes perguntar só pela cassete 11/29, tens sempre de referir o pedaleiro.

Bruno, não te falta o peso de um prato no setup 3X9?
 
Last edited:
Penso que não Rui. Atenção que eu tive em conta uns pratos da TA e o grande com 42dentes. O conjunto desses pratos faz 125gramas que corresponde a 18gramas(22dentes), 30gramas(32dentes) e 77gramas(42dentes).
Aliás, tenho a impressão que os pratos são um pouco mais leves, vi em balança 18+30+72=120gramas, menos 5gramas...
 

BikeBrother

New Member
Numa cassete acho de facto uma diferença muito significativa. Eu também sou daqueles que acha que 3x10 é uma treta, 3x9 chega e sobra.

No meu caso senão subir com a 28 também não subo com a 32, aliás com quase 5000 kms feitos acho que se a utilizei 10 vezes e algumas delas por engano deve ser muito. Agora quando trocar a transmissão vou meter uma cassete 28-11 e até fiquei um pouco admirado com a diferença de pesos que o Bruno aqui expos.
 

syndicaterider

New Member
Tenho pena de ser tão fraquinho a subir..senão tambem colocava uma cassete de estrada!!Não sei como voces conseguem subir com essas cassetes...eu com uma cassete 11-34 em certos sitios utilizo sempre a avozinha..haja gajos duros!!!
 

tinric

Super Moderador
Até digo mais... ali prontinha a montar:
dsc08650g.jpg


e mais não digo... ( faz muito tempo tinham-me aconselhado a uma destas, mas na altura admito que não tinha pernas para ela... agora com um bocadinho mais de treino... é hora de poupar € e gramas)
 

Nozes

Active Member
Eu sou outro desses...também gostava de ter a força nas pernas que muita desta malta tem,mas mesmo que treine muito,não tenho grandes watts para pôr nos crank's.
E então em vez de ir atrás do comboio,calei-me muito bem calado e montei a transmissão que precisava PARA MIM. Se todos fizessem o mesmo,não se viam tantas caras feias aí nas subidas :)

Então há algum problemas em usar mudanças leves? Não é "de homem"? É sinal que um gajo é um fraquinho? E se eu quizer continuar a poupar os meus joelhos,que em 20 anos de btt nunca me deram problemas? E se eu conseguir fazer subidas que outros fazem que não vêem e passam ao lado?
Não me venham com argumentos da treta como "na avozinha patina e nas outras não" ou "sobes igual mesmo com relação 4 dentes mais pesada". Tenham paciência! Nem vocês acreditam nisso.

Nuno,se quizeres espreita no tópico da minha bike qual a transmissão que resulta comigo. Quem sabe se não é uma boa opção para ti. Mas principalmente,quando fores andar,toma atenção às mudanças que usas,e onde as usas. Não esgotas o 44 a descer? Podes poupar metendo um 42. Tens pernas para usar o 28 atrás em todo o lado,mesmo quando já vais "empenado" no fim de uma volta grande? Então uma cassete SLX 11-28 é uma boa idea,com relações bem próximas umas das outras para não perderes o ritmo a rolar.
E até pode ser que o 2x9 seja o ideal para ti,quem sabe?
 

tinric

Super Moderador
Eu concordo com o Nozes... mais que modas ou "comboios" há que ver o que queremos, podemos gastar e conseguimos aguentar...

Por exemplo (e não sendo exemplo para ninguém) andei uns 2000 km ou mais a testar a cassete a ver se precisava do 32... e vi que o dispenso em prol de algumas preciosas gramas (dado que o bixinho abranda mas não larga:)), mas acima de tudo porque a minha ultima SLX fez mais de 5000km e esta SRAM 990 que custa o dobro com 2000 e tal estou a ver que está feita...

Por isso o meu conselho seria testar uma volta ou duas e depois "investir" então pois cada um tem o seu andamento e anda melhor de uma maneira ou de outra como se sentir melhor... e isso é que interessa. (mas isso sou eu a dizer)

Mas indo atrás das "modas" da poupança (obrigado nozes) o oleo da corrente daquela marca de hipermercados conhecida é 5 estrelas (e meia) .. APROVADO
 
Top