Scott Spark 10 Tuned ------- Lightest Spark 7,760Kg ------- Agora com 9300gr!!

#21
Re: Scott Spark 10 Tuned

vitormines said:
Boas

Se tiveres o tempo e os produtos certos consegues ter o mesmo resultado e tb ajuda ter material relativamente novo q é o caso d muitos componentes na Bike por isso não é d museu, prateleira ou Show off!!
Que produtos são esses? Os pneus são novos não são??? É que os meus depois de andar uma vez ficam logo sem brilho e nunca mais ficam como quando eram novos, há algum produto para os limpar e dar o brilho original?

cumps
Dar brilho!? :choneh:
 
#22
Re: Scott Spark 10 Tuned

Avanço, o UL3 é sem dúvida uma grande escolha, mas existem opções bem mais baratas e igualmente leves como o syntace f99 ou o kcnc sc wing.

Guiador, se não quiseres entrar em loucuras (leia-se schmolke :mrgreen:) o easton ec90 penso que seja o guiador com a melhor relação preço/peso que por aí anda
 
#23
Re: Scott Spark 10 Tuned

RTC said:
Eu também não trocava nada.
Podias colocar uns Sram Attack, sempre eram menos 50gr mas...tirar uns xtr por uns sram attack...é discutivel.

Parabéns. :wink:
É discutível sim senhor. Mas nunca me arrependi. :mrgreen: Funcionam melhor do que estava à espera!

Phalhas said:
Eheh, falo no espigão pois tenho um na minha Spark e há por aí mais alguns, pelo menos um na Scale do amigo Batas.
Tenho sim senhor. Estou muito satisfeito! Uma agradável surpresa, sem dúvida! E eu que andei meses e meses a fio à procura de um...
 
#24
Re: Scott Spark 10 Tuned

nogueira.nuno said:
No Avanço estive a ver os Extralite UL3 mas Guiador ainda nao sei e nao vi bem modelos!!

O avanço Extralite UL2 e UL3 torcem um pouco. Não dão muita confiança. Se és pesado ou agressivo a subir, gostas de fazer uns sprints em pé, aconselho-te antes o Syntace, que pesa quase o mesmo, custa menos, e tem muito menos torção.

Continuo a dizer que não trocava nada... :wink:
 
#25
Re: Scott Spark 10 Tuned

Aproveito para deixar o meu humilde... Bitaite. :mrgreen:

Quadro: Scott Spark 10, size M com Remote Travel adjust
Suspensão: DT Swiss XRC 100 com Remote Lock Discutível
Guiador: Ritchey Flat WCS Carbon Easton EC90 25,4mm (-30g?)
Bar Ends: XLC Pro SL Tuned 52 gr
Bar Plugs: Syntace Alu Tuned 6 gr Scott (-4g)
Punhos: Scott Racing
Avanço: Ritchey WCS Carbon 110mm Syntace f99 (-20g?)
Espaçador suspensão: Scott Carbon BBB (-1g cada)
Caixa de Direcção: Ritchey WCS Carbon Tune Bubu (-15g?)
Travão Frente: Hope Mono Mini Pro, disco 160 mm flutuante
Travão Trás: Hope Mono Mini Pro, disco 160 mm flutuante
Crankset: Shimano XTR M970 175mm com KCNC Bolts and Chainring Tuned- 679 gr
Eixo: Hope Red ceramic bearings - 87 gr
Pedais: Crank Brothers Egg Beater 4Ti - 178 gr
Corrente: KMC X9SL Silver - 244 gr Pesada com quantos elos?
Cassete: Shimano XTR M970 11-34 Com 3 pratos à frente, é mesmo necessário 11-34? Dura Ace (-35g)
Desviador Dianteiro: Shimano XTR FD-M971 Um de estrada, ou um dos antigos com placa em carbono (-20g)
Desviador Traseiro: Shimano XTR M-972 Carbon, KCNC Jockey wheels -177 gr
Shifters: Shimano XTR M970 Sram Attack (-50g)
Espigão de Selim: Ritchey WCS Carbon 34.9mm X 350mm Cycle King (-50g) Ax-Lightness (-80g?)
Aperto espigão selim: Hand Made by Michael Hamatschek in Carbon 6 gr
Selim: Selle Italia SLR Carbon - 106 gr
Roda Dianteira - 555 gr
Aro: NoTubes ZTR Race 7000 32h
Raios: DT Swiss Revolution
Cubo: American Classic
Roda Traseira - 652 gr
Aro: NoTubes ZTR RAce 7000 32h
Raios: DT Swiss Revolution
Cubo: American Classic
Apertos Rodas: Controltech - 48 gr
Líquido Selante: NoTubes Peso?
Kit Tubeless: No Tubes
Pneu Dianteiro: Schwalbe Racing Ralph - 463 gr
Pneu Traseiro: Schwalbe Racing Ralph- 461 gr
Parafusos Titanio: Alguns sitios e componentes
Cabos mudança: Jagwire Ripcord Carbon Peso?
Kit autocolantes proteccão d quadro: Sports Cover Peso?
 
#26
Re: Scott Spark 10 Tuned

Claro q nao meto nada nos pneus pra dar brilho como é logico e as voltas q já dei tb foram principalmente na Terra e já foi lavada 3 vezes da mesma maneira agora pq os pneus brilham nao sei bem, pra mim estã iguais mas está bem, nao sei se é devido a foto q dá essa impressão!!


Falam do Syntace F99 mas nao do 31.8 certo?? Pq pelo q me lembro o 31.8 tem o mesmo peso q o WCS carbon, se tou errado corrijam-me por favor!!

Qto ao guidor já reparei q em Bikes leves muita gente tem a escolha do EC90, qto ao Schmolke já reparei q não se compra em qualquer lado e sim nada barato!! :roll:

Batas tenho q ver bem as opinioes sobre o Cycle King mas gosto do estilo e do peso e qto a Sram tiveste os XTR Shifters?? Qual a comparação?? Aproximada e Boa??

Uii, Vitorzip, já me assustaste, lá está o tal pormenor q eu detesto, o tal descartavel ou d prateleira, isso nao quero. Sim qto á troca vai ser algo ou nao a pesar pq o Set Ritchey Carbon foi por gosto pessoal e até ao momento nao tenho razao d queixa até pq uma bike mais leve tb fica uma bike um pouco instavel mas algumas coisas estou sempre pronto a melhorar, apenas isso, nunca andar pra tras numa coisa e so perder em peso, isso nao!!

Ena Batas, Obrigada pelo coment, tá muita Bom e 5 estrelas!! Bem pensado!!

Realmente aquele Lock da XRC nem me lembro qtas vezes ja o utilizei pra falar verdade!!
As Bar Plugs foi devido ao nao reforço no meu guiador, perdi as originais e por isso tive q meter outras!!
Avanço Syntace quero saber se falam do 31.8 ou da outra medida q nem lembro qual( a mais fina!!)
A cena do espacador foi so pq o Carbon Look é igual ao da Ritchey
A Cx direccao já ta em waiting list d compra e sim vai ser essa Tune, so nao sei se em vermelho ou preto!
A corrente tirei 4 pares d elos
Os 11-34 ja vieram da Minha Genius e por isso sendo mais pesado teve q ser 34!! Dura Ace qual, apenas a Dura Ace?
Desviador da frente o problema é q esses desviadores d estrada nao sao em 34.9mm e nunca vi um adaptador caseiro ou nao pra instalar o desviador!!
O Sram Attack vou ver melhor mas bom saber q usas um!! Depois falamos melhor sobre isso!!
Liquido no Tubes nao pesei apenas usei o copo e meio q eles dizem!! :oops:
Cabos Jawire, tb cortei e nao pesei. :oops:
Qto ao peso dos Kit autocolantes o total eram 58gramas mas nao meti um ou outro e nao descontei o peso, Sorry again!

Tou sempre disposto a novas opinioes meu amigo RTC, sim é um Bom peso mas tens feedback qto ao uso??
Feedback tipo o q o Vitorzip falou?? Porque leve é sinal d pouca rigidez digo eu!!


Obrigada a todos pelos comments!! :wink:
 
#27
Re: Scott Spark 10 Tuned

Atenção que existem e não são poucos os desviadores de estrada de 34.9
O que eu alerto é que mesmo sendo um desviador triplo há alguns em que no prato mínimo só fazem até aos 30T
 
#28
Re: Scott Spark 10 Tuned

Trocando os pneus por uns Continental Speed King Supersonic ou os novos Shwalbe Rocket Ron tiras mais de 100g muito facilmente, e se meteres um pouco menos de NoTubes ainda mais leve fica.
 
#29
Re: Scott Spark 10 Tuned

nogueira.nuno said:
Falam do Syntace F99 mas nao do 31.8 certo?? Pq pelo q me lembro o 31.8 tem o mesmo peso q o WCS carbon, se tou errado corrijam-me por favor!!

Qto ao guidor já reparei q em Bikes leves muita gente tem a escolha do EC90, qto ao Schmolke já reparei q não se compra em qualquer lado e sim nada barato!! :roll:

Batas tenho q ver bem as opinioes sobre o Cycle King mas gosto do estilo e do peso e qto a Sram tiveste os XTR Shifters?? Qual a comparação?? Aproximada e Boa??

Avanço Syntace quero saber se falam do 31.8 ou da outra medida q nem lembro qual( a mais fina!!)
Os 11-34 ja vieram da Minha Genius e por isso sendo mais pesado teve q ser 34!! Dura Ace qual, apenas a Dura Ace?
Desviador da frente o problema é q esses desviadores d estrada nao sao em 34.9mm e nunca vi um adaptador caseiro ou nao pra instalar o desviador!!
O Sram Attack vou ver melhor mas bom saber q usas um!! Depois falamos melhor sobre isso!!
Liquido no Tubes nao pesei apenas usei o copo e meio q eles dizem!! :oops:
Cabos Jawire, tb cortei e nao pesei. :oops:
Qto ao peso dos Kit autocolantes o total eram 58gramas mas nao meti um ou outro e nao descontei o peso, Sorry again!
Syntace f99: Eu estava a referir-me à medida mais pequena, 25,4mm O meu de 120mm com parafusos em Ti pesa 104g.

Dura Ace: Eu neste momento estou com a Ultegra 12-27 (228g com aperto em aço, nível da Xt), medida que também existe na Dura-Ace (178g), e estou a gostar bastante. Não mudei logo para a Dura-Ace pois estava com receio de não me adaptar... Mas gostei. Com esta cassete tens de fazer mais passagens de mudanças, pois as relações são mais juntas, por outro lado consegues gerir melhor a tua cadência... Aqui já entra o gosto pessoal... Quanto à mudança mais leve ser agora de 22-27, eu por exemplo, nunca usava o prato pequeno com 32 dentes atrás... A 22-28 era a mais leve... Com a Ultegra fica a ser 22-27.. Não é grave.

Uma outra alternativa muito boa são as novas cassetes em Ti 11-30 que estou muito curioso para testar. Peso da Dura-Ace mas com um espaçamento superior... A equipa da Specialized tem usado...

Quanto a desviador da frente, existe pessoal com "tuning" muito razoável para estes diâmetros, se encontrar novamente, apito.

Sram Attack foi uma agradável surpresa! Substituiram uns Xt. Estava muito apreensivo com a troca, mas como são bem mais leves que os restantes manípulos (os mais leves actualmente) e relativamente baratos, decidi testar. Notei que a rapidez e suavidade das mudanças aumentou ligeiramente comparativamente aos manípulos Xt. Os grips têm "clicks" muito definidos e precisos! Com os Attack posso usar o Xtr Shadow (178g medium cage), que é mais leve que o XO (198g medium cage).

Líquido da NoTubes, eu coloco metade do que eles dizem... MAS verifico os níveis com mais frequência...Costumo colocar 40ml em cada roda...

JagWire para mudanças pesa 31g/m

Uma chamada de atenção: Como usas extensores, não me parece boa ideia optares pelo Easton EC90, pois não está projectado para o seu uso... Aqui, e se pudesse, optava pelo Schmolke SL. Mesmo peso que o ec90 25,4mm (99g), mas permite o uso de extensores... E nessa Spark ficava... Um espanto.

E já que estamos a falar em Schmolke... O tubo de selim é qualquer coisa também... E existe em 34,9mm. O problema é dar para comprar... 6 cycle king...
 
#30
Re: Scott Spark 10 Tuned

Pois eu sei q pras os instalar tem q se fazer algum Tuning ou achar um modelo q se adapte o melhor possivel !! Tenho q estudar melhor pro mês q vem!!

Pneus sou capaz tb d experimentar os novos The Crow mas essa tb é uma Boa opcão, gosto bastante d usar os Schwalbe, Continental so tive um da frente uma vez!! :wink:

Pois eu nao conhecia ninguem q usasse os 25.4 da syntace por isso nao sabia bem!!
Tenho q ir ver um site d info do Dura Ace e comparar preços até com essas Cassetes TI q já há por aí q penso q nao foge muito em valores!!
Nunca experimentei nada abaixo dos 32 dentes por isso sou suspeito!!
Qto ao Tuning sim se souberes sobre algo, já sabes!! :wink:
Pois eu tb tenho o Xadow por isso vou encomendar e ver entao o funcionamento já q falas bem sobre eles e logo te digo algo!! Obrigada!!
Qto ao liquido vou experimentar qd me chegarem o novos pneus e depois digo algo tb!! :wink:
O nao uso dos extensores apenas é uma moda pq sao sempre uteis em grandres subidas e conforto em Maratona, penso eu!! :roll: :lol:
Por isso instalei os Caps da Syntace para maior reforco do guiador da WCS mas vou ver e comparar €€€.
Pra compra dos Schmolke o pessoal usa o que?? O site da Poshbikes?? Dificil encontrar á venda!!
Pois o Espigao pelo q ja vi nem €300 chegam!! Leve mas pesado noutro aspecto!! :shock:


Obrigada pelos comments!!


.
 
#31
Re: Scott Spark 10 Tuned

parabens pela bike está uma verdadeira maquina... é maquina para campeões, é o caso ?! :mrgreen:
se vieres andar para a minha zona que é Porto de Mos capital da pedra é menhor fazeres um seguro!!!
Penso que esse peso está demasiado perfeito eu não lhe alterava nada apenas alterava no sentido da estabilidade e fiabilidade mesmo que se conprometa o peso um pouco ...
Eu tambem tive essa paranoia dos pesos e dado a esse facto a bike fica mais fragil e compromete-se o comportamento originando quedas que por vezes... neste momento estou com uma costela partida a ver os meus colegas a andar e eu em casa à espera que isto melhor :shock: :(

Acho que è tudo muito bonito mas nada de exageros os materiais de topo são para campeões que fazem uma epoca e trocam tudo no fim desta, nos apenas somos amadores ou uns um pouco mais "pros" que outros mas vai tudo dar na mesma ...

Fica aqui um conselho de um companheiro que tambem partilha a mesma paixão...
 
#32
Re: Scott Spark 10 Tuned

Na sequência do que o Marco (votos de rápidas melhoras) acaba de dizer, para além da fiabilidade, eu consideraria o rendimento. É um conceito mais lato do que o de estabilidade, pois considera o quociente entre a potência de tracção e a potência desenvolvida pelo ciclista. O conceito aplica-se ao par ciclista-bicicleta e é uma função complexa de inúmeras variáveis, entre as quais a estabilidade. O que é importante saber é que o máximo rendimento não se obtém quando as variáveis são extremas (mínimos ou máximos). O rendimento máximo obtém-se por um processo de optimização, semelhante na metodologia ao que é utilizado noutros sistemas físicos, mas mais complexo porque envolve uma componente humana. Normalmente, faz-se empiricamente com base em experiências.

A diminuição do peso é muito eficaz quando é conseguida à custa do peso de componentes que rodam. E essa eficácia é tanto maior, quanto maior for o raio de curvatura que esses componentes descrevem. Por exemplo, diminuir o peso das rodas usando pneus e aros leves influencia mais o rendimento do que diminuir o peso dos cubos. Já ao nível dos cubos é muito mais importante a qualidade dos rolamentos do que o peso, tal como no eixo pedaleiro. Claro que estas questões só se colocam quando já se atinge um peso tão baixo como os cerca de 9 kg desta Scott.

Só a título de exemplo, um componente importante, normalmente negligenciado porque não é considerado (erradamente) parte da bicicleta, é os sapatos. Em termos de peso, um muito bom par de sapatos pode compensar o peso que se tira ao colocar um Syntace F99 e um Easton EC90 de 25,4mm, e influencia dramaticamente no rendimento.

Se o objectivo deste projecto de bicicleta é o desempenho, plagio o Vitor Zip e digo que, provavelmente, o melhor será não mudar nada porque a bicicleta está muito equilibrada.
Só um pormenor: suponho que os apertos Controltech de 48 gr não são de “fecho rápido”. Eu trocaria por uns Tune AC16+17 que pesam apenas mais 5 gramas, o que compensa o peso da chave que és obrigado a levar no bolso.
Ou então, como disse o FiCaçador ou o Nuno Prazeres noutro tópico (http://www.forumbtt.net/index.php/topic,28290.50.html), mudar os pneus desde que isso não comprometa a tracção.
Mas, a partir daqui, cada mudança deverá ser sucessivamente mais criteriosa.

Se, pelo contrário, o objectivo é apenas a engenharia do peso (o que também é muito interessante), então há muita coisa que pode ser mudada.

Antonio

P.S.: a bicicleta está linda e faz muito boa publicidade à Scott.
 
#33
Re: Scott Spark 10 Tuned

Obrigada Marco pelo Elogio e as melhoras, andar em Porto d M`s tb não é muito difrente d andar aqui na Serra da Estrela como andou este fim d semana especialmente ao fim das chuvas da semana passada.
Pelo facto d nao sermos profissionais nao quer dizer q nao tenhamos gosto pelo q temos em querer ter o melhor, pelo menos sou assim e nao sou profissional do ciclismo mas sou profissional d outra Area e por isso consigo pagar estas despesas da Bike q nao me sao oferecidas por loja nenhuma e claro nem todos podemos pensar assim ou poder usufruir €€ mas isso sao outros assuntos... e por isso tb gosto d experimentar o q eles usam e por vezes nem por isso devido á tal fiablidade dos componentes. Tenho andado a testar a Bike devido a muitos componentes serem relativamente novos e tb devido ao baixo peso da Bike tb tenho andado a testar varios circuitos pra poder saber se pode ou deve perder peso ou nao vale a pena pq em varios circuitos fica Instavel devido a ser leve e nem o ajuste das suspensoes ajuda. Mas claro dou-te razao no q tu disseste tb e agradeço o conselho!! :wink:

Antonio, tb gostei do coment, sim penso q o rendimento acaba por ser o principal em função do resto, é tudo uma questão d equilibrios no conjuntos, não deve haver grandes diferenças. Tal como disse em cima e tu referes ainda ando em experiencias devido a ter reparado nesse factor desde q tenho a Bike para a poder usar e ter a 100% em varios factores.
Já sabia sobre a questao dos sapatos mas tb há muitos outros como o q se leva ás costas ou nao ou na barriga!! :lol: mas como já disse sao os tais equilibrios q precisam d estar todos equilibrados senao mais vale ter a bike pendurada na garagem pra mostrar aos amigos!!
Há algumas coisas q quero mudar e sim uma delas tb é os Tune AC16+17 e a Cx d direccão Tune e outros pequenos pormenores pq acho q melhora e nao vai mexer no tal equilibrio/fiablidade.
Os pneus é outra das coisas q tem q se começar a andar no carro pra poder testar e usar nos diferentes terrenos mas estou á espera d encomendas pra poder testar Tracção/peso. Felizmente muitos amigos já me deram muitas dicas sobre modelos e vou testar/comparar sem duvida e usar os melhores. Claro!! :mrgreen:
Sei q podia tirar muito peso mesmo p há Sparks com 8,1Kgs mas depois ou tinha q andar com componentes Spare no Camelback pra trocar a meio do caminho, um Bom seguro médico e passar mais tempo com ela ás costas pra nao passar nas pedras senao ela podia partir!!! :lol: :lol: :lol:

Sim essa da publicidade da Scott era uma Boa Ideia mas ninguém faz favores a ninguem no nosso País e d certo há outras Belas Scott´s escondidas por aí!!!!Acho...
pq como eu disse a minha é a mais linda!! E eu o mais convencido!! :lol:


Obrigada pelos comments novamente! :wink:
 
#37
Re: Scott Spark 10 Tuned

Christmas Time already!!! :mrgreen: :mrgreen:

Bem como o natal esta quase a porta e melhor comecar a perder peso pro restaurar nesta epoca festiva q vem a caminho por isso nada melhor que isto(por enquanto!!) :mrgreen:








E alguns Bit and pieces from Extralite!!
 
#39
Re: Scott Spark 10 Tuned

Alma?? Nao, de certo q nao!!
Ate te digo mais q nem vou montar o Remote Lockout pq na Spark o Amortecedor esta ali mesmo a mao e basta um movimento pra bloquear ou desbloquear!!
Numa Trek com o amortecedor mais em baixo talvez seja melhor usa-lo, mas vou ver e experimentar se vale a pena ou nao ou se preciso mesmo dele. :wink:
Ate o bloqueador da XRC q tenho acho q o usei uma vez e qd o usei ate me esqueci d o desbloquear, so reparei qd ia caindo d nao ter suspensao!! :oops:
Pleo q vejo estas DT Swiss precisam d uma ajuste preciso d pressao pra funiconar a 100% e normalmente e todas as semanas verifico meti sempre um pouco a mais d pressao pq ao fim d aquecer fica tb mais leve e por isso tb me levou a comprar esta pra funcionar apenas sim ou nao!!! :D
Se falas no uso do curso a metade, foram poucas as vezes q o usei e por isso me decidi em usar este q practicamente e igual ao instalado mas como disseste mais bonito e leve!!


Depois logo ves no futuro se instalei e eu posto se me lembrar o feedback e sobre o Remote Lockout!! :wink:
 
#40
Re: Scott Spark 10 Tuned

Isso foi uma das coisas q veio na encomenda da Extralite!!!! :lol: :D :lol: :D

Patitos:
Tava era na duvida do UL3 mas o Vitorzip assustou-me por assim dizer e entao so estou á espera do mail (sim ainda) da Schmolke pro guiador tb e d certo vou meter o F99+Bolt Kit.
Realmente o SL pro TLO sempre são €90 d diferença em 16gramas e apenas fico com uma coisa Hiper Light e unica mas sempre mais barata q um Espigão AX-Lightness e com garantia e feito pro peso e altura do Je!!!
Mas nao sei, vamos ver pq este Mês já foi pesado..... :oops:

Realmente ate vou ter medo mesmo d sair com ela á rua daqui a pouco pra nao apanhar Pó e se constipar!!! :lol: :lol:
:lol: :lol: Agora ficou toda gente q vai ler a pensar q sim!!!! :lol: :lol: