Scott Scale RC Sub-8.5 [Ex-Rockrider 8XC Sub-8.5]

#61
Boas

O topico tem andado sem novidades pois decidi dar descanço ás carteira, a bike tem andado e bem tanto em treinos de btt como em estrada como no rolo (quando chove o que não acontece poucas vezes).

Está tudo a funcionar na perfeição, a suspensão continua a fazer-me saudades da antiga Magura principalmente nas incursões em estrada onde o bloqueio é verdadeiramente ridiculo. O pneu de trás (furious fred) sofreu um rasgão lateral que foi consertado 3 vezes e o qual acho estar finalmente em condições, tem aguntado bastante bem apesar das 330g apenas noto que se gasta bastante no rolo de treino...

Quando esta transmissao der o berro vou meter dois pratos à frente uma cassete de 32 e uma corrente x10sl, o que vai tirar bastante peso, espero eu...

Se alguem tiver alguma ideia para tirar peso sem matar as libras que diga :)

Abraço e boas pedaladas a todos.
 
#62
Boas

Passados alguns kilometros a cassete ganhou folga no cubo e anda a dar um estalido (problema que me aconteceu com todos os cepos shimano que tive...), voltou a ser apertado o espelho e calou-se por enquanto. Não vejo a hora de comprar umas rodas novas :s

De todas as vezes que vou com ela para a estrada o pneu de trás prega-me partidas e vai desvaziando, coisa que nunca me aconteceu no monte, se calhar é para eu deixar de treinar em estrada, heheh. De resto nada de novo, ando à procura de umas rodas e de uns travões mais leves do que estes, se alguem tiver alguma coisa em bom estado que dê uma apitadela.

Estive a pensar por uma forqueta rigida, para ser sincero os montes aqui não têm grandes pedras nem buracos e faço bastantes quilometros em estrada, ainda nao comprei pois tenho medo de me arrepender...

Lá vai uma foto de hoje da burra e do burro:



Cumprimentos e boas pedaladas a todos.
 
#63
Tou a pensar adquirir umas rodas dessas podes-me dar um feedback sobre ela ?

Excelente montagem e penso que uma forqueta não seja assim tão cara, mantem as duas, a forqueta e a SID :D
 
#64
Bem, as rodas o que tem de bom é que são bastante resistentes, já são tubeless, são bonitas e para já não requereram nenhuma manutenção, estão iguais a novas passados quase 2000km. Os pontos negativos para mim são o centerlock, o peso 1800g (para quem se preocupa muito com isso).

O ideal era mesmo manter a SID e comprar uma rigida, mas os tempos de crise (e a minha senhora) não me deixam grandes aventuras de momento...

Cumprimentos.
 
#66
Realmente nunca fui muito á bola com rodas shimano, apesar destas parecerem fixes fica-me na memoria as 1ºas rodas que tive em que escavaquei o cepo em 3 tempos, já para n falar de serem de esferas e não de rolamentos.
 
#67
Eu cá nunca tive problemas...mas também só posso falar dos cubos XTR.
O meu pai tem umas rodas com cubos XTR que já devem ter mais de 15000 kms em cima...e é só lubrificar e andar.
Eu tenho uns cubos XTR, mais recentes, com mais de 4000kms e até agora 5*! :)

Mas prontos...se não estás contente com elas, é trocar por outras...mais leves, com uns discos mais leves, ainda perdes umas boas gramas! :D
 
#68
Boas

bikelive, eu não coloquei nenhuma protecção e para já o quadro está como novo não tem um arranhão sequer. Mas a por o primeiro local será n tubo que vai do eixo pedaleiro à testa principalmente na zona perto do pedaleiro onde tem um codigo de barras e o numero de série, é onde sofre mais das pedradas.

Gianfreerider, os cubos são de esferas, já tive cubos shimano de esferas e ganharam folga em três tempos, mas eram da serie deore, uma porcaria. Estava à espera que estes cubos ganhassem folga tambem, mas para já zero folgas estão mesmo como novos. Ests cubos são parecidos com os XT e XTR a difereça está mesmo no peso. Só quero trocar mesmo pelo peso e para puder colocar discos de 6 furos. Estas rodas com 1800g e sendo tubeless são uma das melhores opções tubeless do mercado ficando muito mais baratas que as Crosstrail p.ex e com um peso parecido.

Cumprimntos
 
Last edited:
#69
Pois convem é colocar a protecção enquanto o quadro está novo, depois de "picado" já n há nada a fazer.
Basta colocar por baixo do tubo principal inferior e convem uma protecção em neoprene na escora do lado da corrente(n sei se ja tens)
 
#70
Na escora do lado da corrente claro que tem proteção, não pus nenhuma no tubo principal porque aquilo tem lá um autocolante que protege a tinta senão já tinha colocado o bikeshield.
 
#71
Obrigado pela tua opinião PenduluM, mas as que eu vi, são de 6 furos e custam 209€ por isso estou mesmo para comprar.. Para mais com 1800, tubless não estão mal. Era para ir para uma montagem mas as minhas rodas tão a morrer e não tenho orçamento agora para me meter numas ztr.
 
#72
Se já tem um autocolante a proteger a pintura deixa estar.
nkap3 mesmo com esse preço tentador , se fosse eu aguardava mais 1 pouco e fazia uma montagem, ou dá 1 pulo á secção de vende-se...
 
#73
Boas

nkap3, por esse preço é uma boa escolha, porem se deres bastante importancia ao peso acho que mais te vale abrir os cordoes a bolsa e comprar uma montagem ztr...

Cumprimentos
 
#74
Boas.

Nos ultimo tempos a bike de hipermercado tem feito muitos kilometros estando agora nos 2000 (eu sei que devia ter mais mas o trabalho nao permite...). Os unicos problemas a notar são a cassete ter ganho um pouco de folga fazendo um estalido, vou desmontar limpar e voltar a apertar a ver se aquilo se cala. Quanto ao resto está tudo a 100%.

Numa visita recente a Portugal adquiri uma forqueta de Carbono, nem sei de que marca é aquilo só sei que pesa 670g e uns bar-ends KCNC.

Estava à muito tempo a pensar na rigida visto que os trilhos aqui são como ciclovias (não ha pedras nem buracos suficientes para justificar andar com a SID, para desgosto meu), montei a rigida m Portugal na bike do meu velhote (Mondraker Podium Pro) e fiz um treino de cerca de 2h30m. A conclusão a que cheguei é que a rigida é boa para percursos com menos de 1h, daí para a frente começa a ser cansativo para ombros e maos (principalmente na serra de Valongo onde a testei). Aqui no UK com estes montes alcatifados vai cair que nem ginjas hehe. Podem dizer que podia andar com a SID bloqueada, mas não é a mesma coisa e ainda por cima a SID tem sempre uma margem de manobra mesmo bloqueada da qual não gosto. Deixo claro que não a comprei pelo peso, visto isto estar na secção weight wennies, mas apenas por uma questão funcional.

Comprei tambem uns bar-ends KCNC, sempre usei o dito acessorio em todas as bikes, apenas nesta tentei andar sem eles para testar, até me estava a dar bem, mas após duas semanas a usá-los de novo em bike de testes, chego a conclusão que aquilo faz mesmo falta...

As fotos estão para breve, não se preocupem.

Cumprimentos e boas pedaladas.
 
#76
È, durante a primeira meia hora fazia as descidas á mesma velocidade e com as mesmas trajectorias do que com a suspensão, apartir daí foi cada vez pior, até acabei o treino meia hora mais cedo porque já nao podia com dores :)

A rigida funciona bem se for para passear pelos montes, num ritmo de ir lá lanchar e vir para casa, se for para dar competir é muito agressivo para braços e ombros.
 
#79
Boas!

Montei hoje a forqueta e ficou muito bem esteticamente já que a malha de carbono é a mesma do quadro!

Ficou a pesar 8.84kg, amanha colocarei fotos.

Cumprimentos