29er Scott Scale 930 - "The hurricane of trails" ...By: Telmo Gomes 23

afonsu

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Boas Telmo,
por acaso também já tive uma Scott Scale 930 modelo 2013, na qual não fui muito feliz, a adaptação não foi a melhor e passado 1000km decidi voltar as 26", já contava com algumas alterações, a conclusão a que cheguei das 29" foi a seguinte:
-Óptimas para quem tem receio de descer ganha mais alguma liberdade, uma vez que o diâmetro da roda permite abusar até ao limite;
-Em estradões muito boa (na minha zona não sei bem o que é isso, só tenho subidas, subidas mais íngremes e paredes ;) e claro descidas top)...
-Martírio eram as subidas, para quem não treina e apenas faz uns passeios ao domingo, dava-me cabo dos joelhos... acredito que quem faça treinos semanais e ande em competição seja neste momento umas das melhores opções (ainda não experimentei a 27,5" ;))
-Tinha um peso relativamente bom apesar das rodas pesadonas estava com 10.7kg já com kit tubeless.

Agora conto com uma softtrail Cannondale Scalpel 26", para o meu nível de treino é a ideal, consigo uma suspensão total que pode ser uma rígida pura de competição.

Mas boa sorte com a tua 930, é sem duvida umas das 29" mais bonitas do mercado, e conta com uma geometria fenomenal.
Fica aqui uma foto da minha ex. 930


Hasta, boas pedaladas.

CA
 

ernez

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Xiii, essa fox, é divinal, nada tem a ver com o cepo que vem de origem nas 930, muito bom, foi pena não te teres adaptado afonsu, eu também tive um pouco de dificuldade na adaptação, mas veio naturalmente após encaixar com a cadência certa, agora nem quero outra coisa, e olha que eu também só ando em paredes, adoro subir e não sinto muita dificuldade nisso, embora aqui pela minha zona as serras tenham muita pedra solta, o que até beneficia a roda 29, abraço.
 

telmo gomes 23

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Boas

Eu não tenho dito nada porque ha, quer dizer, vai haver novidades. Estou a espera que cheguem!

ernez isto aqui não é o sitio certo das finas mas pronto, a ideia era só mostrar a bike. Até gostei da experiencia, aquilo é fixe de pedalar.

afonsu as 29er são muito fixes mesmo mas também é preciso nós se adaptarmos a elas. No meu caso estava um pouco indeciso e com medo mas correu bem. Técnica sempre foi o meu forte mas com a 29er notei alguma facilidade em certos sítios. Penso que só perdem é em subidas inclinadas mas tem de ser mesmo inclinadas e em curvas apertadas, tipo "gancho".
 

ernez

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Por acaso até é porreiro Telmo, também gosto de pedalar na fininha de vez em quando, e a tua é grande maquinão, mas claro, gosto mais da minha scotbritch, é outra coisa, realmente tens razão quando dizes que existe alguma dificuldade extra em subidas tipo parede, é necessário mais força, mas sobe, e não derrapa tanto quanto a 26, eu agora meti na roda de tráz o RR, tem mais tração que o teu maxxi e o meu geax, sinto mais facilidade com ele nas subidas, mas depois perde no rolar, nas maratonas sinto um pouco isso, nessa troca de pneus, abraço.
 

telmo gomes 23

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Sei que o pessoal aqui por estes lados não são grandes apreciadores das rodas finas mas deixo-vos aqui umas fotos da minha Focus no seu habitat natural e em tons de outono...





 

MGanhao

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A tua fininha é mesmo linda Telmo, sempre se vai por à prova no Tróia-Sagres?
Mete mais fotos da Scott para a malta apreciar ;)
 

telmo gomes 23

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Boas

Depois de tanto tempo sem dar noticias vamos lá tirar o tópico do fundo do baú com novidades das boas!

É verdade MGanhao "rebentei" com o Scale 930. O quadro na zona do aperto da roda traseira tinha desgaste, dissera-me que foi por ter andado algum tempo com o aperto largo e seguindo a lei de Inércia o aperto/roda ao longo do tempo desgastaram o carbono. Este facto é estranho porque tento ter sempre os apertos apertados mas com algum descuido pode ter sido possível.
Para substituir o Scale 930 veio um 910, o dono da loja diz que o quadro é do ano de 2010, caso isso se confirme é de um ano inferior mas o modelo é superior. A diferença do 930 para o 910 é no aperto da roda traseira, neste modelo é diferente e a partida este problema esta resolvido.
Saiu o espigão de selim da Syncross 34.9x400 mm e entrou um Kcnc Ti Pro Lite 31.6x400 mm que serve na perfeição com um redutor da Sixpack.











Como está quase a chegar o natal também brindei a "fininha" com uma bolsa de selim da Scott, um pulsometro da Krivit (LIDL) e um kit de chaves da Syncross que contem 8 chaves de diferentes tipos, 3 chaves de raios e 1 corta correntes. Aparentemente a unica coisa que causa duvida é se o corta correntes aguentam com a força exercida, espero bem que sim!









E depois para terminar em grande uns sapatos novos, os tão esperados Mavic Fury. Já usei Gaerne e Mavic e estes destacam-se bastante e pela positiva. Apesar de serem mais rígidos devido a sola e aos reforços em carbono tornam-se muito confortáveis, pelo menos assim tem sido ate agora.
O grande problema destes sapatos é mesmo o preço e a sua durabilidade, com pouco tempo de uso já se notam umas pequenas mossas no carbono mas já era de esperar.









Bem são as novidades, espero que gostem!
Abraços e Beijos
 

telmo gomes 23

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Insignia eu achei estranho dizerem-me que o quadro era de 2010 mas como não sou entendido no assunto pensei de ser verdade, por isso mencionei ser de 2010... Confirmas ser de 2014? Já agora consegues confirmar se o Scale 910 é um modelo superior ao Scale 930?

Obrigado pelo elogio e pela correção!
 

Insignia

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Em 2010 nem havia o quadro 910, este é de 2014, é contruído em fibras HMF iguais ás do 930, pode ter uns promenores diferentes mas não diferencia muito, é mais bonito. Foi pela garantia????
 
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ernez

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Pois, era isso que eu estava a pensar, em 2010, não existia quadros 910, em relação ao desgaste no apoio do quadro, é precisamente o contrario do que te foi dito, por o quadro ter um apoio pequeno, temos tendencia a apertar demasiado o aperto, o que origina, o esmagamento dessa parte do carbono, com o tempo, vai desgastando, originando que a roda acabe por saltar e partir o quadro, os quadros 930, na sua maioria vem com defeito na escora o que proporciona esse problema com relativa frequencia, abraço.
 

carlosrola

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Boas, o ernez tem razão, não notas-te por exemplo a roda mais perto um lado da escora que de o outro? A minha 930 estava a acontecer isso e curiosamente foi na zona do aperto que eles viram o carbono a apresentar marcas, tanto que me disseram que a garantia ia-me me mandar um quadro novo pois algumas 930 tiveram esse problema que no modelo de 2014 já foi resolvido , neste momento aguardo a chegada do quadro
 

telmo gomes 23

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Boas

Insignia eu estranhei ser de 2010 porque nesse ano possivelmente este quadro ainda não tinha saído e a partida não iriam mandar um quadro mais antigo mas como referi não estou dentro desses assuntos.
Este quadro é completamente o mesmo no que refere a geometrias, pelo menos assim parece, a única diferença que encontro é na pintura e no funcionamento do aperto da roda traseira.
Sim o quadro veio da garantia.

ernez e carlosrola o aperto ter danificado o quadro com excesso de força e não largo já é mais possível, assim lá pelo aperto ser diferente tenho de ter cuidado na mesma com o grau de aperto, sem querer posso danificar na mesma. A roda estava mais chegada para o lado das escoras esquerdas, numa subida em que a roda oscilava mais chegava a bater na escora inferior esquerda mas disseram-me que era normal em quadros Scott e isso era problemas de fabrico, era normal e bastava alinhar a roda numa loja.
Na loja disseram-me que tinham sido fabricados e vendidos números incalculáveis de Scales 930 e a minha tinha sido caso único, mas com o quadro do carlosrola já é o terceiro caso que conheço, alem disso se tivesse sido uma anomalia em poucos quadros a Scott não teria mudado, pelo menos é esta a minha opinião.
 

Insignia

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Pelo que tive a pesquisar, a única diferença entre os quadros é o IDS SL que permite alterar o eixo traseiro entre 12x142, 12x135 e 9x135. Esse quadro vale mais, quanto mais não seja por ser de 2014 (ao vender vai valorizar).
 

ernez

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Sim, foi muito raro o que aconteceu, embora pareça em todos os quadro que existe uma escora mais perto do pneu, mas só parece, :D, a distancia é quase minima entre as duas escoras, qualquer coisa de 8mm, é muito pouco, mas é o que dá, :D, no meu é exatamente essa a distancia com pneu novo RR, deve ser quase imposivel encaixar um 2,25.
 
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nhicas

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Mais um com o mesmo problema. Roda mais encostada à escora esquerda. É chato nesta altura do ano devido à lama. Já esteve numa loja para centrar a roda à escora, melhorou uns 2mm mas continua com o defeito. Disseram que o problema era mesmo do quadro...
 

ernez

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Pois, mas é mesmo esse o problema dos quadros scott, :D a lama, não é fácil, foi pena eu não ter percebido tal situação, mas mesmo o pessoal mais pro e super informado, "caiu" no aspecto magnifico que o quadro tem, e acabou por comprar, hoje com toda a certeza não comprava, e ou ia para ktm ou bh, isso era certinho.
 
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