Scott Genius 740 2014 - "Sangreta Diabólica" :)

DragonClaw

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Bom dia pessoal.

Recentemente reformei a minha antiga montada e achei que era altura de fazer um diário da minha nova companheira dos montes!
Mas começemos pelo princípio: No ido ano de 2003 comprei um Mondraker Curve 2003 para reformar uma velhinha BH Expert Disc. Esta vinha com um bom equipamento de série (em relação ao preço claro) e ao longo dos anos foi sofrendo alguns upgrades, nomeadamente transmissão e travões. Terminou a sua existência com grupo completo XT (excepção no desviador da frente Deore) e travões Hayes Stroker Trail com rotores de 180mm. Há 2 anos atrás estive quase a perdê-la quando o quadro partiu junto do espigão mas graças aos conhecimentos do meu cunhado lá ficou pronta para mais um tempinho!

Aqui fica uma imagem do meu "Raio Azul":

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Mas este ano chegou a altura de reformar a menina dos meus olhos e depois de muita pesquisa no mercado optei pela Scott Genius 740 de 2014. Mas que bike! Notei uma diferença abismal no comportamento da bicicleta. Bem rígida, o Twinlock a fazer maravilhas nas suspensões, os 150mm de curso a darem-me mais confiança e controle nas descidas... enfim... fiquei rendido!
Aqui ficam algumas fotos da nova "Sangreta Diabólica":

Fotos gerais da bicicleta:

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Transmissão:

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Pormenor do comando Twinlock e travões M618:

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À saída da loja pedi para a pesarem e acusou 13,300Kg já com os pedais de plataforma montados, o que não achei nada exagerado par a bicicleta que é.

Nas primeiras saídas que tive notei que os travões são muito bons! Estava à espera de não terem a potência a que estava habituado nos Hayes mas superaram as espectativas. Neste campo acho que o material da Shimano tem a qualidade no topo! :) A transmissão, um misto de Deore e XT também se portou muito bem e não tem nada a assinalar.

Melhoria imediata foi o meu rendimento a subir, fruto da geometria mais actual e das suspensões que se têm portado exemplarmente.

Deixo aqui uma foto dela com o tratamento de pele aplicado:

nc111.jpg


E a lista de equipamento de série:

Frame Material 6061 Alloy Custom Butted Hydroformed Tubes
Rear Travel 150mm
Rear Shock FOX Float CTD, 3 Modes: Climb - Trail - Descend, Rebound Adjust, with Scott TwinLoc Remote Technology
Fork FOX 32 Float Evolution CTD Air, CTD Remote Damper with 3 Modes, 15mm QR Axle, Tapered Steerer, Rebound Adjust, with Scott TwinLoc
Fork Travel 150mm
Head Tube Diameter Tapered
Headset Ritchey Pro Minus Tapered 1.5" to 1-1/8", Semi Integrated, OD 50/61mm / ID 44/55mm
Handlebar Syncros FL2.0 T-Bar, Alloy 6061 D.B., T Shape, Flat, 9°, 720mm
Stem Syncros TR2.0, 6061, 4D Forged, Oversize 31.8mm, 1-1/8", 6° Angle,
Brakes Shimano BR-M615 Disc, 180mm SM-RT64 CL Rotors
Brake Levers Shimano BL-M615 Disc
Shifters Shimano Deore SL-M610-I, Rapidfire Plus, 2 Way Release, Ispecs
Front Derailleur Shimano Deore FD-M610-E, DM
Rear Derailleur Shimano XT RD-M781 SGS, Shadow Type, 30-Speed
ISCG Tabs N/A
Chainguide N/A
Cranks Shimano FC-M622, 2-Piece Design
Chainrings 40A/ 30A/ 22 Tooth
Bottom Bracket Shimano SM-BB71-41A, Shell 41x92mm
Pedals N/A
Chain KMC X10
Cassette Shimano CS-HG62-10, 11-36 Tooth
Rims Syncros XC, Eyelets, 32 Hole, 27.5"
Hubs Shimano HB-M618 Front // Shimano FH-M618 Disc CL Rear
Spokes DT Swiss Champion Black 1.8mm
Tires Schwalbe Nobby Nic Performance, 27.5"x 2.25", 67 EPI Kevlar Bead, Dual Compound
Saddle Syncros TR2.0, CROM Rails
Seatpost Syncros FL2.5
Seat Post Diameter 31.6mm
Seatpost Clamp Quick Release
Rear Dropout Interchangeable IDS SL for 142mm x 12mm

Irei fazendo updates à montada mas para já fica assim!

Façam comentários a possíveis melhorias/alterações que achem que faça sentido.

Abraços a todos!
 

Miguel79

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Muito bonita esta Scott,muitos e bons kms!!!
O Raio Azul também estava porreiro,ou não fosse uma Mondraker!!! :)
Abraço.
 

DragonClaw

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Muito obrigado pelos elogios! ;)

Miguel79 Mondraker é Mondraker! ;) Esta foi tão especial que decidi não vender o quadro, pois quase não tem valor comercial, e pendurá-lo na parede da garagem como homenagem aos bons momentos que me proporcionou! ;)

Neste momento a "Sangreta" já sofreu dois upgrades graças à generosidade de um amigo!! ;)

O 1º foi o espigão do selim. Saiu o Syncros de origem e entrou um Bontrager RXL. Pensei que a poupança de peso fosse muito relevante afinal ficou-se pelas 40g... De qualquer maneira dá um look em carbono muito engraçado.

Peso do antigo espigão:

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Peso do novo:

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Isto deixou-me um pouco de pé atrás para o 2º upgrade: um novo guiador! Um Crank Brothers Cobalt bem bonito! Este é ligeiramente mais estreito que o original (690mm contra os 720mm do original) o que me deixava saudoso uma vez que tinha experimentado o original e tinha-me dado uma sensação de controle muito boa, mas depois de experimentar o Cobalt vi que esta era a medida certa para mim. Dá-me a mesma confiança e não sinto os braços tão abertos como no original, o que me causava algum desconforto.
Em termos de peso foi uma grande surpresa! Pensava que a poupança maior seria a do espigão de selim mas como a balança veio a revelar o vencedor foi o guiador!

Peso do Syncros antigo:

20sgdxh.jpg


Peso do Crank Brothers Cobalt:

15mcviu.jpg


125g de diferença! Muito bom!

Foto do guiador montado:

outzki.jpg


Dá um look brutal! ;)

Também já entraram uns pedais de encaixe Shimano M505 mas desses não tenho fotos! :)

Neste momento a burra está no estaleiro fruto do 1º furo do pneu dianteiro! Assim que tiver operacional tiro-lhe mais umas fotos e pode ser que consiga também fotos dela em acção.

Abraços!
 

Medroso#78

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Boas,

Parabéns pela nova "menina". Imagino a diferença que sente a TODOS os níveis em relação ao "raio azul". Até tem muito mais vontade de dar ao pedal não é verdade!??!?! Eheheeheheheh. :D

Desejo-lhe muitas e "bouas" pedaladas. ;)
 

DragonClaw

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É bem verdade Medroso#78!!!
Uma coisa que não dava grande valor era o Twinlock. Pensava que era só mais uma mariquice! Mas depois de me habituar aquilo não quero outra coisa! Dá muito jeito ter o bloqueador das duas suspensões à distância do polegar e dou por mim a utilizar aquilo muito mais do que tinha projectado. Realmente influencia muito o rendimento pois não há aquela preguiça de ter de fechar as suspensões quando subimos ou tirar de trail se nos deparamos com uma descida inesperada! Encaro um bocado como o espigão telescópico de selim.
 

DragonClaw

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Boa noite pessoal.
Venho aqui ver se alguém me ajuda.... Recentemente a minha "Sangreta" começou a fazer uns estalidos bastante audíveis... depois de muito averiguar localizei a sua fonte junto do apoio de amortecedor traseiro no tubo horizontal. Já desmontei o amortecedor e coloquei massa lurbrificante nessa zona mas mesmo assim continua a fazer estalidos. Andei a ver e não vejo nenhuma fissura nem racha... estou a ficar desesperado pois a bicicleta é nova.
Têm alguma ideia do que poderá ser?
Acham que deva já accionar a garantia?

Abraços.
 

TiagoMAIAC

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Muda de mudança.... Os estalos quando vamos a andar embora pareça muitas vezes que possam vir só sistema de amortecimento, na verdade na maior parte das vezes vêm da transmissão.

Estou a dizer isto porque tens pedaleira shimano e deve ser press-fit. O problema pode estar simplesmente na limpeza demasiado ''a fundo''.
Faz isso, se começarem os estalos... muda a mudança (mete mais pesada). Se abrandarem ou pararem, desmontas a pedaleira, e o movimento. Limpa e lubrifica tudo. Vai andar joia até lhe mandares com um jacto de água outra vez ou apanhar bastante pó e lama.

Estou apenas a dar uma das hipóteses, é claro que sem ouvir e sentir de onde vêm os estalos é apenas adivinhar.
Cumpz e boa sorte.

PS: As bikes são barulhentas, esta utopia que temos na cabeça que o único barulho que devem fazer é a corrente entrar nos cogs, é isso.... uma utopia. Claro que há coisas que não devem acontecer, mas no geral, sim muito granel de volta de todas as partes moveis.
 

DragonClaw

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Obrigado pela hipótese TiagoMAIAC mas infelizmente o barulho não vem da pedaleira... Mesmo só apoiado no banco com o braço e fazendo força se ouvem os estalos... e também não é no espigão do selim ou do próprio selim pois apenas apoiado nos pedais e bombeando as suspensões também dá... Na 6ª feira já a levei à MoveFree e ficou para análise. Vamos lá a ver no que dá.
Aos barulhos até estou minimamente habituado pois até já tinha alguns de estimação na antiga "Raio Azul" mas estes estalos parecem-me mais "anormais" e vindos de partes que não deveriam estalar...
Para já aguardo expectante...

Abraços.
 

DragonClaw

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Boas Medroso#78.
Infelizmente dos pedais também não é pois mesmo desmontado e fazendo apenas força no selim com o braço ela estala por vezes... Nunca mais chega o dia de amanhã para ter notícias da Movefree! Queria ver se ainda este fim-de-semana tinha bike para ir andar.
 

miguelcarromeu

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Bela montada.

Andei a ver esta bike antes de aparecer o negócio da Lapierre. Esteve mesmo quase, quase... a geometria semelhante à Camber, o curso de 150 mm e outros pequenos pormenores fizeram-me ponderar a troca. Esse peso não é exagerado, não senhor, até se tivermos em conta que o alumínio não é dos mais leves.

O barulho há-de ser algo óbvio que ainda não reparaste; quase sempre, é :D

Dá-lhe bom uso porque essa bike tem as descidas rápidas e técnicas metias no ADN. Para já não gostei de ver o espigão; acho que a entrar tem de ser um dropper. O espigão de carbono guarda-o para o Alvalade-Porto Covo :p
 

DragonClaw

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Obrigado pela opinião!

Efectivamente o espigão telescópico há-de entrar até porque acho que para o tipo de bike e polivalência não há melhor, mas infelizmente vai ter de esperar. Já tinha um reverb "apalavrado" mas de repente surgiu a hipótese de um pedaleiro XTR de 2 pratos por 170€! :) Optei pelo pedaleiro pois era um negócio único e assim fiz já um dos upgrades planeados (queria pôr XT). Já encomendei o desviador dianteiro de 2 pratos pois infelizmente o que vem na bike não funciona com 2 pratos.

Abraços.
 

DragonClaw

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Pessoal, finalmente ontem fui buscar a "Sangreta" e já está tudo ok. Segundo me disseram o chiar era falta de lubrificação dos apoios do amortecedor. Já ficou tudo ok! ;)
Agora quer é calor! hehehehehehe
Quanto a novidades aproximam-se algumas mas deixo as fotos para quando as instalar.
 

DragonClaw

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Bom dia pessoal.

Ontem foi dia de upgrades!
Tal como já tinha referido houve hipótese de comprar uma pedaleira XTR a bom preço e depois de muito ponderar decidi avançar para esse upgrade. Ontem chegou o desviador dianteiro de 2 velocidades (XT) pois o antigo Deore de 3v não dava.
O objectivo principal deste upgrade foi a fiabilidade e a simplicidade de um sistema de 2x10 face a um 3x10, sendo que o factor "peso" também não é nada despresível.

Ficam então as fotos da montagem:

Antiga pedaleira (linha "branca" Shimano, penso que será equivalente a Deore):

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"Nova" XTR que já vinha com parafusos a condizer:

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Desviador XT, cabo Jagwire, terminais dourados e elos rápidos. O líquido No Tubes para a conversão tubeless também chegou mas ainda não começou essa aventura:

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Finalmente tudo no sítio e afinado!

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imkndw.jpg


Este fim-de-semana devo proceder ao teste de terreno! Vamos lá ver como me porto. Tenho um bocado de medo da relação da frente ser 40x28 mas como já vinha assim vamos ver como me adapto. Caso seja necessário e ache que fica muito pesada para mim logo equaciono a compra de um prato pequeno de 26d.

Abraços.
 

miguelcarromeu

Active Member
Belo upgrade sim sr. É a minha segunda pedaleira preferida.

A relação é muito pesada. Isso é uma relação de XC e mesmo assim, para determinados tipos de prova. Arrastar uma bike de 13 kgs, com 28/36 numa parede é do caraças. Eu usava 25/38 na Specialized e no GeoTour bem chorei por um 24 ou até mesmo por um 22.

Uma relação boa, caso pretendas optar pelo AM, é 24/34. Nem todas as marcas fabricam é pratos para as XTR. Tens de ter isso em conta. Mas também acho que agora, já que os tens, gasta-os primeiro ;)
 
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