bem, em resposta ao kayaker tenho a dizer que valorizo muito o trabalho de investigação, valorizo tanto, que se pudesse limpar o rabo com notas de 500, andava numa bike de 8000€ state of the art, só para ver se era assim tão boa como anunciam, mas como não tenho esse dinheiro a força das circunstancias obriga-me a ser racional.
Acrescento que o meu quadro(9.2) lá em baixo diz made in france, o quadro da 8.1 de um colega meu diz made in portugal ( já é positivo dar emprego dentro da comunidade ), de acordo com uma review numa revista de btt conceituada, a Giant fabrica os quadros em Taiwan, não obstante de todo o desenvolvimento que meterá a um canto a Dec com certeza, Pois a Giant ocupa-se exclusivamente de vender bicicletas.
Também acho que é de dar relevo a marcas portuguesas que tentam ter o seu espaço no mercado e que pelos vistos é muito dificil devido à forte maquina de marketing imposta por gigantes internacionais, quanto a fazer alguma coisa pelo btt, acho que isso dava panos para mangas porque se eu estiver a comprar em frança para vender em portugal não estou a ver muito bem em que é que posso estar a incrementar na valorização do BTT e no produto interno bruto, porque o que resta é uma comissão para o vendedor, quem produziu não fui eu nem foi no meu país a longo prazo é isso que queremos? continuar a revender as ideias e produtos dos outros?. Aliás tanta coisa tanta coisa, mas vejo muito por aqui os intervenientes falarem muito pouco nas marcas portuguesas.
O problema é que estamos a discutir patamares bem diferentes, e cada macaco no seu galho, não me parece que a Dec tenha a prepotência de querer competir com marcas taco a taco em gamas de elite, porque com certeza que tem capacidade financeira para o fazer, mas deixa cada um tocar a sua viola.
Pessoalmente penso que será bem diferente prestar assistencia a bicicletas de 500€ e bicicletas de 5000€ com certeza que os tecnicos não podem ter formação técnica igual, e as exiigencias não podem ser as mesmas porque o cliente também não deve de ser exactamente o mesmo porque não acho que quem gaste o preço de um carro porreiro em 2ª mão por uma bicicleta seja um tanso, de certeza que há alguns mas não devem de ser muitos, quem gasta isso tem que saber no que está a gastar.
Mas ambos os mecanicos podem cumprir com a sua função com excelência, só têm que ser eficientes naquilo que são solicitados. Eu não estou a ver os engenheiros do Armstrong a afinar as pasteleiras dos vizinhos, ou nem que entendam muito de material tão pouco refinado em relação aquele que lidam dia a dia na competição e desenvolvimento, aliás até devem de valorizar bastante pessoas que perdem o seu tempo a resolver os problemas dos outros em coisas que já são tão arcaicas em relação aquilo que eles lidam, e se tiverem uma pasteleira o mais logico até seria levar a esse gajo e eles não perderem tempo com a bike, e ocuparem a cabeça a desenvolver novos materiais novos conceitos. Mas isso acontece em tudo os que nos rodeia, não é exclusivo das bikes aposto, não andamos todos a nos desenrascarmos.
Mas isto é a minha opinião, não quer dizer que tenha que ter a razão ou que ignore a opinião de todos os outros.