Schwalbe Nobby Nic - Prós e Contras - + Vs PNEU WTB WEIRWOLF 2.1

Hello Amigos

pois é.. cá estou eu com umas Dúvidas... e se há Dúvidas pode ser que alguém nos endique o Caminho Correcto... ou então NAO! :roll: :roll:

Tenho uma Focus Super Bud 08 que traz os Schwalbe Nobby Nic 2.25, contudo e das poucas voltas que dei... não fiquei nada satisfeito antes pelo Contrário e digo.vos as Razões:

Pouca aderência a Subir em especial em Pedra solta, Gravilha ou até mesmo em Pedra Normal... quer em Seco nem Falo em Molhado..
Num Raid que Fiz à pouco tempo em partes Tecnicas a Subir... foi mais apeado do que em cima dela... :s

A Descer não sei o porquê.. com o Pneu a Rondar 40 Psi.. não senti Confiança, antes pelo Contrário.. não sentia que o Pneu reagisse ou ficasse directamente orientado para onde eu pretendia.. o que é muito perigoso em descidas rápidas com alguma pedra solta.. ou até mesmo em algumas entradas em Ribeiras que Têm Pedra na entrada... e é necessário reduzir bastanta a Velocidade... já praí por umas 4 ou 5 Vezes... ia caindo... porque o Pneu Escorregou... :evil:

Em Lama.... Uff.... retêm muita Lama... e pra Sair.. uffff :s :s só mesmo dar uns saltos ou abanar a Bike por completo.. :s

Em Alcatrão.... fazem um Zumbido Fenomenal... mais parece um veiculo elétrico... muito Ruido! não gosto lá muito..

a única vez que me confenceu foi quando baixei um pouco a Pressão... mas passados alguns Kms.. Furei.. ou seja deve ter trilhado a Camara... *F*ck* :grrr: :grrr:

e ando um pouco indeciso.. se troco.. ou continuo... dado... que ainda são Novos apenas 300 kms... mas ainda sem Convencer!!

Gostaria então de Ajuda.. por parte de quem os já tenha Utilizado... e a dizer as suas Opiniões... de preferência Objectivas :wink:

Por Outro lado... e como muito provavelmente irei trocar... ( Falta saber quando.. ) pelo WTB Weirwolf 2.1... e dado que já existe um Topic relacionado com este.. gostaria de fazer aqui um Comparativo para quem já tenha Utilizado Ambos...

OU seja.. Prós e Contras:

Schwalbe Nobby Nic Vs WTB WEIRWOLF 2.1

Agradeço a Vossa Participação :wink:
Obrigado
Já agora.. aqui ficam algumas fotos do Pneu em causa pros Distraidos:

hpim0654.jpg






http://g.imageshack.us/img27/hpim0755p.jpg/1/
 

Jorgex

New Member
Eu tenho um par de NN 2.4". Como são 3C, eu tirei o de trás e usava outro pneu qualquer e o NN parecia ser um pneu direccional satisfatório. Ao usar os dois NN a bike ficava meio desequilibrada e o pneu revelava-se muito melhor atrás.
Outro problema que detectei com o NN foi que a Canyon nunca revelava o seu potencial, parecia mesmo parada nas curvas enquanto com outros pneus mais estreitos a bike parecia andar nos limites.
Portanto, "com NN 2.4", tenho de andar mais rápido para os trilhos serem fluidos". Andar rápido ou travar menos. :sabichao:

Eu gosto do NN como pneu de tracção mas Triple Compound é crime e super caro. :evil:
 

Alf

Active Member
Re: Schwalbe Nobby Nic - Prós e Contras - + Vs PNEU WTB WEIRWOLF 2.1

Antes de mais nada, para não gastar dinheiro desnecessariamente, vira o pneu da frente ao contrário (não com os tacos para dentro, mas a rodar em sentido oposto :lol:), como recomendado pela marca (está escrito nos flancos do pneu). Melhora bastante a aderência em curva, pelos vistos. O meu está montado como disse, e nunca senti isso.

Se mesmo assim sentires o problema de não colocares a bike onde queres, troca de pneu, para algo bem agressivo, mas proponho um pneu com os tacos laterais simétricos, como o High Roller.

Para a falta de aderência de trás, um WW resolve o problema. Mas acho estranho teres esse problema, até porque o pneu é macio, experimenta reduzir um bocado a pressão.

Espero ter ajudado. :wink:
 

sergai

New Member
Se quiseres trocamos de pneus, tenho 2 WTB weirwolf 2.1 praticamente novos, só fizem 2 passeios. Para a minha utilização normal acho que tem tracção demais, gosto de sentir algumas atravessadelas, e com os wtb isso não acontece. São bons para subidas quase impossíveis e desicdas muito técnicas. Eu gosto mais de rolar.

Boas pedaladas

Sergai
 

pirilampo

Member
Boas
Por acaso na minha burra tenho a montagem com os dois pneus que tentas avaliarl...NN à frente e montado como diz o ALF e tal como ele nunca senti o que dizes...
Atrás tenho o WTB e só tenho um "contra" nesse pneu...agarra muito a lama...e nas poucas vezes que ando em alcatrão atrás parece que trago cola...mas também ando com pouca pressão para ele agarrar bem, e aproveitar todos os tacos.
O NN é muito mais "frágil" do que o WTB, e já tem dois pequenos rasgos laterais e mesmo à frente está mais gasto do que o WTB, e foram colocados os dois ao mesmo tempo, e como está a ficar gasto tenho vindo a baixar progressivamente a pressão para não ter nenhum susto.
Cumps
 

fitty77

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Bem, se há coisa de que de certeza não me posso queixar nos Nobby Nic 2.25 que tive, foi da sua tracção longitudinal (tracção e travagem) fosse em que piso fosse.... Uma coisa é certa, tinha o traseiro invertido, não sei se será o teu caso. Joga com as pressões, pode ser que a pressão que estejas a usar não seja a adequada... Os contras que tinha, era os flancos muito frágeis face a rasgões, a aderência em curva que requeria habituação e a aderência em curva em situações de piso solto sobre piso duro e seco.... mais nada.... Quanto ao ruido, não estás à espera que um pneu desses seja um excelente rolador, pois não? Ainda assim, penso que face à sua dimensão, se safavam bastante bem. E tinha bastante confiança neles a descer, pois eram estáveis, e travavam bem. De tal forma bem, que em pedra solta e afiada, agarrava-se de tal forma que se se descesse a abrir e a levar os travões ao limite, destruia-se completamente (ok este era outro contra). Literalmente deixava a borracha nas pedras, com a aderencia que tinha, mas agarrar, lá isso agarrava...
 
Hello, e Obrigado a Todos pela participação e vamos às respostas:

tkul obrigado pela info, já vi de relance os testes, contudo tenho que ter mais um tempinho pra ver melhor e poder analisar com mais calma! :wink:

Jorgex realmente tb acho.. pra um Pneu Tão Caro deveria ser um pouco melhor.. ou pelo menor ter outro Comportamento... mas tb é apenas a minha Opinião..

Alf tenho o Pneu colocado conforme está na Foto e realmente já pensei em Virá-lo mas dpois ponho.me a pensar.. mas isto nao será como nos Carros que tem uma sentido de Rotação pra serem Usados!? e Não se irão detriorar-se mais rapido!?? mas sinceramente ainda nao reparei os flancos do pneu sobre esse pormenor..

eu realmente perco tração a subir, penso que terá a ver com pressão que utilizo que acho que é um pouco alta, mas tb disseram-me que será melhor andar assim senao ando sempre a furar, a outra opção, será o meu peso cerca de 62 kgs.. muito leve e talvez por nao colocar muito peso no eixo traseiro!? bem não sei, sei que foram várias vezes a trepar paredes... e já na ultima pedalada.. quase no Topo e em Pedra Solta... ele a fugir.. e lá se vai uma Pedalada em Falso.. e dpois duma.. vem a outra.. e o Pézinho no Chão.. :s mas realmente vou colocar a Pressão mais Baixa e dpois Direi algo..

Sergai é um Caso a Analisar... deixa-me andar mais uns Kms com os Nobby Nic.. dpois falamos ok!? podemos chegar a um acordo, quem sabe..

Pirilampo, tb concordo ctg acho que o Nobby Nic nos Flancos parece-me mt frágil, da 1ª fez que Furei.. e o vi no chão... aquela borracha... não sei pareceu-me muito maleável de lado... pode ser só a minha impressão... não sei.. :roll:

fitty77 eu a descer, não me queixo da travagem pelo menos do de Tras Não pois ele até adere qb... queixo-me sim do da frente porque nao responde aquilo que desejo e já apanhei alguns sustos como já referi.. e só não sai fora do trilho... pq.. pq... enfim :| ou serei eu demasiado Aghressivo!?!? :twisted: :twisted: :roll: :roll: não creio.... porque ando com Pessoal que abusa mais que eu.. e não os vejo a queixarem.se dos Pneus... mas tb são poucos os que têm Nobby Nic ....

pra resumir e coisas a FAZER:

Mudar a Pressão, colocar menos pressão ( só espero NÃO voltar aos Furos!! ) e Invertê-los... pode ser que melhorem!

Obrigado a Todos e Continuem com a Discussão e as Vossas Opiniões! :wink:
Boas Pedaladas!
 

Bravellir

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Está uma coisa aqui a incomodar-me. :D Vocês estão a dizer que com menos pressão furam mais?? Furos , mesmo furos, ou snake bites? É que tirando os snakes bikes que são por pressão baixo do que seria aceitável, não estou a ver a relação entre a pressão e os furos normais?
 

depinho

New Member
2.25 ? para subir ? Grandes pernas :p
Ainda não consegui entender esta moda. Gostos :mrgreen:
E para Downhil ou Freeride, que pneu se deve usar ? o do carro ???, ou na pior das hipóteses da mota ?
Se repararem bem, os profs usam 1.8 e 1.9 quanto muito 2.0 na roda da frente.
Porque é que o pessoal insiste fazer XC com rodados de camião ?
 

fitty77

New Member
Depinho, penso que o 2.25 é o pneu que a bike dele trazia (como aconteceu no meu caso na Canyon XC que possuo...), e presumo também que deves perceber que, como os euros custam a ganhar, é natural que ele queira tirar partido dos pneus que tem(ou achas que os deve mandar fora?). Ainda assim, pode ser até essa a medida que ele venha a preferir,tudo depende de como se anda e da preferência de cada um, e não tanto da moda... Não acho a medida 2.25 exagerada, embora para o uso que dou à bike prefira medidas abaixo de 2.1... Mas caso desse um uso mais a cair para o AM, de certeza que seria uma medida óptima e se reparares, uma Focus Super Bud como é o caso da bike do autor do tópico, não é exactamente uma bike pura de XC para lhe meteres pneus 1.8, como referes....

Mas já agora, qual é a bike de DH onde tens pneus 2.25?
 

prowler

New Member
Eu também já tive uns pneus destes, e convém dizer que a medida é enganadora, pois já vi pneus 2.1 bem mais largos que estes 2.25.
Quanto a não gostares do comportamento destes, talvez seja por não teres a pressão mais adequada ou então é mesmo do pneu que não se adequa aos teus parâmetros de performance. :mrgreen:
Eu acho que cada um tem um tipo de condução diferente e um gosto pessoal em relação aos pneus (e não só), mas eu adorei estes pneus, apenas um pouquinho largos para o que faço, experimenta mesmo várias pressões.
Boa sorte para encontrares a pressão certa! :mrgreen:
 

Alf

Active Member
meandmyself, é exactamente como nos carros, esse sentido é o recomendado para a traseira, o inverso é recomendado para a frente.

No meu, pode-se ler <--REAR-- / --FRONT-->, ou seja, a marca usa os dois sentidos, um para a frente (o tal "ao contrário") e outro para trás.

Não digo para não trocares de pneu, sem dúvida que o WW é mais agressivo, mas se puderes aproveitar os que tens para já, não será pior :)

O que o prowler diz é verdade, o 2.1 do WW é bastante mais largo que o 2.1 da schwalbe. As scott de XC usam Schwalbe 2.25 e ninguém nota, parecem mesmo 2.1.
 

FReis

Member
meandmyself, é exactamente como nos carros, esse sentido é o recomendado para a traseira, o inverso é recomendado para a frente.

No meu, pode-se ler <--REAR-- / --FRONT-->, ou seja, a marca usa os dois sentidos, um para a frente (o tal "ao contrário") e outro para trás.

Isto é mesmo assim?
Sempre pensei que o sentido seria igual tanto num como noutro :s
 

Alf

Active Member
É mesmo assim, apenas para o Nobby Nic, porque a marca recomenda. Não é regra.

Por norma, em outros pneus, até se usa o sentido normal à frente, e atrás é opcional, sendo que montar ao contrário melhora a tracção e provoca mais desgaste.
 
Hello

Bravellir said:
Está uma coisa aqui a incomodar-me. :D Vocês estão a dizer que com menos pressão furam mais?? Furos , mesmo furos, ou snake bites?

Bravellir Refiro-me às trilhadelas.. claro.. e das vezes que andei com pressao mais reduzida.. realmente trilhou.. that´s it

Depinho Realmente tenho GRANDES PERNAS... Not! :oops: como o Fitty77 disse, é verdade... vinham de origem com a Bike e queria realmente aproveitar ao Máximo os Nobby Nic.. mas sinceramente nao estou a gostar do Comportamento deles.. e pondero mudar.. mas como tudo na vida custa dinheiro.. vou tentando regular e modificar algumas situações para que como é óbvio nao ter que dispender de "aérius"!! daí.. eu ter lançado à discussão.. pra ver se os outros users têm a mesma opinião.. e como já vi que cada um tem a sua... é bom ler outras opiniões.. e aprender um pouco mais, né? e quem sabe nao encontro a solução.. e consiga tirar melhor rendimento.. dos pneus.. e da Bike! :wink: :wink:

a Bike nao é Realmente de Puro XC.. mas tb não Ando a Fazer AM... digamos que é um Misto de Ambos.. mas mais XC.. do que AM

Alf vou Agora buscar a Bike e vou ver essa situação! :wink: :)

Obrigado a Todos... e Continuem.. :mrgreen:

Boas Pedaladas!
 

fitty77

New Member
Alf said:
É mesmo assim, apenas para o Nobby Nic, porque a marca recomenda. Não é regra.

Por norma, em outros pneus, até se usa o sentido normal à frente, e atrás é opcional, sendo que montar ao contrário melhora a tracção e provoca mais desgaste.

Por acaso os Continental que conheço (não sei se serão todos) têm essa mesma designação , com um sentido para o pneu traseiro e outro para o dianteiro. Nas outras marcas, é mais ou menos ao gosto do cliente. Nestas as marcas recomendam mesmo esses sentidos... Porém, embora eu usa-se dois sentidos com os Nobby Nic, não me lembro de lá ter visto essa especificação. Eram os de 2007, não sei se tinham diferença (os de 2008 têm o lettering diferente, e talvez outras informações, como por exemplo essa). Mas a Canyon mandou-me a bicicleta com os pneus nos sentidos correctos. Por acaso nunca experimentei outra configuração....
 

FReis

Member
É mesmo assim, apenas para o Nobby Nic, porque a marca recomenda. Não é regra.

Por norma, em outros pneus, até se usa o sentido normal à frente, e atrás é opcional, sendo que montar ao contrário melhora a tracção e provoca mais desgaste.

Eu tenho uns Racing Ralph que também têm esses simbolos, mas nunca lhes tinha atribuido esse significado.
 

snowbike

New Member
meandmyself said:
...
Em Alcatrão.... fazem um Zumbido Fenomenal... mais parece um veiculo elétrico... muito Ruido! não gosto lá muito..
...

Os Nobby Nic ainda não experimentei, mas já tive um WTB Weirwolf 2.1 à frente numa das minhas bicicletas, e só te digo que foi um alívio quando o tirei e meti outro diferente :roll:. Em relação ao barulho que os NN fazem em alcatrão não sei, mas olha que o Weirwolf é muito ruidoso, já para não falar no atrito do mesmo :evil:

No entanto nem tudo e mau no Weirwolf, boa aderência, aparenta ser robusto (mas é mais pesado que o NN).

Já cheguei à conclusão que nos pneus é algo semelhante aos selins, para uns pode ser muito bom, para outros nem por isso :wink:

PS: Já agora fica a informação que segundo as marcas, o Weirwolf é um pneu de All Mountain enquanto o NN é de X-Country
 
Hello...

snowbike said:
No entanto nem tudo e mau no Weirwolf, boa aderência, aparenta ser robusto (mas é mais pesado que o NN).
Snowbike realmente é isso que procuro um pouco mais de Aderência e Robustez, dado como já disse o Pneu parece-me um pouco Frágil nas Laterais, logo daí ser mais leve, presumo eu...

Confirmo o que o Alf diz ! os pneus realmente têm sentido de Rotação, diz exactamente na Lateral do Pneu :) :) :mrgreen: :mrgreen:

e confirmo que os pneus estão desfazados, ou seja o sentido de rotação do da Frente está conforme o indicado, e atrás está ao Contrário!! e os Tacos realmente uns estão pra Fora e no outro Pneu estão pra Dentro!

tentei tirar umas fotos mas já estava de Noite e não ficaram lá muito bem... mas assim que tiver tempo vou tirar outras para verem o tal pormenor.. contudo aqui ficam as que tirei...

PNEU DE TRAS
pneutras2.png


PNEU DA FRENTE



:eek:fftopic: grande pormenor da minha Raposa de Lingua de fora, não!?? :twisted: :twisted: :back2topic:

se mesmo assim não consiguirem compreender eu posso dizer-vos que o Pneu da Frente os Tacos formam um "V" e o de Trás formam do genero dum "acento circunflexo! ou seja desta forma:




Realço ainda que tirei um pouco de Pressão e Amanhã.. Monte! veremos os Resultados...

Volto a Lançar o Repto dos Prós e Contras deste Pneu bem como do WTB... venham daí... mais Prós e Contras :wink:

Abraço e Boas Pedaladas
 
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