Boas a todos,
Para dar enquadramento, tenho 43 primaveras, 183cm e 81kg e ando de bicicleta vai fazer daqui a 2 meses 2 anos, 7 dos quais no estaleiro por um excesso de entusiasmo inicial a que se juntou a falta de técnica
Comecei por dar umas voltas numa Decathlon que andava lá por casa, depois comprei uma Scott Spark 35 e dado o aumento do vício e depois de experimentar as máquinas decidi fazer um upgrade para uma Scalpel 29er.
Antes de dar à chave tive a sorte de conseguir experimentar um pouco de tudo, nomeadamente: Flash 29er Carbon, Epic 29er, Spark 29er, Stumpjumper 29er, Scalpel 29er e mais umas quantas rodas 26.
No fim acabei por ir para a Scalpel 29er Carbon 2 porque foi a que gostei mais de andar, tem uma posição muito agressiva, é muito eficiente e mais confortável do que uma hardtail. Acima de tudo é muito sólida, ao contrário de outras que parecem "moles" quando têm as suspensões desbloqueadas.
Depois de 300km já dá para dar feedback da máquina nova:
Look
- Continuo a adorar a bicicleta, apesar de preferir todas pretas
Suspensao/Amortecer
- Confesso que não tenho sensibilidade para "leituras de terreno" e esse tipo de feedback, mas o facto é que a lefty funciona na perfeição e é muito mais sólida do que a Reba que eu tinha na 26!
- Inicialmente desconfiei do amortecedor de trás, mas funciona exactamente como pedido. Nem lhe mexo, aquela manivela não dá jeito nenhum, meu rico twinlock da scott!
A descer e a rolar
- É uma diferença brutal em termos de confiança. Passa tudo a voar. Mesmo troncos em que desmontava, agora é sempre a aviar. Aliás, tenho que me acalmar, ando a acumular demasiados KOMs a descer
A subir
- Muito bom, mas só noto grande diferença para a 26 quando o piso é irregular
O que gostava de melhorar
- Os racing Ralph convertidos furam com alguma facilidade em pisos agressivos. O líquido da Stans é muito melhor do que o que lá puseram (não me lembro do nome)
- O twinlock da Scott é um must! Apesar de na realidade não sentir falta em termos de eficiencia, assim que puder ($$$) vou tentar adaptar um.
- Peso, podia ser sempre melhor, mas está leve qb com 11.150. Se calhar para melhorar a fiabilidade dos pneus vai ter que aumentar, a ver vamos!
Fotografias
Primeira volta
Primeiro furo
Peso Ready to ride
Peso sem pedais
1a volta nocturna
Para dar enquadramento, tenho 43 primaveras, 183cm e 81kg e ando de bicicleta vai fazer daqui a 2 meses 2 anos, 7 dos quais no estaleiro por um excesso de entusiasmo inicial a que se juntou a falta de técnica
Comecei por dar umas voltas numa Decathlon que andava lá por casa, depois comprei uma Scott Spark 35 e dado o aumento do vício e depois de experimentar as máquinas decidi fazer um upgrade para uma Scalpel 29er.
Antes de dar à chave tive a sorte de conseguir experimentar um pouco de tudo, nomeadamente: Flash 29er Carbon, Epic 29er, Spark 29er, Stumpjumper 29er, Scalpel 29er e mais umas quantas rodas 26.
No fim acabei por ir para a Scalpel 29er Carbon 2 porque foi a que gostei mais de andar, tem uma posição muito agressiva, é muito eficiente e mais confortável do que uma hardtail. Acima de tudo é muito sólida, ao contrário de outras que parecem "moles" quando têm as suspensões desbloqueadas.
Depois de 300km já dá para dar feedback da máquina nova:
Look
- Continuo a adorar a bicicleta, apesar de preferir todas pretas
Suspensao/Amortecer
- Confesso que não tenho sensibilidade para "leituras de terreno" e esse tipo de feedback, mas o facto é que a lefty funciona na perfeição e é muito mais sólida do que a Reba que eu tinha na 26!
- Inicialmente desconfiei do amortecedor de trás, mas funciona exactamente como pedido. Nem lhe mexo, aquela manivela não dá jeito nenhum, meu rico twinlock da scott!
A descer e a rolar
- É uma diferença brutal em termos de confiança. Passa tudo a voar. Mesmo troncos em que desmontava, agora é sempre a aviar. Aliás, tenho que me acalmar, ando a acumular demasiados KOMs a descer
A subir
- Muito bom, mas só noto grande diferença para a 26 quando o piso é irregular
O que gostava de melhorar
- Os racing Ralph convertidos furam com alguma facilidade em pisos agressivos. O líquido da Stans é muito melhor do que o que lá puseram (não me lembro do nome)
- O twinlock da Scott é um must! Apesar de na realidade não sentir falta em termos de eficiencia, assim que puder ($$$) vou tentar adaptar um.
- Peso, podia ser sempre melhor, mas está leve qb com 11.150. Se calhar para melhorar a fiabilidade dos pneus vai ter que aumentar, a ver vamos!
Fotografias
Primeira volta
Primeiro furo
Peso Ready to ride
Peso sem pedais
1a volta nocturna