Santarém Maratona BTT "Verde Horizonte" - Mação - 13 Novembro 2011

mikuno

New Member
Bem, parece que me cabe abrir este tópico (aposto que o resto do pessoal ainda está sentado no restaurante) ;) mas só mais tarde virei aqui postar o resto...agora vou relaxar um pouco no sofá, mas o amigo Fernando Silva está a contas comigo!!:cadeirada:
Tou danado Amigo Silva, tou danado!!!! :mrgreen:

Lino Silva
 

Nuno Gil 13

New Member
Prova muito dura, em alguns momentos pensei estar a participar num duatlo, taisforam os momentos em que tive que levar a bike à mão.

Vou ser sincero ao dizer que durante a prova comentei com alguns colegas de subida à mão, que se o objetivo da organização era que eu não voltasse pra o ano tinham conseguido.
Mas agora que já dei algum repouso ao esqueleto, digo que para o ano lá estarei.

Quanto à maratona, penso que os 38km era excessivamente exigentes em termos físicos, faltou alguns momentos para rolar e assim facilitar a recuperação.

Como ponto fraco fica o facto de não terem oferecido uma leembrança, julgo que o valor da inscrição justificava isso.

Percurso bem marcado, trilhos giros, abastecimento bom.

Um abraço a todos e até para o ano!
 
PARABÉNS À ORGANIZAÇÃO.

Souberam aproveitar a sua localização geográfica, escolhendo trilhos espectaculares, com passagens por linhas de água muito bonitas, pontes em pedra, aldeias pitorescas, excelente, referindo o percurso dos 40kms. Nem se notou os quase 800mts. de acumulado de subidas.

O início podia ter tido mais alguns kms para rolar e aquecer mais um pouco, face às subidas que encontrámos nos primeiros 15km, mas paciência, foram kms que tiraram no final, visto só termos feito 36km. Algumas paredes que além da inclinação ainda tinham "cola", mas a partir da ZA (havia só 1, certo?) foi sempre a dar gás.

As marcações, a nível geral, estiveram boas, se bem que podiam estar mais próximas em algumas zonas para confirmar a direcção correcta e intersecções cortadas com cal ou spray também não se perdia nada.

Muito bem esteve o Secretariado (a funcionar rápido), os Abastecimentos (com um pouco de tudo) e o Almoço (excelente atendimento). Os banhos funcionaram rápido e quentinhos (para quem foi para as cabines dos árbitros).

Relativamente ao preço referido anteriormente pelo Nuno Gil, realmente foi um pouco elevado, mas refeições em restaurantes saiem sempre mais caras. Na próxima edição a Organização terá de arranjar uma solução mais barata, ou então uma parceria mais benéfica, pois os 15€ têm de ser mais bem aproveitados...

Acima de tudo, na memória ficam as bonitas paisagens e aquelas descidas espectaculares.

Ass: Tufo

P.S.: Daqui por alguns dias publicaremos no nosso blogue o vídeo do evento. Abraço a todos.

Para o próximo ano podem contar connosco novamente.
 

telmo zt

New Member
boas , bom mais um dia de btt , ainda estava na cama e já ouvia a chuva malhar , mas como tinha o objectivo de ir andar de bike não me afectou nada e la fui eu , ja tava a prever que ia apanhar chuva durante o percurso .... mas nem uma gota .
bom levantamento de dorsal foi rápido , os trilhos ... bem muito pesado não cheguei a perceber se era da minha bike , se era do terreno se era das pernas :cool::cool::cool:, mas para o percurso mais fassil custou a chegar ao fim , bom tenho reclamação então onde estavam as meninas no reforço :(:D:cool:como estava na foto a nos receber e tal, bom mas no final soube bem passar a meta, sem me aleijar, e chegar bem , bom banhos muito bom com espaço para tudo , e o melhor o almoço , um belo almoço um dos meus pratos favoritos , espetacularrrrrrrr .:p:p:p:p.. valeu todo o esforço para o ano la estarei.
abraço Telmo pinto
 

JOAO R.

New Member
Boas, Mação é uma Zona privilegiada para o BTT, trilhos espetaculares gostei muito; penso que deveria ter mais bombeiros no percurso para o ano e dorsais plastificados pois o meu só durou 9 Km mas em geral foi um bom evento, espero voltar a pedalar nesta zona com melhor condição fisica para enfrentar as subidas...;)
 

MBttista

New Member
ESPETACULAR!

Resumindo numa só palavra foi mesmo espetacular, o melhor percurso que já fiz em todos nos ultimos 5 anos que levo de maratona/passeios/raids/ect e tal, qual Portalegre, qual Santarém, qual Alte, sem sombra de duvidas Mação tem todas as condições para ter uma das melhores provas a nivel nacional.

O mais importante para mim numa maratona é o percuso e numa altura destas do ano em que já se leva mais de 20 maratonas nas pernas já parece ser tudo igual, mas em Mação foi diferente e por isso me agradou tanto, não cairam na tentação de andar sempre por estradões nem de terem zonas interminaveis para rolar, o percurso era sempre uma surpresa a cada km, quando se pensava "já não dá para subir mais que estou a tocar nas nuvens e ñ é que se subia", e quando se ia a rolar e derepente pimba lá vem mais um single à maneira :) bem fou BRUTAL.

O restantes aspectos, 15€ não foi em nada caro, as coisas não são de borla e dá muito trabalho organizar estas brincadeira em que até a gasolina das motas se paga, os brindes mais uma t-shirt ou uma bujiganga para a caixa não obrigado, por isso valeu pelo percurso esse sim o melhor brinde.

As marcações estavam boas não me perdi e quando se começava a duvidar do caminho lá estava mais uma fita, compreendo que a cal era a melhor solução mas com a chuva que caiu e que se pensava cair no dia não era solução de forma alguma.

Os banhos forma na TEJADA perto do rio tejo onde foi o centro de estagio dos Cocheiros! :)

O almoço estava muito bom, muito bom mesmo, onde nada faltou e onde existiu sempre simpatia de quem serviu a nossa mesa.

Bem e a minha participação resumiu-se a um 2º lugar mas meia maratona com 1h58m, que depois de um estagio de muito vinho tinto, presunto, queijo, chouriça e medronho foi algo de muito bom. :)

Até para o ano pessoal de Mação!

E maratonas como a de Mação só mesmo a de Santo Aleixo da Restauração!
 

ZéJoão

New Member
Caros amigos,
Como elemento da organização, só tenho que agradecer a todos os que nos brindaram com a vossa presença, num dia que apelava mais ao "vale dos lençóis" de que ir para o mato pedalar, a todos os corajosos, o nosso muito obrigado.

Relativamente ao percurso, nós que temos o previlégio de pedalar nesta região, gostaríamos de partilhar convosco todas as zonas, estradões, singles fantásticos que existem por aqui, (e alguns dos participantes que são daqui da zona sabem do que estou a falar) mas aí nem 300 km de percurso chegavam, por isso fizemos uma selecção com um pouco de tudo para mostrar a nossa região.

A semana passada foram dias de muitos nervos e preocupação, com a meteorologia, com os recursos, enfim todo o stress inerente à organização de uma prova destas, mas no final penso que podemos admitir que o saldo foi positivo.

No que diz respeito às marcações, de facto há métodos que funcionam melhor que outros, um deles é a cal, mas com o tempo que tivemos nos ultimos dias era totalmente impossível recorrer a ela, embora tenhamos transportados 3 sacos nas viaturas durante a marcação do percurso, mas optámos por não utilizar porque poderia ser pior a emenda que o soneto. As fitas, já se sabe, na noite anterior o ventaval foi de tal ordem, e mais a mais na serra o vendaval é constante, provavelmente voaram, algumas por acção da natureza e quase de certeza algumas pela acção humana, porque infelizmente há por aqui algumas pessoas que têm uns objetivos de vida muito limitados e sentem-se realizados a fazer estas gracinhas.

Em relação ao preço que foi praticado, não existe nenhuma fórmula mágica para o determinar, mas foi preciso aplicar alguma matemática, nomeadamente contas de "sumir"... Tenho participado em algumas organizações de eventos, e posso dizer que a "Troika" está mesmo a fazer mossa. Em primeiro lugar, neste momento conseguir patrocínios começa a ser missão impossível, as empresas mal têm dinheiro para pagar aos empregados quanto mais patrocinar eventos, há situações logisticas que o custo é o mesmo tendo 10 participantes ou ter 1000, e quando mais de 1/3 dos participantes pagam as inscrições nos 3-4 dias anteriores à prova, é muito complicado conseguir saber com o que contamos, mas com isto não estou a querer sacudir qualquer água do capote da organização, mas o que é facto é ninguem saiu mais rico, pelo contrário, gasóleos, horas, desgaste de carros sai todo do nosso bolso, caso contrario mais vale nem tentar fazer, e aqueles que já participaram em organizações de eventos de BTT concerteza que me compreenderão. Não tenho qualquer dúvida, que no próximo ano com as condições actuais, o calendário do BTT vai ficar mais pobre, porque os eventos com um mínimo de qualidade não ficam baratos e os participantes têm cada vez menos dinheiro para comparecer em massa como acontecia há apenas dois anos atrás.

Relativamente às lembranças, optámos por oferecer apenas uma amostra de um produto da nossa região, no caso concreto um pequeno pote de mel, porque como já aqui foi dito, alguém quer mais t-shirts de qualidade superior para limpar correntes???, eu acho que não, e verdade seja dita qualquer pechisbeque custa 2 ou 3 euros e na maioria dos casos para ficar no fundo do saco até ir para o lixo.

Bem acho que já vos chateei em demasia, resta-me mais uma vez agradecer pela vossa participação e simpatia.
Bem Hajam

José Assunção
 

mikuno

New Member
Bem, ontem não deu para voltar aqui, pois tinha um "polvo à lagareiro" como prioridade! :mrgreen:

Sobre o evento em si e lendo tudo o que já foi escrito aqui, estou de acordo com uns e nem tanto com outros, mas cada um tem a sua opinião! ;)
Não estou arrependido de me ter deslocado a Mação e dificilmente ficaria, mesmo que tivesse caido, durante a prova, uma carga de agua parecida com a que apanhei pelo caminho de ida. Cada local é "sui generis" e dificilmente encontrarão em Portugal dois locais iguais para pedalar. Adorei o percurso, as paisagem, as descidas, a receptividade e simpatia do pessoal da organização, em especial o Fernando Silva, o reencontrar malta conhecida, a companhia ao almoço, pessoa simpatica e residente na localidade que me colocou a par da realidade social e organizativa de Mação.
Já esperava o empeno que levei e acho que foi benéfico para todos os participantes da Meia-Maratona o facto de terem tirado alguns kms à mesma, pois uma prova com esse nome, participam todos aqueles que, como eu, pedalam pouco e fazem este tipo de provas, não por uma questão de classificação, mas sim por gosto de pedalar.

Fazendo eu, como já disse na promoção do evento, parte de uma organização, sei o quão dificil é agradar a todos. 15€, acreditem, não havendo grandes apoios, é um preço justo. A questão dos prémios é outra situação de dificil agrado geral. Quando vou a um evento, não vou pelos prémios, pois de antemão, dificilmente se sabe o que vai ser dado, mas sim pela amizade, convivio e conhecer novos locais para pedalar. Por exemplo, no Trilhos do Liz, na prova de 18 de Dezembro, iremos oferecer o mesmo do ano passado, um calendário de 2012 com as fotos dos vencedores de 2011 e não acredito que alguem deixe de vir por o prémio ser esse, que diga-se, não fica barato cada exemplar.`
É de louvar as organizações que se arriscam, AINDA, a fazer este tipo de eventos, pois, como disse um anterior "comentarista", com a actual crise, vai ser complicado organizar um evento, tendo como objectivo somente os lucros. As pessoas irão selecionar os eventos a participar, dependendo dos seus critérios e deixarão de fora todos os outros, pois é impossivel participar em um cada fim de semana.

Mais tarde virei colocar aqui as "reclamações" . ;)
Um abraço a todos e obrigado à organização pela magnifica manhã de puro BTT! (ah, e ao S. Pedro tambem) :mrgreen:
Lino Silva

www.trilhosdoliz.com
 

edgar24969

New Member
Boa tarde,

Antes de mais parabéns à organização pelo belo evento que nos proporcionou.

Participei na meia maratona e achei o percurso espectacular, tinha de tudo um pouco, subidas longas, descidas longas, single tracks e até um sector com mais de 1km de alcatrão para esticar as pernas.

Apesar das chuvadas dos dias anteriores, o piso encontrava-se ainda assim em boas condições, não haviam zonas que não fossem cicláveis.

Sempre que haja passeios por essa zona contém comigo, desde que a disponibilidade pessoal assim o permita.

Respondendo ao correiabt, no meu "conta voltinhas" deu 36,8 km com 960m de acumulado em 2:10.

Cumprimentos,
Edgar (Lobos do Carvalhal)
 

P.Bispo

New Member
Boas companheiros do pedal, apenas corroborar o que aqui tem sido dito, foi realmente uma boa, boa???? belissima maratona, muito boa mesmo, os banhos quentes que nesses dias sabem sempre bem, a comida o espaço e as pessoas envolvidas tudo 5 estrelas o percurso, então e a zona espectáculo hã?? espectáculo, (só tenho pena de não ter efectuado os 65, mas outros valores se levantaram...). Assim e em nome da rapaziada do BTTSOR que ai esteve presente obrigado pelo grande dia de btt, não desistam que quero ir ai outra vez para o ano.
Cumps.
P.Bispo
BTTSOR
 

filippus

New Member
Boas,

Em primeiro lugar quero agradecer a todo o staff envolvido nesta maratona Mação já merecia um evento desta evergadura.

Embora conhecesse pelo menos 1/3 do percurso os outros 2/3 foram uma grande e agradável surpresa.

Não é fácil organizar eventos desportivos, arranjar patrociníos, 15€ na realidade não achei caro, não me importo de pagar desde que tenha qualidade.

Ontem saí de Mação com um sorriso na cara, revi amigos dos tempos em que estudei por Mação e divirti-me a brava com o meu amigo Pedro Tavares de Proença-a-Nova com quem tinha combinado fazermos a maratona nas calmas.

Quanto a prova em si, se virmos o que choveu nos dias anteriores, já se previa que o piso estivesse pesado.

Adorei o percurso da maratona, duro, com subidas intermináveis, descidas cheias de pedra e vertiginosas, passagens por pontes romanas, tivemos direito ao melhor que o concelho de Mação pode oferecer.

O percurso estava marcado 5***** era impossível perder-se.

Banho de água quente e almoço no meu grande amigo Pica-Fino sempre com qualidade acima da média, só pelo almoço valeu os 15€.

Deixo aqui o link com o track da maratona: http://www.gpsies.com/map.do?fileId=jzcbhozevcdcnoxc

Atenção que o link começa junto ao pavilhão, a altemetria final confirmei-a com o amigo Silva quando acabei e no meu gps marcou-me 1637m de acumulado, no gpsies tem sempre tendência a mais.

Uma pequena sugestão a rever os abastecimentos, em vez de sandes bolos secos e a data do evento seria mais agradável fazer esta maratona noutro mês, deixo a minha suguestão no fim-de-semana da festa de Santa Maria em Setembro.

Abraços e qualquer coisa desde que esteja pela Ladeira estou sempre a disposição.

PS: O meu amigo Pedro Tavares tirou algumas fotos do percurso na maratona assim que possível será postado aqui um link para poderem visualizar as mesmas e verem as vistas que perderam. eh eh eh
 

Zé_30

New Member
Parabéns Organização !!!!! :clap:
Estes é daqueles eventos que nós queremos, fizemos quase 300 km para estar ai presentes, mas valeu a pena !!!!! :D
Um percurso que tinha tanto de exigente como de espetacular !!! Simplesmente magnifico !!!! Disse quando cheguei á linha de meta e repito é o percurso mais bonito que fiz até hoje !!!
Quanto aos restantes aspetos, organização muito boa tendo em conta os recursos humanos, um trabalho excelente nos trilhos, sinalização boa tendo em conta as condições meteriológocas, abastecimentos não utilizei, banhos também não, almoço excelente !!!
Resumindo, será certamente uma pena se esta prova não se repetir para o ano, contém connosco, aproveitem os recursos naturais de Mação e a carolice da Organização, para no ano que vem terem ai o dobro dos participantes !!!!

Um abraço e obrigado pelo excelente dia de Btt ! :venia:

José Reis www.bttcocheiros.net
 

Rui Marçal

New Member
Estou a ver que a prova passou perto de Envendos onde nasci e muito pedalei por aqueles cabeços. Pelo menos nessa parte o percurso é brutal que conheço de outros tempo.

Moro em Santarém e agora faço BTT e tenho de lá ir brevemente...
 

mikuno

New Member
Ora bem, chegou a hora da verdade!! :mrgreen: Bem, a hora de verdade e do Amigo Silva levar uma valente :cadeirada:
Foi-me prometido uma altimetria deste tipo:


e que encontrei eu?! Aquilo que se viu!! Subidas de fazer doer as pernas, descidas de arrepiar :aiui:, excelentes marcações... Aliás, boas demais!:barafustar: Conto sempre com más marcações para dessa forma conseguir ultrapassar quem se engana, mas nada...passei somente dois, porque iam na conversa e pouco tempo andei à frente deles :mrsock:.

Falta de entreajuda...vai um gajo à rasca a subir e quem passou por mim não foi capaz de dar um empurrãozito, fogo!:hmmm:

Reforço, bem colocado, sem duvida, MAS CADÊ AS GAJAS???!!:barafustar: gajos vi a deleitarem-se com os biscoitos, as bananas, as sandochas, as laranjas, mas gajas...NADA!!!:mrsock:
dsc05789p.jpg


Até que estavam por lá umas moçoilas giras (inclusive uma a tirar fotos), mas GAJAS descascadas...só as bananas e aquela que costumo montar.
dsc05791c.jpg

dsc05796l.jpg


Lavagem de bikes...quem quisesse que lavasse a sua, sem champô, sem nada! É pá, por 15 aereos, bem que esta malta merecia uma toalha! :rotfl:
dsc05795r.jpg


Paisagem..bem aqui está a razão de me ter atrasado tanto...fiquei hipnotizado!!!:shock:
dsc05792i.jpg


Vejam só como era perigoso os precipicios sem qualquer proteção!! Caso um tipo adormecesse e virasse à direita, era queda certa...e o pessoal ainda se ri..!:choneh:
dsc05793an.jpg

dsc05794ij.jpg


Conclusão: Pró ano, só não me apanham lá de novo, se não organizarem a 2ª edição!! :mrgreen:
Agora venham lá essas fotos, que eu quero ver se fiquei bonito! :rotfl:

Um abraço a todos e mais uma vez obrigado pela excelente manhã de BTT
Lino Silva - Trilhos do Liz
 
Top