SantaCruz Nomad Carbon

#86
Muito tempo sem um post desta maquina e como com o Bos Stoy passei para outra dimensão resolvi partilhar.

Montei a Nomad carbon com um DHX 5 air 2010 e passei montes de passeios a fazer afinações, até conseguir uma que fosse um bom compromisso, mas nunca mais do que isso.

A bike que já era fantástica passou para outra dimensão e agora é a Talas 36 que tem dificuldade em acompanhar o ritmo em que passamos a rodar.

Apesar de ser a minha 1ª experiência com uma mola é impressionante a diferença abismal de funcionamento, que se verifica logo com as afinações de origem, que alias é usual com a BOS. Penso que esta sensação tem a ver com um funcionamento de hidraulico realmente melhor, que demora tempo até começarmos a ter necessidade de fazer ajustes de velocidade em LS e HS.

Afinei a mola para SAG de 35% e 2 clics de rebound mais lento e já estava a rodar a velocidades que achava impossíveis mesmo com uma Nomad.

A sensibilidade é verdadeiramente impressionante e só sentindo se percebe a diferença para o FOX DHX5 air, que neste aspecto parecem do século passado. Aqui os rolamentos de agulhas fazem maravilhas, mas a forma como o faz sem afundar é muito boa.

Relativamente ao Fox passei a andar numa posição mais elevada, para um SAG semelhante e nota-se principalmente a subir, onde agora raramente utilizo o Talas da fox da frente.

A descer era evidente que iria ganhar e foi isso que me levou a fazer a troca, mas existem ganhos claros a subir zonas tecnicas, pela sensibilidade e tração que permite. Claro que é um amortecedor de DH e por isso a subir estradões nota-se um ligeiro bombear, que pode ser compensado em afinação LS, mas claro sem a patilha do propedal do FOX



Uploaded with ImageShack.us
 
#88
Hoje experimentei a do Rui da ProCycle - Braga

Linda a pintura branco mate, sinceramente entre esta e a minha Blur LT alumínio ??????? é que pesa o mesmo que a minha e tem 160mm.
O que mais me surpreendeu foi o Shimano XTR de 10 velocidades MESMO MESMO muito bom, até mesmo os travões.













 
#90
Aliás de momento, até pesa menos (está pelos 12kg e 100gr) devido a não ter o Joplin!!! Não te esqueças que a minha na frente tem uma Fox 32 Van, esta tem uma 36 Talas com Kashima, acho que pesam quase o mesmo.
 
#91
Até parece mal uma bike de 160 pesar isso:mrgreen:
Ele que a deixe engordar um bocadinho, bash, guia, joplin e uma molinha ficava no ponto:shock:
 
#93
Boas pessoal sortudo... :)

É a minha bike de sonho, mas e o comportamento a subir?
é que aqui na minha zona (Guimarães) existem descidas fabulosas, mas para as descer é preciso subir.... algumas tipo paredes.

Abraço
 
#94
Sinceramente ESTA sobe tão bem quanto a minha, claro não podes esquecer que esta tem a Talas e é tudo XTR, Crossmax ST .... que a faz bem leve!! Tem uma geometria um pouco mais relaxada que a minha tanto na direcção como no tubo de selim.

Mas não esqueçam tem tudo a ver com o que a malta faça

Nomad é para quem faça uns saltos, DH sofá, Manzaneda Bike Park ...
Blur LT é para trilhos, saltinhos pequenos, trilhos técnicos
Claro que agora, com as Nomad de carbono, estas ficam quase no mesmo patamar que as Blur LT de alumínio!!!

Mas liga à ProCycle que ele agenda um teste
PROCYCLE
Largo do Espadanido, Loja 3A
4715-024 BRAGA
Tel: 253 006 195
E-mail: geral@procycle.pt
Contacto : Rui Abreu
 
#96
Boas pessoal sortudo... :)

É a minha bike de sonho, mas e o comportamento a subir?
é que aqui na minha zona (Guimarães) existem descidas fabulosas, mas para as descer é preciso subir.... algumas tipo paredes.

Abraço
A morar em Guimarães tens sempre o teleférico e depois tens as pistas para descer:pipocas:


Off-topic: Não sabia da existência do bike park de Manzaneda, muito interessante;)
Vou lá este fim de semana e adivinhem que bike vai lá andar?
Pois é este bichinho:

E já com RC4 :afro: