SantaCruz 29er Tallboy Carbon

JNR

New Member
Acho que é no bike radar, numa comparação generica entre 26'r e 29'r está uma foto de uma descida, penso que numa prova de xco, bastante técnica, com muita pedra e vai toda a gente (26'r) à mão e vem uma 29'r (a rider até parece feminina, não sei se até foi posta essa de propósito ;)) a abrir por ali abaixo...que fiquei a pensar fiquei...

Uma coisa confesso, a tallboy é das poucas 29'r que não me parecem desproporcionais...então em HT's...por acaso as novas bianchi 29's HT's...
 

SURFAS

New Member
Quando te montas na Tallboy não notas que estás numa 29", isto dito por mim e por um amigo que deu uma voltinha e já faz BTT desde princípios dos anos 90.

Tanto a descer como a subir em trilhos técnicos bate as 26", a Tallboy tem a particularidade de apesar de só ter 100mm de curso ser bastante mais polivalente que a Spech ou a Giant. Aliás bastante brincalhona, só apetece é abusar de todos os saltinhos que se encontra .... eu abusei. Talvez por isso tenho ficado sem pneu da frente por 2 vezes (e sem pele nos meus joelhos :D), aliás uma das câmaras de ar não durou 30 min, mas não digam nada ao César :oops: !!!
 
Last edited:

JNR

New Member
O mesmo "veiculo longo", penso que foi ele, até disse que em termos de suspensão frontal, ele tem uma fox, até deveria ter comprado uma de 80mm.

Não sei se alteraria muito a geometria mas era capaz de ser (ainda) melhor nas subidas.

POis, essa dos pneus, eu tb li essa ;) talvez os ignitor tenham o talão lateral muito fragil ou a pressão não era a correcta e dobraram, será?

Eu inicialmente iria dizer que era por estares habituados a medidas mais generosas, mas furos não tem a ver com hábitos.
 

SURFAS

New Member
Furos ??? Não foram furos, foi mesmo rasgos na câmara.

80mm não, porque iria estragar a geometria da mesma e geometrias deixemos para os mestres da Santacruz.
 
Alguém falou em "veículo longo"?

DSCF7121%252520%252528Small%252529.JPG


;)

Quanto a trilhos técnicos de 29er... a subir, graças ao VPP é sempre de roda colada no chão e o incrivel é que vai sempre a acelerar e só apetece mesmo dar saltinhos e roda no ar :) A descer em curva notei grande segurança e fiquei espantado com a ausência de torção lateral, principalmente na roda da frente graças ao eixo de 15mm.

Em breve faço uma análise do comportamento da Highball...
 

SURFAS

New Member
A primeira revista da especialidade a nivel internacional
MB_MAIN_LOGO2.gif


Nomeou a Tallboy como a bicicleta do ano!!!!

BI0811MOUN004.jpg

"THE BEST OF THE BEST:

THE SANTA CRUZ TALLBOY CARBON




After four days of testing bikes, we asked ourselves a simple question: If we could ride only one model for the next year, which would it be? With so many contenders to choose from, it could have sparked fierce debate among the test staff, but we agreed unanimously: The Santa Cruz Tallboy stole the show.



While each of the winners excelled within its category, the Tallboy's versatility set it apart. Whether we were grinding up a climb or ripping down a sketchy descent, the 29er was a blast to ride; it seemed at home in every situation. Its stiff frame, brilliant suspension platform, swooping lines, and spot-on parts package also earned high praise.



But the biggest complement came from a notoriously fickle tester. "The Tallboy was a revelation," he said. "It's the only full-suspension, geared 29er I've ridden that didn't remind me I was riding on a bike built around larger wheels every second."



It became clear that the Tallboy possessed that rare and transcendent alchemy of materials, craftsmanship, and performance shared only by elite bikes. There's no debating it: The Tallboy is our favorite bike of 2011.
"
 

JNR

New Member
esta malta esta toda comprada, toda, toda, :)

(aliás, quem tirou a foto vê-se mesmo que não percebe nada disto, onde está o estradão, o passadiço da Expo, a marina de cascais, onde, vá..., rais parta...)
 
M

MRibeiro

Guest
Um dia eu vou ter uma destas, mas vou mesmo!
Para que não experimentou, recomenda-se vivamente!!!!!
 

Bazan

New Member
Podem explicar-me a diferença entre a Blur XC Carbon e a Tallboy Carbon. Ambas são direcionadas para o XC, certo?

Podemos comparar com os modelos da Specialized, isto é, a Epic e a Stumpjumper?
 

SURFAS

New Member
Não tem nada a ver uma com a outra. Sim ambas estão no catalogo na secção Xc, mas a Tallboy de Xc só mesmo o peso. É uma bicicleta bastante divertida, em que qualquer rocha serve para dar uns santinhos. Sim é leve, rola muito bem, talvez melhor que as 26", passa por rochas e raízes muito mais facilmente que uma 26", o diâmetro da roda faz uma diferença em trilhos técnicos e inclinados e em estradões onde com uma 26" para ires a uma velocidade x tens de fazer um esforço de pernas de 60% na Tallboy vais à mesma velocidade x, mas com um esforço de pernas de 30%.
Onde a Blur Xc pode assustar alguns bateristas, nas partes técnicas, a Tallboy dá a confiança de uma, por exemplo, Blur LT!

A Tallboy poderá estar entre as Stump, mas depende muito da montagem!
 
Last edited:
Viva pessoal do pedal

Venho aqui comentar a minha experiência com uma bike deste modelo recentemente adquirida no pernalonga, BRUTALLLLL

Náo tem nada a ver com nada, é água do vinho, a subir a descer a rolar, a determinada altura julguei do conta km estar avariado tal era a velocidade com um controlo e estabilidade espetacular.

Troquei de bike no final da volta pra o meu amigo experimentar, ele tem uma santa cruz blur xc de carbono, até parecia que ia de tricicolo.

Quem não experimentou uma tallboy se não quer gastar dinheiro, tambem nao experimente :) mas deve sempre experimentar pra ver a grande diferença pra uma roda 29.

Deixo aqui algumas fotos (se conseguir) da bike no final da volta de ontem.

dsc02314ia.jpg
dsc02312a.jpg
dsc02311z.jpg
dsc02310r.jpg


Boas pedaladas

Marco Anileiro
 

SURFAS

New Member
Linda já com o novo RP23 com Kashima.
Esses pneus ..... Fast track da Spech???

Se for muuuuuuuda antes que dez uns valentes tralhos e experimenta uns discos maiores na frente!
 
Pra ja vão andando, assim como o disco, ja me falaram pra trocar.

Mas vou experimentando.

Os pneus tambem nao os achei grande coisa, mas tb parece que tinha muita pressao, amanha vou experimentar de novo, com menos pressao.

Boas pedaladas

Marco Anileiro
 

RTC

Super Moderador
Linda linda e já com Fox 2012! :)
Muitos parabéns!

Esse guiador 3T agrada-me mas é pena ter só 3,5º de recuo.
Surfas, que mal têm os Fast track na tua opinião?
 

SURFAS

New Member
Tenho um amigo que me pediu a opinião, não me ouviu, eu tinha-lhe dito Maxxis Ardent para o andamento dele. Na semana passada falou de novo comigo, "epá e tal os pneus .... já fui 3 vezes ao xão!!!" :mrgreen:

Não se pode escolher pneus para uma roda 29 como para uma 26, são diferentes. Porque com uma 29" numa descida ou numa parte técnica, irá-se sempre mais rápido do que com uma 26". A travagem também é diferente para alem de precisar de um disco maior ou de travão de dois bombitos ou mais fortes (atenção vejam os novos Formula RO ou os The One), os pneus também necessitam de maior contacto com o terreno.

Posso aconselhar para quem faça Xc/maratonas os Schwalbe Racing Ralph 2.25 ou para os "velhos do Restelo" 2.1, para o Inverno/lama Bontrager Mud X com borracha mais mole, para os mais radicais Nobby Nic 2.35 ou os Bontrager 29-4 talvez muito idêntico a nível de performance como o Maxxis High Roller/Minnion.
Agora algo bastante polivalente será Maxxis Crossmark 2.1 atrás e Ardent 2.25 na frente e haverá UST para muito breve!!!
 
Top