300km de Tallboy
Tive o prazer de recentemente testar a Tallboy antes de me render de corpo e alma a uma roda 29...
O percurso escolhido coincidiu com uma ida ao Caramulo que voltou a ser repetida no passado feriado:
2 x Aveiro – Sernada – Caramulo – Águeda – Aveiro
2 x 150km
2 x 3500m acumulado
Montagens testadas:
No primeiro teste a montagem usado foi a já referida pelo SURFAS no seu post em que fala do test-drive. Sinceramente, quando peguei na bike como ela estava, com guiador elevado, avanço na posição normal com inclinação positiva e as Mavic C29ssmax e estanto habituado a uma 26 mais race, fiquei logo de pé atrás porque de facto parecia um camião, mas mesmo com essa montagem, depois da primeira volta nos trilhos engoli logo os pensamentos que tinha tido.
Se no final dos primeiros 150km eu estava rendido e bastante surpreendido com o comportamento, quando o Cesar me disse que a bike iria levar outras rodas e guiador para ficar mais “race”, fiz logo reserva para um segundo test-drive com a nova montagem e nada melhor que fazer o mesmo percurso para ver a diferença.
O que mudou na bike:
Guiador/Avanço: Passou de um sobre-elevado para um recto de 650mm e em carbono (3T XIDRA LTD) e o avanço também passou a ser um 3T Team montado invertido o que deu uma posição de condução mais agressiva e que facilitava as subidas. Por ser um guiador de 650mm, a descer não compretia nada transmitindo igualmente grande controlo.
Nas rodas a maior diferença. As Mavis C29ssmax passaram a ser umas ZRT Cret 29er com cubos DT-SWISS 240s e raios DT-SWISS. Os pneus passaram a ser o novo Specialized Fast Track 29x2.0 atrás e o Specialized The Captain 29x2.0 na frente ambos tubeless. Na minha primeira volta, na frente tinha montado o MAXXIS Ignitor 2.1 e já o Spec Fast Track. Já habituado ao Ignitor, mas em 26x1.95 não tive grandes problemas com ele mesmo montado com câmara.
Estas mudanças deram mais agressividade à bike e uma posição de condução mais race e que facilita as subidas.
Peso do novo conjunto: 11,8 kg
com pneus pesados e equipamento que não compromete!
Comportamento:
A subir:
Não tivesse eu já experimentado uma Blur XC em carbono e teria ficado ainda mais espantado. Numa roda 29 acho que o VPP funciona ainda melhor uma vez que a área de tracção do pneu é maior sendo assim a força da pedalada melhor canalizada para as rodas e consequentemente, ao pedalar em pé e em força, sentia bem a traseira “bloqueada”. Não que Blur XC não o tivesse já sentido, mas na Tallboy senti mais.
É impressionante a agilidade e rapidez com que se sobe com esta bike. Em trilhos técnicos de pedra e regos não dá qualquer hipotese a quem vá de 26 a transpor as mesmas irregularidades, ainda para mais com o VPP a colocar a roda colada ao chão mal consegues derrapar e sentes bem a rapida progressão no terreno.
A descer:
Para mim é “Point and Shoot”
Se a pedalar em subida os obstáculos são transpostos agilmente, a descer ainda mais à medida que as rodas aumentam a sua velocidade e transmitem segurança em curva (nunca senti torção das rodas, quer as Crest quer as Mavic) e com as suspensões desta bike não à buraco que não seja transposto por onde se aponte o guiador. Descidas acima dos 70km/h no Caramulo foram feitas bem acima do limite normal para quem vem habituado a uma rígida hard-tail. Aqui a mudança das rodas fiz alguma diferença. Senti-me mais seguro a descer com as Mavic do que com as Crest, mas também o terreno assim o ditava. Muito vento e descidas com muita gravilha faziam com que a bicicleta paira-se por cima das pedras com as Crest. Lembro-me pelo menos que com as Mavic ia mais enterrado no trilho. Achei curioso que o curso da Fox raramente foi socilitado na sua totalidade, provavelmente muito por culpa da roda 29 que possivelmente deverá poupar a suspensão na absorção das irregularidades mais pequenas.
A rolar:
Basicamente a rolar, é ter pernas e mesmo que a aceleração não seja de uma 26 race, depois de embalada, a Tallboy como outra 29 mantém o ritmo e depois é mesmo só ter pernas. Os cubos DT-SWISS são qualquer coisa e aqui fazem a diferença.
Geometria:
Com a FOX a trabalhar nos 120mm associada a um espigão de selim com algum recuo, a dianteira levantava sempre um pouco, mesmo andando com o avanço invertido e sem espaçadores. Não sei se a 100mm deixaria de andar sempre a levantar, ou se bastava meter um espigão com 0mm de recuo. De resto, para mim que tenho 1,90m, o quadro em L assentou que nem uma luva tendo-me sentido muito bem no meio de duas rodas um pouco maiores que o normal
Conclusão:
As opiniões gerais de quem vê são “que besta”, “parece um camião”... as de quem anda são “brutal” e a minha opinião é mesmo essa. Dinheiro houvesse e esta bike era perfeita para quase tudo. Sobe incrivelmente bem, desce ainda melhor e por onde se apontar, e a rolar é ter pernas para aguentar o que ela pede. Mais e mais velocidade!!! Sem dúvida que para o traçado em questão é perfeita!
Agradecimentos ao César da loja Pernalonga em Aveiro por ter a Tallboy disponível para teste e ao mais alto nível