SantaCruz 29er Tallboy Carbon

Olha ela parece-se mais com a BLT2 do que com a Xc.

Agora as relações depende do gosto pessoal, andamento, pernas ... eu como gosto é de técnicos e de rolar com relações leves, prefiro o novos 10v mas com um prato 22 na frente! Que faria com que tivesses a avózinha igual às 26".
As rodas Mavic se esperares mais um pouco, vem ai as novidades, não gostei das C29Max e tenho na minha BLT2 as Crossmax ST e gosto muito, mas quase todas as rodas 29" tem o mesmo defeito - rigidez!! A nível de cubos, apesar de ser fã da Chris (até o meu eixo pedaleiro é Chris King) a nível de cubos - DTSwiss 240, não há melhor (só Hadley mas é difícil arranjar cá) com aros Mavic ou a montagem do César, mas se ele tiver mete os cubos DT Swiss 240.
Na frente ... avanço 70mm com guiador low rize ou recto.
Atenção para contrabalançar as rodas 29", os avanços devem ser mais curtos que nas 26" e os pneus mais largos, recomendo 2.2 no mínimo.

Agora repara a minha bikla tem pneu 2.35, Joplin, avanço curto é para trilhos MESMO, quem faça estradões, xc iria preferir talvez pedaleira dupla ...
 
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Boas Surfas, agradeço a tua opinião e coloco-te aqui mais alguma informação. O meu gosto pelos trilhos não é semelhante ao teu. Gosto mais de estradões e subidas duras (podem ser técnicas), a bem dizer também gosto de percursos com alguma técnica, mas o meu kit de "faróis" não me permite ir depressa. Por isso acho que as 10v com prato triplo será a mais indicada. Quanto às rodas ainda não sei se oipte por esperar pelas novidades Mavic (esta opção pode retardar a compra) ou se monte umas rodas com cubos DT Swiss ou Chris King. Confesso que gostei da montagem que o César tinha na de testes (aros no tubes e cubos Chris King). Quanto ao avanço estava a pensar utilizar o que tenho Thompson X4 de 90 ou 100 mm e praticamente sem inclinação. Vou ponderar estas variantes e falar com o Imperador das Bikes para saber a opinião dele.
Obrigado pela ajuda, boas pedaladas.
Poeira
 
Os Chris King são bem mais bonitos e bastante bons, apenas os DT Swiss 240 são ... melhores e o engate mais preciso e rápido, embora muitos nem notem.
Por isso podes confiar na montagem do César. O avanço mete o que tens e experimenta, depois logo vez se gostas da posição.
Eu também testei essa Tallboy e digo, poças parecia que já andava nela à muito tempo, aliás senti-me mais confortável que na minha Blur LT2 com 3 anos em cima dela.
Mete guiador recto.
 
M

MRibeiro

Guest
Permitam-me discordar das vossas opiniões, eu já tive umas rodas com DT240 e aros Crest e umas com Chris King e aros Crest, a diferença é enorme os King rolam muito melhor e a qualidade de construção no interior é impressionante.
Porém como tudo na vida, existe sempre o lado B, têm mais peças móveis e são muito mais sensíveis logo tem que ser mantidos regularmente, tirando isso tudo o resto é paisagem...

Quanto ás relações, tenho um pedaleiro duplo 38/24 ou 38/25 conforme o que monte no dia, com uma cassete 11-36, não quero outra coisa nem vale a pena o triplo, funciona lindamente mesmo com um desviador da frente de estrada.

Agora pneus, a combinação Continental X-King na frente e Maxxis Ikon na traseira, são perfeitos!
 
O teu pedaleiro com essa relação tem de ser Sram. É marca de pedaleiro (Truvativ) que eu não aprecio. Gosto mais do funcionamento da Shimano, é mais suave. Estou a ponderar montar XTR triplo 24-32-44, é a minha relação de sempre. Dá para tudo, subidas íngremes, estradões e até estrada. Quanto a cassete, como é roda grande, é melhor 11-36.
Esta é a minha modesta opinião.
Boas pedaladas.
Poeira
 
Sim deve ser Sram, em termos de pedaleiro a shimano será mais suave, mas em termos de desviadores traseiros gosto muito mais da Sram que Shimano. O Shimano na traseira é mais "saltitam" que o Sram, ou seja a corrente vai mais instavel, isto é a minha opinião!
 
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M

MRibeiro

Guest
Pois mas o meu pedaleiro é Shimano XT785 duplo, 38/26, mas com um prato de dentro de 24 dentes, o desviador traseiro é um XT785 e o frontal um Dura-Ace 7800, com shifters XTR980, funciona tudo lindamente!
Também tenho um Rotor 3D+, isso é outra loiça...
Agora um prato 44 com uma cassete 11, numa 29er só se for para um sprint em estrada a mais de 60km/h.
 
É mesmo finalmente!! Uso Mavic Crossmax desde 2002 e à 2 anos testei a Tallboy com as C29Max que se equipavam às Crossmax ST, mas a nível de rigidez nada parecido, era apenas uma ST com um aro de 29"!!

Podem ler aqui a pesquisa feita pela Mavic afim de proceder a umas rodas 29" afim do nome Crossmax.



" Mavic had planned a Crossmax SLR 29 last summer as a 2012 product, but development took longer than they thought so the launch was delayed until now. Initial prototypes simply made a 29er version of the Crossmax, but it was flexy and weak.

Mavic’s engineers said there’s a cubic decrease in stiffness as diameter grows. So, a 29er wheel would be about 39% less stiff than a similarly built 26″ wheel. A 29er wheel also has 40% more inertia, and spokes have a lower frequency but higher intensity stress, which can affect reliability. These are the challenges, skip through to see how they overcame them and more…

They tested more spokes (24 rather than 20), which fixed stiffness but added weight. They also tried stronger spokes and keeping it at 20 spokes, and that gave them the strength they wanted with minimal weight increase. But, in both cases, they noticed cracks appearing in the rim.

Interestingly, Cannondale test riders were saying that with 24 spokes, the wheel was more comfortable because spoke tension could be lower. With 20 spokes it was harder, stiffer and faster. That translates to racier, and that’s what they preferred.

The solution was to increase the thickness of the rim’s sidewall extrusion by 0.6mm. It’s a surprisingly small amount of extra material, but it solved the cracking problem. They also adjusted their ISM 3D milling from what’s done on the 26″ rim to balance strength with weight savings. Great, right? Not yet, this led to driveside radial lacing spokes breaking. They fixed this by giving only those spokes a special bead blasting treatment that increased strength without adding weight. After all this, the wheels held up in their field and lab tests.

Claimed weight for the new Crossmax SLR 29 is 1620g (755g front / 865g rear). Hubs work with all standards – Front 9/15 and rear 9/12 x 135/142 and they’ll come with all axle adapters in the box. And, as spied earlier, there’s a Lefty version, too! Spokes are their Zicral bladed spokes. Should be available in early June. $999.90 msrp.



While the SLR presented the most technical challenges because it had to be super lightweight to live up to expectations, the ST needed to be strong since it’s aimed at the All Mountain category. Surprisingly, Mavic says very little special features were needed to grow the wheel from their 26″ version and it still exceeds all of their test standards. It uses the same hubs as the SLR, the differences are that the rims don’t get the ISM 3D treatment, just basic ISM, and their round Zicral spokes with 24 front and 20 rear. So, while the weight difference between the two sets isn’t massive, but it’s rotational weight so the difference in feel should be more dramatic than the numbers may imply.

Claimed weight is 1710g (825 front / 885 rear) and it works with all axle standards, including Lefty and a 20mm front thru axle…something the SLR doesn’t have, but they come set up for 15mm thru axle front and other front axle adapters are available aftermarket. This and the Crossride 29 should be available in the fall around Eurobike time (late August/early September). $824.90 msrp.



The Crossride brings Mavic’s wheels to the masses. Claimed weight is 2020g thanks to reinforced rims for the larger wheel size. It uses standard spokes and nipples and downgrades to their TS-2 two-pawl engagement system. But it’s only $299.90 MSRP. It comes with 15mm front axle and 10mm QR. Other axle adapters are available separately.

Rim width is 19mm inside on all three. The SLR and SL are available in either 6-bolt or Centerlock disc brake hubs. The Crossride is only available in 6-bolt.
COMPARISONS & ACTUAL WEIGHTS


2013 Mavic Crossmax SLR actual weights: 755g front, 882g rear (with quick release axle endcaps).


2013 Mavic Crossmax ST actual weights: 831g front, 893g rear (with 15mm thru front, quick release rear axle endcaps).


2013 Mavic Crossride Disc 29er actual weights: 831g front, 893g rear (with 15mm thru front, quick release rear axle endcaps).
"
 
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Finalmente nasceu! Depois de alguns dias a babar pela menina finalmente viu a luz do dia. Agora só falta bombar no trilho. Ficam as imagens e a descrição.
Abraço a todos e boas pedaladas.
Poeira.










Quadro: Tallboy Carbon c/ amortecedor FOX RP23 Kashima - Vermelho
Suspensão: FOX F29 - 120 RLC FIT preta QR15 Tapered Kashima - preta
Caixa de Direcção: Chris King Tapered - Vermelho
Guiador: Easton Monkey lite XC Low Riser
Avanço: Thompson Elite X4
Espigão de Selim: Thompson Masterpice
Mudança de Trás: Shimano XTR SGS - 10v
Mudança da Frente: Shimano XTR
Manípulos de Mudanças: Shimano XTR - 10V
Pedaleiro: XTR 24-32-42
Movimento Pedaleiro: Chris King - Vermelho
Cassete: Shimano XTR 11-36 - 10v
Corrente: Shimano HG94 XTR
Rodas: Chris King| NoTubes Crest 29er | DT Revolution Pretos | Cabeças de raio Vermelha
Travões: Hope Mono Mini
Punhos: EsiGrips em Gel
Selim: Selle Itália SLR kit carbonio
Pneus: Maxxis Ikon 29x2.2
Liquido No Tubes
Pedais: XTR race

Peso: 11.2Kg
 
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