SANTA CRUZ - SOLO 27.5" - 125mm curso

RTC

Super Moderador
#6
Uma opinião de entendidos:

Tenho uma Fuel EX9 de 120mm que tenciono tentar vender daqui a uns tempos para montar outra bike com 140mm, para um AM mais agressivo ou Enduro. Uma das fortes hipóteses seria uma IBIS Mojo HD (ou a SL, pois não vi bem as diferenças entre elas), de 140mm.
É comparável uma Ibis Mojo HD com uma SC Solo 27,5 de 125mm para o mesmo fim?
Qual serão os pontos fortes de uma e de outra?

Obrigado
 
#7
Boas RTC! Não sou grande entendido, mas.. a Mojo HD penso que tem 160mm, logo é pensada para uma utilização bastante agressiva e acho que pode levar suspensões até 180mm.. a Solo é uma bike de trail.. se a levares para Sintra ou Lousã, provavelmente até se safa, mas não é a bike ideal para esses sitios. Acho que a Mojo SL só tem 140, e se calhar também podes olhar para a Bronson que tem 150mm (e o quadro em alum pesa o mesmo que a Solo). A meu ver uma bike de 140/150 atrás é o ideal para quem quer polivalência, até porque normalmente permite tanto fazer uma montagem leve com uma suspensão de baínhas 32, como uma montagem mais agressiva e suspensão 34/35/36.
 

RTC

Super Moderador
#8
Por querer polivalência é que não pretendia mais de 140mm mas que o mesmo tempo permitisse abusar sem receios em qualquer descida. Mas a ideia era uma coisa que não se arraste a subir.
Penso que a Mojo HD também tem opção de 140mm.
 
#9
Não estou bem por dentro dos modelos da SC, sobretudo os actuais, mas concordo em absoluto com o mlouro. Partindo do principio que manténs 2 bicicletas (presumo), eu, na mesma situação, iria para algo com mais curso, dentro das hipóteses, a Mojo HD ou a Santa Bronson. Outra hipótese, dentro daquilo que falo seria algo do género da nova Enduro Carbon - leve e com curso suficiente para (quase) tudo. E não acho que "se arraste" .

Esta Solo será muito semelhante à tua Fuel EX. E depois é como o mlouro disse e também concordo: uma pessoa até "faz" e "vai fazendo", mas percebo perfeitamente o que sentes - não é a mesma coisa :)

Boas escolhas.
 
#10
RTC: o quadro da Mojo HD de 140mm é exactamente o mesmo da de 160mm. O que muda é o tamanho e o apoio do amortecedor (http://www.ibiscycles.com/bikes/past_models/mojo_hd_140/).

Visto que tens bike de XC, acho que a escolha mais sensata seria ir para algo mais para o lado dos 160.
Se tiver baixo peso (carbono...) e uma geometria que não bombeie (Santa Cruz, Ibis, Mondraker, etc), são bikes perfeitamente capazes de subir qualquer coisa desde que não seja em ritmo de corrida.
 

RTC

Super Moderador
#11
Obrigado Jorge e Miguel.
Neste momento isto anda apenas em estudo. Também não tenho pressa. Ainda nem sei os valores que poderei libertar para a compra.
E ainda tenho que estudar modelos idênticos em alumínio que sejam válidos porque para estes modelos SC/Ibis em carbono a coisa doí.
Além do mais, tendo em conta que a utilização desta bike será esporádica, não vale a pena enterrar muito dinheiro numa topo de gama.
 
#12
Como já testei todas menos a Solo, posso-te dizer que a Solo para a HD vai uma diferença, a nível de rigidez e curso. A Solo posiciona-se dentro do segmento da que já tens, e não vai diferenciar muito, apenas no carbono (se fores para a de carbono) e geometria, mas pouco.
Se queres algo com mais curso ... Ibis HD, esquece SL, SLR ... ou Bronson ou Nomad! A HD 140 e 160 apenas difere no curso qualquer uma delas sobe muito BEM. Claro que se fores para 160mm carbono ... leve fica ao nível duma de 140mm ou melhor, eu substitui a minha BLT 140 de alumínio pela Nomad carbono o peso fico ela por ela mas sobe e desce melhor!!!
 
#17
Sou um feliz possuidor de uma solo e era de uma bluer xc carbon, posso afirmar que esta bike sobe tão bem ou melhor que a bluer e desce muito melhor, é uma bike super polivalente. Estou maravilhado com esta bicicleta.


 
#18
O sistema VPP funciona na perfeição, bem melhor do que na Bluer xc carbon talvez por isso afirmo que sobe muito melhor, também é uma bike muito mais rígida, o peso é o mesmo porque estas rodas também são bem mais leves do que as mavic crossmax st que tinha na bluer.
Esta é a bike perfeita para quem quer uma bike divertida para fazer de tudo um pouco e principalmente km sem parar, leve e muito confortável.
Só posso dizer maravilhas.

Brevemente coloco aqui mais fotos desta Solo em terras Brasileiras.