Santa Cruz 29er Highball Carbon Hardtail

#61
Pois já tinha reparado no nº de post mas muitas vezes não equivale a ser "novato"

Quanto às SLR da Mavic fala-se que irão surgir umas rodas feitas de raiz para 29" que foram desenvolvidas em colaboração com o Absalon. De resto a maioria das rodas ainda são muito pouco rígidas em relação às 26".
Uma roda 29" para ter rigidez equivalente a uma 26" terá de ter um peso a mais de cerca de 300gr!!!! Ainda é uma das partes do 29" que tem de ser bastante desenvolvida.
A Santacruz nas bicicletas que monta usa uns cubos da Chub feitos de carbono e alumínio em que as falanges onde entram os raios são mais salientes tornando-se mais rígidas pois os raios são menores que com os cubos tradicionais.

 
#63
Boas Karlos, parabens pela máquina!! Qual o peso da Santa?Qual o tamanho do quadro?(desculpa se a informação está nalgum post anterior)
Tenho que passar ai na Figueira para ver a maquina ao vivo!! Ando indeciso entre a Santa e a Niner, a Santa tem um preço um pouco mais racional , mas a Niner Air 9 carbon tem um design mais apelativo,ando tão indeciso!!
 
#65
santa cruz highball

boas caros amigos do pedal,venho apresentar a minha highball uma das primeiras se não mesmo a primeira a sair da linha de montagem da pernalonga como diz o amigo "carlinhos" básicamente o que tenho a dizer da máquina pois já venho de uma outra 29er noto bem as diferenças de ambas.Uma bicicleta bastante ágil rápida e rapidissima sobre tudo a descer :D
aprovada para xcm e xco sem qualquer tipo de problemas,vou aqui deixar algumas fotos embora já tenha mudado algum material brevemente coloco mais fotos.abraço​














 
#67
Boas Karlos, parabens pela máquina!! Qual o peso da Santa?Qual o tamanho do quadro?(desculpa se a informação está nalgum post anterior)
Tenho que passar ai na Figueira para ver a maquina ao vivo!! Ando indeciso entre a Santa e a Niner, a Santa tem um preço um pouco mais racional , mas a Niner Air 9 carbon tem um design mais apelativo,ando tão indeciso!!
10,550 kg - Size L
(Sub 10 com outros pneus)

Lista de componentes:
QUADRO - Santa Cruz Highball 29er - Preto Mate
SUSPENSÃO - FOX F29 FIT RLC 100mm - Branca c/fecho 15mm
CAIXA DIRECÇÃO - CaneCreek Double XX II
AVANÇO - Ritchey WCS 100mm
GUIADOR - Easton EC70
PUNHOS - ESI Grips
TRAVÕES - Hope Race X2 c/ 180 f 160 t
DESVIADOR FRENTE - Shimano XT
DESVIADOR TRÁS - SRAM X9 - Medium cage
MANIPULOS MUDANÇAS - SRAM Gripshift X0
CASSETTE - Shimano XT, 9 speed 11-34
CORRENTE - Shimano XTR
PEDALEIRA - Shimano XT
PRATOS PEDALEIRA - 22/32/44 Shimano XT
PEDAIS - Crank Brothers Eggbeater 2
RODAS - ZTR CREST 29 + Hope Pro 2 EVO + DT Competition + Autocolantes personalizados by IdFrancis and me!
APERTOS - Hope traseiro
PNEU TRÁS - Fast Track 2.0 UST GRID
PNEU FRENTE - The Captain 2.0 UST GRID
SELANTE - Slime Pro
SELIM - Specialized Phenom Team
ESPIGÃO SELIM - KCNC TI 400mm 30.9
APERTO SELIM - Santa Cruz
PROTECÇÃO ESCORA - Santa Cruz
SUPORTE BIDON - 2x Elite
CONTA KM - Cateye Strada Wireless White
CABOS MUDANÇAS - Shimano


Após fazer Aveiro - Santa Comba Dão



Uploaded with ImageShack.us
 
#69
Menos 100g que logo tratei de repor metendo o disco + adaptador de 183mm :)

Mas rolam melhor que as mavic sem dúvida e os novos Hope Evo são mais resistentes que a versão anterior, com mais umas 20/30 gramas em cima.

Com o eixo de 15mm na frente zero torção lateral! E depois de terem andado uns kms no mato, levaram um re-aperto nos raios e estão óptimas!

Montadas ao mais alto nível pelo Fred da loja Pernalonga =)

P.S. Quando testei a Tallboy usei tanto a Crossmax como umas ZTR Crest... Confesso que gostei mais das mavic na altura, se calhar pela porrada que levaram e pela bike em sim.. menos race :)
 

RTC

Super Moderador
#71
Marco, espero que fique pronta hoje, se não houver mais nenhum percalço. ;)
Mas o que fala aqui é Santa Cruz...

Desculpem o off-topic.
 
#72
Carlos, é mesmo necessário a troca pro disco 183mm, o 160mm nao se safa??
Tenho uns Hope Race X2 e na primeira descida em single track que fiz com ela, saí logo disparado e a ter de travar a fundo com os 2 travões.. coisa que não acontecia na 26.

Basicamente, como já falaram neste tópico, depende dos travões. Uns Formula The One,por exemplo, têm potência suficiente para 160mm de disco, mas os meus para travar 80Kg's a 30km/h numa trialeira a descer precisaram de um disco maior :)
 
Last edited:
#75
Os 160 são muito pouco fortes para uma roda 29", e dependendo do travão e do tipo de utilização por vezes nem esses chegam!!!!!

Não sei se repararam, mas a Santacruz anda a meter Formula nas suas bielas, e os The One nas 29", que são os mais potentes travões do mercado.
 
Last edited:
#76
eu tive de optar por 183 a frente e 160 atrás visto que a frente em travagens muito fortes a máquina não parava,é de referir que tenho discos hope como podem ver na foto e uns hope race x2,agora sim está impecavel na travagem
 
#79
Para quem tem ainda duvidas sobre as 29er nos singles, que não passam afundo e que são muito lentas no arranque, aqui deixo algumas fotos em que provam o contrário xco cup.