29er Sacrilégio! On-One Inbred 29" by Nozes

Joseelias

Well-Known Member
#23
Este é o exemplo do tipo de bicicleta que um dia me poderia fazer ceder à roda 29.

O contraste dos tubos finos com as rodas grandes e volumosas é excelente e a forqueta rígida um detalhe magnifico. Há uns tempos atrás voltei a experimentar uma forqueta rígida na minha Kona de 1996 após um problema com a suspensão e não me divertia tanto desde os anos 90. Infelizmente, a forqueta teve que sair e achei que comprar uma nova corrigida para 80/100mm (por uma questão de postura) poderia causar algum stress excessivo no quadro, e voltei à suspensão. :(

Desde que se adapte o andamento à falta de suspensão, para evitar as normais e frequentes quedas que a forqueta provoca pelo excesso de entusiasmo do ciclista e a falta de perdão aos erros, acho que te vais divertir imenso nessa bike.

A grande vantagem é que a redução da velocidade tornará as quedas menos graves. E a trepidação e desafios técnicos não retirarão emoção da menor velocidade, pois os limites chegarão mais cedo e a 20 sentirás como se fosses a 50. :D
 
#24
^
concordo.

ando a seguir toda esta tendência, alargada também às 29+. ainda assim, o melhor compromisso será uma montagem deste género com pneu até 2.4. por falar em pneu, já não me lembrava do aspecto dos schwalbe 2.25, agora que uso continental 2.2.

@Nozes, já estive a ver as forquetas mas as mais interessantes são p/ travão IS mas estou servido de PM. a ver se procuro algo mais interessante.
 

RTC

Super Moderador
#27
"Quando montar a On-One vou lá metê-la no Forum para ver se aquilo anima!!

It's working!!! :D


Não me enganaste. Disseste-me que a montagem ia ficar top e ficou mesmo. Está bestial!
Gosto muito dessa cor e o contraste que faz com o laranja.
Linda.

Com forqueta rigida, só mudava os punhos para algo mais grosso e fofo, tipo Esigrips Chunky.

Parabéns e um abraço.
 

Mr.sa

Active Member
#28
de deixar o queixo caído.... quando vi o quadro e a cor fiquei.... mehhhh... ok.... depois de montada.... só posso dizer lindíssima.... parabéns.
 

Nozes

Active Member
#29
Mais uma vez obrigado,malta :yeah:


A estreia da máquina está marcada para a próxima 3ª feira,dia em que por sinal faço anos.Boa prenda,não? :)

Entretanto,vou aqui tentar explicar como cheguei a este resultado.
Tentar porque não é fácil,foram várias as influências e condicionantes.

Como alguns sabem,no Verão passado tive uma queda muito feia de que resultou uma perna partida. Muito tempo em casa,a olhar para as bicicletas paradas,e para o computador,leva a ganhar (ou reforçar) ideias. Mudei de bike de estrada,e por uns tempos a coisa ficou por aí...mas de vez em quando passava os olhos pelas promoções nos quadros On-One. Sabia que a altura do Natal seria complicada,porque todas as lojas fazem grandes descontos...

Antes disso,e não sei bem como,vi a foto que me inspirou para esta combinação de cores:



Quadro Salsa El Mariachi (600€),forqueta Whiskey (700€),aros Enve (1000€) cubos Chris King (€€€€)... no mínimo,5 ou 6000€ de bicicleta.

Imaginei-me a fazer uma bike parecida com 1000€.

29" cromoly e com forqueta,1x10...SEM carbono,com rodas leves mas baratas e boas,alguns componentes em laranja (cor nem sempre fácil de encontrar),fiabilidade,peso contido...deu trabalho,garanto-lhes. Mas foi divertido.


Joseelias,mesmo com a forqueta não espero ter de abrandar muito o meu ritmo. Se tudo bater certo,os pneus largos e a natural flexão da forqueta , do quadro e das rodas vão-me proporcionar aderência suficiente para a larga maioria dos trilhos onde costumo andar,que não têem praticamente pedra.
Claro que pretendo explorar os limites e capacidades desta montagem em todos os tipos de piso,mas não estou de todo preocupado.

jfrodrigues não deixes passar um bom negócio só porque a forqueta tem IS em vez de PM...é para isso que existem os adaptadores ;)

nunokas SS no meu terreno de jogo e com as minhas pernas significaria uma de 2 coisas: Andar a pé nas subidas,montar uma relação tipo...22:34 ,ou deixar de passar em 60% dos sítios onde costumo andar. Talvez um dia monte um super-chasso SS,só porque sim...ei,se calhar é a próxima :D

RTC eu sabia que ias aprovar ;) Punhos mais grossos não pode ser,porque tenho mãos de gaja :p Para ter conforto preciso de punhos finos,e estes ODI parecem-me ser bastante confortáveis e aderentes para a espessura que têem. Mais adiante confirmo. Se desiludirem,talvez passe pelos ESI,mas os Racer's Edge. Abraço,e boa projecção de gravilha!! ;)

Epá estou um bocado ansioso para experimentar esta coisa!!!

Bom fim de semana!
 
#31
Montagem brutal!

No início deste ano tb fiz algo do género, mas no meu caso por motivos de força maior uma vez que o quadro 26 que tinha partiu, a suspensão 26 tb foi pela 345ª vez para o importador e para não ficar parado enquanto não recebia um quadro novo em garantia comprei um quadro 26 baratuxo, cravei uma forqueta de carbono a um colega emprestada e juntei o restante material... O resultado foi o que está no link infra...

http://www.forumbtt.net/showthread....010-gt-Specialized-Carve-Pro-2013-29er/page34

Resultado: diverti-me a valer!! Continuei a fazer os trilhos técnicos que antes fazia, em alguns casos com PR's, e sem grandes dificuldades... Curiosamente nc senti grande desconforto nos braços como pensei que fosse sentir... Depois chegou o quadro novo para roda 29 e desmantelei a máquina... Ainda tenho o quadro à venda...

Disfruta dessa máquina, mete-lhe mts kms em cima e com mta diversão à mistura ;)

Abraco!
 
#32
Baba,sem carbono não foi um dos objectivos iniciais. Procurei durante bastante tempo uma forqueta em carbono a bom preço,sem ser tapered e que tivesse algumas provas de fiabilidade.
Não encontrei.
De qualquer modo acho que esta Salsa se enquadra muito bem,e a acreditar nos relatos de utilizadores,é também uma das mais confortáveis forquetas de cromoly.
 
#33
Uma exótic ou, principalmente uma pace acho que iam encaixar muito bem no desenho do quadro, uma coisa mais recta, sem grandes curvas. Por acaso estou farto de namorar esse quadro mas em laranja, já esteve em promoção a bom preço, agora estão muito mais caros, como quase tudo deles.
 
#34
Estou particularmente curioso quanto ao comportamento do quadro, já que ainda não perdi o sentido de adquirir um HT em cromo para AM (não fosse o diâmetro do espigão e o 45650b já cá morava). Qual é a liga? 4130?
 
#35
Ora boas.

Começo por responder ao Pedro Tenreiro: Sim,na explicação dos próprios..."That tubing? It's double butted 4130 cromoly steel with tube sections varying from 1.0mm to just 0.6mm in places"

Cromoly do bom,para aguentar até 6 meses para lá do fim do mundo :D


E então,já estreei a máquina!




Primeiras impressões: Mexe-se muito bem,é estável,e não descobri nos poucos kms que fiz nenhum problema a precisar de ser resolvido.
Além obviamente de reaprender a andar de forqueta,tive uma rápida habituação ao prato oval,ao fim da primeira subida já não sentia nada de estranho.
O tamanho das rodas também não me complicou nada a condução,ainda preciso obviamente de a usar nos meus trilhos de sempre para tirar as conclusões que todos esperam ler aqui neste espaço. :)

A voltinha que fiz foi a ligar os melhores trilhos das encostas de Santarém,alguns deles abertos recentemente pela malta do trail (já podem imaginar as inclinações,não é? :eek:mg:
16km com 500m d+ numa volta a que chamo "O serrote de Santarém": https://www.strava.com/activities/468701652






Acho que fiz as escolhas certas nos componentes,tudo funcionou muito bem,até a cassete adaptada com o carreto 42 mete mudanças melhor do que esperava. Também os travões não demoraram nada a funcionar a 100% e embora sejam o modelo de gama mais baixa da Formula têem potencia e modulação como os modelos mais refinados de gamas superiores.

Ainda tenho de experimentar com as pressões dos pneus para compreender o seu equilíbrio entre conforto/eficiência/segurança,muito importante quando se anda de forqueta. Falando da forqueta,o importante é relaxar os braços,pulsos e mãos :) Nem sempre é fácil,especialmente em travagem,e algumas cacetadas acabam por passar por amortecer,mas na maioria das vezes um bom ler do terreno para antecipar os obstáculos e uma boa escolha de trajectória são suficientes para não termos de abrandar.
Uma vantagem que provavelmente passa ao lado de muita gente é que a forqueta,em trilhos de muita inclinação não afunda como as suspensões,e conseguimos manter uma posição mais estável em muitas situações.


De resto,o maior problema que encontrei...cada vez é mais difícil a escolha lá na garagem! :desconfiado:




Boas pedaladas :yeah:
 
#36
Como é o quadro em termos de conforto?
Não pensas em meter-lhe suspensão a médio/longo prazo?
Se fosse minha, arriscava nas 27.5+ com uma suspensão de uns 120/130 que esse quadro deve aguentar. Acho que ia ficar uma máquina ainda mais interessante.
De qualquer das formas, parabéns pela máquina.
 
#37
Ainda é tudo muito novo para poder dar a minha opinião sobre o conforto. Os trilhos em que andei não são os do meu quintal,onde ando há mais de 20 anos e onde consigo concentrar-me nas qualidades e defeitos do material. Á primeira impressão,e com cerca de 20psi nos pneus,há conforto suficiente para filtrar as irregularidades mais pequenas.
Suspensão nesta bike não,pelo menos não está nos planos. A ideia é simplicidade,recordar os tempos idos das primeiras btt,mas ao mesmo tempo experimentar ideias comtemporâneas. Neo-retro,se quiseres :)
 
#38
Certamente uma das bicicletas mais originais que tive o prazer de experimentar e ao vivo parece ainda melhor (apesar da cor verde azulada ou vice versa).
O aço é tão bom como parece e, apesar do mini teste ter sido quase sempre a apontar para baixo, nota-se uma agilidade que ainda não tinha experimentado numa roda 29.
Tens de começar a fazer uma escala de serviço para as bikes senão as outras ficam tristes lá guardadas!
 
#40
Coisa má linda. Bem sei o que é uma rígida em cromoly e forqueta. Ainda tenho um charuto do género italiano ali em casa e sim, as sensações são totalmente diferentes :)

Aí só colocaria pneus com mais balão, 2.35 no mínimo e jogar com pressões na ordem dos 20 psi. Depois é só trabalho de braço :D


Cumps