S-Works Epic 05 c/upgrades Objt. -10Kg

Depois de consultar muitas e muitas vezes este forum,principalmente esta parte, que é onde se pode ver as muito boas montagens que existem no nosso país "muito pequenino", resolvi partilhar a minha bike também...

Então é assim, como o titulo diz trata-se de um specialized S-Works Epic que já tenho desde 2006, que montei com material que já vinha de outra bike, no qual mudei pouca coisa ao longo destes anos , mas este ano resolvi fazer um upgrade na bici em que o objectivo é baixar o peso sem entrar em "loucuras", actualizar a bici com material recente e mete-la a meu gosto, tentando com isto baixar a barreira dos 10Kg...Não vai ser facil porque cheguei a um ponto em que algum material vai doer(€€€€) para tirar uns gramas, mas vamos com calma...Neste momento tem 10.480Kg...

Descrição da Bici...
Quadro- S-Works Epic 05 L
Susp.-Rock Shox SID Team Kitada pelo Moca 1.385Kg
Rodas- A2Z/ZTR Podium
Pneus- Onza Canis 2.0 120TPI convertidos
Travões- Hygia SLP c/pastilhas a2z
Desviadores - XTR bem antigos- para trocar
Maníp.- XTR bem antigos- para trocar
Pedaleira- Aerozine carbon 22/32/42- Trocar para 2 pratos
Cassete- XT 11/32
Corrente - Hg 93 (XT)
Pedais- Shimano PDM 540 pesados - Para trocar
Guiador- New Ultimate carbono 99gr
Avanço- New Ultimate c/parafusos TI 110mm 107gr
Punhos- Specialized c/lock on - a precisar de troca
Espigão de selim- Thomson 252gr- para trocar
Selim- Selle Italia forrado por mim 182gr
Aperto de espigão- New Ultimate 7gr
Liquido nos pneus No Tubes
Cabos de mudança "normais"
Letring em vinil sobreposto no quadro e suspensão

Agora as fotos:








Uploaded with ImageShack.us

Em Dezembro passado estava assim


Tenho mais fotos mas isto até demora a colocar aqui, e assim fico com algum "material" para ir desenvolvendo este tópico que espero que seja do vosso agrado...
Espero por comentários...

Boas Pedaladas
Claudio Dias
 

pimentoski

New Member
vai ser complicado baixar os 10kg... Mas se vais trocar a transmissão pensa em sram X0 com rotativos, deve ser a melhor relação preço/baixo peso. Para o espigão de selim optava também por um newultimate para ficares com os periféricos todos iguais. Nos punhos também tiras muito peso, uns kcnc ou uns ritchey wcs tem um bom preço e são bem mais leves que esse.
Já agora, a pedaleira é de carbono?
 

essence_s

New Member
Ena pá, a montagem está mais alegre, mais airosa, porem fizeste 2 trocas que n concordo nada:
-Trocaste uma crossmax sl(leves e de guerra) por umas ztr com com cubos A2Z?
-Trocaste uma fox por uma sid team(aqui só concordo tb se a fox estivesse a entregar a alma ao criador)
Restantes componentes estão com muito bom gosto.
Mais uma coisa;se os manipulos xtr estiverem a trabalhar bem , deixa-os ficar(sempre foram dos manipulos melhores de todos os tempos)
 

pauleta11

New Member
Concordo plenamente com o essence, penso que fizeste algumas trocas desnecessárias e pouco lucrativas em termos de perfomance, mas a bike é tua xb
 

xman

Member
Boas,

Que bela maquina!

As minhas sugestões para atingires os sub 10, são:
-trocar o espigão de selim (KCNC), pedais (Egg Beaters) e punhos (KCNC ou Hitemp 42) consegues baixar umas 250gr.
-passar a usar apenas 2 pratos e colocar um desviador de estrada à frente, tipo um Durace, poupas mais uma 150gr
-trocares a cassete para uma XTR, poupas umas 30 a 40gr.
-trocares o selim por um Kit Carbonio de 2011, poupas mais 70gr.

E já está!

Se o desviador de trás e shifters estão a funcionar e não quiseres avançar para rotativos, é de manter tudo, pois a diferença de peso e de funcionamento, penso que não ganhas muito.

São este o meus dois cêntimos.

Cumps.
X.
 

Antonio73

New Member
Eu pelo contrário acho que fizeste bem com as trocas, uma vez que o teu objectivo é reduzir o peso e os componentes que trocaste são de facto mais leves, para além de que na minha opinião a bicla fica mais bonita, mas claro que isso é subjectivo. Concordo com o X Man, se trocares o espigão por um kcnc, os pedais, a pedaleira e mesmo esse manipulos punhos, vais conseguir uma boa redução de peso. Dps há muitas outras coisas em que ainda podes reduzir, mas que implicam vários €€€€ para uma curta redução.
 

pimentoski

New Member
A fox devia ser de 2005 ou 2006, ainda tinha apoios para v-brake, e era suspensão para mais de 1700gramas... E depois qual é o stress de mudar para uma SID Team??? SID é SID... Ainda por cima a TEAM... aquilo não é nenhum sr suntour para meterem em dúvida o valor. E as crossmax SL não são assim tão leves (para os parâmetros actuais) e estecticamente são feias como tudo... E ele meteu uns aros ZTR mas não são os Olympic nem os Alpine... São os Podium MMX... Acredito que tenha tirado perto de 500gramas nas rodas...
 

nogueira.nuno

Active Member
A bicicleta esta perfeita esteticamente(se a RS Team fosse em preto, uii) e sem duvida bons Upgrades, ainda tens aí umas coisas aonde podes tirar peso e sem doer muito como dizes.

Tens os punhos em que podes meter uns em esponja(Eu adoro os Scott RC com 18gr) e podes manter a estetica preto e branco na mesma e poupas umas 50 ou quase gramas á vontade!
No espigão podes antes mudar o sistema para uma Base em carbono e com o uso de Yokes e baixas bastante o peso original sem gastar muito como num novo.
Na corrente uma KMC 9SL tira-te mais algum peso á vontade e funcionam 5 estrelas!
Acerca do Desviador e manipulos eu compro-tos e assim já é uma ajuda para os novos :)
 

essence_s

New Member
A sério, isto aqui há com cada comentario...
As crossmax sl são umas rodas feias e pesadas...???Ganhou 500 gr nas rodas???(Não sei se são desse tempo mas estas rodas eram as SLR da altura e o peso delas n é muito diferente)Mesmo a fox n deve chegar as 1700 gr(pode até nem chegar ás 1600 , dependendo do modelo)
Voltando ao topico e desculpem:
No espigão kcnc ou token tiras muito peso, nos punhos ainda tiras umas 80 grs, pneus convertidos sem duvida uma boa aposta.
 

darckghost

New Member
boas, esta aqui uma grande bike com componentes muito bons. eu só não concordo com uma coisa que disseram. se custumas fazer descidas inclinadas e tecnicas acho que na troca de pedais podia ser por uns Ritchey Pro V5 Paradigm e continuas a usar spd. é que eu andei cerca de 3 anos com os shimano a pouco tempo troquei Crank Brothers e principalmente nas descidas mais inclinadas se por qualquer razão perciso de desencaixar o pé do pedal, como vou com o corpo mais recuado o angulo do pe fica um pouco diferente e isso pode dificultar o desencaixar e pode originar uma queda. para alem disso os ritchey são mais leves e mais baratos que os crank.
 
Obrigado pelos comentários e opiniões, mas vou ter que esclarecer algumas duvidas...

A pedaleira só tem o acabamento em carbono, não é toda em carbono, e tem o mesmo peso que a versão de aluminio( cerca de 748gr com BB)....

As rodas que tinha ( Mavic SL ) eram do ultimo ano em que ainda não havia as SLR(2006!!!), e não tive oportunidade de as pesar, mas penso que andavam á volta dos 1550gr, e para trocar para estas que tenho agora pensei um bocado antes de avançar, só pela questão da rigidez do conjunto, mas depois de várias opiniões a favor não tive qualquer receio e hoje não me arrependi em nada...Os novos cubos A2Z são muito simples de fazer manutenção, são leves, e existem por aí muitos, até com outras marcas, também existe melhor e mais leve mas mais caro...A2Z+Sapim Lazer+ZTR Podium MMX+ fita +valvula 1270gr

O mesmo se passou com a Fox, tive receio de a trocar, ainda estava em condições fruto de uma manutenção cuidada, mas queria uma susp em branco, e então veio a SID mas com o kit desenvolvido pelo Moca, que permite o não afundar da susp, só com o nosso peso, e tem uma valvula de inércia que nem se dá por ela, e tem a vantagem de não ter oleo, logo menos peso e menos manutenção...A FOX também não a pesei mas devia andar na casa dos 1650gr...A SID 1385gr...

Os pneus são os Onza Canis 2.0 120TPI que são os mais leves da onza(420gr), existe em 60TPI (510gr) e os Lynix Light 1.95 em 120TPI (400gr) mas estes são bons(muito bons mesmo) para a lama...

Eu sei que não vai ser facil chegar abaixo da barreira psicológica dos 10kg, náo é impossivel mas leva-me os €€€ todos, e o grande objetivo é ter a bici com componentes actuais e que com fiabilidade, leve qb para um FS de aluminio, e personalizada a meu gosto com mais "vida", mais alegre como já foi aqui dito...
Quando decidi começar a renovar tive 3 principais trocas...As rodas, a susp e os travões, e depois de começar a envestigar o que colocar é que veio a ideia de tentar baixar o mais possivel o peso da bici,e tirei algumas ideias de uma bici que aqui está (Specialized abaixo dos 10kg e dos 3000€), em que o quadro é praticamente igual ao meu e a dele pesa 9.980kg...

As próximas trocas vão ser
-Pedais...Talvez uns Exustar 186gr
-Espigão de selim...New Ultimate de scandium 129gr ( o de carbono 114gr tem limite de 80kg)
-Transmissão...não sei o que fazer...Talvez 2x9 com XTR Shadow atrás...ou 2x10 com XO
-Selim...ainda não envestiguei...
-Punhos....Se calhar aqui vai ser a loucura...ODI brancos c/lock on em vermelho( e lá se vai o objetivo)Prevalece a estética...

Vamos ver o que por aí vem...
 

Nozes

Active Member
Mais um bom projecto a seguir atentamente,e este com uma estética que pessoalmente me agrada bastante.

Os upgrades recomendados como sempre são algo subjectivos,eu pessoalmente começaria por mudar os pedais para uns Exustar PM25Ti,o espigão para o tal New Ultimate,punhos para Bontrager XXX Lite e mais uma coisa ou outra,conforme a di$ponibilida€ ;)

O que não compreendo é como podes dizer que os Onza Canis são bons para a lama...só mesmo se te referes a não agarrarem muita lama,porque em termos de tracção (que é o que a mim me interessa ter num pneu em condições de lama) são mesmo dos piorzinhos que usei ultimamente.

Boa continuação! Não sei se já viste o tópico da minha Kona Four,podes tirar lá uma ideia ou duas,talvez... ;)
 

essence_s

New Member
Muito bem explicadas as opções que tomaste e ainda bem que não te arrependeste de nenhuma ainda.
Pois, a partir de agora começa a doer e bem na carteira, a relação gr/euro aumentou bem.
 

pimentoski

New Member
essence_s:

fazendo uma pesquisa por crossmax sl weight encontra-se alguns links tipo este:
http://mountainbike.about.com/od/componentreviews/gr/Mvc_cm_sl_disc.htm - PESO 1760 gramas (com chavetas?)
http://weightweenies.starbike.com/listings/components.php?type=ustwheels - PESO 1686 gramas

As rodas actuais dele pesam 1270 gramas, ou seja em relação ao peso declarado mais pesado são 490 gramas... eu falei em 500 gramas, desculpa lá ter falhado por 10 gramas.

Claro que na altura em não sabia o ano das rodas, mas se forem de 2006 não acredito mesmo assim que sejam sub 1600, até porque as SLR de 2007 eram 1585 gramas segundo o JEPAS:
http://www.forumbtt.net/showthread.php/10541-peso-das-rodas-SLR?

Ou seja na melhor das hipóteses tirou 330 gramas nas rodas... E claro que estecticamente nem se fala... Rodas cinzentas em 2006 já eram foleiras, em 2011 são horríveis... mostra-me uma marca que tenha rodas cinzentas à venda...

quanto à suspensão ainda há uns tempos passou-me isto pelas mãos... uma RLC 100 de 2006... era cinzenta, foi pintada de preto e levou autocolantes 2010, mas podes perceber que é antiga pelos apoios de v-brake:
http://postimage.org/image/2qxhb25t0/
 

essence_s

New Member
Concordo mais com essas 330 gr de diferença de peso nas rodas, quanto a serem feias , discordo completamente;de uma coisa tenho a certeza são super resistentes e ligeiras ao mesmo tempo(tenho umas ainda a rolar)
A suspensão poderá ter realmente o peso da que mostras na foto, pode estar abaixo ligeiramente abaixo.Quanto aos apoios para v-brake, as de 2010 ainda tinham esta opção.
 
Nozes...Os onza bons na lama são os Lynix e não os Canis...

Se as Sl eram mais pesadas ainda, porreiro, mais peso tirei...lol...A Fox era de 2005...
 
Top