só aviões - Fotos de bikes de Enduro/All Mountain

Mox

New Member
Gosto da forma como dizes isso, principalmente quando eu meto aqui a foto de uma bike montada num quadro de 2011 !!! E tu dizes que é um protótipo que vem aí... jeeeez

e que tem de especial aquele avanço?

E pa essa foto , não é prototipo nenhum ... e a foxy rr de 2011.. e o avanço e um M Decline ... se n me engano de 50 ou 60 mm ... mas acho que é 50 mm ....


O avanço de que tanto se fala e é um Porototipo , é o avanço ( centre Stem ) que é um avanço que tem o apoio de guiador no centro .. sendo assim portanto ( um avanço de 0 MM ) é memso directo :

http://www.bikeradar.com/news/article/exclusive-mondraker-unveil-radical-new-centre-stem--32859/



Abraço
 

dfilp

Active Member
Foxy rr de 2011 é um proptotipo? :lol: :lol:
Factor é uma bike de AM/Enduro? Bem aquilo que cada um faz com a bike é uma coisa, qualquer pessoa pode (se tiver tecnica para isso) descer uma pista de DH com uma bike de XC e dizer que o que fez foi dh, agora a não pode dizer que essa mesma bike é de DH.. A Factor quanto muito é uma bike de trail..

Já agora deixo aqui umas fotos de bikes de Enduro/AM:

uzzicomplete01.jpg

mxupdate.jpg

yetisb66s.jpg

p4pb7828091.jpg

img]http://fotos.mtb-news.de/f/uk/x7/ukx7t2t5x29m/large_nomad_klein.jpg[/img]
large_IMG_0915.JPG

12enduro.jpg

p5pb7489438.jpg


Grandes aviões!
 

Mach 4

New Member
jv-, Mox e Dfilp :

Já experimentei as duas e sei bem o que digo, e apesar de a Mondraker estar a segmentar mais um pouco a sua gama vocacionando mais a nova "Factor" para trail e a "Foxy" para enduro, garanto-te que ambos os modelos servem para fazer um bom enduro, sendo a "Factor" um pouco mais trepadeira(120mm) e a "Foxy"(140mm) mais solta e "atrevida" nas descidas.

Mas depois desta explicação ainda é preciso estar a justificar-me de alguma coisa?
Ora comparem bem a geometria dos 2 quadros da Factor e da Foxy de 2011, sem ligar muito á suspensão e digam-me lá que diferenças abismais é que encontram entre elas? Assim como tenho a certeza que muita gente com uma dessas bikes que o dflip mostrou em cima consegue fazer um DH espectacular. Antigamente, nos primórdios do btt, se metessem nas mãos dos "MB crazy pioniers" uma Factor...desconfio que eles até voavam.

Mas pronto, realmente um Mitsubishi pode andar tanto como um Ferrari mas não é considerado um carro desportivo de topo...

Mas assumo que sou obrigado a fazer umas correcções no meu texto, nomeadâmente do ano da bike da foto, que realmente é de 2011 e não de 2012 e realmente o avanço não era o que eu estava a pensar, mas sim no que o Mox falou :

O avanço de que tanto se fala e é um Porototipo , é o avanço ( centre Stem ) que é um avanço que tem o apoio de guiador no centro .. sendo assim portanto ( um avanço de 0 MM ) é mesmo directo.

Desculpem a confusão.

P.s - Dfilp, a mais bonita dos canhões que apresentas é a foto nrº4 a contar de cima para baixo (ou de baixo para cima).
 
Last edited:

dfilp

Active Member
Olhem, eu acho que estar a pôr rótulos nas bikes não serve de nada.. :lol:
Mas tal como falas dos "MB crazy pioniers", da altura em que se fazia DH de rigidas, só daí dá para ver bem a evolução. Os cursos têm vindo a aumentar ao longo do tempo, antes era impensável fazer ENduro com uma bike com 180mm de curso, actualmente é o mais normal..

No caso da Jekill que é a que mais gostas, deve ser a que tem a maior discrepancia entre curso traseiro e dianteiro. Pois tem apenas 140mm atrás e 180mm à frente. Essa bike é do Jérôme Clementz do Team Cannondale OverMountain 2012, e ele usa os 180mm especialmente para abrir o angulo de direcção, porque para as "unhas" que este pessoal tem a andar de bike, 160mm era mais que suficiente.. ;)

[video=youtube;eoADfSbgqpY]http://www.youtube.com/watch?v=eoADfSbgqpY[/video]
 

Mach 4

New Member
Olhem, eu acho que estar a pôr rótulos nas bikes não serve de nada..

Exacto, concordo contigo. Dantes só se falava em "All-Mountain" e "FreeRide", agora como vês nesse video até já existe o "OverMountain", assim como o "Extreme FR. No futuro ainda vamos ter o "Intense DH" doh...

Dfilp
, essa descrepância entre os cursos dianteiro/traseiro tem a sua razão de ser.
A "JEKYLL" é muito apreciada por actualmente ser uma das bikes mais versáteis do mercado, pois consegue ser mais polivalente em qualquer tipo de terreno do que as suas concorrentes devido ao seu excelente sistema de adaptação. A equipa da Cannondale conseguiu com que a partir de um botão o rider "transforme" rápidamente a geometria da "JEKYLL" consoante as subidas/descidas que lhe vão aparecendo pela frente. Esta "transformação" é o truque do sucesso desta bike. Sem pesquisar muito qualquer um percebe o porquê dos engenheiros da Cannondale terem atribuído este nome a esta bike :

"Dr.Jekyll and Mr.Hide" são a mesma pessoa (tal como o Dr.Baner e o Hulk), no entanto devido á ingestão de uma certa substância uma transformação ocorre e o doutor ciêntista torna-se numa vil criatura. Personalidades opostas partilhando o mesmo corpo :

http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Médico_e_o_Monstro_(1941)

http://www.imdb.com/title/tt0022835/

[video=youtube_share;ho8-vK0L1_8]http://youtu.be/ho8-vK0L1_8?t=25m49s[/video]

(Podem ver a transformação aos 25:26")

Tal como a "JEKYLL" que com o mesmo quadro (corpo) consegue ser "calma" ou de repente virar "agressiva".
Este baptismo, esta conotação, esta associação de nomes, foi dos mais inteligentes que vi até hoje.
Resumindo, esta bike "é pau para toda a obra". De referir que a Scott Genious tem um sistema muito similar a este.
 
Last edited:

jv-

New Member
Meu caro, tal como esse filme retirou a ideia do livro O estranho caso de Doctor Jekyll and Mr Hide, a nova Jekkyl inspirou-se na antiga. É um livro do qual eu gosto bastante (e recomendo), e a antiga jekyll era uma loucura na altura! : D
 

Giro

New Member
Boas Giro,

Desculpa, mas por acaso até estás enganado quanto a esta tua observação :

"Foi em 2006 que apareceu a primeira Factor, que sempre conseguiu ser uma bike muito versátil e com um notável sucesso comercial. Até à época passada a Factor tinha um triângulo principal mais direito, em alumínio ou carbono, que agora foi usado para criar a Factor XC recorrendo a um novo link para reduzir o curso de 120 para 100 mm e assim substituir as MR. A Factor RR recebe um novo quadro em alumínio hidroformado com os mesmos 120 mm. A Factor RR é uma bike de Enduro deixando assim o XC para a versão com o próprio nome."

Como vês, por vezes podemos nos enganar relativamente ao que achamos ser certo.
Este quadro diz tudo :
Lol, mas por acaso a bike magazine serve de exemplo para alguma coisa?
isso só tirou crédito ao teu post, essa revista só percebe de licra e mal.

"Desculpa, mas por acaso até estás enganado quanto a esta tua observação" vais ao site da mondraker e vês em que categoria entra a factor lol.marketing

"Já experimentei as duas e sei bem o que digo" também já experimentei as duas(e algumas dezenas de bikes de enduro) e sei bem o que digo... em que é que ficamos?

XTR: Faz lá um daqueles textos bué científicos como fazes no 6" para explicar à malta...
 

jv-

New Member
Acho que a montagem daquela factor diz tudo, senão vejamos:

mac58251.jpg


Aquilo é pneu da frente que se apresente? No AM deve dar cá um jeitaço... Acho que prefiro andar furado do que com um larsen tt à frente.
 

andrextr

Active Member
Giro eu até mandava a minha posta mas sinceramente ainda nao me apeteceu ler qual é o problema, e portanto, fico-me com as imagens da Kona Cowan de Enduro.
 

Mach 4

New Member
De certeza que essa Kona é de Enduro?
Até pode ser, mas para mim parece-me mais uma bike de Dirt...

Mas como já disse anteriormente nem tudo o que não parece ser...por vezes é mesmo.
De resto respeito as vossas opiniões, mas convém agora retomar o assunto deste tópico que é o de mostrar bikes de Enduro/All Mountain que é o que importa, e é isso que o pessoal gosta de ver.
 

bigfish

New Member
Aqui fica a minha nova maquina, proximos upgrades, guia de corrente dois pratos + bash, espigão de selim thomson, avanço truvativ 40mm, guiador easton 745mm,

Actualmente está com:

fox tallas 160mm
fox rp2
transmissão x9, shifters x5
travões xt 203, 180
pedaleira race face
rodas sun rims doube track dh
pneus kenda 2,35
guiador 710mm trek big earl

20120701175333.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]
 

Uberalles

New Member
Vou fazer brevemente um upgrade;
Shock - Rock Shox Monarch Plus RC3, que tenho ouvido em vários sitios dizer que funciona mt bem com a geometria da Enduro 07/09
E estão a chegar os ultimos pormenores para terminar a construcão, estéticamente, isto é!
Depois posto imagem dela finalizada!
 
Top