RPM / Cycling - Lesões

kuto

Member
Boas pessoal.
Queria falar-vos de um caso pessoal de bicicleta indoor, conhecida por muitos como Cycling ou RPM (n falando dos rolos em casa).

Pratico RPM num ginásio e já fiz umas aulas de cycling nos ginásio da concorrência.
Pratico activamente RPM há cerca de 2 anos. As primeiras aulas custaram muito, pois não estava habituado ao barulho, ao calor e não tinha a noção do esforço.
Os meus treinos costumavam ser de 3 vezes por semana, mas cheguei a fazer 5 dias seguidos de RPM e noutros dias chegava a ter duas aulas seguidas de RPM, 90 minutos.
Este verão abrandei um pouco, pois em dois anos apenas emagreci 2 kg... O mais certo é ter ganho massa muscular e nem dei conta... (não esquecendo que quase todos os fins de semana tenho jantaradas lol)
Certo é o aumento de resistência cardíaca e capacidade de explosão.

Mas surgiram-me dores nos joelhos quando parei... Uma dor aguda no joelho direito e uma dor de cortar à faca no joelho esquerdo :cry:
Tudo leva a crer que no joelho esquerdo, tenha uma fractura da espinha da tíbia e no direito uma rotura :mrsock:
Aguardo o resultados do TAC e do RX.

Gostava de saber se mais alguém tem tido problemas com este tipo de exercícios de ginásio, pois está a ser muito usual os ginásio terem o método Les Mills...

Fiquem bem.
 

Kamoes

Active Member
Secalhar muita sobrecarga nos joelhos. Não deve ser uma modalidade nada boa para os joelhos.

Eu que não faço nada disso já ando com os joelhos como estão quanto mais.

A mim uma vez disseram-me que não se devia de fazer rolos mais de uma hora e meia, alguém sabe porque?

Abraço e as melhoras nisso ;)
Marco Camoes.
 

Andre_Mad

New Member
Nunca ouvi falar em efeitos nefastos desta modalidade.

Claro está que é vital manter uma boa postura em cima da bicicleta mas será concerteza menos duro para os joelhos comparativamente a corrida em passadeira. Ou Body Jump.
 
Boas,

Conheço sobejamente o método de indoorcycling RPM da Les Mills Body Training Systems.

Realizando o correcto "SETUP" à bicicleta com a ajuda do professor, é muito difícil acontecer uma lesão derivada do esforço na aula.

A única consequência menos boa da realização de aulas de RPM em exagero, é para atletas que praticam ciclismo de estrada e/ou btt sem realizarem compensação muscular dos isquiotibiais, visto que o treino com "roda presa" desenvolve bastante os musculos da parte anterior da coxa, e pouco ou nada os posteriores. Esse desiquilibrio é que pode originar lesões a atletas de ciclismo.

Mas isso, o instrutor sabe e deve alertar os alunos para isso mesmo.

Sou instrutor les mills internacional à já bastantes anos, e nunca tive qualquer problema nas minhas aulas. Considero mesmo o programa mais seguro e bem estruturado de indoor cycling.

Espero ter ajudado.

TA
 

Pedro Augusto

New Member
Ora viva!

A meu ver, as lesões que podem ser originadas com o barulho! Surdez industrial... algo que os instrutores deviam saber o que é.
E no ginásio onde andava, acabei por desistir dessas aulas por causa do volante das bicicletas! No inicio eram uns volantes normais, direitos, com "cornos". Depois substituíram as bicicletas por umas em que o volante era algo assim:
/--\

imaginem um volante elevado, das bicicletas, mas virado ao contrario!! Era uma hora de aula sem saber como meter as mãos... Horrível!

Posição estranha + barulho (repetitivo, pois todas as aulas eram as mesmas musicas) + calor abafado = desistência.

Mas no Inverno, numa bicicleta em condições, num ambiente ventilado, e com a devida companhia, é uma excelente forma de manter a forma! :p
 

Martins228

New Member
Os rolos são boas opções no inverno e para trabalhar resistÊncia, não se deve fazer mais de uma hora porque o rolo tira força e potência.
Possivelmente as lesões dos joelhos deram-se ao facto de colocarem os joelhos ligeiramente para fora.
Ao treinar tenta habituat-te com o roçar com o joelho no quadr. assim ganhas o habito de rolar bem. Basta ver os ciclistas profissionais.
Atenção que os rolos emagrem e por isso a perda de força e potÊncia.
Abraçoi
Martins228@hotmail.com
 

nhunho

New Member
E as tipícas causas de lesões.
Incorrecto alinhamento dos pés nos pedais, ou pedais com folgas, sapatilhas!
Ou altura e nivelamento do selim desadequada e variavel. E mesmo variação da posição em relação ao centro pedaleiro.
Se uma bicicleta de btt ou de estrada demora tempo e alguns conhecimentos até se conseguir uma boa afinação, que evite lesões e potencie o rendimento, não será facil que numa bicicleta que é afinada às três pancadas de cada vez que se monta nela. ( se for o caso )
 

epinto

New Member
Pratico activamente RPM e Bike Indoor à mais de um ano e nunca tive problemas.

A postura em cima da bicicleta é muito importante. As pernas na pedalada devem estar paralelas e não deves aplicar a força com as pontas dos pés. Ao pedalares se possível deves aplicar força na perna que sobe também, puxando o pedal para cima portanto, desta forma aproveitas melhor a pedalada e forças menos as articulações do joelho e tornozelo da perna que desce.

Se as lesões que tens foram derivadas do RPM então provavelmente a tua posição na bicicleta não era a mais correcta penso eu.
 

nuno do vez

New Member
Bom dia
Tb tenho uma pequena duvida...
Os pedais incluidos nas bikes de cycling sao os ditos vulgares, sem encaixe, só uma fitas para prender os pés, será que com uns pedais tipo spd me daria vantagens na pedalada?
Pois no btt estou habituado a aos pedais spd.
Obrigado
 

luis

New Member
No geral todas as Bikes de indoor cycling têm nos pedais os 2 sistemas, correias de um lado e Spd do outro lado.

Abraços
Luis Romão
 

golias

Member
...

penso que em qualquer dos casos a posição/afinação é a chave para evitar problemas
e nada de exageros!!, obviamente!

...
 

adbarbosa

New Member
Posso dizer que tenho uma rotura do ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo (já fiz duas ligamentoplastias cujo resultado não foi o melhor) cuja lesão teve origem no futebol, tive que alterar os meus hábitos desportivos e optei pelo BTT e cycling indoor....isto há cerca de 2 anos, e sinto-me relativamente bem... acho o RPM ou o spinning óptimo para o treino cardiovascular, bom para queimar calorias e também bom para treino muscular....tudo depende da forma como a aula é conduzida....
 

epinto

New Member
Nem todas as bicicletas têm adaptação para spd, pelo menos nas aulas que faço algumas têm os 2 sistemas e outras têm apenas spd ou correias. Depende da idade das máquinas também penso eu :)

Mas o importante mesmo é a postura e a forma de pedalares
 

kuto

Member
Tenho visto alguns comentários obre a posição correcta de pedalar.
Penso não estar a errar na posição, pois dos dois instrutores que tive, ambos colocaram a bicicleta na posição que eles acham mais adequada a mim e partilhavam da mesma opinião.

É já esta segunda-feira que vou levantar os exames que realizei na semana passada e vou ver a opinião do médico.
Estou parado há algum tempo e sinto os músculos a descompensarem/descomprimirem :( torna-se chato ter os músculos aos saltos...

tiagoaragao, eu fazia RPM exagerado, pois sentia que na segunda hora estava no esforço que pretendia.
Visto seres instrutor, vou aproveitar para te questionar de uma coisa. Como disse no meu primeiro post, uso o pulsometro e ao longo do tempo que fui praticando o RPM, o meu máximo cardíaco foi descendo e já não conseguia os picos de 95% de cardíaca, ficando-me agora pelos 85%. Mesmo "esmiuçando" o esforço para atingir o máximo, só consigo 92% de máximo se estiver a fazer BTT em subidas íngremes. Porque será?

Pedro Augusto, referiste algo que, a meu ver, se resolve bem... Criando habituação :lol: As primeiras aulas custam sempre, por causa do barulho, do calor...

Martins228, acho que uma boa posição não é roçar os joelhos uns nos outros. Cada um de nós nasce com uma configuração óssea diferente e há pessoas com pernas mais arqueadas e outras mais ovais... No meu caso, tenho arqueamento para trás na tíbia. Assim o identifico, pois depois do joelho, pareço um arco de tiro ao alvo.

nhunho, uso pedais de encaixe, típica sapatilha de andar na rua, mas rígida e com encaixe. Penso não ser por ai a causa do meu problema :)
 

epinto

New Member
Eu falei da posição correcta da bicicleta mas não só.

Em caso de lesões para os joelhos é importante a forma como pedalas.
Podes estar a forçar demasiado o joelho da perna que baixa, porque não fazes a devida compensação de força com a outra perna.
Isto acontece ainda mais se estiveres com muita carga e assim dás um belo esticão na perna que desce para conseguires fazer o movimento.
Com o acumulado de aulas que fazes, já deu para perceber eram bastantes, pode levar a lesões graves nos joelhos e tornozelos penso eu de que.

De resto pratico RPM e bike indoor 3,4 vezes por semana e nunca tive problemas desse género
 

ALNM

New Member
kuto said:
... uso o pulsometro e ao longo do tempo que fui praticando o RPM, o meu máximo cardíaco foi descendo e já não conseguia os picos de 95% de cardíaca, ficando-me agora pelos 85%. Mesmo "esmiuçando" o esforço para atingir o máximo, só consigo 92% de máximo se estiver a fazer BTT em subidas íngremes. Porque será?

É um dos sintomas de sobretreino (over training)
 

Pedro Augusto

New Member
kuto said:
Pedro Augusto, referiste algo que, a meu ver, se resolve bem... Criando habituação :lol: As primeiras aulas custam sempre, por causa do barulho, do calor...

Eu ando, pois ainda na semana passada fui a uma, à bem mais de 2 anos!! As primeiras aulas já foram à uns tempos...
A verdade é que aquilo farta! A mim fartou... Pode ser uma coisa do melhor a nível de resultados, mas uma bicicleta real no mundo real é muito, mas muito, mais divertido!
Agora só lá vou quando calha, e não tem calhado! E não sinto grande saudade.
 

epinto

New Member
Ânimo vais ver que não é nada de mais... Boa sorte com isso e já agora depois faz aqui o update ao pessoal da situação
 
Top