RP23- duvidas

Tremoço

Member
Boa noite pessoal,

pois bem eu sei que talvez este amortecedor já deve ser o mais falado do fórum, mas mesmo assim eu tenho umas duvidas que não encontrei na pesquisa.
Como eu disse na analise que fiz tenho uma snyper140 e esta vem equipada com esta maravilha de amortecedor mas tenho estas 3 duvidas e gostava da ajuda de vocês, mais entendidos que eu ja que sou novato nisto do FS :oops:

As duvidas:

1- Eu peso mais ou menos 85kilos e gostava de saber qual a pressão mais indicada para mim, para uma condução mais racing.
2- eu bem que tento ajustar o rebound, a roda vermelha, mas não sei para que lado girar para meter aquilo mais rápido ou mais lento.
3- Como todos dizem o RP23 tem três posições, mas por incrível que pareça o meu só faz duas, uma encostada todo ao lado direito e outra toda encostada ao lado esquerdo, que tenho de fazer para aquilo fazer as 3 posições?


desde já agradeço a vossa ajuda....

cumps e boas pedaladas
 
Olá tremoço,
Tens visto a mini? :wink:



As duvidas:

1- Eu peso mais ou menos 85kilos e gostava de saber qual a pressão mais indicada para mim, para uma condução mais racing.

A pressão indicada depende do gosto de cada um e da geometria da bike em questão.. Se é para ser racing (XC), não é preciso suspensão atrás :p
Aqui poderás esclarecer este ponto:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,45053.0.html
http://service.foxracingshox.com/consumers/index.htm



2- eu bem que tento ajustar o rebound, a roda vermelha, mas não sei para que lado girar para meter aquilo mais rápido ou mais lento.

Não tou a ver como é que eles está colocado na tua bike para poder dizer se é para a esquerda ou para a direita... Mas descobres isso fácilmente... Rodas tudo para a esquerda, por exemplo e vês o "retorno" que o amortecedor dá.. Percebes logo se está no mais rápido ou no mais lento.l



3- Como todos dizem o RP23 tem três posições, mas por incrível que pareça o meu só faz duas, uma encostada todo ao lado direito e outra toda encostada ao lado esquerdo, que tenho de fazer para aquilo fazer as 3 posições?

Quando rodas o "perno" estás a ligar/desligar o bloqueio. O bloqueio tem 3 níves 1/2/3. O seleccionado é o que está alinhado com esse mesmo "perno". Para seleccionar a posição, terás que puxar o selector azul (apenas a parte que tem os números) e rodar até à posição (número) pretendida.


Espero ter ajudado
 

Tremoço

Member
Boas Illuminatos,

pois as duas primeiras questões já percebi e agradeço o esclarecimento...

Agora a terceira, o meu perno esta alinhado com o numero dois mas se eu girar o perno os números giram com ele, ficando sempre no dois, a única foram de o girar independentemente dos números é elevar o local onde estão inscritos mas assim o perno não tem acção nenhuma, e mesmo assim não prende nos outros números....

mas vou continuar a mexer naquilo para ver se me arranjo....


uma pequena imagem para verem o que me estou a referir:

 

Tremoço

Member
Ora bem já andei ali a mexer e já percebi como trabalha :mrgreen:

agora onde posso ver o que significa cada numero???


desde já obrigado pela resposta...
 
Tremoço said:
Ora bem já andei ali a mexer e já percebi como trabalha :mrgreen:

agora onde posso ver o que significa cada numero???


desde já obrigado pela resposta...

1 maior bloqueio
2 bloqueio intermédio
3 menor bloqueio

Penso que é esta a ordem.

Por via das dúvidas tenho sempre no 2. Dada a geometria do meu quadroé raro activar o sistema de bloqueio.
 

Tremoço

Member
Ok já tive a experimentar e vou deixar no dois, eu girando para o lado esquerdo o perno ele já bloqueia o suficiente para zonas mais rápidas....



Obrigado pelas respostas e boas pedaladas
 

Flygye

New Member
I l l u m i n a t u s said:
Tremoço said:
Ora bem já andei ali a mexer e já percebi como trabalha :mrgreen:

agora onde posso ver o que significa cada numero???


desde já obrigado pela resposta...

1 maior bloqueio
2 bloqueio intermédio
3 menor bloqueio

Penso que é esta a ordem.

Por via das dúvidas tenho sempre no 2. Dada a geometria do meu quadro é raro activar o sistema de bloqueio.

Estas enganado iluminado :p
A ordem que disseste está mal, é ao contrário.
a posição 1 é a mais fraca, pro-pedal mais leve, e a posição 3 a mais forte, pro-pedal mais pesado.

A "perna" do amortecedor virada para a esquerda , quer dizer que tens o rp23 todo em aberto, sempre a bombear, com a "perna" virada para a direita quer dizer que tens o rp23 em pro-pedal.

Para mudar entre as 3 posições do pro-pedal, puxas a roda azul para fora e depois rodas no sentido dos ponteiros do relógio, dando 2 cliques. o 1º clique é para rodar, o 2 clique é para fixar o numero na linha da perna.
 

Tremoço

Member
Muito bem pessoal, hoje já testei as posições todas numa voltinha pela praia, estou com o pro pedal na posição 3 e consigo tirar uma boa resposta da bicicleta, obrigado pela vossa ajuda....


Amanha devo ir testar no monte....
 

fitty77

New Member
Como o Flygie disse e bem, para além das correcções que ele fez, é importante salientar que aquilo não é bloqueio nenhum. Até porque é essa a principal diferença para os outros amortecedores de bloqueio simples....
 

Tremoço

Member
Sim eu tinha noção de que aquilo não funciona como bloqueio total, permite sempre fazer algum curso, mas como já tinha ouvido aqui falar era algo mínimo e eu achava que o meu estava a fazer muito agora esta bem melhor....
 

fitty77

New Member
Ele em teoria permite fazer o curso todo mesmo em pro-pedal, mas um RP23 que esteja calibrado para o teu peso, se o colocares em pró-pedal, seria preciso mesmo muito para fazer o mesmo curso que na posição normal (e essa dificuldade aumenta, quanto maior for a posição de pró-pedal utilizada). Para teres uma ideia, na minha bike, o RP23 anda sempre em pró-pedal, e continuo a ter conforto (obviamente menos que na posição normal) e eficácia de absorção e controlo da tracção, acrescentando a isso a permanente melhoria da pedalada que o pro-pedal fornece. É um excelente amortecedor, na minha opinião.
 

Tremoço

Member
Sim já reparei nisso, mas pensei que em pro pedal ele nunca fosse utilizar o curso todo mas sendo assim, realmente agora que o estou a usar na posição 3 quando activo, sinto aquilo bem mais duro mas a trabalhar na mesma....
Hoje foi um treino com descidas bem duras e arriscadas, treino de am, e gostei bastante do seu comportamento, mas tenho de colocar mais ar na frente, a traz quando no meio do trilho aparecia uma subida pro pedal on e la ia ela.... Estou muito contente com ele...
 
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