Rota Vicentina 2014

RTC

Super Moderador
Dragonclaw, eu usei o track que foi colocado pelo anarciso e penso que consta já neste tópico. Se não, ele anda aí algures. Há dois tracks: um mais pelo interior (historica) e outro mais pela costa (dos pescadores) que foi que eu segui o ano passado.
Aproveito para agradecer ao anarciso toda a ajuda prestada quando o ano passado o contactei para esclarecer algumas dúvidas. Tudo o que diga à Rota Vicentina, o anarciso tem sido extremamente prestável, o que desde já e em meu nome agradeço.
 

DragonClaw

New Member
Muito obrigado a ambos! :) Já tenho o gpx do anarciso pela "Rota dos Pescadores" e é essa que irei usar de base. Estou a pensar dividir em 4 etapas para irmos com calma e desfrutar também dos sítios onde iremos parar.
Vou dando notícias! ;)
 

rp23

Member
Eu fiz pelo interior, mesmo para fugir à areia...

Não consegui fugir às subidas.

O caminho que fiz, é espectacular para se fazer em 4 dias.

Eu fiz em dois, foi só sofrer...3 é bom, 4 será fantastico.

Os track´s já estão aqui neste tópico
 
Last edited:

RTC

Super Moderador
Eu optei pela dos "Pescadores" para fugir ao calor que se fazia sentir nessa semana e por ser mais suave para ela. Tem essas duas zonas com alguma areia mas isso não beliscou em nada a rota. Como é feito em passeio, fazer um ou dois troços a pé não me incomoda. Não nos arrependemos nada em ter ido mais pela costa. Naquela semana se tivéssemos ido pelo interior teríamos morrido assados! :fpalm:
 

ACS

Member
obrigado anarciso,
eu quando falei de partir de Sesimbra era para fazer a Serra da Arrábida, e depois em Setúbal seguir para Tróia ou outro destino costeiro.
reparei tb que os track fornecidos em algumas zonas vai afastado do mar, não é ciclável? ou é para passar por zonas mais urbanas? alguém ajuda?
 

Pedro Barradas

Super Moderador
ACS, estás safo daqueles dois pontos que falei... ;)
Mas olha é uma pena não ires dar uma voltinha até à Praia da Amoreira... e se apanhares a maré vazia, atravessar com a bike às costas para o outro lado da rib. de Aljezur.
Também reparei que está a falhar uns belos trilhos, a seguir à Arrifana para sul, Vale figueira... por onde o track vai (após Aljezur), não é muito interessante. Mas confesso que é mais soft e rápido.
 

anarciso

Member
Olá malta,
com excepção dos troços entre Tróia e Santiago do Cacém e Sagres-Lagos o restante é o troço oficial da Rota Vicentina "Trilho dos Pescadores" acredito que nessas zonas existam trilhos muito bons, mas o objectivo foi percorrer a Rota Vicentina troço original : http://www.rotavicentina.com/sobre-a-rota/trilho-dos-pescadores/
Quanto à areia, confesso que entre Porto Covo e Mil fontes apanhamos alguma mas nunca desmontei, isto em 2013 este ano não sei como está esse troço mas não acredito que esteja muito diferente.
ACS, quando se anda afastado do mar depende dos locais mas pode ser por vários motivos, entre Tróia e Melides é porque não tens alternativa, depois como a Rota Vicentina tem inicio em Santiago do Cacém (que fica afastado do mar) temos duas alternativas ou alcatrão ou o troço que disponibilizei quanto ao restante percurso como escrevi anteriormente é o percurso oficial e ai nem sequer tentei encontrar outra alternativa.
 

pedromadrugo

New Member
Boas pessoal,
e o regresso como fazem?
eu sou da zona de Fátima, até Setúbal vamos de carro para iniciar aí a nossa aventura!
para regressar estou a pensar vir de expresso até Fátima!!
alguem sabe as opções disponiveis?
 

salgado52

Active Member
Pedro,fiz há uns 3 anos a Costa Vicentina com o meu amigo Belmiro e fomos daqui até ao Pinhal Novo na kangoo,ficou lá estacionada ao pé da estação da CP,depois começámos a pedalar até Setubal onde apanhámos o barco para Tróia,no primeiro dia ficámos em V.N.M.Fontes a pernoitar,no segundo dia chegámos a Lagos e pernoitámos por lá,no terceiro dia apanhámos o comboio regional em Lagos e fomos até Tunes e daí até ao Pinhal Novo foi no Intercidades......
 

pedromadrugo

New Member
Grande amigo Andrade, obrigado pela dica!!
Estava precisamente a estudar a hipotese do comboio!!! já que de expresso é uma chatice transp. a bike....
no intercidades como foi transportar as bikes??
Abraço!!
 

anarciso

Member
Boa tarde,
de Lagos a Tunes pode viajar montada pois o comboio é o regional, depois de Tunes ao Pinhal Novo como é no Intercidades temos que desmontar, apesar de muitos comboios já terem colocados os suportes, só a partir do final do ano é que a CP é obrigada a transportar bicicletas sem ser como bagagem no Intercidades.
Tenho usado sacos de plástico de 260 litros, fita de papel (pintor) e abraçadeiras de plástico, tiro as rodas aperto-as junto ao quadro com as abraçadeiras de serrilha e depois coloco tudo dentro do saco de plástico enrolando algumas partes com a fita de papel, fica tipo embrulho e já deixam transportar no comboio.

P.S. No Pinhal Novo é tranquilo deixar carro durante 4 ou 5 dias, tem estacionamento do lado direito da estação.
 

pedromadrugo

New Member
Muito obrigado pelas dicas, anarciso!
essa "coisa" de desmontar a bike é que não acho grande piada... mas pronto!!
no transporte em Rodoviária (RENEX e Rx) tb dá desde que desmontada pelo que percebi...

Então e do Pinhal Novo até Setubal? É tranquilo pedalar'? por estrada certo?

obrigado!
 

salgado52

Active Member
Quando chegámos a Tunes avisaram-nos(revisor do comboio regional)que no intercidades não era permitido o transporte de bikes,entretanto fomos à estação e a informação era de que as bikes tinham que ir em sacos e desmontadas,ora como faltava menos de 1h para apanhar a ligação do intercidades,(começou a chicoespertice do tuga a funcionar)e disse para o Belmiro,vamos o mais para a frente possível pois tem uma passagem aérea e colocamo-nos atrás desta,e assim foi quando chegou o intercidades era ver os passageiros a entrarem lá mais para o fundo e nós ficámos logo na 3ª carruagem,uma vez lá dentro só sacámos as rodas das duas bikes e colocámo-las naqueles compartimentos destinados ás malas,rodas para um lado quadros para outro e ala que se faz tarde a ocupar o nosso lugar nos bancos,quando apareceu o revisor,por sinal já bem perto do Pinhal Novo,pediu-nos os bilhetes e nem falou em mais nada,pois na altura já não vinha-mos com a roupa de bttista vestida,foi um risco,mas correu tudo bem,penso que agora já é permitido transporte de bikes no intercidades.....
 
D

doomed

Guest
Boas

Do Pinhal Novo até Setubal podes ir junto á linha, tens uns estradões bacanos, tambem apanhas estrada, mas nada de extraordinário. Sais da estão de comboios para o lado do poceirão e passas por cima da primeira ponte á direita que aparecer, já perto do intermarché, depois de passares a ponte vais em frente até á estrada que te aparece mais á frente. Nesse entroncamento viras á esquerda e logo após a curva entras á direita. só tens de passar por baixo do corrimão que está lá, isto é ao pé de um passagem aérea pedonal. Depois de passares esse corrimão, é sempre em frenteaté chegares á estrada muito mais á frente, ( não tens hipotese ), quando ai chegares passas por cima da ponte e entras ao lado esquerdo logo após passares a ponte, mas depois ai vês o caminho, depois é sempre em frente até setubal e sempre junto á linha em estradões.

Cumpts
Sergio
 

pedromadrugo

New Member
Muito obrigado a todos pelas sugestões!

já tive a fazer um comparativo e julgo que a melhor opção (mais rápida e cómoda) será mesmo a rede expressos, pois a bike tem que ser desmontada (ou pelo menos a roda da frente pelo menos), enviei mail a pedir informações tanto para a CP como para a rede expressos. A resposta foi muito parecida:

Rede expressos com um custo de 28€ - Lagos - Fátima - 6 horas de viagem

"O transporte de bicicletas apenas é permitido, por norma, a bicicletas dobráveis devidamente embaladas.

Se tiver uma bicicleta normal, terá de desmontar a roda da frente e embalar a bicicleta para que seja feito o despacho (como mercadoria). Neste caso, os preços são em função dos km percorridos e do peso da embalagem. Pode consultar no website estes preços no separador mercadorias. Se a viatura não tiver muita ocupação e o peso da sua mala + bicicleta não ultrapassar 20kg, até poderão eventualmente não lhe cobrar excesso de peso pelo formato da embalagem."



CP: com um custo de cerca 30€ até Entroncamento... (terá que haver novamente dispêndio para alguem nos ir buscar), 6h15 de viagem até ao entroncamento... depois falta regressar a Fátima/Batalha

"informamos que não é permitido o transporte de bicicletas em comboios intercidades, a unica forma de proceder a tal é desmontando a biciclete e acondiciona-la no espaço de bagagem, a bagagem não deve ultrapassar as medidas 100cm - 60cm - 60cm."
 
Top