Rota pelas melhores praias fluviais

#1
Estas férias passamos pela praia fluvial da Serra da Estrela e ficamos encantados.
Estou a procurar recomendações de outras praias fluviais próximas de Lisboa.
Encontrei umas quantas neste artigo.
Recomendam-me alguma em especial? Conhecem alguma que não esteja neste artigo e valha a pena?
Quais são as rotas de bicicleta, mas bonitas?

Obrigado
 
#5
Eu recomendo a praia do Pego Fundo, Alcoutim.
A 94 quilómetros de Faro, junto à fronteira espanhola.
Há muito espaço e você pode fazer muitas coisas, como jogar vôlei, ler um livro debaixo das árvores, comer alguma coisa ou simplesmente se bronzear.
Você recomenda alguma rota para andar de bicicleta na área?
Vale a pena atravessar para a Espanha?
 
#6
Qual artigo?
Não é perto de Lisboa, nem conheço os trilhos de BTT, mas estive este Agosto na praia fluvial de Monsaraz, e recomendo vivamente!
Descobri ali perto a da Amieira: é maior, tem mais relvado e areal, toldos com fartura para quem quiser estar à sombra, casas de banho e duche, e bar de apoio à praia.
 
#8
A da Amieira é Top e tens um restaurante na aldeia é comer ate nao poder mais e tens a serra de portel com a famosa subida ao Sao Pedro da para levar familia enquanto uns fazem praia temos a serra para curtir os trilhos e as pausagens espetaculares
 

iMiguel

Well-Known Member
#10
Praias Fluviais... A "minha" tem sido só bandeira azul desde há 10 anos seguidos. A zona envolvente é brutal tanto para caminhadas e passeios de BTT com incursão pelas antigas minas. Se for para uma aventura mais radical, há o percurso pelos túneis, ou seja, pela antiga linha de ferro (que originalmente transportava o minério desde a mina até ao Pomarão onde era exportado nos barcos pelo rio abaixo em direcção a Vila Real S. António). Aviso desde já que, infelizmente a empresa detentora dos terrenos não deixa o município efectuar obras de restauro nos túneis, pelo que se alguém pretender atravessar os mesmos está por sua conta e risco! Contudo é uma "viagem" espetacular, quem já o fez pode confirmar.

Em termos de gastronomia... Estamos no seio do alentejo, logo é "comer e chorar por mais". Há bons spots para comer e beber bem!
 

iMiguel

Well-Known Member
#12
Há um tunel que tem sempre um "resto" de agua, deve haver ali alguma nascente. Pena é nesse mesmo tunel a existência de algumas silvas que dificultam um pouco a passagem, isto é, é preciso um pouco de ginástica para não ficar lá preso. Mas como quando passamos por lá não levamos horas contadas, esperar um pouco e passar um de cada vez não faz mal nenhum :D

A bike às costas a culpada disso foi a empresa que explorava as minas, que quando acabou a exploração, voltaram para inglaterra e levaram tudo o que era ferro, e infelizmente, mandaram abaixo quase a totalidade das pontes. Entretanto a empresa actual detentora dos terrenos (empresa espanhola), segundo informações que obtive, não deixa o município efectuar a manutenção e, consequente, requalificação desse troço.

Ainda sobre a Tapada Grande da Mina S. Domingos, aconselho vivamente a malta a vir ca espreitar e usufruir daquele espaço :D