Rota das adegas - Torres Vedras - 06 de Novembro de 2011

Nunomlcs

New Member
Bem cabe-me a mim iniciar este tópico.

E o que dizer deste passeio....Prova dura, muito dura, dureza que a lama veio acentuar.
Marcações deficientes no final, talvez pela chuva que caiu na véspera e que apagou as setas, mas que a organização poderia ter minorado com a colocação de mais algumas fitas. Houve muita gente a andar perdido, inclusive eu.

De resto tudo bem, percurso bonito, a paisagem no cimo da serra era deslumbrante, alguns singles muito giros e descidas radicais, embora algo perigosas; secretariado rápido, eficiente e simpático; lavagem de bikes ok. Banhos e almoço não precisei.

Venham as classificações (ainda não estão no site), e as fotos!!!
 

Pedro_xpto

New Member
Acho que tenho de dar os Parabéns ao MalandrosBTT pelo percurso espectacular que nos brindou! No meu ponto de vista uma prova muito dura quer em termos físicos quer em termos técnicos, esta dureza também derivado ao estado do terreno! Com 20km percorridos já o meu gps marcava 600m de acumulado... Mais uma vez ficou provado que a zona de Torres Vedras tem todas as condições para a pratica desta modalidade!

Também tenho de realçar o ideia espectacular dos "chips" (tags de RFID) no capacete para o controlo dos tempos!!!
 

philippos

New Member
Sei que não é fácil conservar as marcações da cal com o tempo que esteve nos últimos dias, mas em algumas zonas poderiam ter optado por tabuletas ou placas com sinalização das direcções o que poderia ajudar os atletas no terreno. Eu como muitos em determinadas situações andamos perdidos com a marcação. Existindo balneários na Expotorres penso que seria a melhor opção para quem desejava tomar banho em vez de ir para a várzea tomar banho. Apesar da prova ter sido dura em parte pelo lamaçal penso que poderiam ter escolhido alguns trajectos um pouco diferentes pois parecia um cocktail da prova do ATV e oestebike. Talvez para o ano seja melhor a nível de percursos.
 

senaita

New Member
Bom , o que eu tenho a dizer,

Já estava com saudades da lama...por isso havia quanto baste....passeio engraçado, como ponto alto para mim a vista de lá de cima das eólicas....singletracks porreiros....quanto ás marcações ...podem melhorar, devido á chuva ou não algumas ficaram dificeis de ver.....tambem segui em frente quando ás vezes era para a esquerda ou para direita...
Falha grave é uma ou outra zona de perigo que não estava marcada (aliás não vi nenhuma marcada ), e quando digo falha grave ...era uma descida onde quase no final havia uma vala na perpendicular á descida feita para as águas não estragarem o resto do caminho.... , e que me assustei pois ia á abrir e ia sózinho , se fosse pessoal atrás de mim garanto que havia tralhos de certeza....deixo aqui este reparo.....de resto tudo impecável, secretariado rápido e simpático..lavagens OK .....almoço e banhos não usei....

Parabéns MalandrosBTT, e Até á proxima....
 
Last edited:

JotaTê

New Member
Em relação a este passeio do qual participei nos 30kms, tenho a dizer que foi duríssimo para 30kms, nível de dificuldade 4 (de 0 a 5) logo a começar por aquela subida cheia de lama que todos tiveram que subir a pé e com os "cavalos" às costas. De resto boa organização, bons trilhos e boas paisagens, algumas marcações que não se viram, no final andei perdido com mais 6 atletas. Na lavagem das bikes é que podia haver mais do que 2 mangueiras...
Boa continuação.
 
D

doskuasebtt

Guest
Bom dia!

Eu gostei, foi duro mas o btt é duro se não for não é btt. Até porque para se ver aquelas vistas espectaculares do cimo da serra vale o esforço!

Boa prova, boa ideia a da cronometragem, que faz com que se puxe mais um pouco.

Um abraço e parabéns ao Sandro e à malta dos malandros.

Diogo Rosa
 

MALANDROSBTT

New Member
Bom dia companheiros do pedal,

Em nome dos MalandrosBTT e da Câmara Municipal de Torres Vedras agradeço a presença de todos os atletas neste evento.
Ficamos felizes pelos comentários, na grande maioria de agradados com o passeio.
No que diz respeito às marcações, tenho a dizer em "nossa defesa" que tive conhecimento que em 2 zonas, principalmente na parte final, onde houve mais queixas, estacionaram dois carros em cima das setas de cal, daí alguns atletas não conseguirem ver as marcações no chão no entanto existiam fitas em todos os cruzamentos. É claro que colocamos a hipotese de, devido à chuva, algumas setas terem sido "lavadas" no entanto estavam complementadas com fitas.
Quanto à critica de ser cópias dos percursos do ATV e Oestebike, já tivemos a oportunidade de responder no topico de promoção do evento e continuamos com a mesma opinião. Em 8 anos os MalandrosBTT nunca repetiram nenhum percurso, é claro que nunca dá para fazer um passeio sem passar por algum sítio onde já passámos anteriormente, para além de este ano existirem muitas zonas muito mal-tratadas e percursos em muito mau estado devido ao abate das árvores que tem havido na nossa zona. Além disso, nem toda a gente veio ao ATV ou Oestebike como o sr. philippos.
Quanto á dureza, sim, sem dúvida era um passeio duro. O gráfico de altimetria disponíbilizado no site não o escondia mas como diz o doskuasebtt, vale a pena para ver a vista apartir das eólicas.
Não está aqui no topico mas já recebemos uma crítica em relação ao controlo de tempos, segundo um atleta houve uma falha na clasificação pois, segundo ele, chegou antes de alguns colegas e na listagem aparece atrás dos mesmos. Em relação a este facto, sem querer dúvidar do atleta em causa, julgamos ser impossível pois a leitura dos chips é automática, conta a passagem por debaixo das antenas e foram "checados" um por um e todas as passagens dos chips conferiam com o nº do frontal. Achamos pouco provável ter acontecido.

Mais uma vez obrigado a todos,
 

candido

New Member
Parabéns a organização, ( MalandrosBTT e CMTV)
Estava um pouco apreensivo em relação ao formato deste ano, devido a ter iniciado a pratica de BTT em 2006 com a participação na Rota das Adegas.(meu aniversário de Betetista)
Foi o facto do convívio dos amigos, do andar de BTT, do formato do abastecimento na Adega, na altura com vinho e pão com chouriço que me tornou um pouco na minha filosofia do BTT de hoje.
Mas tinha de participar e incentivar os meus colegas a o fazer, porque penso que só depois da experiência é que pudemos criticar.
E para mim que fiz os 30 Km, foi BOM.
Apesar da chuva que caiu ao longo da semana, não apanhamos muita lama, apenas na subida junto ao cemitério.
É verdade que tive de ajudar alguns betetistas que nem conseguiam por mudanças, mas no inverno é normal, e o material sofre, quem não quer arriscar, pega na Bike e leva às costas.
O percurso estava ao estilo MalandrosBTT ao qual eu gosto, não era uma Rota das Adegas das Antigos porque isso já foi.
O abastecimento e a paragem na Quinta ( não era uma adega), não foi o melhor do ano, mas isso é um reparo e pode ser corrigido para o ano, mas já tive em passeios bem piores.
O final foi um pouco complicado, porque as vitas e setas desapareceram, mas já foi explicado pela organização e não pretendo bater mais no seguinho porque não é os ultimos 4 Km que apagam a qualidade do passeio e o convivio dos meus colegas.
Chegue ao final sem me preocupar com a classificação, junto dos meus colegas, e não sei se por forma física, sem uma única gosta de suor. Estava pronto para fazer outra vez.
Outro reparo e não uma critica, se é para chamar pessoas não façam classificações. A semana passada tive outro passeio aqui bem perto com +-400 pessoas e todos falamos de como é bom só competirmos com o eu e não com os outros.

Se para o ano ainda houver espero lá estar outra vez com a mesma disposição.

Aqui fica um link das fotos que tirei.
https://picasaweb.google.com/amigosdopedal/RotaDasAdegas2011

iHgIX1q8ZZ1aXixojnvszg



PS: Se isto for um banco de ensaio para tornar Torres Vedras numa Portalegre, que penso que temos região, participantes e logística em termos de lojas para isso, ai sim este é o passeio ideal da Cidade.
Atenção que depois os OesteBikes, MalandrosBTT, ATV, SaloiosBTT e restantes não se queixem... porque a CMTV vai ter de repensar a sua politica.(esta é só o meu pensamento):cool:
 

RGomezz

New Member
Boas Malta,

como já foi aqui dito e sublinhado, a prova foi dura (para mim ainda verdinho nestas andanças foi muuuito dura) com aquela subida até as ventoinhas a ter de ser feita com o animal as costas!!(n foi a unica :) ) :S mas o cenário justificava o esforço! penso que a chuva que caiu nos dias anteriores degradou bastante os trilhos (havia imensos regos) e deixou alguma piscinas; a lama já é um lugar comum nas pedalas de "inverno", não vale a pena falar mt nela. penso que o ponto negativo principal foi mm a falta de indicações nos kms finais! eu e mais alguns bbtistas andamos perdidos e chegamos mesmo a um sitio q n tinha saida! desembocamos no cimo daqueles muros de pedras que seguram as terras!! resultado: tivemos de andar a descer aquilo e seguir pelo asfalto...gostaria ainda de assinalar também o numero reduzido de mangueiras para lavar as meninas..dps te tanto esforço n mereciam esperar tanto pela sua vez de se lavarem..

espero que continuem e que para o ano tenham em conta estes pontos menos bons q foram apontados pelos participantes.

um abraço e boas pedaladas.
 

phonix2010

New Member
Sinceramente, tirando aquela 1.ª subida a pé na lama (culpa de S.Pedro), de resto, tudo espectacular! Descidas de cortar a respiração, subidas brutais quando já esperava uma descida amena até Torres, uma lamazita aqui e ali, acabei os 60 com um sorriso de orelha a orelha (acima das 4 horas, ainda assim...), o que pode querer mais? Curti! Quanto a repetir ou cruzar trilhos com os de outras provas- façam-no sempre que possível, desde que contribua para uma boa prova, é isso que interessa no fim do dia, ou não é? abrs
 

btt.arrifana

New Member
Puxado pelo acumulado, não de altura mas de lama. O BTT é isto mesmo.:tungas:

Secretariado célere e bem organizado.

Trilhos engraçados com sigles curtos mas bem feitos.

A contagem de tempos digital foi para mim uma novidade, achei uma ideia gira, mas que imprime um andamento mais rápido com o consequente aumento do risco de quedas isoladas ou em grupo.

Para um fanático do GPS como eu o mais importante foi ter o track antes da prova, o meu agradecimento pois valorizo muito isso. :yeah:
Só dei pela falta de marcações e pela confusão com as marcações azuis das moto4 quanto tive de corrigir a rota de vários companheiros que iam nem sei bem para onde, as tabuletas com indicação da direção que aqui faltaram, ajudam muito e em outros passeios são uma mais-valia. A melhorar seguramente.

Os reabastecimentos foram o máximo, aqueles pastéis de feijão fresquinhos, ficava lá o dia todo a comer, perdoem-me os companheiros pois devo ter comido os pastéis de alguém, já que comi mais do que um. Mas calculei que a malta mais acelerada não se mete na doçaria.:cheers:


Banhos e lavagens não utilizei, trouxemos a Ford Transit para levar as bikes do grupo cheias de lama e assim as “Marias” poderem ver que demos no duro e não ficamos só pelas adegas.:musica:

Um esclarecimento para a contagem de tempos, não sou um especialista mas acho que o portal registou a hora de partida e de chegada individual, isso significa que na listagem final aparecem ordenados os tempos de duração do percurso do mais curto para o maior e não a ordem pela qual os atletas chegaram, como devem imaginar se assim não fosse o ultimo atleta a partir levava já uns 5 a 10 minutos de atraso em relação ao primeiro a sair o que não era justo.

De uma maneira geral gostei bastante, relação preço/qualidade muto boa, a repetir e recomendar.
 
Last edited:

noel

New Member
boas.
gostei do passeio , bem durinho e com a lama a ajudar a dificuldade foi maior.
com tantos passeios e maratonas na zona já começa a ser dificil trilhos novos ,
para o pessoal que anda sempre na zona não são novidade , mas gosto sempre
de os fazer em passeio o andamento é sempre outro .
só não gostei dos banhos serem na varzia , vir todo sujo de lama ter de levar o carro é algo que
não me agrada mesmo nada , acho que podia ser alterado .
cmps.
noel valente.
 

Castafiore

New Member
Aqui vai o relato da minha aventura... inscrevi-me para a meia, ao chegar aos moinhos já levava por companhia elementos da organização, íamos um grupo de 10 atletas, de repente deixei de ver quer o grupo , quer a organização, fiquei com a companhia do Luís e a partir daí fomos então parar aos 60, dado que o carro vassoura nos terá passado e foi tirando as marcações...como esta nunca me tinha acontecido!!! pena que no 2 abastecimento já não havia pasteis de feijão!!! mas havia muita simpatia!!! gostei muito da prova e até da travessura :)
Ponto que ddevem melhorar, por favor coloquem um telefone de emergencia no dorsal, esta é uma falha grave!!!!
 

Espigão

New Member
Quem me conhece sabe que sou o gajo mais distraído nas Maratonas. :lol: É raro não me enganar.

Neste evento, fiz tudo sozinho do início ao fim, não levei gps, fiz média de 21km/h e nunca tive qualquer dúvida acerca do percurso a seguir. Apercebi-me que o percurso estava extremamente bem sinalizado no piso com tinta ou cal e sempre que surgia algum cruzamento era só olhar para o chão com mais alguma atenção.

Houve vários contras para a Organização neste aspecto. A chuva que apagou ou sumiu mais um pouco as marcações, as motos a fazerem o mesmo e até pior ao percurso :( , os carros que no final estacionaram em cima das marcações, enfim...

Mas na minha opinião, muito bem sinalizado com a excepção da inexistência de sinalização de perigo que até me fez ir ao tapete logo na 1ª descida mais perigosa.

Este foi para mim o aspecto que correu menos bem a par daquele início de partida algo atribulado onde nem a PSP sabia por onde devíamos seguir. Mas eu segui pelo caminho certo ao contrário de outros que foram parar mais à frente e pouparam-se ao esforço que eu e muitos outros fizeram a seguir pelo caminho correcto e bem duro ao início.

Depois no final, era pessoal a queixar-se da sinalização, a queixar que o percurso tinha muita lama, que era muito duro, que a água estava pouco quente, os abastecimentos fracos...

Só me apetecia esconder...

Por 7,5€ com direito a:

- Seguro;
- Bidon personalizado do evento
- Dorsal;
- Sistema de chips;
- GNR em tudo o que era travessias de estradas;
- Classificações rápidas no local e no site;
- Percuso bem sinalizado e brutal. Não conhecia bem a zona (ATV e Oestebike desconheço) e fiquei fã;
- Abastecimentos qb e carregados de pasteis de feijão, bolinhos secos diversos, sandes, bebidas, etc;
- Lavagem de bicicletas;
- Banho quente.

Que mais se pode pedir? 5 estrelas!

Parabéns aos MalandrosBTT e CMTV. Mais um evento que fica na agenda.

Só uma sugestão... acho que de passeio pouco teve. O percurso realmente pode ter sido um pouco upa upa (eu gostei), tiragem de tempos, classificações... é bem provável que tenham havido uns bons empenanços iludidos por um "passeio de BTT"... :lol:

Mudem a designação para Raid de BTT ou mesmo Maratona e Meia-Maratona de BTT porque no Domingo passado, foi tudo menos um passeio...

De resto, continuem com o bom trabalho.

Brevemente no meu site, o rescaldo desta bela manhã de puro BTT.

Cumprimentos

Hugo
 

Sardoal

New Member
O meu desviador foi ao ar no Km 24 portanto não fui longe.
Na meia maratona enquanto andei não me apercebi de falhas de marcação,mas depois ouvi muita gente queixar-se.
Como não há fumo sem fogo,deve ser um ponto a rever,porque a chuva "limpa"muita marcação.
Falha importante é a inêxistencia de um número de socorro nos dorsais.Pormenores que fazem a diferença.
Eu ,no meu azar,tive uma sorte enorme porque encravei mesmo junto ao 2ºabastecimento (com outro paricipante),e o senhor,amabilissimo,depois de chegarem colegas para o substituir foi ele mesmo levar-nos a Torres Vedras.
Mas se tivesse a avaria noutro sitio?Falava para quem?Como recolhiam os avariados?
Só se mandasse recado...
De resto,parece-me uma prova dura mas boa.Para o ano,lá estaremos.
 
D

desirat

Guest
Mais um bom e duro passeio dos Malandros BTT... já tudo foi dito, no entanto faltou a t-shirt que dava-lhe melhor uso que "outro" bidon para a coleção.

Gostava de ver se aparecem algumas fotos da chegada...

Para quem quiser ver o registo GPS e um pequeno vídeo que fiz...pode ver aqui no meu Blog:

http://paulodesirat.blogspot.com
 
Last edited by a moderator:

silverz

New Member
Em relação a este passeio!!!! gostei do desenho do percurso, um pouco de lama inicial mas já se esperava, a parte final bem melhor noutro tipo de terreno. O secretariado efeciente, mas o brinde que nos presentearam algo fraco.
Uma situação que não percebi foi o facto de termos chips e os tempos cronometrados e não haver um control, pelos menos não dei conta, tambem um nº telef de socorro no dorsal importante, de resto o sol ajudou.

Abraços
 
Top