Roldana Desviador traseiro

José Campino

New Member
Caros, amigo betetistas,
Ontem após regresso do 8º passeio Monte do Trigo, ao limpar a menina reparei que a roldana(orlada vermelho), não roda naturalmente, não apresenta um trabalhar solto como a outra(orlada verde), será esta situação normal, não deveria ambas trabalhar soltas, quando com o dedo se fazem girar para logo, parece que bloqueia, gostaria da vossa opinião, pois não tenho como confirmar.
Fica imagem para avaliação.

img1696vw7.jpg



ATT

José Campino
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

elas devem rodar ambas livremente. Se notares alguma prisão, basta desmontar a roldana e lubrificar.

Jepas
 

José Campino

New Member
Amigo Jepas,
Segui o teu conselho e aconteceu o inesperado, a roldana assim que a tirei abriu-se de ambos os lados e as placas metálicas simplesmente saltaram do sítio, voltei a coloca-lá no sítio mas contínua na mesma mas agora também com folga.
Qual a solução trocar a roldana???????


ATT

José Campino
 

Jepas

Super Moderador
Ainda é cedo para trocar de roldana. Este método que falei é o que uso para lubrificar as roldanas e até agora sempre com sucesso, porque são poucas peças. Basta desmontar do desviador, tirar as placas metálicas, lubrificar e voltar a juntar tudo para montar.

Contudo pode estar a escapar alguma coisa na minha explicação. Aqui ficam 2 links sobre como fazem os profissionais da ParkTool:

http://www.parktool.com/repair/readhowto.asp?id=76
http://www.parktool.com/repair/readcalvinscorner.asp?id=157#rder

(em nenhum aparece um Shadow, mas os passos são semelhantes). Atenção que as roldanas do XTR mostrado podem ser diferentes das do XT.

Jepas
 

José Campino

New Member
Amigo, Jepas,
Tirei a roldana e tentei lubrifica-lá mas ficou na mesma, muito presa, será melhor mudar?
Será por esta não funcionar devidamente que mais vezes que o normal tenho muita tensão na bicha e as mudanças no sentido 1-9 mais para o fim não funcionam nas melhores condições?
Já agora a roldana do Shadow não tem rolamentos como o XTR, portanto em termos de lubrificação é limitado.

ATT

José Campino
 

Picão

New Member
Boas amigo Zé estou a ver que o passeio de monte do trigo fez mal à tua menina... eu só ontem a limpei e lubrifiquei... quanto à roldana no teu caso pedia ajuada proficional...
 

SPZXC

New Member
Boas .... ...


Espero ajudar, a roldana que tens assinalada a vermelho é a roldana GUIA tem sempre uma folga lateral maior ( normal ) desgasta-se mais rapidamente pois a folga caracteristica lateral leva a um desgaste maior  :evil:
A roldana assinalada a verde é a de TENSÃo a folga aí não deve ser muito   :roll:

Acabei por ter esse problema,  e apesar de elas não apresentarem desgaste ( estrelas NINJA  :D ) o desgaste e a  folga era demasiado, que acabava por prender, acabei por trocar as roldanas e ficou como novo
 

José Campino

New Member
Boas Nélio, infelizmente é anterior a Monte Trigo, mas tá-se a resolver.
A limpeza e manutenção deu-se logo nesse dia depois do almoço para fazer a digestão. E olha que ainda hoje ando a tirar pó vermelho da menina, é obra.

Amigo SPZXC, se calhar vou seguir o teu conselho, e trocar ambas as roldanas para corrigir a situação de vez.
Tens um Shadow?

ATT

José Campino
 

prasquete

New Member
Vais trocar as roldanas tao cedo, de certeza que o desviador nao tem assim tantos km, nem as roldanas tem desgaste para a troca...

Desmontaste tudo?Nao sei se essas sao com rolamentos, se forem, e o mesmo estiver gripado, vai ter mesmo que ser, se for de casquilho, tem que haver maneira de resolver isso...

Tiraste fotos quado a desmontaste?

cups...
 

Milhas_Rev

New Member
Boas,

Quando tirei as roldanas do meu desviador (deore) e ao voltar a po-las aquilo não rodava. Porque, pois porque os parafusos que as seguravam estavam apertados de mais :mrgreen:.
Agora nao sei... :roll:
 

prasquete

New Member
O aperto dos parafusos nao deve influenciar o livre funcionamento das roldanas, pois elas rodam livremente num genero de eixo, que quando apertas os parafusos, serve de batente, e deixa sempre uma "folga" para a roldana rodar...

ps: atencao, as rodanas tem posição e a roldana de cima tem que ficar em cima, pois têm ligeiras diferenças...
 

José Campino

New Member
Pois o que diz o prasquete não poderia estar mais certo, o parafuso serve de eixo e tem um batente que não permite que o aperto seja maior que o desejado.
Em relação as fotos não tirei pois estava sem tempo, mas logo ou amanhã vou substituir a roldana por uma nova só para ver o resultado, saber se roda livremente ou se o problema é de outra natureza(desviador).


ATT

José Campino
 
Top