29er Rodas ZTR Crest, cubos 240s, raios Sapim

bikemaniac

New Member
e em termos de rigides?o meu peso anda a volta de 77kg sou mto duro com a bike por isso as rodas tem de aguentar porrada da grande...o material e fiavel?os raios aguentam e os aros?
 

mrfo

Member
Aproveitanto o tópico, estou a pensar numas rodas com ZTR Crest e cubos Fun Works N Light EVO. O meu receio é quanto à fiabilidade dos mesmos. Alguém tem feedback?
 

ruialexis

Elos Rápidos
Vou "desenterrar" o tópico porque estou a atingir os limites com estes raios :mad:

Tenho as rodas desde Março 12, não tive nenhum tipo de problema em cerca de 3000 Kms maioritariamente em provas, em todo o tipo de terrenos e sem nenhum tipo de poupança ou manutenção.

Em Setembro de 2012 parti um raio da roda traseira num treino onde rolava de forma tranquila...ok, deve ter sido uma pedra forte, o raio estava com folga ou outra coisa qualquer perfeitamente normal, pensei :confused:
Troquei o raio e cerca de 500 Km (3 Maratonas) depois, voltei a partir um raio da roda traseira...num treino de descompressão a rolar na estrada!
Voltei a trocar o raio, mas confesso que aqui já me passou muita coisa pela cabeça...novas rodas!? Enraiar a roda traseira com raios mais robustos!?

Hoje, 150 km depois do último raio partido, fiquei no km 8 da Maratona Rota do Casqueiro...com um raio partido na roda da frente :shock: e um melão do tamanho do mundo!!!

Pergunta: Mas que !""$%#%#% é isto?! As rodas não estão empenadas, os raios raios estão apertados, aguentaram mais de 3000 Km sem chatices....e agora!?!

Em príncipio vou enraiar as duas rodas com DT Swiss Competition, "parece" que são resistentes q.b., pelo menos pesam mais 100g que os Sapim CX-Ray, mas como devem calcular isso é o que menos me interessa!

Alguém conhece casos semelhantes?
 

tinric

Super Moderador
Mas partem-se os raios ou as cabeças?

Por onde se partem.

Segundo alguns entendidos... devido a enraiações com "cruzamentos errados" (ou mal feitos) originam isso...

Verdade é que nas minhas anteriores, com sapin laser... um sr que percebe qualquer coisa disso me disse... essa roda de tras, com essa enrraiação vais andar sempre a partir raios e pela cabeça... passado uns dias (e já tinha passado meses sem se passar nada) tao... parte-se um raio junto a cabeça...

Entretanto a roda foi à garantia, trocar o cubo... veio com uma raiação diferente...
 

Pmiguel

New Member
tenho vontade de comprar umas e medo ao mesmo tempo, vi uma scot spark que fez uma curva tipo slide a roda de tras dobrou ficou num S
 

JoaoPeixe

New Member
Rui estou na mesma situação que tu!!!
Raios: Sapim race 1.8/2.0
Rodas: ZTR Alpine
Peso do "atleta": 65kg
As rodas têm 10 meses de uso, cerca de 4800km, do meio do nada os raios começaram a partir, a primeira vez foi a rolar na ecopista aqui de évora.
Em 3 voltas de btt partiram-se 3 raios, verifiquei a tensão dos raios e estava tudo normal.
Na loja aqui da minha zona dizem que é muito estranho isto acontecer, uma vez que os raios está todos com a mesma tensão!
Já decidi trocar os raios todos vou tambem para dt swiss competion vamos ver no que dá!!!

 

ruialexis

Elos Rápidos
Eu coloquei as minhas rodas na Binaclínica, cujo responsável é um "guru" na matéria.
Disse-me que os raios estavam com tensões diferentes e por isso começaram a partir com frequência. Solução: retirar todos os raios e voltar a colocar com a tensão correcta em todos.

De facto, estão com muito mais tensão e homogêneos entre si. Mas ainda não testei, vou fazer um ligeiro teste no sábado e no domingo uma teste a sério na 1ª prova do Regional XCM de Santarém...vamos ver :confused:

Espero que esta solução dê resultado, no entanto foi-me dito também que esta afinação deve ser feita com frequência para não voltarem a partir!

RA
 

synclever

Member
Tenho uma montagem idêntica mas com cubos novatec, com cerca de 1 mês e 500Km.
Até agora portou-se tudo bem, mesmo com cerca de 88Kg em cima (rider+equipamento+mochila de travessia).
ruialexis disseram-te com que frequência se deve afinar os raios todos? Estou a ver que para prevenir deverá ser por volta dos 2000Km.
 

red46

Member
Boas.

Eu tambem tenho uma montagem quase igual à do JoaoPeixe, mas o raios são os DT Swiss Revolution. Ainda só fizeram cerca de 50kms, mas se por acaso se partir algum raio, passo na Binaclinica para o Valério dar uma vista de olhos.

Cumprimentos
 

ruialexis

Elos Rápidos
synclever,

não existe uma frequência definida, mas teremos que verificar com regularidade se estão a perder tensão para não correr o risco de voltar a partir.
Para mim depois disto, a seguir a cada treino esta verificação vai fazer dos "rituais" com a bike e caso seja necessário volta a afinar ;)

El Cupra,

partindo do princípio que queres os aros ZTR Crest, o peso e o preço variam muito consoante os cubos e os raios que pretendes...podes consultar a Binaclínica ou Actionsports

RA
 

ruialexis

Elos Rápidos
1º teste pós "reparação": 80 Km no meio de muita e muita e muita lama, alguma pedra e ritmo rápido sem problemas!
Neste momento as rodas estão como novas e após a prova, os raios continuam com uma tensão que me parece consistente, no próximo domingo mais um teste duro...vamos ver :confused:
 

RTC

Super Moderador
Bom dia.

Tive...já se partiram 2 raios. Exactamente no mesmo sítio que ilustra a foto postada pelo João Peixe. Roda de trás.
Mas o primeiro raio só se partiu já a roda tinha bastantes km's.
Depois de partir o primeiro, substitui-o por um CN. Na semana seguinte partiu-se o 2º. Não esperei mais e substitui-os todos por CN. Cheguei a andar uns tempos com elas e até agora tudo ok.
Agora, de inverno, não tenho andado com estas rodas.
 

ruialexis

Elos Rápidos
Viva,

após a 1ª afinação já fiz cerca de 200Km e sempre em provas com muita, mas muita lama mesmo...e as rodas não se queixaram!!
Portanto, concluo que desde que a tensão dos raios seja verificada com regularidade, não devem acontecer (espero eu) problemas de maior.
Entretanto já fiz uma 2ª afinação e mais uma prova de 80Km sem problemas com as rodas ;)

Para a semana, vamos ver como se portam no SRP 160!!

RA
 

lmferreira

New Member
Boas

Passado mais de um ano vou volta a desenterrar este tópico. Esto a pensar comprar umas rodas para a minha 29 e a configuração é igual a do user do inicio, mas sem ser lefty e também serem de 15mm:
ArosZTR Crest
Cubos DT Swiss 240s
Raios Sapim CX-Ray
Nipples DT Swiss Pro

A minha duvida é se passado este tempo todo saíram eventualmente rodas melhores ou mais interessantes que fiquem sensivelmente ao preço destas?
Tenho 3 todas em mente: este set de cima, as mavic st, mavic slr, Dt swiss xr1501. Qual das 3 optariam? Qual das 3 são melhores?

obrigado.
 
Top