Rodas Prototype 27,5”

#1
Olá
Tenho umas rodas Mavic Crossmax, que apesar de terem apenas 1800km dei uma pancada que fez uma mossa no aro de trás... que nunca mais será o mesmo.
Enquanto vou accionar a garantia “anti crash” de 2 anos que eles dizem que eu tenho... entretanto vou comprar já outras ficando eventualmente no futuro com 2 pares de rodas.
Segundo o meu mecânico, para entrega imediata tenho um novo modelo da Prototype que ainda nem estará no site deles. 1450gr, 470€.
Ouvi dizer que as rodas são boas, os cubos permitem uma rodagem ainda mais leve que os meus Mavic mas que se estragam mais depressa. Se me permitir rodar melhor, mesmo com um desgaste mais rápido pode ser uma boa opção...

Confere? Que opinião têm?
Benjamim
 

edununo

Well-Known Member
#3
Já tive umas Prototype há vários anos ainda roda 26.
Aguentaram muita porrada e não deram grandes problemas. Tive que trocar o cepo mas após muitos kms. Na altura o serviço de apoio ao cliente era excelente.
Na loja onde comprei a minha bike de estrada comercializam Prototype e muitos clientes as compram, tanto para BTT como estrada.
 

gfrmartins

Active Member
#4
Andei com umas emprestadas durante um tempinho e eram excelentes rodas.

Das pessoas que conheço e que têm estão bastante satisfeitos.

Para esse preço, com esse peso, com a qualidade que costumam ter parecem ser uma boa opção. Mas saber o modelo também era importante
 
#7
Fizeram-me nova oferta “feito à medida” com todos os componentes de topo por um preço interessante. Vou avançar, veremos se é um upgrade ou downgrade das minhas Crossmax...
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#9
Hummm... são umas ZERO com o novo HUB EVO 3.1
Não estou muito convencido pelas rodas de entrada de gama...

Novo .. de 2017... ;) Essas rodas ( ZERO- são entrada de gama) tem limite de peso de 95kg.
eu ia para as RW, são mais caras (495 PVP) , tem mais 10 g!!!mas aguentam mais porrada, já que permitem riders com 110kg)...
Mas cada um sabe de si.
 
#10
Tenho umas Crossmax Elite.
A nova oferta já não é com a Zero. É uma combinação de vários itens, supostamente os topos de gama deles em alumínio, basicamente pelo mesmo preço que me custaram as Crossmax elite. É algo “não de catálogo”.
Dizem que rolam melhor que as minhas... mesmo que os cubos possam ter uma duração mais curta segundo consta.
Vou arriscar. Veremos.
 

DriveMe

Active Member
#15
1350 gr - o par completo
27.5'', por volta do preço que indicaste em cima?
Ando um bocado fora, mas esses números parecem-me bastante bons.
Tens ideia do perfil interno e do perfil externo do aro?

Edit: na loja do costume, as Crossmax Pro Carbon 27.5'', a 1.4kg, estão a 1400paus.
 
Last edited:
#16
DriveMe - sim! Sensivelmente pelo preços das Crossmax Elite.
Se tinha dúvidas das rodas, hoje num singletrack deixei embater a roda da frente num marco de cimento e voei por cima da bike - alguns arranhões... mas a roda levou uma enorme pancada seca. Quando me levantei, demorei a chegar à bike porque achava que estaria partida!...
Nada - a roda nem empenada ficou. Foi a maior pancada seca que alguma vez dei.
Estou neste momento a ficar fã destas rodas.
Atenção que a minha configuração "não existe". Se estiveres interessado (mesmo em 29") sugiro que ligues para a BikeZone de Setúbal pois foi o Mário que tratou de as configurar com a fábrica...
Quanto aos dados do perfil, sorry não sei :rolleyes: pois, como disse, foi um "pack inventado".
 
#19
Boas.
Tenho umas Roval de alumínio e quero fazer um upgrade.
Estava indeciso entre as Prototype Zenith que são de alumínio, pesam 1460 gr e têm um perfil de 25mm x 18mm. Custam-me 650 euros.
As Prototype Carbon Zero são de carbono, pesam 1560 gr e têm um perfil de 31 mm x 25 mm. Custam-me 900 euros.
Considerando as características, as Carbon valem a diferença, considerando que até são 100 gr mais pesadas?
Acrescento que, falei com uma pessoa que me desaconselhou completamente Prototype. Compram o material na China e fazem cá a montagem e o lettering. Para além disso, a garantia é de apenas defeitos de fabrico.
Não sei o que faça.
Conselhos?
 
#20
Olá...
Depende muito do que procures numas rodas. Peso, resistência, rigidez..

Tenho umas prototype em alumínio agora com 715km. Rolam maravilhosamente para o preço e sobem que é um espectáculo. Neste campo são pelo menos tão boas (talvez melhores) como as Crossmax Elite que tenho - paradas há mais de 1 mês à espera de resposta da garantia da roda de trás...
O peso tão leve que tenho em alumínio há-de ser à custa de alguma resistência. Ando sobre muita pedra, raízes e terrenos irregulares (Arrábida) e já tenho dois beijinhos no aro de trás. Sem problema nenhum para já.

Também tenho pensado muito em comprar umas rodas em carbono... e a ideia que um dos pontos mais importantes das rodas de carbono é a garantia, na verdade assusta-me pois dá a entender que vamos ter problemas, sim ou sim...
A ENVE por exemplo cobra uma fortuna pelas rodas e dá garantia vitalícia... de que me serve isso se quando precisar fico 1 mês sem poder pegar na bike à espera?!
Por ter tantas dúvidas sobre o carbono (ainda sem falar de dinheiro), optei pelas Prototype. Se calhar, pelo preço, podes ter um aro suplente em casa, just in case.... ;)

Atenção que há várias formas de entrelaçar as fibras de carbono o que muda muito o peso e a resistência. Nem sempre mais peso = mais resistência.
Pela pesquisa que fiz de rodas de carbono, optaria pela SpeedSix earth (1400gr) que custam uns 1.200€ ou daria o salto para umas Enve que custam mais do dobro. As outras opções não me fascinam pelo peso elevado que têm... Para isso fico com as minhas Prototype para já.
Não sei se ajudei :D mas se tiveres muitas dúvidas... compra umas iguais às minhas