Rodas NoTubes ZTR....

fitty77

New Member
para não fazer asneira e para quem não sabe desmontar cubos há algum lubrificante que se possa meter nas rodas sem as estragar? tipo "massa consistente" em spray...

Não te metas nisso.... Se conseguires meter um lubrificante para dentro de um cubo (não sei muito bem para que... a não ser que fosse um cubo de esferas pouco ganhavas com isso, e mesmo com estes....) é sinal que a estanquecidade do mesmo também não é grande coisa. Existem alguns produtos com função penetrante, mas não são adequados, na minha maneira de ver, para serem colocados numa bike. Isto porque ao usá-los, eles não penetram apenas para dentro do cubo, mas essencialmente também para dentro dos rolamentos, reagindo a sua fluidez (para conseguirem penetrar nunca pode ser algo muito espesso ou viscoco) com a massa que está no interior dos rolamentos, fazendo com que esta perca as suas funções de lubrificação para as quais foi desenvolvida.

É a minha opinião, mas isto em termos delubrificação há muitas teorias, umas certas, outras nem por isso, mas podem sempre existir várias formas de se chegar ao mesmo fim.
 
Last edited:

mad max rr

New Member
Finalmente chegaram os aros, desculpem pela qualidade das fotos mas foram tiradas com telem.

bikepics-2016382-800.jpg


Deu exatamente o peso anunciado, 330g 32 furos.

O conjunto completo a ser montado, sem os raios

bikepics-2016383-800.jpg


Deu 1077g

A juntar uns raios sapim laser, conto conseguir uma montagem por volta das 1360g.
 

pimentoski

New Member
as minhas iguais a essas mas em preto deram um total de 767 + 626 com fitas e válvuas o que deu 1393 gramas. Já agora tenho uma dúvida em relação aos raios, os Laser dão para disco ou não?
 

J.M.F.F.

Member
para não fazer asneira e para quem não sabe desmontar cubos há algum lubrificante que se possa meter nas rodas sem as estragar? tipo "massa consistente" em spray...

Cubos A2Z:
Começcei á pouco tempo a lubricar os meus rolamentos com massa sintectica colocada c/ uma seringa no interior do rolamento depois de lhe retirar a proteção de boracha, que se faz c/ facilidade e não estraga, tenho-o feito c/ alguma regularidade para ver se duram mais qualquer coisa.
Tambem fui aconselhado pelo importador a colocar um spray lubrificante que fica espesso depois de aplicado. Entretanto irei arranjar um lá na fabrica (SOPORCEL), e depois partilharei aqui a marca do mesmo.

Entretanto cheguei á conclusão que gripo os rolamentos de tráz (só os do cubo) devido há forma como ando, ou seja, exerço muitas forças obliquas, e estes rolamentos são algo frageis a este tipo de exigencia, aliás todos os rolamentos são, mas estes são mais. Os rolamentos das minhas MAVIC SL, não aguentavem mais que 1 ano, só as XTR que tive a seguir é que não me deram problemas, vendi-as a um colega e ainda não levaram nada, e vão a caminho dos dois anos, por isso brevemente vou regressar ás xtr 2011.
As rodas XTR aguentam mais porque os seus cubos c/ esferas são muito mais resintentes ás forças laterais e obliquas.
Abraço
 

tuareg

New Member
FIcam aqui mais uns cubos que dão para fazer uma montagem bastante leve.

Os Soul Kozak, SOUL 2010

127 gr , o da frente

dscf6105c.jpg


e 241 gr o de trás
dscf6106q.jpg


e o conjunto do MAD MAX rr em vermelho que são mais leves 2 gr / cada

dscf6090q.jpg


dscf6091.jpg
 

pimentoski

New Member
JMFF esse spray que fica espesso depois de aplicado é que ando à procura, se bem que a ideia da massa dentro da seringa também não parece má.
 

Marreiros

Active Member
Sim mad max rr. Não tenho razão de queixa em relação aos raios. Na montagem que tenho este ano (ZTR Podium MMX + Sapim Laser + nipples brass Sapim + cubos AC 130/225) noto uma rigidez superior do conjunto em relação ao que tinha em 2009 ( ZTR Olympic + DT Swiss Revolution + nipples alu Dt Swiss + cubos AC 130/225).
 

mad max rr

New Member
Muito obrigado Marreiros, vão ser mesmo os Laser que vou utilizar.



e o conjunto do MAD MAX rr em vermelho que são mais leves 2 gr / cada

dscf6090q.jpg


dscf6091.jpg

Sabes que o vermelho é sempre mais pesado:mad:

Bem fixes esses cubos da soul e com um peso excelente.
Quanto te custaram ?
 

pimentoski

New Member
O meu conjunto igual a esse conjunto branco, ou seja Novatec + Alpine + Raios Sapin Laser e cabeças em alumínio também da Sapin (?) com fita e válvulas. Os cubos também trazem chavetas que pesam 100 e poucas gramas o par mas saltaram logo fora e foram trocadas por umas KCNC.

Roda da Frente 626 gramas

2nm0m6u.jpg


Roda de Trás 767 gramas

11jmd8w.jpg


Total de 1393 gramas... por 365 euros (o preço é 385 euros mas tive desconto) numa loja "fisica" nacional... Com as vantagem que provavalemente tenho em questões de garantia empenos, o que for...
 

azomyr

New Member
Olá colegas do pedal, ontem coloquei um novo post com um pedido de ajuda,mas como o espirito de entreajuda já teve melhores dias aqui pelo forum volto a pedir o vosso conselho:
Estuo indeciso entre as Mavic Crossmax 2010 para Lefty (600 euros), e umas RCZ 2010 race/ZTR Olympic Disc 6 Lefty white/red, raios Pillar e eixo de 9mm (299 euros), com menos cerca de 100 gramas que as Mavic (1520g).
Será que os cubos das RCZ são fiaveis, e o facto de serem de 28 furos não tem problema?
ou compensa pagar o dobro pelas Mavic?

Muito obrigado e desculpem não colocar fotos das rodas porque não consigo...
 

jginja

New Member
Viva azomyr.
Passei por um dilema semelhante e cheguei à conclusão que se ganha muito dinheiro nas lojas com montagens leves.

Assim sendo procurei e encontrei a opção mais económica na Poison Bikes/Tomazzini.
Consegui uma montagem com:
- aros FRM 333 XMD
- raios CN Spoke 420 Aero
- cubo traseiro Novatec
- cubo dianteiro Cannondale Lefty (aproveitado da roda antiga)
Pelo conjunto acima descrito paguei 360 euros. Foi-me oferecido: fitas, válvulas e chaveta da roda traseira.

A roda, sem fitas e sem vávulas, pesam:
- frente 604gr
- trás 762gr

Podes ver mais detalhes em:
http://www.forumbtt.net/showthread.php/14856-Cannondale-Rush-5-Lefty/page4?p=503021#post503021

Boas pedaladas
 

tuareg

New Member
Tens muitas opções "hand made" interessantes.

Eu Mavic, não comprava. Por esse valor compras bem melhor e mais leve !
 
Top