Rodas Mavic CrossRide

#1
Boas, na minha bike tenho estas rodas com os pneus de origem que são os
MERIDA RACE Lite 2.1 kevlar com camera de ar com o tal liquido verde anti furo, o que
posso fazer para tirar algum peso ás rodas, será por mudar os pneus,(quais??) converte-los para tubeless??,....... pois não sei o que fazer, podem me dar alguns conselhos para tirar peso não só as rodas como á bike.
Cumps,




 
#3
Obrigado Afonso, ninguém me sabe dizer o peso mais ou menos que posso ganhar em converte las para tubeless com uns
pneus diferentes destes?
Que pneus aconselham para o inverno?
Cumps,
 
#4
com quanto peso esta a bike??
hmmm talvez mudar esses travoes e consegues ter melhor peso/travagem!!
um selim SLR, e se nao qiseres converter as rodas pa tubeless, usa apenas camara de ar normal e uns pneus mais leves e tens um bom peso nessas rodas
 
#5
Ainda não sei o peso ao certo, sei que quando a comprei na Longus, pesava 11,90kg com as rodas de origem, depois meti as crossrider, o espigão, selim, uns parafusos da kcnc, punhos ESI Grips silicone e uns bar ends ritchey, agora vou meter um guiador da kcnc.
Não sei quanto peso é que ela perdeu, mas quero tirar mais umas gramas.

Cumps,
 
#6
não sei quanto pesam os pneus, mas podes converter os aros a tubeless, tens kits baratos e podes colocar pneus rubena tubeless na ordem das 550 gramas, por 30 euros ou 25 na net

cump
 

ny12xx

Super Moderador
#7
Companheiro Rribeiro13

Já em várias publicações (revistas) li reviews a bikes da Merida com pneus iguais aos teus e sempre disseram bem deles.

São pneus com uma boa relação peso/aderência/facilidade de rolamento.

Podes colocar uns pneus mais leves como é obvio, mas, provavelmente, só ficas a ganhar no peso e ficas a perder nas outras duas.

A chuva e a lama vêm a caminho. Não achas melhor deixar essa alteração para quando o tempo estiver seco?

Estás a preocupar-te com o peso dos pneus, mas não te preocupaste com o peso das rodas (CrossRide), essas sim, são pesadas.

Já ganhas algum peso se converteres as rodas em tubless e utilizares esses pneus.

Esta foi a minha opinião. Espera por outras.

Um abraço

NY
 

ny12xx

Super Moderador
#9
Companheiro

Essas rodas pesam mais de 2.000g (pelo menos as minhas pesam).

O peso que podes ganhar depende do peso das tuas actuais câmaras de ar. Com sorte és capaz de chegar aos 100g por roda.

Espero ter ajudado

Um abraço

NY
 

Jepas

Super Moderador
#10
As CrossRide funcionam como um todo, por isso não é possível retirar "peças" para que fiquem mais leves. Contudo há coisas que podem ser montadas nas rodas tornando o conjunto todo mais leve. As rodas em si ficam iguais, mas podes comprar uns apertos de rodas mais leves perdendo talvez umas 50 ou 60g por roda (depende do peso actual e dos novos apertos).

Podes colocar discos mais leves com parafusos em Ti perdendo também poucas gramas por roda.

Finalmente, retirar as câmaras de ar e colocar o Kit e líquido NoTubes (ou similar). Aqui é que se perde muito peso, quanto? Ninguém sabe, depende de quanto pesam as câmaras de ar que tens agora. Também podes trocar de pneus.

Atenção: essas rodas são pesadas, vais gastar imenso dinheiro em tudo menos no kit/pneus para tornar isso leve. É como ter um Carocha e meter pneus de Porsche à espera que fique mais leve.

Se queres manter as rodas, tens de cortar peso no resto, a começar pelos pneus/câmaras.
 
#11
Obrigado a todos pela ajuda.

ny12xx, as tuas pesam mais de 2000g???,....todas as pesquisas que fiz nenhumas chegavam a esses valores.
Umas rodas leves andam a rondar as 1500g, não é???
Eu até pensava que nem eram assim tão pesadas, pois a marca anuncia 1905g, eu comprei estas, (crossride) mas estive para comprar estas (Rodas MAVIC Crosstrail Disc) que eram mais do dobro dos €€€€€ e SÓ pesava menos 95g, será que a diferença dos €€€€ compensa as gramas?

Componentes/Rodas e Jantes/Mavic CROSSRIDE DISC
Mavic CROSSRIDE DISC

Informação sobre o Produto

Rodas MAVIC Crossride Disc (par)

MTB - CROSS-MOUNTAIN

Aros:
Color: black anodised
Disc brake specific profile: no braking surface
Drilling: traditional
Eyelet: H2 technology
Internal width: 19 mm c
Joint: pinned
Material: 6106 Aluminum
Valve hole diameter: 8.5 mm

Raios:
Color: black
Count: 24 front and rear
Lacing: front and rear crossed 2
Nipples: brass, self lock concept
Nipples: brass, self lock concept

Cubo:
Bearings: QRM
Color: black
Free wheel mecanism: FTS-X, steel
Front and rear axle material: steel
Front and rear bodies: aluminum
Front axle size: 9 x 100
Rear axle size: 9 x 135

Compativel com:
Disc brakes: International Standard, Center-Lock
ETRTO size: 559x19c
M10 (Shimano, Sram)
Recommended tire sizes: 1.5 to 2.3

Fornecido com:
Rim tape
Traditional aluminum quick releases
User guide and warranty card
Valve reducer

Peso: 1905 gr / par
front wheel: 885 gr
rear wheel: 1020 gr


/Componentes/Rodas e Jantes/Mavic CROSSTRAIL DISC
Mavic CROSSTRAIL DISC

Informação sobre o Produto

Rodas MAVIC Crosstrail Disc (par)
MTB - CROSS-MOUNTAIN

Aros:
Color: double anodization, black rim, silver ISM
Disc brake specific profile: no braking surface
Drilling: Fore
Internal width: 19 mm c
Joint: SUP
Lowering: ISM
Material: Maxtal
Valve hole diameter: 6.5 mm

Raios:
Color: black
Count: 24 front and rear
Lacing: front and rear crossed 2
Material: stainless steel
Nipples: integrated M7 aluminum with brake rings
Shape: straight pull, bladed

Cubo:
Bearings: QRM
Color: black
Free wheel mecanism: FTS-X, steel
Front and rear axle material: steel
Front and rear bodies: aluminum
Front axle size: 9 x 100
Rear axle size: 9 x 135

Compativel com:
Disc brakes: International Standard, Center-Lock
ETRTO size: 559x19c
M10 (Shimano, Sram)
Recommended tire sizes: 1.5 to 2.3
Tire: UST Tubeless and tubetype

Fornecido com:
Spoke wrench (rear wheel)
Spoke wrench for aerodynamic spokes (rear wheel)
Traditional aluminum quick releases
User guide and warranty card
UST valve and accessories

Peso: 1810 gr / par
front wheel: 840 gr
rear wheel: 970 gr
 
#12
penso que nem todas vem com o mesmo peso... algumas pesam isto:



mas a média ronda as 1950 gramas o par... acho complicado ficar abaixo disso.

as crosstrail eram mais caras por serem umas tubeless verdadeiras, não precisas de fitas.
 
#13
será que a diferença dos €€€€ compensa as gramas?
Companheiro

Não é o peso a única diferença!

As tuas não são UST, enquanto que as CrossTrail são.

O material dos aros também não é o mesmo.

Existem no mercado algumas rodas com pesos na casa dos 1.500g/1.600g com preços apetecíveis, inclusive mais baratas que as CrossRide.

Se pesquisares bem aqui no Fórum, vais encontrar pessoal que fala das RCZ, Token e de algumas montagens "à lá carte" com pesos e preços bastante comedidos.

Se te decidires em trocar as rodas, não é só com o peso que tens com que te preocupar.

Na minha opinião, e se opetares por uma montagem "à lá carte", devias escolher montagens a 32 raios (têm uma melhor relação peso/rigidez).

O peso das rodas é importante, mas só na sua periferia:

- se colocares um pneu mais leve 100g até és capaz de sentir alguma diferença (eu não senti), mas se colocares uma cassete 200g mais leve, garanto-te que não sentes diferença nenhuma.

Se queres emagrecer as rodas, não pelo peso total da bike, mas pela vantagem que isso te vai trazer a nível de aceleração, deves fazer por esta ordem:

1º - pneus
2º - câmara de ar / líquido anti furo
3º - aro + fita (normal/tubless)

O peso dos niples + raios + cubo + cassete em nada interferem com as acelerações.

Pensa bem se merece a pena o investimento numas novas rodas e pneus.

Novamente, a chuva e a lama vêm a caminho.

Espero ter ajudado

Um abraço

NY
 
#14
Obrigado a todos pela ajuda.

ny12xx, as tuas pesam mais de 2000g???,....todas as pesquisas que fiz nenhumas chegavam a esses valores.
Umas rodas leves andam a rondar as 1500g, não é???
Eu até pensava que nem eram assim tão pesadas, pois a marca anuncia 1905g, eu comprei estas, (crossride) mas estive para comprar estas (Rodas MAVIC Crosstrail Disc) que eram mais do dobro dos €€€€€ e SÓ pesava menos 95g, será que a diferença dos €€€€ compensa as gramas?

Componentes/Rodas e Jantes/Mavic CROSSRIDE DISC
Mavic CROSSRIDE DISC

Informação sobre o Produto

Rodas MAVIC Crossride Disc (par)

MTB - CROSS-MOUNTAIN

Aros:
Color: black anodised
Disc brake specific profile: no braking surface
Drilling: traditional
Eyelet: H2 technology
Internal width: 19 mm c
Joint: pinned
Material: 6106 Aluminum
Valve hole diameter: 8.5 mm

Raios:
Color: black
Count: 24 front and rear
Lacing: front and rear crossed 2
Nipples: brass, self lock concept
Nipples: brass, self lock concept

Cubo:
Bearings: QRM
Color: black
Free wheel mecanism: FTS-X, steel
Front and rear axle material: steel
Front and rear bodies: aluminum
Front axle size: 9 x 100
Rear axle size: 9 x 135

Compativel com:
Disc brakes: International Standard, Center-Lock
ETRTO size: 559x19c
M10 (Shimano, Sram)
Recommended tire sizes: 1.5 to 2.3

Fornecido com:
Rim tape
Traditional aluminum quick releases
User guide and warranty card
Valve reducer

Peso: 1905 gr / par
front wheel: 885 gr
rear wheel: 1020 gr


/Componentes/Rodas e Jantes/Mavic CROSSTRAIL DISC
Mavic CROSSTRAIL DISC

Informação sobre o Produto

Rodas MAVIC Crosstrail Disc (par)
MTB - CROSS-MOUNTAIN

Aros:
Color: double anodization, black rim, silver ISM
Disc brake specific profile: no braking surface
Drilling: Fore
Internal width: 19 mm c
Joint: SUP
Lowering: ISM
Material: Maxtal
Valve hole diameter: 6.5 mm

Raios:
Color: black
Count: 24 front and rear
Lacing: front and rear crossed 2
Material: stainless steel
Nipples: integrated M7 aluminum with brake rings
Shape: straight pull, bladed

Cubo:
Bearings: QRM
Color: black
Free wheel mecanism: FTS-X, steel
Front and rear axle material: steel
Front and rear bodies: aluminum
Front axle size: 9 x 100
Rear axle size: 9 x 135

Compativel com:
Disc brakes: International Standard, Center-Lock
ETRTO size: 559x19c
M10 (Shimano, Sram)
Recommended tire sizes: 1.5 to 2.3
Tire: UST Tubeless and tubetype

Fornecido com:
Spoke wrench (rear wheel)
Spoke wrench for aerodynamic spokes (rear wheel)
Traditional aluminum quick releases
User guide and warranty card
UST valve and accessories

Peso: 1810 gr / par
front wheel: 840 gr
rear wheel: 970 gr
Pesei as minhas com pneu schalbe rocket ron, discos, câmara, fita, aperto etc. A da Frente 1745 g e a de trás com a cassete 9v deore XT fica em 2100 g, aquela teoria das 2000 g é exagerada.
 
#17
Realmente rodas com 1500g são rodas hoje em dia muito comuns e não tão caras. Se queres mesmo perder um peso significativo vende essas tuas e procura montagens mais leves.
Não te esqueças é de outros conceitos sem ser o peso. Rigidez lateral das rodas que na mavic costuma ser muito bom, resistência do material e qualidade dos cubos que lá vêm montados...
 
#20
Boas companheiros...

Faço aqui uma pergunta, estas rodas de que se fala são boas?
Eu estou a pensar em mandar vir umas para mim e o peso importa pouco, são certamente mais leves que as minhas.
Mas o dinheiro não abunda e os 160 euros que as fazem chegar a casa já custa a dar.
É á confiança? Dou-lhe o uso de toda a gente de Lisboa... Monsanto, Belas, Serras de Loures...