Rodas de 29" Polegadas - 29ers

Status
Not open for further replies.

syndicaterider

New Member
PenduluM
As 29er perdem em acelaração em relação a uma 26, isso é ponto assente! E nas bicicletas de estrada as rodas são do mesmo tamanho das 29er(penso não estar a dizer um disparate.), a diferença é o volume dos pneus.
 

Erdna

New Member
syndicaterider

Penso que tás em erro.
A roda de uma bike de estrada penso que e 28, se não estou eu a dizer nenhum disparate.
Cumprimentos
Andre Lopes
 
Também tenho a impressão que a roda 700 é mais semelhante a uma 28...

Por falar nesta questão de estrada, para quem só tem um par de rodas na sua 29er, já existem disponíveis pneus 'slicks' para fazer alcatrão?
 

jaba

Member
Correndo o risco de estar a escrever asneira, nos meus pneus Kenda Small Block 29er, a seguir ao nº ETRTO, que é 54-662, vem entre parênteses 700-54. Ora 700 não é medida de rodas de estrada?
 

ricardomonteiro

New Member
Olá Malta,

Já á quase um ano que ando de 29 e só posso dizer que estou maravilhado, não só pelo que já foi aqui dito, mas acima de tudo pelo gozo fantástico que se tem numa bicicleta destas.
O entusiasmo é tanto que já possuo duas 29.

Deixo-vos aqui a foto da minha Seven SL 29 em titanium com cerca 10,7kg após a loucura total nos trilhos da Chiqueda.

http://imageshack.us/photo/my-images/69/seven2r.jpg

Supensão Fox Terralogic
Cubos: Hope Pro 2
Aro: ZTR
Espigão e guidador: Seven (óptimo para quem procura algum conforto e sofre das costas)
Transmissão: X0
Travões: Hope
Avanço: Race Face
Banco: Selle SMP Glider

Numa outra altura farei aqui a comparação entre a Seven SL29 e a Trek Superfly Pro 2012, pois ainda não foram muitas as vezes que andei na Trek.

Entretanto aproveito para perguntar se alguém já andou com as rodas ROVAL SL Control 29 e se de facto sou boas ou não.

Abraço e desfrutem das 29, dão um gozo brutal.
RM
 

phonix2010

New Member
Boas, a minha tem essas Roval de origem. Estou satisfeito, mas não tenho termo de comparação. Já o Roberto Heras, no teste que fez numa revista espanhola (de Novembro, creio), diz mta bem dessas rodas, bem como, já agora, e em relação a posts anterirores que tenho visto, da relação da cremalheira 38/24.
 

ricardomonteiro

New Member
Obrigado Phonix2010 pela tua opinião.

É que acabam de ser lançadas as Roval Control SL 29 com eixo de 135mm, o que significa que passa a ser possível montar em vários quadros este conjunto e não só nos Specialized.
Infelizmente ainda não existem muitas opções de rodas em carbono para 29, no entanto estas Roval parecem me uma excelente opção, tanto qualitativa como economicamente, pois, por exemplo quando comparamos a opção da Enve Composites, o preço é um absurdo.

Aproveito para lançar aqui neste fórum o tema de opções de rodas 29.

Acho que este ponto é critico e é onde a industria das Bicicletas encontra mais desafios para produtos 29, pois á vários anos que se tenta obter em rodas 29 os mesmos níveis de rigidez que se conseguem nas 26 (sem esquecer o peso como é óbvio e tendo em conta que as suspensões já estão ao nível das para 26'').

Já agora se alguém conheces mais opções de rodas, seria óptimo.
 

pmgf

New Member
Boas. A escolha não é muita, e também estão a sair bikes com o sistema X-12 e não há muitos cubos compatíveis! Pelo que andei a ver, só os American Classic, DT Swiss 240s e Hope ProII são compatíveis. Este facto limitou ainda mais a minha escolha. Ainda pensei numa montagem ZTR Crest / DT Swiss 240s / Sapim CX mas tive algum receio por causa do meu peso (actualmente estou com 80kg), então optei por umas American Classic. Testei-as este fim de semana e adorei! A bike rola muito melhor e são umas rodas robustas e rígidas. Com as válvulas e kit 12 x 142mm pesam 1680gr. Acho que estas rodas têm uma óptima relação preço/qualidade/peso!
 

RTC

Super Moderador
Eh Ricardo, isso é que vai para aí um parque de 29ers de luxo! :D

Quanto às Roval SL 29, também nunca experimentei mas podem ser uma boa opção. São leves q.b., têm bom aspecto e na net tenho visto montadas em bikes de bons atletas que até nem correm com Specz, o que se presume que são realmente umas boas rodas.
São sem dúvida mais baratas que as Enve mas também não se pode dizer em comparação com outras rodas que sejam baratas. Além de que na net, são dificeis de encontrar a um preço considerado decente.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
A tune também faz cubos para X-12. À frente com o QR15 acontece o mesmo, cada vez mais especialmente nas 29er.

ricardomonteiro, rodas com aros em carbono há também as Easton EC90 e Haven carbon, Syncros FL carbon, Ritchey WCS Carbon Vantage II, Reynolds 29er, Crank Brothers Cobalt 11, Bontrager XXX, Sram Rize 60...
Está tudo neste tópico do MTBR
 

jaba

Member
Como isto está um pouco adormecido, cá ficam 2 fotos da minha bike no seu ambiente...





Aproveito para colocar uma questão, devido a um problema na coluna, mais concretamente na zona do pescoço, fui "aconselhado" pelo médico a investir pelo menos numa suspensão à frente...que me aconselham? De preferência não muito cara, claro...
 

Espigão

New Member
:lol:

Eu ía precisamente perguntar-te como te estás a dar com a forqueta...

Não sei que problema é esse que tens na coluna (cifose?) e também não és obrigado a dizer mas geralmente tudo ou quase tudo o que é a nível cervical "resolve-se" com a posição na bicicleta e não com uma suspensão à frente. A falta dela reflecte-se mais nos membros superiores que passam a ser os amortecedores à frente que propriamente na coluna mas como é óbvio também tem algum impacto.

O que queria mesmo saber, são sensações com a forqueta (passagem de uma suspensão para forqueta, conforto dado só pela roda, etc).

Cumprimentos

Hugo
 

RTC

Super Moderador
@jaba,

sem prejuízo do que o Hugo te disse - que tem lógica - no caso de quereres comprar uma suspensão a bom preço, a melhor proposta talvez seja uma Reba ou uma SID RL ou até uma Manitou Tower.
 

jaba

Member
Caros,

Ando ainda em exames, o médico até diz que o que vê no raio x pode ser apenas o resultado de uma inflamação...eu é que tenho a mania de pôr a carroça à frente dos bois...
Agora em relação à forqueta, estou a gostar bastante! Tenho aprendido a escolher melhor as trajectorias de modo a não levar muita porrada e já me vou habituando a trabalhar com os braços de forma a amortecer as passagens por buracos, raizes, pedras, etc...
Quanto à posição de condução, tenho o avanço invertido pois gosto mais, mas este, que é o original é de 8º...fica um pouco baixo demais. Ando à procura de um de 5º ou 6º, mas os que tenho encontrado são muito caros, não necessito nada de muito xpto, nem muito leve...
Para já esta semana é só descanso e tratamento.
Agradeço as mensagens dos 2!
 

phonix2010

New Member
Boas, se calhar já falaram nisto aqui para aí umas 200 vezes, mas não encontro o tópico. Tenho uns pneus renegade que são 5*. Rápidos qb. a escoar lama e tudo. Contudo, ontem no Montejunto nas partes de barro/manteiga mandei umas quedas de treta a descer - quase parado - por falta de grip do da frente - virava e nada... Bem sei que grande parte dever-se-á à falta de técnica, mas, de qq. forma, o que aconselham os especialistas para a roda 29 tubeless para esse tipo de terrenos/época? Abrs
 

jaba

Member
Tenho um amigo que tem os Rocket Ron e tem gostado. E vai com eles para todo o lado, lama, pedras, barro, areia...serão os que irei colocar na minha. Tenho ideia que nem são muito pesados.
 

Luis Gil

New Member
Phonix2010

Eu uso nesta altura o Captain á frente (mais pesado mas eficaz) e o fastrack atrás ou o ground control , no verao uso o fast á frente e o renegade atrás, com estas combinacoes sinto-me confortavel e confiante
 

ricardomonteiro

New Member
Bom dia Pessoal,

Aqui vai a foto da minha ultima aquisição.



Uploaded with ImageShack.us

http://imageshack.us/photo/my-images/42/img2012011400115.jpg/

Fiz a terceira volta nela no sábado pela serra dos candeeiros e a Bike revelou-se bastante equilibrada e agil.
A subir é fantástico, pois já não estava habituado ao carbono. Não é o "tractor" que a minha SEVEN é mas acaba por se tornar mais rápida em subida e muito mais Agil a curvar.
Peca pela suspensão, pois prefiro Fox á XX.

Aproveito para perguntar se alguém sabe onde posso arranjar fita para Tubeless da Bontraguer, não consigo em lado nenhum na minha zona passar estas Bontraguer para Tubeless porque ninguém tem fita.

Phoenix, tenho utilizado os Bontrager XR3 e são muito bons para esta altura do ano, não são demasiado pesados e libertam bem a lama, também andam bem na pedra e eu com os meus 86kg ainda não furei em algumas centenas de KMs.
 

phonix2010

New Member
Obrigado a ambos! Ver se troco asap, então (a tempo do prox. fds - Monte Agraço). Luís, ontem devemo-nos ter cruzado - estive na da abrigada e quando ia a descer passou uma data de malta do vosso passeio. Pena uma das organizações não ter feito isto uma semana antes - dava para ter ido aos 2 e, em qualquer um deles, teríamos curtido muito mais a semana passada, sem aquele barro todo lá em cima! Abr
 
Status
Not open for further replies.
Top