Rodas de 29" Polegadas - 29ers

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Espigão

New Member
Mach 4 said:
Ó malta, ouçam o que o Hugo diz porque o que ele diz é mesmo importante para todos os que andam de btt.
Acredito que ele é pessoa para fundamentar tudo o que relata e acho que um dia mais tarde ainda vai ensinar muito jovem a aprender a gostar desta modalidade.

Força Hugo, continua assim que és uma grande influência para os jovens que se estão a iniciar neste desporto.

Amigo,

Não me coloques essa responsabilidade porque também não a quero. É verdade que quase diariamente aconselho muitos jovens e não só em várias áreas desta modalidade e faço-o com muito prazer, nada mais mas também aprendo muito com eles. Todos estamos sempre a aprender e por isso não é o que um ou que outro diz que é mais importante sobre a opinião de todos. Também digo muito disparate mas tento sempre fundamentar as minhas opiniões/conselhos.

Por vezes até gostava que mais dessem as suas opiniões... outros preferem apenas agarrarem-se à inveja, azias e atacarem com tudo o que têm em vez de contribuirem tb com os seus conhecimentos mas pronto, são felizes assim, ou pensam que o são.

Hugo Almeida envia um mail ao Vitor Gamito que acho que para além da Flash 29er ele testou uma Scalpel e de certeza, dará todo o feedback que precisas. ;)

Cumprimentos

Hugo
 
Maa25 - A minha é o modelo de 2012. Comprei em novembro. Tenho de sair com a máquina fotográfica para tirar umas fotos em condições. Espero em breve trocar a suspensão que esta é um "calhau" - pesada como tudo! Não sei bem é qual escolher.
Quando a transmissão der o berro, talvez aposte numa configuração 2x10.

bicicletao.jpg
[/URL]Ver imagem grande[/IMG]

Abraço.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Vou então continuar a dar a minha opinião...
Hugo, apresentar pormenores com qualidade é, como o próprio nome indica, qualidade.
O passo que se tomou, especialmente este ano, com todas as novidades 29er, de inovação não tem nada, é sim um bom timing comercial. 29er já há à uns anos. Quanto muito podemos chamar evolução, agora de inovador não tem nada.

Isso do marketing, é e não é. As vantagens das 29er serem só marketing, claro que não. Esperarem pela crise mundial e quebra de vendas para lançar em simultâneo um producto diferente que tem as suas vantagens, isso sim é marketing. Tal como os tablets que estão muito na moda nestes dias.
 
Caros "Big Foots",

Tenho seguido com muito cuidado e atenção este tópico e dado querer também eu iniciar-me nas 29er, para além do sumo que já extraí de todas estas mais de 100 págs., residem-me algumas dúvidas que, por entender ser de interesse mútuo (principalmente para os mais indecisos, reticentes, incrédulos, "velhos do Restelo"), tomo a liberdade de as colocar neste tópico, ao contrário de solicitar por mensagem pessoal a algum dos Users.

Assim, no que concerne à suspensão, e após visita aos respetivos websites, não consegui aferir uma ordem hierárquica de qualidade (desde as topo de gama até às mais inferiores) que me elucidasse por completo. Uma lista cronológica de alguém expert na matéria ajudaria na decisão de upgrades na altura de aquisição das 29er. Porém a minha ignorância permitiu-me interpretar que boas opções para amortecer seriam: Rock Shox Sid XX W.C.R RL ou FOX 34 TALAS 29 FIT RLC... sendo que a primeira possui um XLoc que permite alternar entre as opções bloqueada / desbloqueada e a segunda possuirá um sistema inteligente que automaticamente (mediante alteração do relevo) bombeará ou não.

Depois, ainda neste capítulo, que diferença fará adquirir uma caixa de direção 1” 1/8” ou 1” 1/5”, excetuando o fato de mediante a escolha poder ou não condicionar a aquisição da suspensão.

Para não massar muito deixarei para a posterior momento a indicação de mais pormenores que, com a ajuda da partilha de informação de todos, deverei levar a bom porto a aquisição de uma 29er.

Obrigado e cumprimentos,
 

Jepas

Super Moderador
Rock Shox Sid XX W.C.R RL ou FOX 34 TALAS 29 FIT RLC.

SID - Suspensão de topo para XC da RockShox

34 TALAS FIT RLC - Suspensão de curso variável mais indicada para enduro e certamente bem mais pesada. Não possui qualquer bloqueio "inteligente", mas sim regulação de curso. O bloqueio inteligente seria o TerraLogic ( presente na 32 TALAS 29 120 FIT Terralogic).

A meu ver seria uma comparação mais justa entre as 2 se fosse antes considerada a 32 FLOAT 29 100 FIT Terralogic.

caixa de direção 1” 1/8” ou 1” 1/5”

Quanto maior o diâmetro maior a rigidez, por isso, a única diferença será essa (exceptuando o a escolha da suspensão como muito bem referiste).
 

RTC

Super Moderador
Duas fracas fotos a dar uma perspectiva em como ficam as Sun Ringlé na On-One. As fotos não fazem jus. Apesar da cor estranha, acho que se enquadram muito bem na bike. Eu gosto!





Além disso, já com cerca de 100kms de teste, acho as rodas muito boas! Por agora, vou mantê-las. ;)
Irei alterar a suspensão para uma Terralogic. Resta saber se será uma de 100mm/Eixo 15 ou uma de 80mm/9mm. A diferença no peso irá influenciar a escolha. Optei na altura por uma RLC e arrependi-me.
 

Phalhas

New Member
Até gosto.

Notaste alguma diferença devido ao peso das rodas?

Só falta aí, na minha opinião, um espigão 3T.

Quanto à Terralogic apostava na de 80mm, senão será muito pesada, eheh.

Abraço

Rui
 

jaba

Member
Acho que até fica bem. Faz "pandilha" com as bainhas da Fox...só não gosto do espigão em vermelho, ei, mas isto sou eu! Tens aí um belo avião! Tenho que colocar fotos da minha...
 

Espigão

New Member
Rene, eu já sabia que iriam ficar bem. Também gosto mas o mais importante de tudo é que tu gostes.

Só os azuis da Fox é que não ficam muito bem. Se vais trocar de suspensão eu optava por uma preta e depois até arranjas uns autocolantes em dourado. ;) Ou em vermelho mas acho que Terralogic, só brancas. Já tens é os tubos em dourado. Uma TALAS é que ficava aí bem :lol: em preto e dourado. :lol:

Bem mas a estética é o menos. A Terralogic é uma excelente opção e de 80mm como referiu o Phalhas.

Só acho, branco, azul, vermelho, dourado e preto muitas cores...

O selim depois da suspensão preta, ou preto ou em tons de dourado. Mas depois ainda tens os travões brancos... :lol: Isto da estética... :lol:

Rene, devias abrir um tópico de análise dessa máquina. As tuas opiniões e testes ao material estão a perder-se um pouco por este tópico.

Abraço

Hugo
 

RTC

Super Moderador
Bom dia Hugo
Tudo bem?

Percebo perfeitamente o teu ponto de vista, mas não consigo arranjar uma Fox 29 em preto. Só se for de OEM e por enquanto isso é raro. No entanto, a Terralogic será a de 2012 e como deves saber, os autocolantes já não são azuis. São meios dourados, o que vem mesmo a calhar. E as bainhas Kashima ainda são mais carregadas na cor, devido ao reforço no tratamento que implementaram. Por isso, melhor.
Em principio será mesmo uma de 100/15mm que as de 80/9mm parece que só mesmo por encomenda.

Quanto ao tópico, não tenho por norma abrir tópicos de bikes minhas, não por puro egoismo mas porque apesar de ser presença assidua no fórum, não tenho, por exemplo, o teu jeito para análises nem paciência para escrever muito. Por isso aproveito este "canto" para postar algumas novidades, se bem que tenho a consciencia que este tópico não serve para isso.
Com a abertura da nova secção 29er, se houver um canto de análises e testes, talvez crie um da On-One. ;)


@jaba: A tua Giant está bonita e vejo que já sofreu algumas alterações! :)
Pergunto-te se já andavas com low-rise na 26 e se sim, se notas diferença. ;)
 

jaba

Member
RTC,

Na 26 sempre andei de guiador recto. Troquei na 29 por duas razões, 1º porque as minhas costas agradecem, 2º porque a compra deste foi um grande negócio. Noto mais segurança a descer, nas subidas não me tem feito diferença. Até à data estou a gostar bastante.
Já tem algumas alterações, sim, umas, como os travões e desviador traseiro, vieram da 26, forqueta já tinha adquirido mas para um projecto que não cheguei a concretizar. Assim troquei a hiper pesada suspenção que a Giant trazia e coloquei a forqueta. espigão, pedaleiro e guiador foram compras em 2ª maõ mas que estão quase novos. Actualmente tenho 38-26 com 11-34. Ainda não estou bem habituado a esta relação, mas pensei que fosse pior.
 

Espigão

New Member
RTC said:
Quanto ao tópico, não tenho por norma abrir tópicos de bikes minhas, não por puro egoismo mas porque apesar de ser presença assidua no fórum, não tenho, por exemplo, o teu jeito para análises nem paciência para escrever muito. Por isso aproveito este "canto" para postar algumas novidades, se bem que tenho a consciencia que este tópico não serve para isso.
Com a abertura da nova secção 29er, se houver um canto de análises e testes, talvez crie um da On-One.

Boas Rene,

As minhas análises são do mais simples que há. Não me ponho com muitos pormenores porque também não tenho paciência e tempo. No fundo é dar a novidade e ir falando das novidades, up-grades, etc.

Faz um copy dos teus posts neste tópico, abres uma análise e está feito. ;) Depois é só ires falando das novidades. Neste tópico mais generalista perde-se tudo ou quase tudo...

Abraço

Hugo
 

pmgf

New Member
Boas. Aqui fica a minha contribuição
20120107163426.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Agora está a pesar 11,260kg. Com a troca de rodas, discos 160mm, pneus e cortando cerca de 2cm do tubo da suspensão perdeu 1kg em relação ao peso de origem.
Estou a pensar em mudar para 2 pratos, 24-38 mas tenho receio que 38-11 seja curto...
 

PenduluM

New Member
Uma questão:

Se as 29'rs são muito melhores a rolar e nao perdem quase nada em aceleração ou a subir, porque raio é que as bikes de estrada nao tem rodas de 29 ou até 30 polegadas?
 

FiCaçador

Elos Rápidos
As 29er são tão melhores que as 26" a rolar quanto mais irregular for o terreno, em estrada em principio o piso é bom não vai haver diferença.
 

Espigão

New Member
PenduluM,

Falaste em rolar, aceleração e subir. Então e descer? :lol: Elas também descem acho eu... :lol:

Muito simplesmente a coisa é assim (já testado lado a lado com uma 26 em trilhos e alcatrão):

- Subir: Depende um pouco do peso da máquina (sobretudo das rodas) mas se a subida for algo irregular com pedra, troncos, buracos, a 29er não perde muito ou quase nada e mesmo assim não sei se não leva vantagem.

- Rolar: Seja em trilhos ou em alcatrão não há muita comparação. E em trilhos quanto mais irregulares forem mais é a vantagem. Mesmo em alcatrão a diferença é que para atingir determinda velocidade (alta), não necessito de despender tanta energia como se fosse numa 26. Isto já testei bem lado a lado com uma 26 que para além de ser mais leve, levava pneus 1.9 enquanto a 29er, pneus 2.2. As pressões eram as mesmas. Os pneus eram diferentes mas deu para ver bem as diferenças.

- A descer: Adeus... :lol:

- Aceleração: Perde em relação à 26.

Cumprimentos

Hugo
 
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