Finalmente, tive a oportunidade de testar convenientemente a minha On One. Depois de ter recebido alta do médico, preparei-me para fazer um treino mas eis que o shifter direito decidiu entregar a "alma ao criador". Garantia accionada e 1 semana depois recebi um novo, agora sem maleitas.
O percurso escolhido foi feito aqui na zona de Óbidos, perto de casa, escolhido de maneira a que tivesse um pouco de tudo: estradão em plano, a subir e descer, subidas ingremes, zonas técnicas como singletracks com pedra, drop's, com ganchos...enfim, tudo do pior que pode haver lol.
Depois de 65km's feito neste percurso, deixo aqui a minha opinião (mais uma) sobre as diferenças que se pode aperceber entre uma roda 29 e uma 26.
De notar que este percurso já foi feito vezes sem conta com uma 26, por isso foi mais fácil fazer uma comparação.
Zonas rolantes/planas: Aqui não há qualquer margem dúvidas! Rola-se muito melhor com muoto menos esforço. Parece que estamos a andar numa bike de estrada em alcatrão. Tão simples quanto isso! E com um acrescimo de conforto. Aqueles buraquitos, pequenas valas, o trepidar comum dos deixados pelos pneus dos tratores são digeridos com toda a facilidade.
Subidas inclinadas, sem técnica: Bom, aqui já a coisa já torce o nariz. Nota-se que é preciso um bocado mais de esforço para progredir, sem bem que neste momento a minha condição fisica não é a melhor mas penso que mesmo em melhor forma este esforço mantém-se. No entanto, também se nota que à mesma velocidade, numa 29 parece que se vai mais devagar do que fosse com uma 26.
Subidas inclinadas, com tecnica: Subir pequenas encostas com pedras, paus, escadas, valas é sem dúvidas mais facil na 29, fruto da melhor tracção. Vantagem para a 29.
Subidas longas com pouca inclinação: Aqui há diferenças mas assentam sobretudo na condição fisica do ciclista. Ou seja, se estiver em boa forma fisica, sobe-se melhor numa 29. É como subir um falso plano numa bicicleta de estrada. Sobe-se rápido e com prazer.
Com a mesma roda, se a forma fisica for má, bom...aqui o que acontece é que se o cansaço vencer o ciclista a meio da subida..., posso jurar que vai passar "as passas do Algarve" o resto da subida! Disso não se livra :mrgreen:
Descida em singlestracks tecnicos ou muito técnicos: Este era o local onde tinha mais curiosidade de ver as diferenças. E depois de fazer alguns, chego à conclusão que quanto maior for o kit de unhas do ciclista, menor será a diferença sentida entre as duas rodas. O que se nota na 29 é que se desce mais à vontade, as trajectorias possiveis numa 26 multiplicam-se com uma 29 e a margem de erro é maior, caso saia da linha onde se tenciona ou se acha melhor passar. O facto da roda ser maior, não entra tanto nos buracos e há mais controlo mas a verdade é que se a linha de trajactoria for bem escolhida, desces tão bem numa 26 como na 29.
Nos ganchos, pelo menos no meu caso a falta de agilidade que acusam nas 29 é pura e simplesmente um mito. Em pelo menos 2 singlestracks que fiz com ganchos em descida pronunciada com pedra, o controlo existe e a bike parece uma enguia a deslizar. Portanto, nada a apontar aqui.
Em resumo, estas foram as diferenças que notei e é sem duvida um prazer andar numa 29er. Espero ter contribuido para alguns indecisos. No entanto, quem puder, não se desfaça da sua 26.
Deixo aqui algumas fotos da 29 actualmente.
Falta trocar guiador e colocar outro travão de trás.
Brevemente virá um novo jogo de pratos Rotor com menos dentes para as provas em que o sentido seja SUBIR!
À entrada de um dos melhores singles da região :#1:
Aí está....o inicio de 3 minutos de pura loucura :twisted:
Outro...
Uma paragem para uma Coca-Cola e uma crossant com Nutella
Por último..um mimo da On-One pela compra do quadro. 9 meses depois da compra, recebi isto ontem de surpresa. Fica sempre bem estas pequenas atenções