Rodas de 29" Polegadas - 29ers

Status
Not open for further replies.

MMTS

Member
tambem estou de acordo... eu proprio tambem levei algum tempo para tomar esta decisão, fiz comparações e alguns testes e acabei por me render às evidencias...mas cada qual sabe de si...

com isto deixando opiniões diversas para trás, gostava que respondessem ao meu post anterior, o qual pedia opiniões sobre a marca "haibike greed 29er"

abraços e divirtam-se com 26 ou 29
 

andre_ktm

New Member
Bem, para os mais... indecisos :D, também já houve esta combinação:
69er3x9_white.jpg

Trek 69er - roda da frente 29''+ roda de trás 26''
Quanto às rodas 29'', verifico que:
- há atletas que já as usam em competição (de acordo com o tipo e as características da prova);
- as marcas têm vindo cada vez mais a apostar nelas. Parece que em 2012 quase todas as marcas vão apresentar modelos 29''.
Será só marketing?
E já existem várias análises e comparativos (26'' vs 29''). Vamos ver o que nos reserva o futuro.
Boas pedaladas
 
Last edited:

sam34

New Member
será que dentro da gama 29 r alguem podia dizer quais as mais conseguidas em relaçao preço qualidade no preço até 1000, ou será que até 1000 $ a 29 r ainda não é viavel, por ex por causa do peso
 

sam34

New Member
a specialized comp 29 estava a 899 com desconto de 10% em plafon e pesava 13,700 mas o equipamento não me pareceu nada de jeito, por ex, suspenção não era a ar, mas o modelo acima já era e já devia ter menos de 13,700, a minha duvida prende-se com o facto de ter lido aqui no forum que uma 29 r com mais de 10 quilos parecia uma arrastadeira. o que faz falta na 29 r é uma best bay tal como existe na 26 r por isso se souberem de alguma, fico à espera.
 

tuareg

New Member
Caro Sam34,

2012, será o ano das 29 er. Conhecendo bem a colecção da Haibike 2012, vai haver uma opção destinada ao mercado Português, que terá um preço abaixo dos 1000 €, e com material muito interessante. Se quiseres posso "postar" os detalhes da Bike
 

sam34

New Member
tive a ver algumas bikes desta marca e achei muito lindas mesmo, por isso agradecia que postes os detalhes e onde comprar, se preferires manda pm.
 

Gabriel Silva

New Member
Bem, no inicio, rodas 29", isso não é grande demais??? Mas depois...isso é um espectáculo. Falando a sério, acho as bikes com roda 29" foram um grande salto para a indústria das bicicletas, o controlo da bike (na minha opinião) é melhor do que com rodas 26" pois a superfície da roda em contacto com o solo é maior, portanto são uma ajudinha naquelas descidas mais técnicas, e sinceramente fiquei "babado" com aquela epic 29" do Kulhavy, é simplesmente um espectáculo...para já é um sonho xD

com isto deixando opiniões diversas para trás, gostava que respondessem ao meu post anterior, o qual pedia opiniões sobre a marca "haibike greed 29er"
Chiça essas greed estão espectaculares, têm cá um equipamento, só o preço é que deve assustar!!...não conhecia essa marca, obrigado por partilhares com a gente!!
 
Last edited:

RTC

Super Moderador
Finalmente, tive a oportunidade de testar convenientemente a minha On One. Depois de ter recebido alta do médico, preparei-me para fazer um treino mas eis que o shifter direito decidiu entregar a "alma ao criador". Garantia accionada e 1 semana depois recebi um novo, agora sem maleitas. :)

O percurso escolhido foi feito aqui na zona de Óbidos, perto de casa, escolhido de maneira a que tivesse um pouco de tudo: estradão em plano, a subir e descer, subidas ingremes, zonas técnicas como singletracks com pedra, drop's, com ganchos...enfim, tudo do pior que pode haver lol.
Depois de 65km's feito neste percurso, deixo aqui a minha opinião (mais uma) sobre as diferenças que se pode aperceber entre uma roda 29 e uma 26.
De notar que este percurso já foi feito vezes sem conta com uma 26, por isso foi mais fácil fazer uma comparação.

Zonas rolantes/planas: Aqui não há qualquer margem dúvidas! Rola-se muito melhor com muoto menos esforço. Parece que estamos a andar numa bike de estrada em alcatrão. Tão simples quanto isso! E com um acrescimo de conforto. Aqueles buraquitos, pequenas valas, o trepidar comum dos deixados pelos pneus dos tratores são digeridos com toda a facilidade.

Subidas inclinadas, sem técnica: Bom, aqui já a coisa já torce o nariz. Nota-se que é preciso um bocado mais de esforço para progredir, sem bem que neste momento a minha condição fisica não é a melhor mas penso que mesmo em melhor forma este esforço mantém-se. No entanto, também se nota que à mesma velocidade, numa 29 parece que se vai mais devagar do que fosse com uma 26.

Subidas inclinadas, com tecnica: Subir pequenas encostas com pedras, paus, escadas, valas é sem dúvidas mais facil na 29, fruto da melhor tracção. Vantagem para a 29.

Subidas longas com pouca inclinação: Aqui há diferenças mas assentam sobretudo na condição fisica do ciclista. Ou seja, se estiver em boa forma fisica, sobe-se melhor numa 29. É como subir um falso plano numa bicicleta de estrada. Sobe-se rápido e com prazer.
Com a mesma roda, se a forma fisica for má, bom...aqui o que acontece é que se o cansaço vencer o ciclista a meio da subida..., posso jurar que vai passar "as passas do Algarve" o resto da subida! Disso não se livra :mrgreen:

Descida em singlestracks tecnicos ou muito técnicos: Este era o local onde tinha mais curiosidade de ver as diferenças. E depois de fazer alguns, chego à conclusão que quanto maior for o kit de unhas do ciclista, menor será a diferença sentida entre as duas rodas. O que se nota na 29 é que se desce mais à vontade, as trajectorias possiveis numa 26 multiplicam-se com uma 29 e a margem de erro é maior, caso saia da linha onde se tenciona ou se acha melhor passar. O facto da roda ser maior, não entra tanto nos buracos e há mais controlo mas a verdade é que se a linha de trajactoria for bem escolhida, desces tão bem numa 26 como na 29.
Nos ganchos, pelo menos no meu caso a falta de agilidade que acusam nas 29 é pura e simplesmente um mito. Em pelo menos 2 singlestracks que fiz com ganchos em descida pronunciada com pedra, o controlo existe e a bike parece uma enguia a deslizar. Portanto, nada a apontar aqui.

Em resumo, estas foram as diferenças que notei e é sem duvida um prazer andar numa 29er. Espero ter contribuido para alguns indecisos. No entanto, quem puder, não se desfaça da sua 26. ;)

Deixo aqui algumas fotos da 29 actualmente.
Falta trocar guiador e colocar outro travão de trás.
Brevemente virá um novo jogo de pratos Rotor com menos dentes para as provas em que o sentido seja SUBIR! :D





À entrada de um dos melhores singles da região :#1:


Aí está....o inicio de 3 minutos de pura loucura :twisted:


Outro...



Uma paragem para uma Coca-Cola e uma crossant com Nutella :cool:


Por último..um mimo da On-One pela compra do quadro. 9 meses depois da compra, recebi isto ontem de surpresa. Fica sempre bem estas pequenas atenções :p


;)
 
Last edited:

Nozes

Active Member
Sim senhor,grande análise,bastante esclarecedora!
Mas o que me deixa água na boca são esses trilhos :)

Boa sorte com a tua On One!
 

HR

New Member
Gostei da bike como estava inicialmente mas agora está ainda melhor, gostei da review com um parecer justo para quem utilizou e/ou utiliza 26" e 29" mas gostei em especial do detalhe dos 9 meses depois "born an inbread" :)

Muitas e boas pedaladas.
HR
 
viva rtc

a bike ficou topo de gama, eu so lhe trocaria o avanço que ritchey acho que ja deu o que tinha a dar, trocaria por um avanço e guiador 3t team que ficava ai ao mais alto nivel.

a pedaleira fica ai um espetaculo

esses discos nao me convencem

as 29 como todas as outras coisas comparadas com o seu semelhante, tem vantagens e desvantagens, cabe a cada um experimentar e decidir, muinta gente anda prai a dizer que nao funciona porque nao, tu tiveste uma excelente postura em relação a isso, montaste uma 29 experimentaste e depois deste a opiniao

grande abraço

boas pedaladas

Marco Anileiro
 

Phalhas

New Member
Boas.

René é mesmo isso, simples...

Com a continuidade vais tirar mais e melhores conclusões. Vamos falando...

Grande abraço.

Rui

Ps. Um dos culpados, talvez não saibas, de eu ter "investido" numa 29 és tu...Obrigado.
 

lcmp

New Member
RTC deixa-me dizer-te (espero que não seja abuso tratar por "tu") que essa On-One é uma obra prima:venia: ando a fazer uns cálculos manhosos para poder investir nesse quadro, mas por agora não passam de sonhos...xD

Quanto à análise, vai um pouco de encontro aquilo que se vê quem já experimentou as duas medidas de roda a dizer...Eu não tenho dúvidas que desta as 29er vieram para ficar e não por serem uma vaticinada "obra de marketing" mas sim porque são uma boa escolha, tão válida como 26'' e não inferior como alguns querem fazer passar...

Cumprimentos
 

MMTS

Member
boas rene... antes de mais fico contente de saber que já rolas por ai:p... um atleta como tu é mal empregue estar parado a ver a caravana passar...:eek:

boa analise, fico assim ainda mais curioso por exprementar as 29er...

abraços
 
Bom Report RTC.

Primeiro que tudo dizer que independentemente da marca e de quanto ela te custou , mas tem de facto um nivel de equipamento muito bom e ai sim , já se entra num campo onde as mais valias da Roda 29 se notam e muito na maior parte das situações.

Mesmo assim fostes sincero , referindo o maior esforço fisico que é exigido pela Roda 29 em subidas , na comparação com uma roda 26 do mesmo nivel.

Obviamente a questão FISICA será no meu entender o factor que cada pessoa tem de ter em equação quando estiver na duvida entre uma 26 e uma 29.

Aqui não há uma anda mais do que a outra , porque obviamente as pernas de cada um é que mandam , mesmo que a subir , a 29 seja mais exigente.

Eu bem podia desafiar o Vitor Gamito para fazer um mano a mano , eu com 26 e ele com 29 , partimos do portão do acesso ao posto de vigia da serra de S. luis e ganha quem chegar primeiro ao Marco Geodésico.
E eu não tenho a menor duvida que o VItor ganharia sempre , fosse ele com a 29 e eu com a 26 e mesmo que trocassemos ele ganharia na mesma....
A conclusão que se chega facilmente é que não é o tamanho da roda que faz a diferença , mas sim o "Kit de Pernas" de cada um.

Eu da minha parte , o unico conselho que dou a quem está numa fase de trocar de material , e como é obvio falo de uma troca de material já com alguma qualidade , pois como um colega colocou , trocar uma rockrider roda 26 de 100 eur por uma Specialized d roda 29 de 800 Eur e dizer que a roda 29 é melhor que a 26 , não merece o minimo de credibilidade pois o nivel de equipamento é muitissimo diferente , fosse qual fosse a bicicleta de 800 Eur comparada com a Rockrider de 100 eur , seria sempre muitissimo melhor.
Mas quem tenha uma bicicleta já com alguma qualidade , com uma transmissão razoável , SLX ou XT no caso de ser shimano , com suspenção RS no minimo Recon ou FOX e um peso no maximo de 12 Kg , deve refletir sobre o tipo de utilização que faz e as dificuldades que tem com a sua actual 26.
Obviamente se for daqueles que cada subida mais inclinada geme e grita pela avozinha , se calhar ir para 29 irá fazê-lo sofrer ainda mais e eventualmente ficar desiludido e frustrado com a perda de rendimento nas subidas.

De qualquer forma , como foi referido várias vezes , seja 26 , seja 29 , o que é de valor é o pessoal disfrutar com o máximo prazer possivel de tudo o que de bom tem o Btt.

Cumprimentos.
 

rogeronquest

New Member
Boas Rtc:

Linda maquina quase tanto como a minha lol, :)
Quanto ao pedaleiro, disseram-me que não ha pratos rotor para o xc2 com menos de 40*27, ou há?

Boas pedaladas!
 

Phalhas

New Member
Boas.

A Rotor vai lançar pratos 38x25, aliás já começam a aparecer em algumas lojas (ATX), principalmente o 25.


É claro que não preciso dizer que a máquina do RTC está excelente, só não gosto, eheh, de ver um travão de cada marca... E como já disse, via MSN, também preferia um espigão preto... De resto 5 estrelas.

ABraços
 
Status
Not open for further replies.
Top