Rodas de 29" Polegadas - 29ers

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Eu acho que ao falar-se dos prós e contras da 29 em relação á 26 se deve separar desde logo as aguas.

Uma coisa é os atletas de competição , sejam eles profissionais ou não , corram eles em equipes ou não , que obviamente tem normalmente um plano de vida e de treino e acompanhamento quer a nivel de treinador , quer a nivel de medicos e que obviamente têm capacidade fisica para se adaptarem ás bicicletas que lhes são colocadas á disposição.
Aliás , neste momento a este nivel , vimos bem que nas grandes provas de Btt deste ano , Cape Épic , Titan Desert , Transalp , as grandes equipes meteram bicicletas de roda 29 debaixo dos seus atletas.
Aqui obviamente não é por questões de nada mais do que marketing , pois as grandes equipes são patrocinadas pelas marcas de bicicletas que obviamente disponibilizam os equipamentos melhores que conseguem , mas sempre dentro de uma filosofia comercial , pois depois o adepto da modalidade ao ver os profissionais , é imediatamente influenciado pelo que vê.
E todos sabemos que as marcas gastaram uma nota preta no desenvolvimento do conceito da roda 29 e querem o mais rápido que seja possivel rentabilizar o investimento.

No outro lado temos o comum praticante de BTT , na maioria dos casos , o chamado "Domingueiro" , que por norma se inicia no "Vicio" por influência de amigos que já andam e que se junta a eles e vai dando umas pedaladas , no inicio na brincadeira , mas com o tempo querendo chegar mais longe e deixando-se levar pelos "Picanços" dos amigos.
Ora neste grupo temos que dividi-lo em 2 , os que se estão a iniciar e os que já andam há algum tempo e já fazem umas maratonas ou raids.

Os que se vão iniciar , tem de pensar bem o que planeiam fazer , se é ciclovias ou percursos mistos de alcatrão ou estradão sem grande dificuldade técnica , podem optar por qualquer um dos tipos de roda.
Se planeia ir dar uns giros com os amigos e vão fazer percursos de montanha , claramente a melhor opção é a roda 26.

A rapaziada que já anda umas coisas e que já vai fazendo umas maratonas , tem de considerar a questão financeira pois uma 29 em condições custa uma nota preta , penso que nunca se deveria colocar em cima da mesa como opção de compra uma 29 que custe eventualmente menos que 2000 Eur no caso de uma HT e sempre que possivel nunca deveria pesar mais que 10Kg.

De qualquer das formas , eu sou da opinião que um "Domingueiro" nunca deveria optar por uma 29 , salvo se lhe for financeiramente viável e faça questão de a ter , porque ai , gostos não se discutem e as pessoas são livres de ter o que desejam.
Mas tendo este pessoal do domingo , pouco tempo para treinar , muitos até têm excesso de peso , entre outras condicionantes , ai a 29 será uma maquina que o condicionará sempre que as inclinações cheguem , isto comparativamente com a 26.

Já agora , e a nivel mais de competição , tou certo que por exemplo no UpHill de manteigas , 2 atletas com a mesma compleição fisica , o mesmo treino e a mesma suplementação , 1 com uma 26 e outro com uma 29 , aposto que iria ganhar o que usaria a 26...

Termino só respondendo a 2 situações , a questão de não se usar roda 29 em Down Hill , é obvio para todos que quanto maior é a roda , maior é tambêm o angulo de viragem da mesma , o que as torna menos ageis em singles com curvas fechadas , ou no downhill pois é preciso respostas rápidas e ginadas rápidas a mudar a direcção , e a 29 não proporciona a mesma resposta que a 26.

Sobre a questão de a subir a roda 29 transpor mais facilmente um obstáculo que a 26 , isso eu já questiono , a descer ou a direito é sem dúvida isso que sucede , pelas leis da fisica , mas a subir , sendo que a aceleração da roda 29 é menor que a roda 26 , mesmo sendo maior , irá exigir sempre um maior esforço fisico para transpor o obstáculo que a roda 26.
De qualquer forma , esta ideia é baseada em teoria , sendo que seria muito interessante alguma revista especializada fazer um teste com isenção medindo os Kw de força dispendidos para ultrapassar o mesmo obstáculo com qualquer um dos 2 tipos de roda.
De qualquer forma tenho quase a certeza que independentemente da altura do obstáculo , quanto maior for a inclinação do declive , melhor resposta terá a 26 em relação á 29.

De qualquer forma , tenho a certeza que a nossa elite de atletas que participam quer nas provas oficiais , quer nas maratonas mas com objectivos de podiuns , prai 90% deles irá andar de roda 29 na próxima época.

Boas pedaladas.
 

Vitor Ribeiro

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Boas,

Concordo plenamente com o Fernando_Sesimbra.

É tudo uma questão de moda e de promoção das marcas...

Já agora uma situação que ainda não foi discutida, o guiador da bicicleta de roda 29" tem de largura pelo menos 72cm, agora imaginem esse guiador em single tracks com vegetação...

Ok podem cortar o guiador, mas passa a ser uma roda de camião com o volante de um mini, por algum motivo os camiões teem os volantes grandes...

Outra grande desvantagem é o preço dos componentes e o mercado de usados...

Cada um tire as suas conclusões, mas eu continuo a gostar da minha rodinha 26".
 
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Jazz

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Fernando_Sesimbra, os teus dois últimos posts, foram muito bem escritos, muito esclarecedores. É importante dar uma visão do ponto de vista do utilizador comum, do domingueiro e não apenas dos atletas. Afinal de contas, são os domingueiros que representam para aí 90% do mercado e que às vezes acham que por mudar um componente ou emagrecer a bike em 100g vão andar melhor, quando isso só se consegue com treino (eu posso falar à vontade, porque estou incluído neste grupo). Além disso, fugiste dos actuais argumentos do "sobe melhor ou pior", "rola mais ou menos", etc., etc..

Quanto a mim, para já vou ficar pela minha roda 26, tanto mais que ainda há um mês troquei de rodas. Quando quiser mudar de bicicleta (para o ano não é de certeza, a minha ainda tem muito para dar) pensarei melhor. Também não gosto muito de ir logo atrás das modas. A experiência em casos semelhantes aconselha-me a aguardar pelo menos um ano e ver como a tecnologia evolui. Como todos sabemos, há imensos casos no passado de guerras semelhantes: o super audio cd, com leitores caríssimos, a guerra beta-vhs, blue-ray vs hd-dvd e por aí fora. Quem compra logo este tipo de coisas mal elas saem, às vezes acaba por ficar com equipamentos obsoletos, sem peças suplentes, por exemplo.

É claro que há quem tenha uma perspectiva mais vanguardista sobre estes assuntos e queira logo experimentar as novidades mal elas saem. Eu prefiro esperar e ver como decorrem as coisas este ano, mas o marketing à volta da roda 29 é imenso. Acho que marcas como a Specialized, que aposta tudo este ano nas 29, vão ter um papel fundamental nesta guerra. São marcas muito poderosas e que podem inclinar a balança para o lado que mais lhes convém.

Espero não ser mal interpretado, até estou bastante curioso em relação às 29ers, mais tarde ou mais cedo tenho de cravar alguém uma para experimentar, mas não alimentemos ilusões. Para lá do contexto desportivo e de performance destas bicicletas, impõe-se o interesse financeiro das grandes marcas e, se elas quiserem, quer seja melhor ou pior, conseguem mudar o rumo do mercado e as outras têm de ir atrás, não têm outro remédio. No final de contas, neste como em todos os negócios, o que conta é o lucro, o dinheiro. A oportunidade de criar um mercado totalmente novo, com campeões do mundo a fazer o marketing, com o factor "novidade" a aguçar o ego, sem mercado de usados existente implicando que todas as compras terão de ser de material novo, isto é algo que as multinacionais não vão deixar passar em claro.
 

arrabida_rider

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boas pessoal,
Dantes eu tinha uma roda 26 numa rockrider 5.2 mas como a bike ja estava um pouco gasta e estava a ficar pequena (dificil arranjar bikes para 1,93m) troquei para um specialized HardRock Sport Disc 29"r e estou bastante contente no resultado.
Eu acho que com esta bike se sobe melhor, anda-se mais rapido em linha recta ( com o mesmo esforco) e nas descidas nem me apanha.
Uma foto da bike:
dscf0826cpia.jpg


Nao consegui resistir e tive de colocar mais esta:
dsc00420v.jpg


«««CONTINUACAO DE BOAS PEDALADAS»»»
 
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abelha2

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Se colocarem uma 29 na frente (aproveitando a melhor facilidade em transpor obstaculos) e uma 26 atrás, aproveitando assim a vantagem da roda 26 para subir, não seria uma opção?
 

RTC

Super Moderador
Como a Trek 69er?
images

tk_2009_69er_3x9_black_whit.jpg


A Trek em 2008 lançou esse modelo, mas foi um fracasso na Europa. Os Americanos gostaram, pois está claro.
Aliás, eu nem sei como é que esse modelo chegou a ser vendido pois, em teoria a ideia era boa, mas na prática...
Eu cheguei a andar com isso e era notória a instabilidade disso a pedalar.
Sabem como é andar com o pneu de trás furado? É a mesma coisa!
 
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Jazz

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Também há as rodas 650b, maior do que as 26 e mais pequenas do que as 29. Até há quadros 26 em que estas rodas podem ser colocadas.
 

MMTS

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boas malta... gostaria de saber se alguem tem opinião formada em relação à marca Haibike, recentemente apresentada... estou seriamente a ponderar a compra deste quadro no modelo carbono "greed 29er", está com muito bom aspecto e um preço bom e com uma garantia de 30 anos!!
 

abelha2

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Não sabia disso RTC, eu tambem é maisvoltas ao domingo, e como nao tenho dinheiro para investir nisso não pesquiso muito. Pensei que fosse mais viável essa hipotese, mas pelos vistos não.

Agora imagina uma kona 69er, era um rico nome :lol:
 

Luis Gil

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Boas

Queria só deixar aqui o meu ponto de vista sendo eu possuidor de uma 29er de carbono á mais de 6 meses com 3000 kms feitos

* Preço 29 vs 26 em bikes de topo nao existe diferenças ou se existem sao nulas
* A rolar as 29 são superiores as 26
* Descidas e singles mais ténicos e apertados as 26 sao melhores
* Descer "com espaço" as 29 sao superiores
* Transposicao de obstaculos seja a subir ou descer 29 é superior

Agora sobre a 26 sobe melhor que a 29 e tal..... tudo depende do tipo de subida.... subidas curtas sendo a 26 mais rapida é superior á 29, subidas longas a 29 é superior

Resumindo tudo depende do tipo de utilizacao que queres dar á bike, para mim a 29 é superior á 26... MAS.... requer uma boa forma fisica porque as 29er são bikes que querem cadencia que andarem ...
Nao sei se a minha opiniao ajudou quem tem duvidas mas o que é certo é que essas duvidas existirao sempre... acima de tudo a 26 é melhor numas coisas e a 29 noutras disso nao tenham duvidas por isso a opçao vai depender do tipo de utilizacao é que vao fazer com a bike

Eu optei pela 29 e nao a troco por nenhuma 26..

Fiquem bem e boas pedaladas
 
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Nozes

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"...requer uma forma física superior..."

A mim soa-me a "é mais difícil andar o mesmo com força semelhante". :roll:

Vou ser muito resumido na minha opinião,já postei algumas vezes neste tópico mas a minha opinião,tal como as bikes,tem evoluído.

Quando o mercado estava a querer começar a estagnar,com as bikes 26 a terem já pouco que inventar e a serem capazes de satisfazer os utilizadores e durarem mais que as marcas desejam,pegou-se num nicho de mercado,aplicou-se marketing em doses industriais e o mercado voltou a acelerar.
Se há uns anos ter uma 29er era sinal de não-conformismo,afirmação da diferença ou simplesmente "freak-show",hoje são não há marca/loja/revista/site especializado que não nos queira vender uma bike de roda 29. Muitas vezes tentando até fazer-nos passar por retrógrados ou no mínimo casmurros se não alinhamos,e escondendo as desvantagens em favor de das GRANDES vantagens.
Nos EUA,em que o marketing funciona instantaneamente e as modas vendem seja o que for,foi fácil de dominar o mercado.Na Europa,tudo se passa mais lentamente,foi preciso investimentos enormes em marketing para conseguir convencer os compradores,e mesmo assim certos países menos ligados ao "comboio" do mercado americano simplesmente não mostram interesse.

As 29er estão neste momento a atingir a maturidade,e geometrias,transmissões e outros componentes estão hoje em dia adaptados a uma utilização mais eficiente,ao contrário dos primeiros anos. Mas continuam a ter desvantagens,a juntar às tão badaladas vantagens. É de bom senso alguém que invista numa bike nova pensar o que realmente precisa,e não olhar para o ecrã do computador,ver o Jaroslav Kulhavy a ganhar o campeonato do mundo numa bike de rodas grandes, e correr a comprar uma.

Por uma questão de proporcionalidade,continuo a achar que alguém com mais de 1m80 de deve sentir mais à vontade numa bike destas que numa 26",falando de bikes de xc/maratona.

Afinal não fui lá muito resumido... :D
 

_King_Pin_

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Em descidas técnicas duvido que "as 26 não tenham hipótese". Acho esse tipo de frase, fruto de marketing, a maior causadora das indecisões de muita gente.
Particularmente para domingueiros ou melhor, com toda a gente com que ando frequentemente.
Todo o pessoal que deixo para trás nas descidas, duvido que me passe por ter uma 29er, tal como duvido que eu comece a ultrapassar alguém só por ter uma 29er. Se alguém que eu conheça que desce mais devagar que eu, me chega com uma 29er com esse tipo de afirmações, até apostava um almoço/jantar em como o iria deixar a comer o meu pó nas descidas.
Técnica é o que mais conta em descidas técnicas, a diferença na roda vão ser pós e quanto muito, confiança extra que é o que falta a muito boa gente quando chega a hora de descer algo difícil.
Basta ver a quantidade de pessoal com rígidas a passar a abrir por pessoal com boas FS nos passeios... técnica pura a funcionar.

Dito isto, uma Van Nicholas Zion 29er era capaz ser porreira para certos percursos que faço! (tenho muito receio do carbono por andar muito em pedra e ter excesso de confiança a descer... titânio assenta aí que nem uma luva) :)
Gostava mesmo de experimentar uma (29er) em subidas cheias de pedras/raízes daquelas que temos de seguir sempre em balanço senão a roda acaba por prender nalgum lado ou mesmo em plano neste tipo de terreno irregular para ter boa noção na diferença (Ex: Serra dos Candeeiros, certos sítios em Sintra...). Muito certamente a próxima bike que compro será uma 29er rígida... MAS, sem deixar a 26'' FS de 120mm.
 

Erdna

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Eu por vezes não lhe chamava técnica, por vezes o que vocês chamam técnica pode ser mais não ter medo e mandar-se a maluca...
"Técnica" a palavra não e tão linear quanto parece, ter técnica pode ser mesmo ter habilidade a descer bem como pode ser não ter medo...
 

burrex

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Ando para testar uma 29 em breve. Estou curioso vou ter a sorte de testar uma bike de todo. Mas é engraçado ver que ha uns anos um senhor de óculos de nome Gary tentava vender bikes com roda 29 e ninguém lhe passava cartão. Diziam que era um devaneio. Agora todos querem uma 29. Ainda não testei mas vou testar e também penso comprar uma 29 se me adaptar,mas o marketing e o facto de nós humanos estarmos viciados em consumismo, faz o resto. Lembra-me no inicio quando comecei a fazer btt, no tempo da rainha parkpre que discos e suspensão traseira retirava rendimento, hoje é só olhar em volta. Mas a roda 29 tem muito ainda a provar ao contrário daquilo que possa ser dito. A economia de mercado faz o seu trabalho. Cabe-nos a n´s tentar escolher aquilo que se adapta melhor ao tipo de terreno em que frequentemente andamos e não irmos na moda de que se o gajo que ganha uma prova no mundial tem, então é bom.
 

_King_Pin_

New Member
Erdna, sim, por vezes é meramente medo. Tal como, é o medo que nos limita a melhorar a mesma muitas das vezes.
Quando vejo, gente com medo em descidas inclinadas a meter "o cu" entre o guiador e o banco e a bloquear a roda traseira a torto e a direito, isso é medo E falta de técnica. Somente medo com técnica, desce-se numa postura correcta mais devagar ou desmonta-se para não se arriscar uma queda dolorosa que é o que faço volta e meia quando me ponho a pensar que uma queda no sitio X me pode estragar a semana ou mês de trabalho.
Só ajuda a reforçar que não é a roda 26 ou 29 que vai fazer a verdadeira diferença neste aspecto da nossa modalidade, para "nós" bttistas "amadores".
 

Phalhas

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Boa noite.


Apenas vou dizer, mais uma, duas ou três coisas.

Quem tem por aqui comentado fala com conhecimento de causa? Ou baseiam-se em teorias físicas, ou outras, e/ou leram algures?

Esta "conversa", se quiserem chamar "discussão, faz-me lembrar quando há muitos anos mudei da prancha pequena para o longboard... Que tal como tudo tem vantagens e desvantagens, como as 26 e as 29, ou as de btt vs as asfálticas, ou ainda as FS vs HT, Vbrakes vs Discos, e por aí em diante... Também me lembro, e muito bem, quando eu e mais uns doidos começámos a converter pneus e a usar os aros ZTR, na altura graças ao Vitorzip, ou a usar material mais light. Agora vemos o que por aí anda...é tudo guru do peso e entendidos na matéria...

Quando me perguntavam porque raio preferia as longboard se "aquilo" só tinha desvantagens eu respondia apenas "porque me dá mais gozo"...Neste caso tenho e uso as bikes porque me dão gozo...

Neste momento , e por coincidência, a que me dá mais gozo é precisamente uma 29er, em titânio e com forqueta na frente, será moda, marketing ou outra coisa qualquer, sim talvez.

Só para terminar, continuo, quando vou apanhar umas ondas, a usar uma longboard, e quanto maior e mais clássica melhor...O resto deixo para os teóricos...

E concluo, repetindo o que disse anteriormente, 26 ou 29, todas têm vantagens e desvantagens. Quando falam em 26 e 29 falam de que bikes em especial?? Ou é no geral?? lol, parece-me bem...

... (editado)

Abraços leves, ou já não porque deixei o WW, agora (só) uso veículos longos e grandes.


Rui Ermitão
 
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Luis Gil

New Member
Muita gente escreve sem nunca ter andado numa 29er por isso acho que nao vale a pena escrever mais sobre a minha experiencia em cima de uma 29er ........ cada um escolhe o que quer e o que melhor se adpta e para o tipo de provas...... de resto no comments o entendidos em tècnicas,marketing etc.. que expliquem melhor

Já faço BTT á + de 20 anos, já me passaram muitas bikes pelas canetas e neste momento nao troco a minha 29erFS por nenhuma outra bike.....
 
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