Rodas de 29" Polegadas - 29ers

Status
Not open for further replies.

fitty77

New Member
Presumo que por causa do arco formado ser mais pequeno (obviamente...) o que tem desvantagens em termos de ultrapassar obstáculos... Digo eu :)
 

Joe

New Member
boas, aqui fica a minha contrubuição, é modesta, mas é minha LOL, entretanto já tem umas alterações, espigão e cockpit decentes... não posso entrar em detalhes visto q por motivos de trabalho me encontro fora e ela ainda não rodou muito... mas só vos digo isto a vida não é só feita de Singletracks, equando os há não são longos suficiente para fazer a diferença =D

29erd.jpg
[/URL][/IMG]

29ER's RULES
 
Tá porreira Joe! Esse pneu na frente é que deve ser um bocado para o dangerous, não?
Não gosto muito da estética das rodas. Uma montagem ZTR Crest 29er ficava no ponto!! Assim como um avanço preto! ;)
 

Nozes

Active Member
...a vida não é só feita de Singletracks

Pois isso é que é uma grande pena!

Pessoalmente apenas experimentei uma 29er durante uns 5mn no Festibike,deu mais ou menos para ficar com uma ideia geral em termos de manobrabilidade,tracção e "feeling" geral,e reconheço as vantagens principais (rolar,tracção,e tal).
Ontem estavam algumas 29ers no XC do Norte Alentejano,e pude trocar impressões com um colega que usava uma.Mudanças de velocidade e subidas técnicas foram os pontos fracos que ele apontou.

Continuo a pensar que as 29er são uma opção bastante válida para ciclistas acima de 1,80m e que façam mais maratonas que XCO. Para btt mais técnico,e embora os factores de vantagem que já mencionaram,a agilidade e resposta mais rápida de uma bike roda 26 parece-me o ideal. A mim como a muitos outros.

O que não gosto mesmo nas 29ers são os "evangelistas" que desdenham de todos aqueles que não se convertam à sua "religião",que por sinal só tem vantagens...é certo que o mercado americano está a aderir em força,mas será que franceses e alemães são uns "atrasados" no que toca a btt,por exemplo? Ou será que dão uma utilização diferente dos outros às suas bikes?

Dito isto,ainda bem que há escolha!
 

Erdna

New Member
Concordo com tudo....
Só ainda não percebi uma coisinha....

Porque as 29er servem melhor para atletas com 1.80 mais??
Não percebi a logica...
 

Phalhas

New Member
Boas a todos.

Não vou estar aqui com grandes teorias, apenas vou dar a minha opinião.

Tenho há cerca de 2 meses uma 29er e após cerca de 500 kms posso dizer que estou a gostar bastante. Não digo que seja melhor que qualquer outra. Informo que tenho uma FS e uma outra HT, ambas roda 26, todas são em titânio e bem equipadas.

A 29 é HT total, eheh. E de momento é a bicicleta que mais prazer me dá.

Ainda não tive oportunidade de voltar a andar na FS para conseguir fazer uma comparação mais séria, mas actualmente se tivesse que escolher uma bicicleta ficaria sem pensar duas vezes com a 29. Informo ainda que "apenas" meço 172cm e que considero essa ideia de que as 29 são para gajos grandes apenas um mito, mais um dos que existe no BTT.

Informo ,repetindo, no entanto, que não a considero melhor que as 26, pelo menos para já (ainda é cedo), mas apenas diferente, tem vantagens e desvantagens. Para já e no meu entender parece-me que são mais as vantagens.

Está é a minha modesta opinião, apenas de um gajo que gosta de pedalar e não faz competição...

Abraço

Rui
 

nunoklein

New Member
Estou como Phalhas.

Tambem eu tenho uma 29er rigida desde Dezembro de 2010. Já fiz mais de 1000km com ela e tenho gostado.

Tambem tenho duas 26ers uma rigida e uma de suspensão total todas de aluminio e todas elas têm pontos mais e menos bons.

Esta discussão parece um bocado a das rigidas vs FS. Temos que compreender que cada tecnologia tem o seu espaço.

Para travessias de vários dias suspensão total pelo conforto.

Trilhos rápidos a subir e a descer 29er pela capacidade em manter a velocidade.

Trilhos técnicos tipo pista de XC 26er rigida ou FS.

Claro que não tendo eu pretensões competitivas consigo tirar prazer com todas elas e a opção de andar em uma ou outra é mais um feeling que uma decisão fundamentada.

A ideia do 1,80m penso eu dever-se a que no inicio do desenvolvimento dos quadros de 29er seria mais fácil acertar as medidas para tamanhos maiores, agora com know how adquirido já se fazem 29ers para pessoas mais baixas, eu tenho 1,74m e gosto da minha. Será um pouco pela mesma razão que as crianças andam com rodas 20", depois de 24" e finalmente de 26".

Penso eu de que.
 

MMTS

Member
acho que me rendi as evidências... vou trocar a minha top fuel 9.9 ssl por uma ht 29... estou um pouco indeciso em relação ao quadro!?? ajudas são bem vindas... gracias...

a ponderar: van nicholas zion 29
santa cruz higball 29
niner air 9 carbon
 
Last edited:

MMTS

Member
mais ou menos por ai...na realidade já andava com esta indecisão há bastante tempo... mas acho que poderá ser uma aposta segura certamente...
 

RTC

Super Moderador
Tendo em conta a bicicleta que vais dar de retoma tens várias opções: Niner Air Carbon, Santa Cruz Highball, Trek Superfly Elite, Giant XTC entre outras...
 

MMTS

Member
tambem estou um pouco inclinado para a santacruz!?? no entanto se tens uma diz ai qualquer coisa, em relação ao comportamento da mesma... já ouvi falar que é um pouco penalizada no conforto !! será mesmo assim??
 

tuareg

New Member
MMTS

Bom, vou deixar aqui a nova Van Nicholas 29 er para 2012. Está rresistível :) Se quiseres coloco mais fotos ...

297369_244037735639358_100000993999028_736936_3609378_n.jpg


Recordo que a Haibike Greed 29 er, ganhou o Gold Award no Eurobike e que vai haver uma montagem com este quadro a baixo dos 2000 €, sendo que o quadro se vai vender em separada com um valor muito interessante

310304_243653112344487_100000993999028_735466_7597377_n.jpg


307377_243653199011145_100000993999028_735470_8319096_n.jpg


320225_243653212344477_100000993999028_735471_4422336_n.jpg
 

MMTS

Member
boas "tuareg" esse quadro da haibike para quando e que preço vai ter !?? se quizeres responde por pm. obrigada

a van nicholas tambem esta interesante já agora se não for pedir muito quando istá disponivel esse quadro e que alteraçães tem em relação ao outro anterior??

obrigada...
 
Last edited:

abelha2

Active Member
Tecnicamente nao questiono as vantagens\desvantagens, pois nunca andei em nenhuma, e assim sendo só posso tirar as mesmas conclusoes que vocês, da maior facilidade em ultrapassar obstaculos etc...

No entanto como aspectos negativos para mim, não gosto muito da estética, acho que fica pouco proporcional. E sinceramente acho que é um pouco como a questão do peso. Há vantagens mas não são assim tantas, que justifiquem o investimento. Digo isso, pois (e falo sem conhecimento de causa) provavelmente como é novidade os componentes são mais caros, e arranjam-se mais dificilmente (e por exemplo nao existe mercado de usados comparado com o 26)

Será que tal como o aluminio e carbono, as 26 e 29 vão continuar em simultaneo? ou alguma conseguirá "aniquilar" a outra?
 

rogeronquest

New Member
Boas:

Em relação a SantaCruz, e falo com cerca de 400 Kms nela entre estrada e terra, e vindo de uma hardtail de carbono "Pronghorn", não noto qulquer falta de conforto.
Eu também li essa opnião em alguns reviwes em alguns sites estrangeiros, e até compreendo o ponto de visto de quem os escreveu a maioria do 29er traz espigões 27,2 (mais absorventes da vibrações e menos rigídos) esta traz 30,9 em muitos dos testes que foram feitos à Higball foi com espigões Thomson elite, eu montei um MSC de carbono e estou a pensar em colocar um easton ec90 quando alterar o cokpit para a mesma gama assim hajam euros.
Assim em termos de conforto estou satisfeito, no eixo pedaleiro também rigído e a maneabilidade da maquina e espétacular em singles existe o muito de serem mais lentas, não notei nada disso.
Em subidas supreendeu muito, embora ache que necessito de alterar a relação que tenho pedaleiro cassete que de momento e Rotor 40/27 cassete de 10 velocidades para poder ter mais cadência em subida, porque perfiro a cadência a força.
Aqui no forum existe um post só sobre a Higball da lá uma saltada podes comprar mais opniões.
Escolhe bem, escolhe Santa;)
 
Status
Not open for further replies.
Top