Rodas de 29" Polegadas - 29ers

Status
Not open for further replies.

jppina

Member
Apesar de não ter a minha 29er há muito tempo (desde Junho) quero dizer o seguinte:

- As 29er não são feias. Haverá sim 29er mais bonitas que outras. Isso também acontece com as roda 26 :mrgreen:
- O problema de poder ter a vir um problema :mrgreen: e não haver peças não se coloca assim tanto... as únicas coisas diferentes são as rodas (raios mais compridos) que se forem boas não deverão causar problema :mrgreen: e a suspensão. No meu caso como tenho um garfo em carbono problemas mecânicos não irei ter de certeza :mrgreen:
- a 29er tem vantagens e inconvenientes. Os que notei foi mais conforto, mas aderência a curvar, mais estabilidade e mais inércia no arranque. Acho que quem tem pernas deve andar nas horas... se for uma 29er com mudanças. A minha é SS :mrgreen:
- Acho que todos podem usar 29er, mesmo quem tem uma estatura mais baixa. Se teoricamente é preferível ter mais de 1,75 não vejo porque alguém com 1,65m não possa andar numa. aliás já se vêem quadros tamanhos S e XS de roda 29 :wink:
 

ze_zaskar

New Member
Boas
Claro que quando eu falava de componentes me referia as rodas. Mas sao daquelas partes da bike que levam muita porrada e se tiverem problemas comprometem o andamento. Mas eu, um dia, ainda terei uma SS rigida 29er de titanio (ganda lista) :twisted:
 
Não gosto. São horríveis.

Uma bicicleta 29ers faz-me lembrar uma pintura naif em que o sentido estético da proporcionalidade não existe.
Nesta bike (naif), a ausência de proporcionalidade entre as rodas e os restantes componentes, nomeadamente o quadro, tornam-na bastante inestética.

that's my opinion. :shock: :shock: :shock:
 

Pata

New Member
Gostos à parte, onde é que se podem encontrar lojas com bicicletas 29 para ver/experimentar?
Ou só mesmo com uma viagem à holanda/reino unido onde estas bicicletas estão mais na moda?
 

Alf

Active Member
Tenho pena de não haver em Portugal, acho que traz vantagens e desvantagens, cabe a cada um escolher.

Infelizmente nunca experimentei, mas há de chegar o dia :D
 

Bruno Barcelos

New Member
Ja ca nao vinha ao forum ha muito tempo, e fiquei agradavelmente surpreendido por ver que as 29ers estavam na baila...

Desde que me mudei para a Holanda, quase so tenho andado na minha linda Niner SIR :) Nao ha montes nem vales, pelo que a full-suspension esta parada a um canto, e eu divirto-me com a SS.

Continuo a dizer: quadro de cromoly e rodas de 29 polegadas pode ser banhada de marketing, mas sabe muito bem! especialmente no tipo de trilhos que ca ha: singletracks em "carrocel", com pequenas elevacoes em sobe-e-desce constante onde se nota a maior vantagem das 29": manter o momentum, e nao se nota a maior desvantagem: a dificuldade em voltar a arrancar depois de se perder o momentum!

divirtam-se!

PS - continuo sem perceber como vou treinar para o transportugal sem montes neste pais!
 

Poseidon

New Member
Olá Pessoal

Segundo li acima está tudo bastante rebatido neste assunto, Relativamente a explicações o site da Marin está bastante engraçado e explica bem o conceito das 29'rs.

O centro de gravidade segundo eles, através da geometria de quadro possibilitada pelo maior raio das rodas , fica muito mais baixo em relação ao eixo da roda de uma 26" dando-lhe teoricamente mais estabilidade.

Relativamente a comprar material para as ditas 29", rodas pneus e bicicletas, o Raposo em Setúbal tem, é só passarem por lá.

Um abraço a todos,
Alex
 

Nozes

Active Member
Oh sim,as 29"...
Aí está um tema q me faz pensar pra onde vai o btt...
Vantagens e desvantagens,moda,evolução...
Chamem-lhe o q quizerem!
Agora eu tenho a seguinte opinião:Não estou interessado!Pra mim,pra minha estatura (176cm),pros sitios onde ando,pra maneira como ando,n preciso de rodas 29
N preciso porque bastou-me olhar pra elas pra ver q n passam duma tentativa de transformar uma btt numa bike de estrada! Rola melhor?É mais confortável?Tem mais tracção?Ñ quero saber,e por mim podem fazer mais 15 tamanhos de roda diferentes,e dizerem em todoas as revistas q "é um espectaculo,sim senhor!" q eu cá continuarei a usar o q sempre me pareceu certo...plo menos nestes 19 anos de btt :mrgreen:
Agora vocês...
abrc
 

Teodoro

New Member
A MBA prevê que em 2008 30% das bikes de BTT vendidas sejam 29ers!
É óbvio que só são úteis para gajos com pelo menos 1,75 / 1,80 m de altura!
 

ze_zaskar

New Member
Desculpem, mas porque que voces insistem na questao da estatura? Ja aqui foi explicado que a geometria destas bikes compensa o tamanho das rodas. Elas nao sao apenas quadros normais com rodas maiores. Um M vai ter as mesmas medidas de um M de 26'. pesquisem um pouco em foruns americanos e vao ver utilizadores de todas as alturas.
Depois nao se esqueçam que quem começou e espalhou esta medida de rodas nao foram marcas generalistas, mas sim pequenos fabricantes, alguns deles mesmo artesanais. Logo o conceito nao e nenhuma manobra de markting. Nozes, pelo que dizes consegues analizar muito bem uma bike so de olhar para ela. Ja andaste em alguma? Em que sitios é que andas? Nao quero de modo algum ofender ninguem, mas custa-me a querer como é que alguem com essa mentalidade começou sequer a praticar btt.
Ja agora, alguem sabe porque que as btt geralmente sao de roda 26'? Porque quando aqueles malucos começaram a cria-las, os unicos pneus cardados de grande volume disponiveis eram dessa medida. Antigamente essa medida era mesmo chamada de roda de iniciados.
:wink:
 

Nozes

Active Member
Boas!
Pois é,este é um tema bem controverso...
Ora bem,Ze zaskar,começando plo fim...rodas de iniciados?talvez no ciclismo de estrada esse termo se aplicasse há uns anos,sim...
Depois,eu nunca andei numa 29",é verdade,mas sinceramente nem tenho assim tanta curosidade...e só de olhar pra elas,vejo:
-Rodas maiores=mais peso=mais dificuldade em acelerar,desacelerar,manobrar...
-Mais altura ao solo da caixa pedaleira=menos estabilidade (esta talvez compensada,mas...)
-Vejo uma bicicleta de estrada com uns pneus enormes!!
Agora,eu lá por andar neste desporto há perto d 20 anos,ter lido centenas de revistas,ter experimentado dezenas de bicicletas,ñ me sinto no direito de dizer a ninguém que ñ compre uma...
Mas aqui fica o meu conselho:Experimentem,em vários tipos de terreno se puderem,e analisem...e leiam revistas francesas,espanholas,alemãs,italianas...n apenas os vendidos da MBA,n passam dum catálogo mensal das grandes marcas e amigos do sr. Cunningham...
E quem quizer fazer/andar uma bike com rodas 39",força aí!!!
abrc
 

jpsantos

New Member
Nozes said:
-Mais altura ao solo da caixa pedaleira=menos estabilidade (esta talvez compensada,mas...)

Lá está... um preconceito difícil de alterar...

Tal como já foi dito pelo o Ze_zaskar anteriormente, a geometria dos quadro de 29'' é diferente dos 26'', porque é que a altura do pedaleiro ao solo tem de ser maior?

Um Ferrari também tem as rodas grandes (em altura) e a sua distância do chassi ao solo é mínima e o ponto de gravidade é muito baixo. :ideia:

João Santos
 

ze_zaskar

New Member
Boas
A proposito da altura dos pedaleiros:
Altura do pedaleiro de uma Gary Fisher Rig (29')- 312mm
Altura do pedaleiro de uma Gary Fisher Big Sur (26')- 317mm
Nozes, quando falas da altura, acho que ja viste que isso nao se verifica. O que se verifica na verdade é um aumento enorme na estabilidade. Ate o centro de gravidade fica mais baixo, ja que nos ficamos mais baixos relativamente ao centro das rodas. É fisica.
Relativamente as rodas de iniciados: elas nao eram de iniciados no ciclismo de estrada mesmo... eram nas bicicletas de todos, aquelas que tinham de andar em todos os tipos de terrenos e que toda a gente usava de forma generalizada, pois eram as unicas disponiveis.
:wink:
 

Nozes

Active Member
Os pneus das bikes d ciclocross n são assim tão grandes...
Bem,resumindo e concluindo,a minha opinião é a seguinte:
Não estou convencido nem interessado numa bicicleta com rodas maiores!
Estou muito satisfeito com o tamanho q tenho,obrigado
Quanto a vocês,pedalem no q quizerem/puderem,mas PEDALEM!!!!
Um abraço
 

ze_zaskar

New Member
Boas
Existe um tipo de bikes de ciclocross, apelidadas de monstercross que usam pneus de btt.
attachment.php


Uma curiosidade que talvez nem todos conheçam aqui.
:wink:
 
Status
Not open for further replies.
Top