Rodas de 29" Polegadas - 29ers

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Boas... sem duvida há muito por onde escolher... os € é que estão escassos!! mas adiante...

O que dizem das 29 em terrenos pesados e com alguma lama??? hoje fiz um teste, num terreno bastante molhado uma das partes arenoso e outras com terra e pedra à mistura e também estradões de "tuv nam", e fiquei mais uma vês surpreendido a 29 solta-se e rola bem, ao contrario do que eu imaginava...

Abraços
 
No ano passado participei no Challenge BTT em Salvaterra de Magos e quilo era só lama ou areia.
Foi a minha 1ª prova com a 29er e fiquei logo convertido!
Andei a prova toda a dar roda a um colega que anda muito mais que eu!
100% aprovada!
 
Primeira saída com lama a sério e lá se foi o resto das pastilhas da frente e a transmissão mais "escavacada"

Os Fast Track e The Captain na lama não foram nenhuma maravilha, antes pelo contrário. A lama/barro era tanta que pareciam pneus slicks e atrás a escora foi até encher até à pedaleira. Em partes do terreno nada de milagres, mas quando tinha tracção por parte dos pneus, mesmo com as rodas a atascar, safou-se bem e deu para manter a progressão a uns 5 à hora :D

Acho que com pneus 1.9 a coisa melhorava e muito mais se tivessem tacos mais separados para ajudar a evacuar a lama.

Mas indo à questão que tinha para colocar.

Ainda ando com a transmissão 3x9 XT, desviador X9 caixa media, rotativos X0 e cassete 11-34 que transitou da 26''

Se com tempo seco ela se tem aguentado, com este tempo parece uma caixa de pregos a andar. Tenho adiado mexer-lhe com ideias de meter uma 2x10, mas o orçamento não estica...

Como tal pensei numa alternativa low-cost:

- pedaleira com 2 pratos 24/38 como os setups 2x10 puros mais para 29er (talega de 44 é coisa rara de usar, so mesmo em estrada e a descer)
- mantinha o resto do material (corrente e k7 nova claro) tendo so o cuidado de limitar o desviador da frente para não saltar fora

Funcionalmente para um setup 2x10 "29er" é mesmo a cassete por ser de 9v e não ter 36 dentes. Passa a ser um setup de 18v apenas.... :confused:

9v 11-13-15-17-20-23-26-30-34
10v 11-13-15-17-19-21-24-28-32-36

Existe ainda uma cassete Deore 12-36 de 9v 12-14-16-18-21-24-28-32-36

Alguma opinião? Vou sentir falta dos 36? Usando o http://www.sheldonbrown.com/gears/ a diferença de ter 34 atrás ou 36 é de 0.1 no gain ratio, por isso mínima.
 
Karlos.figueiredo

Este fim de semana tambem andei a mergulhar na lama e fiquei surpreendido pelo melhor com os pneus que usei Fast Track 2.1 á frente e Ground Control 1.95 atrás.... fiquei fã do Ground Control

Fica bem
LG
 

RTC

Super Moderador
Bom dia.

Não sei qual a tua força de pernas nem a tua resistencia fisica, mas partindo do principio que é normal, penso que essa tua ideia foi bem ponderada e correcta na minha opinião. Com 9v, os 24/38 parece-me ser totalmente adequado.
 
Com 9v ou 10v os 24/38 devem ser os mais adequados e onde tanto se consegue subir paredes como rolar e esgotar a "talega" sempre depois de uma roda 26.

A minha força de pernas tem vindo a ser posta à prova quando passei de 26 para 29 e mantive a transmissão :)

Pelas minha contas, 24 na frente e 34 atrás num 29 é igual a ter 28 na frente e 36 atrás num roda 26.
 
Viva

Carlos, troquei recentemente a trasmissão para 2x10 com o pedaleiro 24/38 e k7 11/36, para mim chega e sobra, com o 34 atras é possível que seja suficiente, é uma questão de experimentar.

Só não sou apologista é de "inventar" uma pedaleira que foi feita pra andar com 3 pratos meter so 2 assim como o desviador, são optiniões e valem o que valem.

Se dizes que a tua transmissão está a dar as últimas o melhor, penso que seria mesmo a troca do material todo por material novo, esse quadro merece, não precisas por xtr ou xx há outras opções bem mais em conta e com a mesma qualidade. Eu tinha xt e pedaleira slx, troquei por xtr a pensar que era muita a diferença e acho que não vale o investimento sinceramente é o que acho, em ralação a sram não tenho conhecimento do funcionamento ao nível do btt porque em estrada tenho grupo apex na minha estradeira e não tenho nda a dizer tirando o peso claro, mas isso são outras conversas.

Eu sei que a guita anda muito escassa mas tenta nao inventar muito e mete material novo, como te disse o teu quadro merece uma coisa em condições ;)

Boas pedaladas.

Marco Anileiro
 
boas "rtc" diz-me uma coisa como se tem portado o teu pneu bontrager xr3 com este tempinho e já agora qual a a tua opinião da mudança dos pratos rotor para 25/38???

abraços
ms
 

RTC

Super Moderador
@MMTS
Depois de algum tempo sem usar Bontrager - pois à excepção dos excelentes Revolt Super X, nunca mais achei que tivessem um pneu que prestasse - estes XR3 estão a encher-me as medidas. Estou muito satisfeito e é um bom pneu para usar nesta altura. Não faz muito balão, é fino o que possibilita acumular alguma lama sem andar a roçar na suspensão, liberta a lama com facilidade e curva muito bem. Gostei tanto que já comprei outro para a 26.

Em relação aos pratos, a troca foi ajustada. A transmissão está mais polivalente o que me permite fazer mais subidas sem colocar o prato pequeno. Esgota mais rápido é certo, mas a cerca de 45kms/h o que já é muito. Com grande frequência, a estas velocidades, deixa-se de pedalar.
A rolar a velocidades cruzeiro nota-se bem a menos "alavancagem" provocada pela pouca dentição ( 38 ), mas a força giroscopica das rodas ajuda a compensar.
 

RTC

Super Moderador
Rodas 29er

Para quem estiver interessado, no site onde comprei o quadro, há uma promoção de umas rodas FRM 333 para 29er com cubos FRM Urano em vermelho, por 494€

•Hubs and rims are made in Italy
•Ideal race-day wheels for 29" X-Country bikes
•Tubeless Ready for UST or Standard tyres with Sealant
•Supplied with White Tape, Spark valves and 500cc of FRM Sealant.
•Rims: XMD333 29er, in 6082 light alloy, 360gr with eyelets
•Asymmetric profi le for better end even spoke tension.
•Anodised Black
•Spokes: Bladed Sapim CX-Ray, black
•Nipples: light alloy, coloured to match the hubs
•Lacing: crossed in 2nd
•Hubs: FRM Urano Team 29er in 5 colours (11& 12T lock-rings inc.)
•Holes: 32 / 32
•Quick Release: Task Team with thru-axle. Black lever
•Boltless disc installation. Additional weight saving of a bout 25g.
•Hand built and tensioned with digital tension meter
•Rider weight limit: 85kg
•Weight (Tubeless Ready): 1.450g. without Q. R.







Link: http://www.on-one.co.uk/i/q/WPFRMURXC29T/frm_urano_xc_team_29er_wheelset
 
Cada vez que ando na 29, me dá mais prazer e vontade de andar... brutal, hoje foram5h com 90km de pura dureza em plena serra de aire e candeiros... pena foi furar mesmo ao chegar a casa... fruto de muita pedra...
 
Não quero bater mais no ceguinho, mas, de facto, tire-se o chapéu às 29! Ontem estreei a stumpjumper ht 29 no passeio de porto alto- mt. rolante - quase parece batota! Fiquei rendido! Na lama, terra solta, subidas, descidas, you name it, em tudo melhor do que a fs 26! Sobretudo quando passam os 40 km, que um gajo continua fresco a rolar com mt. mais força. Confesso, no entanto que no sábado experimentei as 2 em monsanto e nos trilhos com saltos, a confiança da 26 é maior. Não se pode ter tudo...Abrs
 
Levei a minha Giant ontem para o meio da lama...impecável! Foram os 20 km mais confortáveis que fiz naquelas condições...depois tive que fugir para casa que caiu um pé de água dos antigos! Tinha algum receio por causa dos Small Block, mas não tiveram fundamento. Recomendo!
 
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