Rodas de 29" Polegadas - 29ers

Status
Not open for further replies.
viva

com o RTC disse e muito bem as relaoes de uma 26 para uma 29 sao diferentes, por isso agora vou experimentar 2 pratos 38-24 com k7 11-36 de 10v, se achar que é muito troco o de 24 mas penso que o 38 chega e sobra, pode esgotar mas mais uma vez, como diz o RTC, ainda da pra fazer umas subidas com o prato 38.

depois digo como correu a experiencia.

boas pedaladas

marco anileiro
 

RTC

Super Moderador
Sim, eu não ponho isso em causa, mas também não nos podemos esquecer de quem é que pedala, a sua forma fisica e a qualidade de alguns para rolar enquanto que outros sobem melhor.
Quem compete regularmente poderá dar-se melhor com o 40 do que o 38.
Provavelmente, numa 29er o mais importante é a dentição do prato mais pequeno, em vez da talega.
Cada um joga com as suas caracteriscas. ;)
 

Espigão

New Member
Compreendo perfeitamente o que dizem. Tem toda a lógica. A 29er que testei há 3 anos atrás trazia um pedaleiro de 3 pratos sendo o maior de 44 dentes o que era um disparate. Lembro que no teste que fiz, raramente coloquei a talega, isto num percurso mais técnico pela Serra Mãe.

Entretanto experiementei mais algumas e cheguei à conclusão que o ideal tendo em conta o objectivo das Maratonas e outras longas distâncias, a relação ideal para o meu tipo de andamento (cadência) é 40/26 com 11/34 atrás ou 40/27 com 11/36 atrás esta última menos provável porque não gosto de cassetes 11/36.

Na minha actual roda 26 uso 42/27 com cassete 11/34 e na velocidade mais pesada vai mesmo ao limite a rolar e a descer. Mas como disse, tudo isto tem a ver com os objectivos e a forma de pedalar de cada um. Eu acho que 38 é pouco. Mais dois dentes é o ideal.

Fico a aguardar o feedback do Luis Gil e do rogeronquest

Cumprimentos

Hugo
 

Polegar

Active Member
e já agora o prato de 38 a rolar num 29er esgota a que velocidade mais ao menos? provavelmente acima dos 45km/h apenas. numa Maratona quanto tempo andam assim???

Eu uso 26/40 numa 24 e so esgota quando passo os 44/45km. e só o esgoto a descer e ás vezes nem isso :D Mas isso sou eu. tou a gostar do tópico. quem sabe se não vou por uma HT 29:D. Existem ai muito bonitas hehehe
 

Luis Gil

New Member
Sem pensarmos numa bike de estrada e quem anda muito em estrada a relacao 40/26 provavelmente será a ideal porque já está habituado a rolar com pratos de 50 para cima, já quem nao anda assim tanto em estrada o 40 é bem capaz de exigir muito !!!
Já a relacao 38/24 penso que seja boa para quem precisa de perna para subir.. embora em pessoalmente goste mais da 26, mas isso sou eu que gosto de subir com cadencia mas um bocado pesado !!!
 

Luis Gil

New Member
Polegar,

Para mim a velocidade é relativa e passo a explicar.... eu tenho a relacao 38/26 e para esgotar a 38 é bem provavel que vá já a 50/55 ou mais mas para mim a questao não é essa porque como gosto de sentir as pedaladas acho que o 38 é pouco para a essa velocidade porque já vamos quase a pedalar em seco, por isso o minha intencao de colocar a 40 e sentir mais pedalada e claro andar mais para a "frente" isso quererá dizer que obviamente irei aumentar a velocidade mas tambem irei aumentar a força sobre os cranks !!!

O maximo de velocidade que já dei com a minha 29 em alcatrao (plano) deve ter rondado os 60/65 já em BTT devo ter passado dos tais 50/55, mas como te disse nunca dei muita importancia a velocidade de "ponta"
 

rogeronquest

New Member
Boas:

Espigão hoje passas-te por mim, nessa descida marquei 60km's/h e ainda tinha o carreto de 11 para usar, isto foi no alcatrão, na serra senti-me muito melhor com esta relação uso mais a cassete e mantenho uma cadência mais alta mesmo como eu gosto.
Mas penso que isso varia de utilizador para utilizador, tou satisfeito, vamos andando e vamos vendo!
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Calculem: (nº de dentes do prato) / (nº de dentes da cassete) x (perímetro da roda completa) e ficam com a distância que a bicicleta percorre a cada rotação do pedaleiro.
Tenho tabelas calculadas assim no Excel no PC portatil e a conclusão a que chego é que comparando com os valores obtidos para roda 26, um prato 38 numa 29er chega à vontade, mesmo o 36 pra mim seria praticamente sempre suficiente. Mas isto sou eu que gosto de cadência.
 
Last edited:

Phalhas

New Member
Rogeronquest a tua Santa Cruz está um show...Parabéns. Por curiosidade, o pedaleiro é um Hollowgram? Pelo menos parece..Podes enviar, se possível, via MP onde o adquiriste?

Quanto à discussão das relações serem curtas ou não, acho que tem mais a ver com o tipo de andamento e pernas... Eu ando, neste momento, com pratos 23/33 e não acho curto, mas apenas faço lazer. Já senti que por vezes um prato maior me daria maior velocidade de ponta mas não sinto falta...Pondero montar um 25/36 que para mim chega e sobra.

A maior parte dos kms, na serra mãe, faço-os com o prato de 23 e jogo com a cassete...No entanto ultimamente tenho usado mais o 33. Claro que para obter melhores performances, e para quem faz competição considero que o mínimo deverá ser um 25/38...


Relembro, mais uma vez, que as relações numa 29 não têm nada a ver com as de uma 26, assim por alto, considero que o "ideal" será baixar 2 a 3 dentes em cada prato.

No entanto o importante é desfrutar...da máquina e dos trilhos...

Abraços

Rui
 
Last edited:

Espigão

New Member
FiCaçador said:
Calculem: (nº de dentes do prato) / (nº de dentes da cassete) x (perímetro da roda completa) e ficam com a distância que a bicicleta percorre a cada rotação do pedaleiro.
Tenho tabelas calculadas assim no Excel no PC portatil e a conclusão a que chego é que comparando com os valores obtidos para roda 26, um prato 38 numa 29er chega à vontade, mesmo o 36 pra mim seria praticamente sempre suficiente. Mas isto sou eu que gosto de cadência.

Phalhas said:
Quanto à discussão das relações serem curtas ou não, acho que tem mais a ver com o tipo de andamento e pernas

Certíssimo! ;)

Por isso é que falei atrás "em relação ideal para o meu tipo de andamento/pedalada" que é sem dúvida em força e muito pouca cadência. Muitos me chamaram de maluco quando fiz toda a época de 2009 (mais de 20 Maratonas) com uma relação 30/44 (pratos extralite) e 11/34 mas o que é certo é que foi uma das minhas melhores épocas senão a melhor e subia tudo o que todos subiam...

Por isso não tenho dúvidas que quando chegar a minha 29er, com uns cranquezinhos de 180mm :lol: a relação ideal para mim, será 40/26 e vamos lá ver se não mantenho o de 42... Isto é para mim e para todos os que tenham o mesmo tipo de pedalada.

Também tem a ver com a estatura de cada um. Se não tivesse 1,93cm e um entre-pernas de 97cm... mesmo que gostasse de pedalar em força seria complicado fazê-lo ou aguentar-me assim ao longo de uma maratona.

Cumprimentos

Hugo
 

Espigão

New Member
Mas há clube da coisa é? :lol:

Eu já estou rendido deste há coisa de 3 anos que foi quando testei a primeira.;)

Só não veio nenhuma mais cedo porque tenho aguardado por mais novidades nesta área, mais acessórios, mais componentes, mais marcas a apostar na roda 29 e penso que chegou agora a altura.

Quero que chegue brevemente para começar a próxima época já bem "ambientado" à roda 29.

Depois enviem-me então o cupão de inscrição do clube. :lol:

Cumprimentos

Hugo
 

genius mc 30

New Member
bem entao eu ja pertenco a esse "clube", a minha 29er ja esta encomendada, agora a entrega so meados de Fevereiro..........uma eternidade, mas estou em pulgas!
 
viva

aqui fica a minha 29er

dsc02340u.jpg


boas pedaladas (de 29er claro)

Marco Anileiro
 
Status
Not open for further replies.
Top