Rodas de 29" Polegadas - 29ers

Status
Not open for further replies.
fernando_sesimbra

Penso que o Senhor devia ler os posts com mais atenção, para evitar comentários desajustados e típicos de pessoas que não conseguem ouvir as opiniões dos outros. Eu não enganei ninguém, até aconselhei o Perna_Longa34 a experimentar por ele próprio para ele saber o que estamos a dizer sobre as 29. indiquei uma marca não por gostar (se gostasse tinha escolhido uma) mas sim por ter a ideia de serem as lojas que disponibilizam bicicletas para testes com mais facilidade.
Nada me move contra si nem contra a roda 26 (tenho 2 em casa) até aprendi consigo alguns aspectos que vou experimentar, agora não podemos vender como verdade o que não conhecemos e talvez o Senhor deva aprender com todos os outros, pois tenho este forum como troca de experiências e não troca de fundamentalismos.
Para dar um exemplo:
qual a melhor bicicleta de roda 26?
as rigidas?
as suspensão total?
100mm de curso?
120mm de curso?
Xc?
All mountain?
Downhill?
Pois, tinha-mos aqui pano para mangas. Vamos aceitar as rodas 29 como bicicletas válidas independentemente de preço equipamento etc.
Vou deixar uma dica, Válida para 9 velocidades, Se trocarem a cassete para 12-36 vão ver que a transmissão fica muito semelhante à 11-34(32) na roda 26.

Fernando _sesimbra não se chateie comigo no fim todos gostamos do mesmo, mas vamos aprender com a experiência dos outros porque às vezes aquilo que vem nos livros...

Boas pedaladas

Rocha
 
Last edited:
Boas tenho uma dúvida, e como tenho vindo a ler este tópico com interesse lembrei-me de vos perguntar o seguinte:
como sei que a minha bike não é uma 29?
Passo a explicar, tenho uma Trek 7100, nada má, mas com pneus de estrada e ponderei vender a minha e comprar uma nova, CUBE ACID,
mas o orçamento está curto, de forma que lembrei-me e se a minha for uma 29?
Posso sempre fazer uns ups, conforme os euros vão chegando e sempre tenho uma 29, não me perguntem o tamanho do aro, pois a única coisa lá escrito é "MATRIX 750",
e nos pneus Bontrager 700x35.

Assim vos deixo esta dúvida para me esclarecerem, pois vejo n de entendidos na matéria.

Obrigado.
 
Até agora só se falou em performance, eficácia, etc., etc.. E gozo? A 29 dá o mesmo gozo que a 26? É que isso é o mais importante! Gostava de saber opiniões sinceras. A roda maior não tira um pouco o desafio às descidas?
 
Bom dia ,fui fazer a prova de Almeirim numa Epic 29er de testes, que sonho de bike, posso dizer que fiz 90% das descidas sentado a apreciar a bike a trabalhar por mim,até deu vontade de rir a ver o funcionamento da bike,uma tracção incrivel em areia e pedra com pneus quase carecas,dá muita confiança em travagens,descidas,a passar por obstáculos, a bike era tamanho M e para mim tem de ser um S porque tenho perna curta, nunca tive de tirar os pés dos pedais,assim deu para ver o conforto e confiaça que esta bike transmite,em single tracks diziam que uma roda 29 era muito pior, não notei nada disso, facil de manobrar tambem, até a subir notei superior a uma roda 26 com a mesma cadência de pedalada,dá para notar que temos de fazer um pouco mais de esforço, mas nada de significativo.gostei da experiencia, assim que puder trocar de bike, nem vou pensau duas vezes,não é uma bike tão bonita como uma roda 26, mas de resto ganha em tudo.
 

Boas amigos.
Eu ca ja consegui experimentar uma 29er, ok nao era o que procurava, por ser esta rigida(foto), kerendo eu comprar uma de suspensao total (Scott Spark Pro 29er), mas pronto.
Depois de andar a ler td qt e escrito em relacoes a comparacoes dos dois tamanhos de rodas e ver sempre divergencias em opinioes, nao podia ter tido nd melhor que eu proprio andar numa, o que se aconcelho a quem quer que seja para tirar duvidas.
Nao vou dizer k esta ou akela e melhor, pq tb sou um domingueiro, mas uma coisa e certa, a roda 29 conquistou-me e deixou-me com um sentido de seguranca e rapidas nas descidas. Qt as subidas, seja k roda for, o kit das pernas e que conta. Os trilhos ai e o kit de unhas, por isso.................com algum treino e teimosia td se consegue.
Fiquei com uma ideia positiva da 29er, ok, de estetica nem tanto, mas ai é cm td, gostos sao gostos, nao se dicutem, desfrutam-se! De realcar que tb sao modelos que ainda nao nos sao mt comuns, e com o tempo irao tornar-se normais. Quem nao se lembra das yeh-yeh(pasteleiras) de roda 29?!!!!
Agora resta-me ficar a espera da entrega da minha nova Scott que pelos vistos vai ser bem tardia, pelo menos aqui na Suica, meados de Janeiro de 2012, mas tanto me faz, o inverno e para a neve ja que pedalar nao da devido ao frio.
Ahh, ja agora esta bike(da foto) esta na casa dos 11,3kg, o k deu para comparar ainda mais com a que queero que tem 11,1kg.
Abraco
 
Last edited:
Jazz

Mantem essa adrenalina e outras.... posso-te dizer que já caí mais com a 29er que com qualquer outra bike.. e sabes qual o motivo ?? é que a malta desce tao bem, tao rapido e com tanta segurança ( pelo menos na minha ST) e até se esquece da velocidade e por vezes os travoes nao chegam !!! mas o BTT é isso mesmo adrenalina e pura emocao...
 
As pessoas com mais dificuldades técnicas em descidas vão poder abusar mais um bocadinho, porque o facto da roda ser maior vai eliminar alguns riscos em trajectórias mal escolhidas, mas o chão na 29 fica à mesma distancia do chão numa roda 26 e é duro...
 
Olá a todos

Aproveito este meu primeiro post para uma pequena apresentação. Sou o Rui, vivo em Évora. Visito este fórum há 1 ano e picos, mais ou menos desde a altura em que me interessei pelo btt (hoje estou viciado, como muitos…) por isso posso ser considerado um novato neste mundo do btt, embora já tenha quase 40 anos de vida...
Desde há algum tempo estou a pensar trocar de bike, de uma rígida que tenho agora para uma FS pois no médio longo prazo penso ser melhor para a minha saúde (coluna e rins). Como muitos vi chegar esta investida das 29ers. Tenho lido muita coisa aqui e noutros sítios da net sobre estas bikes e, após já ter experimentado (relato mais à frente) cheguei a várias conclusões:
- Muitos dos que falam das 29er nunca experimentaram (logo acho que só se deviam pronunciar sobre aspectos estéticos, sempre discutíveis)
- Uma grande percentagem dos que experimentaram, gostou (e até comprou)
- É óbvio que haverá diferenças entre as 26 e 29, assim, como há dentro das 26 entre modelos, marcas, portanto tudo é discutível mas no final, cada um deve tentar encontrar a bike mais certa para o que faz.
- experimentei uma epic 29er de 2011 num test-drive, foi depois de mais de 1 semana sem andar (férias), fiz um percurso conhecido com diferentes situações de terreno. Não notei dificuldades acrescidas nas subidas (dou o benefício de ter esquecido mais o esforço feito pelo facto de estar com uma bike nova) e seguramente rolei e desci melhor que na minha rigida. A epic pesava (um L) 13,2kg pesei na loja. A minha rígida é fraquinha e pesa só menos 1kg mas sinceramente não notei o acréscimo de peso da epic, talvez pelas vantagens das 29er. Claro que adorei o brain (também pode confundir um pouco a minha avaliação) mas também gostei das rodas grandes…estou decidido a que a próxima será um 29er (mesmo que não seja a epic)
- uma coisa que poucos falam é do uso concreto de cada um, eu por exemplo, quer nos passeios sem rota definida, quer nas provas aqui das redondezas em que faço (só meias maratonas) vejo que se calhar 70- 80% do percurso é a rolar ou com pequenas subidas e descidas, mais 10-15% a subir (mais fortes) e 10-15% a descer, ou seja, 80-90% do percurso é em situações favoráveis às 29er logo o que se pode perder nas subidas mais complicadas deve poder ganhar-se no rolar e descer…

Peço desculpa pelo testamento mas teve que ser…

Cumps
 
amigo biclasalentejo

Eu falo por mim mas penso por todos os que seguem este topico.... nao tens que pedir desculpas por nada... este topico foi aberto á 5 ANOS.... sim 5 ANOS e só este ano pelo que vejo é que ele tem tido mais actividade e essa actividade crescerá concerteza porque em 2012 muitas marcas todas as principais já têm modelos 29er (no caso da Specialized os modelos S-works sao já só 29er ) logo este topico será visto por muitos ... quero eu por isso dizer que quantos mais testemunhos melhor porque facilitará (ou nao :)) ) o pessoal que ainda tem duvidas a decidir o que comprar se 26er ou 29er...

Fica bem e boas pedaladas nessa tua nova bike que vais comprar !!!
 
Boa tarde

Vou deixar aqui a minha opinião sobre as rodas 29er vs 26er.

Para começar tive uma Orbea oiz de carbono de roda 26er que pesava 9,5kg
Era a bike dos meus sonhos, até que um dia experimentei uma roda 29er.
E prontos nunca mais fui o mesmo. 29er for ever.
Agora tenho uma Orbea Alma 29er que está com 9,2Kg
Na minha opinião uma roda 29 faz sentido ( eu sei o que vou disser a seguir vai deixar muita gente aborrecida )
se for leve entre os 11,5kg e os 9kg e mais pesada que isto deve ser um pesadelo a subir, e deve ter pouca maneabilidade.
Isto na minha opinão

Boas pedaladas
Mauro

Ps. Vamos pedir aos moderadores do fórum um separador de 29er.
 
Não venho para entrar em discussões, apenas para dar os parabéns ao amigo Rene pelo grande maquinão que tem.

Eu... com o meu 1,93m, com um entre-pernas de 97cm é que ainda não tenho nenhuma... :lol:

Há 3 anos atrás quando testei (a sério) a primeira 29er em Portugal para testes, fiquei desde logo rendido. Desde então que tenho esperado muito pacientemente por novidades, novos componentes e acho que chegou agora ou para a próxima época a altura...

No meu site tenho uma análise a essa 29er testada. Uma análise curta e grossa mas que dá para ver bem as diferenças da 26 para a 29. ;)

Cumprimentos

Hugo
 

RTC

Super Moderador
@Espigão: Obrigado Hugo. Já temos herdeiro(a)? :p


:back2topic:

Peso de 3 pneus 29, 1 Specz Fast Track 2bliss, um Bontrager XR1 1.90 Team Issue e um Bontrager XR3 2.1 Team Issue, respectivamente 602gr, 494gr e 560gr.





 
RTC

Obrigado pela comparacao dos pesos mas esses 3 pneus sao completamente distintos uns dos outros dada as diferenças de pisos...

Bontrager XR1 1.90... será mais parecido com o Renegade da Specialized
Já o outro Bontrager XR3 será mais similar aos Fast trak mas mesmo assim com diferenças no piso.. já no peso mais + iguais

Mesmo assim já ficamos com uma ideia de alguns pesos e pneus que poderemos usar nas nossas bikes.... eu por exemplo tenho o Fast Trak á frente e o Renegade atrás..

Abraço
 
Status
Not open for further replies.