Rodas de 29" Polegadas - 29ers

Status
Not open for further replies.
A inercia que falo é mesmo a relutancia em começar a andar, porque o facto de a bike continuar com vontade de subir é perfeitamente logico, no entanto por exemplo para arrancar ou quando não vais enbalado não se torna muito duro mesmo?? pois a questão das relações tambem já tinha exclarecido ao ler varios artigos sobre 29.

Cumprimntos

PS:tens uma MP
 
Essa coisa da inércia serve para os dois argumentos!!!
Mesmo que sejam mais difícil para arrancar(não concordo)
Depois de estar a andar consegue manter mais a velocidade (verdade)
Numa maratona de 50, 60 ou 100 kms o que é que é mais importante? o começar a pedalar ou manter um andamento constante nesses 100 kms?

Pronto, confesso que as 29ers têm um inconveniente...
Tem mais 7,5 cms de roda para acumular mais lama. (aqui não há subjectivida)
Vamos ver como é amanha nas 3 horas na Batalha...

Já agora a revista francesa VTT magazine trás um ensaio à GT Zaskar 29er

Boas pedaladas
 
Olá companheiros

Comprei no dia 20 de Novembro a minha 29er, uma Gary Fisher HIFI Deluxe 29 de 2008 nova, vou lembrar que tenho uma Trek Fuel Ex 8 de 2009. Não quero com isto fazer publicidade a nenhuma das marcas, nem demonstrar qualquer exibicionismo da minha parte, pretendo apenas transmitir a minha experiência (se bem que ainda curta) das diferenças entre uma 29 e 26. no dia 21 sábado fiz 50 km na Gary Fisher, no dia 22 domingo repeti a volta na Trek. Notei que a estabilidade da 29 é muito maior, o conforto maior ainda, a subir partes técnicas senti menos dificuldade com a 29, perdi menos tracção e não me preocupei muito em escolher o sitio para passar. a descer mais uma vez a 29 me deixou mais satisfeito (também fruto do seu conforto e estabilidade) foi segurar o guiador. Senti mais dificuldade nas 29 em acelerações e quando foi necessário pedalar de pé, porque dá a sensação que a roda vai dobrar. Resumindo numa generalidade fiquei bastante satisfeito com o desempenho da 29. Na minha opinião pessoal para quem pratica btt por lazer sem duvida que a roda 29 é melhor, mas também quero lembrar que acaba por ser injusto estarmos a comparar o que provavelmente não se devia comparar, ou seja renault 5 jante 14, bmw jante 17, acho que devemos olhá-las como elas são, roda 26 e roda 29.

Desculpem o testamento, mas espero ter ajudado quem ainda não teve a oportunidade de experimentar a roda 29
 
CHIMO said:
das diferenças entre uma 29 e 26. no dia 21 sábado fiz 50 km na Gary Fisher, no dia 22 domingo repeti a volta na Trek.
Desculpem o testamento, mas espero ter ajudado quem ainda não teve a oportunidade de experimentar a roda 29
Finalmente uma opinião de alguém que efectivamente experimentou uma bicicleta com roda 29"!!!

No EUA estão 29er no podium de todas as provas inclusivamente nas de XC tanto masculino como nas provas femininas, portanto não é só para lazer.

Boas pedaladas
 
De facto descreves bastante bem as sensações que as 29er transmitem. Quanto a pedalar de pé, isso é apenas uma sensação. A minha é uma SS e leva porrada a torto e a direito comigo em cima a martelar.
:wink:
 
Então Jm, está na altura de pedir uma ao Pai Natal. :mrgreen:

Tchivalo, corrigi-te o link da imagem. Usa o que está na caixinha "Direct Link" do imageshack. Tudo o resto não resulta. :wink:
 
350plus said:
Tchivalo, corrigi-te o link da imagem. Usa o que está na caixinha "Direct Link" do imageshack. Tudo o resto não resulta. :wink:
Obrigado :wink:

JM, a Gary Fisher já não te entusiasma? :twisted:
Queres passar para rígida.................hummmm, que se seguirá? Uma SS? :mrgreen:
 
"Já agora, um conselho, quando comprarem uma 29er, troquem logo na loja o prato de 44 dentes por um de 42, numa roda 29, a diferença é enorme, o 44 só dá para estrada..."

Podem explicar melhor?

E qual a cassete mais adequada?

Obrigado
 
O que ele disse foi colocar um prato mais pequeno, de modo a baixar a relação de transmissão. Pessoalmente considero isso um preciosismo, já que o 44 funciona bem, depende muito das pernas.

Quanto à cassete é aconselhável uma 11-34, ou, ainda melhor, a nova Shimano 12-36. Assim a transmissão ficará completamente equivalente a uma bicicleta 26''.
:wink:
 
Gostaria de pedir a utilizadores de 29ers o favor de me tirarem algumas dúvidas.

Qual o melhor pneu? (uso Bontrager acx, mas parece que o chão tem cola)
Que pressão indicada? (Como o pneu assenta mais no chão talvez uma pressão mais alta)(tenho 1.87cm 96kg)
Utilizo mais as mudanças mais leves, será necessário alterar alguma coisa (não faço estrada)

Obrigado
 
Boas
Antes de mais nada, parabéns pela aquisição :D

Quanto aos pneus, os que usas têm uma boa fama. No entanto, sugiro que tentes os Kenda Small Block Eight. Apesar de parecerem ter um piso muito baixo, quem os experimenta (como eu durante um ano quase) fica completamente impressionado. Tracção aos montes, leveza, capacidade rolante.

É precisamente o contrario. Como o pneu é maior do que numa 26'', leva maior volume de ar, logo precisam de menos pressão para aguentarem o mesmo peso. Eu tenho cerca de 85kgs, uso 28psiF 35psiT numa rígida total. Com a tua maior massa corporal e as suspensões da bicicleta podes aumentar um pouco as pressões que eu disse, mas não há necessidade de ser muito.

Se tiveres uma cassete de 34 ou 36 dentes não precisas de alterar nada. Se não fizeres estrada de todo, e precisares de alguma altura ao solo extra, podes perfeitamente retirar o prato de 44t e por um bash. Senão o prato de 44t também não incomoda muito.

:wink:
 
Obrigado pelas dicas

Mas no texto expressei-me mal

angel9fire said:
...Utilizo mais as mudanças mais leves...
quero dizer que em relação à roda 26 para as mesmas situações tenho de usar mudanças mais leves, será que isso quer dizer alguma coisa :?:

Kenda Small Block Eight, onde comprar e medidas (dou primazia à segurança), sou de Viseu.

Já agora as rodas são as Bontrager Rhythm Comp 29 disc, tubeless ready alguém sabe o peso :?:
Podem indicar-me umas rodas pois não gosto da cor das bontrager, mas também não queria ultrapassar os 12,73 kg que ela tem.

mais uma vez obrigado
 
É normal utilizar-se +- uma mudança abaixo relativamente a uma 26'', mas isso deve-se ao maior diâmetro da roda. Ou seja, se fores no prato de 32 e num carreto de 18, vais a andar o mesmo que irias num carreto 16 numa 26''. Daí eu ter dito que com uma cassete maior as coisas ficavam equilibradas.

Os Kenda só existem em 2.1 de largura. Quanto à aquisição, nunca os vi à venda neste pais, pelo que teriam de ser encomendados pela net.

:wink:
 
Status
Not open for further replies.