Rodas com pneu 700 equivalentes a roda 29?

#2
Penso eu que 700 corresponda a 28´daí a minha resposta seria não. E as 700 que tens é com que tipo de pneu, estrada ou monte? A suspensão/forqueta é para que roda?
 
#3
Roda 700 é equivalente a roda 28, agora como já referiu o lpsferreira depende da forqueta e já agora também a distancia que existe no triângulo traseiro, do pneu junto ao quandro, mas penso que não se conseguirá colocar uma roda 29 mesmo com um pneu slim no bike de roda 700.
 
#4
O pneu é para estrada e tem forqueta. Também tinha essa idéia que não dava. O mais simples será, se considerar umas voltas por caminhos mais irregulares, uns pneus 700 para o efeito. Já vi que há marcas com muita oferta.
 
#5
Estando a falar de roda 700, parto do principio que estamos a falar de uma bike de estrada "pura e dura", existe o forum irmão destinado exclusivamente para o efeito e onde o podem ajudar com mais conhecimento de causa, da experiência que tenho uma estrada em paralelo / calçada já tem irregularidade suficiente para se ficar com os membros superiores maltratados devido a rigidez destas máquinas nem quero imaginar algo pior e que meta outro tipo de terreno. Agora depende do que chama "caminhos irregulares". Como se costuma dizer "cada macaco no seu galho"... Aqui aplicado as bikes..
 
#6
PowerMax,

Se fosse uma bike de estrada, não vinha para aqui colocar questões...há mais bikes a usar rodas 700, como as urban, que, algumas, podem ser adaptadas a rodas 29. E já que falamos em irregularidade de terreno, há por aqui muito boa gente em singlespeed com forqueta a desbravar mato, a fazer maratonas, etc...caminhos irregulares, para mim, é tudo o que não é estrada...se bem que o conceito de estrada em alguns locais de Portugal não está bem esclarecido...
 
#7
Não estando propriamente a falar com 100% de certeza, uma vez que isto até me foi dito pelo dono de uma loja onde fui comprar uma camara de ar para roda 29 BTT.
Segundo o que ele me disse, não existe roda 29. O perimetro da roda (jante) é 28 e depois com o pneu e cheio é que faz o tamanho 29. Ainda não tirei a medida, para ver até que ponto ele falou 100% verdade.
Abraço...
 
#9
Segundo o que ele me disse, não existe roda 29. O perimetro da roda (jante) é 28 e depois com o pneu e cheio é que faz o tamanho 29. Ainda não tirei a medida, para ver até que ponto ele falou 100% verdade.
Abraço...
Boas, não percebo muito de rodas, mas o PERÍMETRO das rodas 28" com pneu de estrada é igual/idêntico ao PERÍMETRO das rodas 26" com pneu de BTT (disto tenho a certeza), agora o DIÂMETRO só das rodas (sem pneu) de 28" de estrada é maior que o de 26" de BTT.

Em relação às 29" não sei... mas acho que isto vai ajudar (ou baralhar :) )
http://asbicicletas.wordpress.com/2011/05/14/700c-ou-29/

http://pscycle.wordpress.com/2010/05/17/700-versus-27/

Vejam as tabelas aqui que é o mais claro: http://www.sheldonbrown.com/tire-sizing.html
 
Last edited:
#10
Pescador,

Para quem não "pesca" nada disto, deixaste um post muito útil! Basicamente era esta a minha dúvida, se numa bike que leve rodas e pneus 700C se podia adaptar uma roda 29. Parece que sim...a diferença será na "largura" da roda, pois em diâmetro são idênticas!
Fiquei esclarecido, claro que nunca é demais testar antes de comprar, mesmo devido ao problema que se pode apresentar a distância do triângulo traseiro, como referiu o PowerMax.
 
#11
"o PERÍMETRO das rodas 28" com pneu de estrada é igual/idêntico ao PERÍMETRO das rodas 26" com pneu de BTT (disto tenho a certeza)"

Como é que é que é calculado o perímetro? O raio não é igual e isto além de saber, bastou-me descer e pegar numas quantas rodas 26'' e colocar ao lado duma e verificar as alturas a olho nú, sem sequer medir nada! Além do mais uma roda 28" tem o mesmo raio de umas 28", se repararem muitas vezes (ou sempre, isso já não sei) aparece 28"... e 700C...) logo o que é igual é o 28" com os 700 e não as 29.

E ou tens rodas diferentes ou não tens nada e falas de cor, ou as minhas têm indicações erradas e toda a gente com quem falei até hoje está errada!

Coloca umas 26" com pneu do monta ao lado de umas 28" e depois verifica. Se não tiveres e foras da zona do Porto terei todo o gosto em mostrar as duas rodas lado a lado.
 
#12
:) calma, não te zangues...

O perímetro é calculado assim 2 x pi x r... se tens as duas rodas (uma 28 com pneu de estrada e uma 26 com pneu de BTT) experimenta fazer o seguinte:
com o pipo a fazer de marcador (na parte inferior), dá uma volta completa com a roda no chão e mede com uma fita métrica a distância percorrida até ao pipo voltar a ficar na posição inicial, depois faz o mesmo com a roda 26 com pneu de BTT e vê se não percorre a mesma distância... ou seja, se o perímetro não é o mesmo com os respectivos pneus montados e cheios.

Sem pneus, é claro que o perímetro de uma roda 28" é maior que uma 26", mas com os respectivos pneus montados é o mesmo, pode haver ligeiras variações conforme a medida do pneu de BTT mas nunca serão significativas.

e não, não falo de cor nem tenho o hábito de ver as coisas a olhometro e não fazer pelo menos 1/2 dúzia (6) de contas ou ensaios, é uma mania minha fazer o que...
 
#13
Meu amigo não sei se sabes, mas também sei calcular o perímetro, o diâmetro, aquilo que quiseres, se utilizas rodas diferentes dos outro até pode ser, agora se forem iguais às que tenho e se os pneus forem das mesmas marcas, desde rubena, Maxxis, Scwhalbe, hutchinson.

"não fazer pelo menos 1/2 dúzia (6) de contas ou ensaios"

Não sei que raiod e ensaios ou contas fazes, pois a mim continua a dar um perímetro superior. Se quiseres até te posso só tirar uma foto comas duas rodas montadas, como tu sabes a fórmula do perímetro ao veres uma raio superior deverás logo saber que o ... é maior. E sim claro que é com os pneus cheios. Aliás basta a quem tenha as duas rodas coloca-las na mesma bike e verificar a velocidade utilizando a mesma rpm. Aliás acho que foste tu que colocaste os links onde confirma isso mesmo. As pequenas variações que falas, deram-me 10 cm de diferença de perímetro, isto com várias rodas, é pouco?

"com o pipo a fazer de marcador (na parte inferior), dá uma volta completa com a roda no chão e mede com uma fita métrica a distância percorrida até ao pipo voltar a ficar na posição inicial, depois faz o mesmo com a roda 26 com pneu de BTT e vê se não percorre a mesma distância... ou seja, se o perímetro não é o mesmo com os respectivos pneus montados e cheios."

Esta pelos vistos tens de fazer tu, porque algo aqui não bate bem, na teoria falas bem, mas a realidade prova outra coisa. Já te disse passas por aqui tenho várias rodas e medes, depois colocas aqui o resultado, certo?

Também sei quando erro e segundo o que li (sem me basear na realidade, que ainda nâo vi nenhumas 29") realmente têm o mesmo diâmetro das 28".


PS.: Isto vem tudo da teoria, ou tens as rodas e já mediste?
 
#14
PS.: Isto vem tudo da teoria, ou tens as rodas e já mediste?
tenho as rodas (tinha roubram-me duas bicicletas ontem da garagem :( e estou mesmo ******), e já medi. todos os meus amigos que têm bicicletas de estrada e de BTT acontece exactamente o mesmo...

não quero alimentar mais esta discusão que não vai levar a lado nenhum.
 
#15
Tenham calma os dois. Não há necessidade de se exaltarem. Agradeço ao Pescador os links que são muito úteis. Quanto às rodas, "descobri" que a grande maioria das marcas tem pneus 700C das mesmas caracteristicas dos "normais" de BTT...seja, se pretender posso comprar Kenda Small Block, Hutchinson Piranha, etc...pelo menos até encontrar alguém que tenha roda 29 e testar na bike
 
#17
As rodas mais comus são: 26, 28 (700) ou 29. Para alem destas ainda existem outros tamanhos comos as 650.
As 29 são 29 e não 28.
Quem tem bikes com roda 26 e travão de disco pode mandar fazer (ou comprar feito) umas rodas com cubos para travão de disco á escolha, rais á escolhas de uns aros resistentes de estrada. Os puns a utilizar são os de ciclocoss. Maxxis Mimo ou Larsen, Swable ou outros.
São opções.
Eu tenho todas elas (26, 28 e 29) e posso dizer que são mesmo opções.
Têm vantagens numas coisas e desvantages noutras.
 
#18
Eu tenho uma 28 (700) e quanto a pneus é assim, comparativamente com uma 29:

A jante é igual(622).

A diferença está no quadro e na suspensão mas sobretudo no triângulo traseiro do quadro.

Enquanto numa 29 pode colocar-se um 60-622 (6 cm de largura), numa 28 isso não é possível porque o quadro é estreito.

No meu caso que tenho uma Cube Cross Pro ela vem com 44-622 e no limite consigo montar-lhe uns 50-622 mas nem sequer isso arrisco, quando mudar mudo para 47-622.

E perguntam vocês, mas então porque não comprar antes logo uma 29 e usar a largura de pneus que entender? Conforto e pedaleira maior. Uma Cross não é especializada, é versátil e geralmente mais leve que uma 29 do mesmo preço.

Para quem faz cidade e de vez em quando gosta de se meter no calhau é uma óptima opção.