Rodas 650 B - 27.5"

Anshelm

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Viva.
Após saber que o quadro e suspensão davam para rodas 650b comecei a procura de relatos e de um par que me satisfaça. Eu até queria era uma 29er mas o menino gaspar é tramado :(
Li as 30 páginas e vejo que os prós e contras podem divergir um pouco, mas nada de preocupante. No entanto li o relato de 2 ou 3 users do perigo das conversões. Certamente é a última coisa que quero que aconteça. Já percorri alguns milhares com aros ZTR Podium MMX 26 e convertidos e nunca me saltou um pneu, pelo que fico apreensivo acerca destes novos aros.

Estou interessado nas seguintes combinações:

BOR 333 XMD - Cubos novatech XL-Light
Altura do aro (24,6mm); Largura interior - (19mm)

ZTR CREST - Cubos novatech XL-Light
Altura do aro (24,4mm); Largura interior - (21mm)

Por curiosidade os aros

ZTR Podium MMX - 26 tem as seguintes medidas
Altura do aro (24,2mm); Largura interior - (21,4mm).

Em termos de preço/peso são muito idênticos, mas estou inclinado para ZTR Crest.
Se entretanto já fiquei com algum receio em comprar os crest devido àqueles relatos, muito menos irei escolher os BOR 333 XMD, devido a uma largura ainda menor.

Mas depois penso seguinte: então e o pessoal com aros crest 29er nunca se queixaram? será que são aqueles 4mm de diferença dos aros podium mmx 26 para os crest 650b são suficientes para fazer saltar os pneus?

Em relação aos cubos novatech penso que é farinha do mesmo saco do A2Z que tenho nos podium mmx (trocar com alguma frequência os rolamentos e por aí fora).
Por isso estou mesmo inclinado em comprar ZTR Crest 650b com cubos Novatech XL-Light e meter 2 RaRa.

entretanto vou aguardar algum, feedback ou opinião.

Cumprimentos
 

Marin Eide

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Já tive 3 pneus rocket ron que explodiram do aro podium mmx em 26, e agora desde que tenho os 650b não tive esse azar ainda.... calma que como podem ler, a mim e a mais 3 ou 4 users do weight weenies aconteceu nas rodas 26, a um ou dois aconteceu nas rodas 27,5, só não sei precisar se foram pneus schwalbe também, mas aposto que o problema estará na borracha do dito cujo e não nos aros.
 

OSalvador

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boa tarde pessoal
precisava de uma ajudinha....
estou a pensar montar umas rodas No Tubes Crest 650b + Novatec SL, mas queria comprar o material separado e depois montar...alguem sabe qual a medida dos raios a utilizar na roda 27.5??? será 258,260,262 ou 264???
agradeço a ajuda! cumprimentos betetistas.
 
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Pedro_xpto

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Boas pessoal,

o que acham desta montagem:

Aros ZTR Crest 650b
Cubos Soul Kozak
Raios CN SPOKE AERO
Niples CN spoke

Pelas minhas contas isto da a volta de 1350g com cubo da frente lefty...

Este cubos são bons?
 

jfvo

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Amanhã, finalmente, vou montar na minha maquina umas ZTR, vamos ver como fica o resultado final, espero que haja melhorias.
 

tuareg

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Mais uma opção para uma montagem que ainda está no segredo dos deuses ...

Roda Traseira

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tuareg

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Agora sim,

Mais uma opção para uma montagem que ainda está no segredo dos deuses ...

Roda Traseira Cubo Rohloff com aro BOR 388 650b

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2377 gr

e para compor o "ramalhete", roda da frente

Cubo BOR Lefty com aro BOR 333 650b

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Os pneus Maxxis Crossmark em 650b x 2.10

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E para quem será (Bike ) este lindo "casalinho" ...
 

Annunaki

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Só para dar uma achega sem querer gerar algum tipo de conflito!

Aqui o que a BMC chegou à conclusão em relação à roda 27,5 ou 650b:

We asked a BMC product engineer about 27.5″ bikes and whether we should expect BMC to be introducing any of these to North America. The answer was somewhat of a surprise to us, as it represented something of a dissenting opinion amongst the majority of companies we spoke with at Interbike. The answer was that after extensively testing the wheel size, BMC engineers felt there was too little a difference from 26″ers to 27.5″ers to make it a worthwhile product in the BMC line up. They were committed to 29″ers, and said that the differences in this wheel size, to them, make it worth pursuing new designs for. Of course, their longer travel bikes remain 26 inch wheeled bikes.

Aqui, uma entrevista de Julien Absolon em relação ao novo equipamento na equipa BMC e às 29er:

Au niveau du matériel aussi, c’est la grande révolution ! A l’arrivée des Mondiaux, tu parlais du 29 pouces alors que jusqu’à présent tu étais réfractaire !

Le 29 pouces m’a enchanté. J’ai fait des tests intéressants et la géométrie du vélo me convient parfaitement. Je vais faire une grande partie de la saison en 29 pouces. Après je peux repasser en 26’’ si je le souhaite. Si l’on prend toute les manches de Coupe du monde, je ne vois qu’un seul circuit ou le 26’’ pourrait être plus performant, c’est Albstadt (ouverture du circuit international les 18/19 mai). Le reste de la saison se déroulera avec les grandes roues. J’ai aussi compris certaines choses, et notamment pourquoi je n’arrivais pas à garder ma vitesse en descente. En roulant en 29’’, j’ai compris. Le vélo passe mieux, le vélo ne perd pas de vitesse… J’ai été souvent en galère à cause de ça, notamment sur les derniers Championnats du monde.

Já agora!


 

pfafe

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boas estou com uma duvida numa cannondale flash qual sera o mais indicado para meter 27,5 sera melhor no flhas 26 ou no 29???
sendo o 29 nao interfere em nada com a lefty???
 

Rui Pedro Costa

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3.8 cm faz assim tanta diferença? Ou melhor metade disso se considerarmos o raio e não o diametro?

Provavelmente ao alterares o diâmetro das rodas uma das coisas que vai acontecer é que provavelmente o eixo pedaleiro vai ficar mais proximo do chão o que poderá não ser desejável.
 

Edmor

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Bom Dia Pedro_xpto

Ao transformares a 26" em 27,5" o centro de gravidade aumentou, ou seja, a distância da pedaleira em relação ao chão aumentou. As pessoas entendidas na matéria dizem que é um erro transformar uma bike 26" em 27,5" porque torna a bike mais instável e nervosa.

Eu penso que não há nada como experimentar. No entanto, como até agora não foi possível experimentar gostaria de saber a tua opinião em relação a este assunto.

Obrigado e boas pedaladas!
 

Pedro_xpto

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Boas,

certo a bike ficou um pouco mais alta mas nada significante para o comportamento da mesma...
ainda não tive oportunidade de testar a bike, mas pelo que tenho lido em foruns internacionais neste quadro a alteração não tem quase impacto nenhum nesse ponto de ficar mais nervosa.
Eu tenho outra bike 26 em que o pedaleiro está a mesma altura do solo que esta. quando a outros quadros não sei, não me posso prenunciar porque as minhas pesquisas foram todas sobre o Flash.

Cumps,
PA
 

Mach3

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Boas,

Era importante que mais utilizadores de 650b dessem a sua opinião sobre a questão do centro de gravidade mais alto tornar ou não a bike mais instável.


Cumps,

Mach3
 
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