Rodas 650 B - 27.5"

jpgcastro

Member
Eu ando cá com umas ideias....

Na minha colocar 650b só na frente, depois colocar a talas nos 150mm e ai vai ele!!! :p


Depois a direito, Talas a 100mm e é pacifico!!!
 

castrokid

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Boas!!
Sou utilizador de 650b b já à algum tempo, tenho uma pecialized Stumpjumper HT de 2010 com rodas 27,50 e tenho uma Spark 35 do mesmo ano igualmente com 650b.
Em relação a esta questão da alteração do centro de gravidade eu queria talvez responder com uma outra questão.
O meu irmão tem uma Genius 20, que tem de origem, uma Fox tallas a fazer: 110/130/150.
Como todos nós sabemos esta suspa regula-se a 150mm para descer e a 100/130 para andar mais em estradões e locais menos técnicos.
A minha questão é: Então quando se altera o cursso da suspa de 110 para 150 esta não sobe o centro de gravidade?
A mim parece que sim, e se fizermos contas, reparamos que a suspenção sobe cerca de 40mm, como a parte mais baixa da bike é o pedaleiro que se encontra sensivelmente a meio dos eixos, este deve subir cerca de 20mm o que é mais do que as rodas de 27,50" fazem subir a bike.
Será que os Engenheiros da Scott não previram isto??? será que isto é assim tão importante???
Eu que sou um Leigo no assunto não acho que tenha perdido nada com as alterações que fiz nas minhas Bikes, muito pelo contrário acho que só melhorei, mas esta é a minha opinião que vale o que vale.
 

ljmane

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Estou plenamente de acordo contigo castrokid, por vezes as pessoas olham para a geometria das bicicletas como se fosse algo sagrado e as vezes não é bem assim.
Queria tb acrescentar que por rodas 27,5 em quadro 26 a unica alteração na geometria é mesmo a altura do eixo pedaleiro ao solo, nao existe mais nenhuma alteração na geometria do quadro.
Se dedicarem algum tempo a analisar geometrias de varias bicicletas verificam que a altura do eixo pedaleiro ao solo varias bastante de marca para marca (mesmo dentro de modelos parecidos).
Continuo a dizer que o melhor é experimentar.
 

Mach3

New Member
Boas,


Já li o tópico todo, mas não me lembro de ter lido nada sobre o que quero perguntar.

Os cubos das nossas rodas 26" dão para se aproveitar e montar raios e aros 27,5"?

cumps,

mach3
 

x0388891

Member
Eu também passei para 27,5" e não notei nenhum acréscimo de nervosismo, de isto e daquilo etc etc. Posso apenas dizer que noto com a mesma transmissão tenho um rolar diferente, mais confortável e ganha-se qq coisa mais a descer em segurança: fica por saber se devido á roda maior ou ao maior balão que os pneus que tenho fazem, são 2.25 contra 2.1 e 2.0 que antes tinha. Bem fica uma foto de como chega ao fim todos os domingos:



Boas pedaladas.
 

m.r.f.

Active Member
Boas, há aqui pessoal que está a fazer mal as contas "20mm o que é mais do que as rodas de 27,50 fazem subir a bicicleta"
As medidas das rodas é em polegadas, 27,50-26=1,5
1,5 polegadas é igual a 38mm.

As rodas de 27,5 fazem subir a bike mais 38mm e isto se mantivermos o mesmo tipo de pneus.
 

castrokid

Member
Boas!!
Estarei eu a ver mal????
É que 1,5" são realmente 38mm mas isso é o diametro da roda e o que a bike sobe é metade disso pois é referente ao raio, que é metade disso.
Logo se dividirmos 38mm por 2 é igual a 19mm.
Perdoem-me e corrijam-me se estiver errado!!
 
Bem tu estás a fazer uma filme que jazus nossa senhora!!! :D

Uma roda 26 com pneu 2.25 tem 67cm de diâmetro
Uma roda 27.5 com pneu 2.25 tem 70cm de diâmetro

Posto isto, pode-se dizer que uma roda 27.5 tem mais 3cm de diâmetro, ou seja, 1.5cm de raio.

Resumindo, umas rodas 27.5 fazem aumentar o centro de gravidade de 1.5cm.
 
Analisando a questão do centro de gravidade.

No caso da Flash, a distância do eixo pedaleiro ao chão é de 29.5cm. Colocando umas rodas 27.5" ficamos por isso com uma distância de 31.0cm.

Agora analisemos a distância do eixo pedaleiro ao chão de outras marcas para ver se realmente a questão do centro de gravidade é grave.

Scott Spark 26: 33,2cm
Scott Scale 29: 31,0cm (centro de gravidade igual ao da Flash)
Scott Scale 26: 31,0cm
Specialized Stumpjumper 29: 30,4cm
Specialized Epic 33,1cm

Agora é tirar conclusões.
 

jpgcastro

Member
Esta discussão da roda 27,5 aumenta o centro de gravidade e isso é incorrecto, fica assim, fica assado, é melhor, é pior, isto é discussão que dá pano para mangas, cada um tem a sua teoria que logo a seguir é contrariada com outra teoria. Isto faz lembrar o que também se passa com a roda 29 versus 26 que até as leis da física vão buscar argumentos.

Meus amigos nada com experimentar e convêm mais de que uma vez porque nem todos os dias nos sentimos com a mesma genica, penso que muitos dos que dão opiniões baseai-se na lógica que por vezes não tem lógica nenhuma, ou no que ouvem o amigo/vizinho seja lá o que for dizer.

Se eu experimentar uma bicicleta de roda 27.5 e sentir-me mais confortável, com mais segurança, enfim com um melhor aproveitamento da bicicleta, não há centros de gravidade que me façam mudar de opinião, a mesma coisa se aplica a roda 29, há é mais difícil subir, vencer inercia, etc... Treta, na minha opinião que é a que conta para mim após muitos km não vejo nada de negativo a apontar.

Conclusão... Não caiam no erro de andar a afirmar que é pior, centros de gravidade, inercia, e depois venham apresentar a bela da roda 27.5 ou 29... ;)
 
As bikes roda 26" topo de gama (o'nine, scale, flash, etc) já trazem centros de gravidade baixíssimos. Arrisco-me a dizer demasiado baixos até. Muitas bikes 26 com 650b acabam por ficar com um centro de gravidade igual ou inferior até a uma 29".
 

jpgcastro

Member
Já agora uma questão... As rodas 26 podem equipar com pneus 1.8 mas também com 2.35, qual é a diferença de altura nestas duas medidas? Qual é a "gravidade" que está certa a do 1.8 ou do 2.35?

Se calhar estou a ser um pouco abusivo na medidas dos pneus mas isto para dizer que talvez a altura da bicicleta ao solo, não é uma ciência tão exacta se não havia uma medida stand e todas cumpriam dentro da mesma gama essa medida escrupulosamente e isso não acontece.
 

shelltox

Super Moderador
27,5 é designação por medida aproximada,não exacta, por tal também existe a designação 650b que é mais correcta.

arosj.jpg

wheel_size_illus1.gif
 

Diabolicus

New Member
jpgcastro, sem dúvida que podes dar a tua opinião, mas não podes desprezar a física por trás disto.
pois na realidade é tudo física e somente física.
O que tu achas da 29, acharias da 27,5 se toda a gente dissesse o mesmo, é o psicológico a "falar".....
Não estou a dizer que segues á risca o que a maioria faz ou diz, mas que muitas pessoas têm uma opinião "influenciada" ,lá isso têm...
 

euricom

New Member
Depois de tanto ler, gostava de saber quem já andou com as 650b?
Que não se importasse de fazer um review em termos de comportamento, conforto, agilidade, quais a diferenças que notou, quais as vantagens e desvantagens que encontraram.
desde já obrigado pelo topico.
 
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