Rodas 29Er

PedroC

Member
Nas pesquisas que fiz sobre este assunto verifiquei que nos forum espanhol comentam que algumas lojas físicas que vendem/ montam rodas personalizadas/ a la carte oferecem uma:

"... revisión gratuita a los 10-20 km de uso para darle un pequeño reapriete alargando de esta manera la vida de la rueda."

Nas lojas onde vocês compraram também vos fizeram isso?

Acham necessário?
 

Giantfreerider

New Member
É normal...mas muitas pessoas não o fazem...só ao fim de muitos kms.
Isso é como os cabos de aço novos...ao fim de alguns kms tem de se voltar a afinar as mudanças pois os cabos "cedem" sempre um pouco.
 

LuisPFerreira

New Member
rodinhas chamine meu peso mais bicleta é +ou- 95kgs e eu não sou muito de pisar ovos, mas isso não é justificação.
Mau enraiamento não deve de ter sido porque quem montou as rodas tem muita experiência e eu conheço o seu trabalho (rodas anteriores compradas na mesma loja), alem de que o problema do cepo é crónico e mesmo assim fiquei de mãos a abanar.
Obviamente que depois comprei umas rodas decentes (com o mesmo peso praticamente) e que ao fim de 4000kms estão como novas.

p.s- já falei que os rolamentos dos novatec são uma *****?? gastar 400 euros numas rodas e virem com rolamentos todos fod**** ... like i said: "dinheiro MUITO mal gasto"
 

José Martins

Administrator
Este Verão, tambérm optei por trocar as minhas rodas e a escolha foram umas com aros BOR 366XMD, cubos Novatec X-light SL e raios Sapim, que acusaram, sem os apertos, 1520 gramas.
Escolhi estas porque a referência era de rodas para um máximo de 100 kgs do rider, que dava alguma folga as meus 90 kgs. Havia outro modelo para um máximo de 90 kgs, mas resolvi não arriscar.

De qualquer forma, contactei a loja e deram-me a garantia para, em caso de problemas, os contactar que os resolveriam, algo que espero não ser necessário.
Não faço um BTT muito radical, mas como sempre fiz com todas as rodas e respectivos cubos, tive o cuidado de as mandar verificar, embora já com perto de 500 kms, numa verificação de tensão dos raios, empenos e do estado dos cubos, estando tudo impecável.

Por norma, antes do Inverno e à chegada da Primavera, sempre tive este hábito e sem duvida que ajuda a prolongar a vida do material, sem problemas ou pelo menos, minimizando os mesmos.
Quanto ao modelo das rodas, aconselho pela minha experiência.
 

LuisPFerreira

New Member
Pelo que me disseram na loja, os cubos mais recentes da Novatec já não tem o problema do cepo partido, espero que tenhas esses José Martins.
Os meus foram comprados à um ano atrás e vinham com esse problema.

Os que falas que tem limite de 90kgs são os 333, ainda bem que compraste as 366 porque devem de ser mais resistentes. Os meus nem 100kms fizeram!
 

klaser

Well-Known Member
Sobre os cubos novatec já tenho alguma experiência....para tornar os cubos compatíveis com os "novos" eixos de 12mm traseiros andaram a fazer caca e "fresaram" uma zona perto dos linguetes,corpo este em alumínio,que ficou uma parede tão fina q é quase impossível aquilo não rachar,se não é hoje é amanhã....Agora alteraram o cepo para 4 linguetes e parece que a espessura no mesmo sítio aumentou um pouco (mesmo pouco pelas fotos,não tive nenhum em minhas mãos)...pela espessura não vão lá,mas o facto de a força passar de 3 para 4 pontos em distribuição pode ajudar..agora só com o pessoal a usar para ver...Eu há muito que resolvi,a custo de 80g a mais na roda,meter o mesmo cepo mas com corpo totalmente em aço...nunca mais rachou,embora até evite de abrir aquilo para não ter uma surpresa,mas antes durava 6meses no máximo (não deixava partir,quando via q as rachadelas iam começar a comprometer mudava o cepo),agora já vai mais de ano e está igual...
Os rolamentos como disse o colega são fracos,mas na maioria das rodas são fracos...Já tive a tentação de comprar 4 rolamentos de categoria SKF para ver o quanto iam durar,mas o preço ..ui....com o mesmo dinheiro compro 20 (sim 20) rolamentos chineses q encontro numa loja aqui local q até não são maus,há chineses que não valem nada mas há chineses assim assim também....Dá é mais trabalho..mas como tenho feito menos btt agora duram 1 ano....
 

super.byke

New Member
tenho umas rodas 29er com montagem BOR XMD 333 + raios CNSpoke Aero + cubos novatec X-light SL (1550g eixo 15 na frente)
ao final de 1 anos de uso e mais de 3200 km feitos em XCO, XCM e XCR tive até agora zero problemas. Apenas foi necessário dar um reaperto aos raios.
confirmo que os rolamentos são como dizem... tem que se trocar... mas os meus ainda são de origem... tem lá a folga mas estou à espera que "piore" para mudar. o cepo até agora zero problemas (faço manutenção 2x/ano).
atualmente os aros têm um pequeno empeno, mas a culpa é minha porque não sou meigo com elas... tenho a mania que a 29er passa por cima de tudo :)
o rider pesa menos de 70 kg :)

Na altura de comprar estava balançado para umas American Classic ou umas BOR mas o orçamento era quase o dobro... nessa altura falou a razão e não estou arrependido...
 

RTC

Super Moderador
Same here...
Tenho a noção que este conjunto (BOR XMD 333 + CN Spoke + Novatec X-Light) não dão a máxima rigidez que umas rodas 29er podem oferecer mas para o preço, é sem dúvida, uma excelente opção.
Com uns aros ZTR Crest, por exemplo, ainda se podem ganhar mais um pouco no conforto.
 

LuisPFerreira

New Member
Esqueçi-me de falar na rigidez... mais um campo onde as rodas BOR XMD 333 + CN Spoke + Novatec X-Light são PÉSSIMAS.
Acredito sinceramente que as rodas sirvam para pessoas leves. Para pessoal mais pesado é esquecer.
 

Jocas22

Active Member
voces têm de ser mais especificios. O problema pode ser dos aros, dos raios, da combinação dos 2, a quantidade de raios... culpar a montagem pode não se chegar a conclusão nenhuma.
 

RTC

Super Moderador
Eu tenho consciência que há melhor mas qualificar assim as rodas também não me parece justo. Pelo menos da minha parte que até agora e já com alguns km's não tenho nada a apontar.
 

Jocas22

Active Member
estou com o RTC... quando os aros sao mais fracos, raios melhores e mais raios pra compensar por exemplo. Mas ás vezes até podem as rodas estar mal enraiadas. Não me levem a mal mas parecem analises muito simplistas. E óbvio que estamos a falar de coisas leves e baratas, duas ideias que chocam.
 

LuisPFerreira

New Member
RTC quando vieres a Bragança manda PM, tenho umas rodas para experimentares e comparares com as BOR+Novatec.
Obviamente que a posta está incluida ;)
 

Jocas22

Active Member
entao mas nao queres partilhar que rodas sao connosco, penso que isso é que era de valor. Atenção que nao quero com isto estragar o convite pra bela da posta.
 

MadD0X

New Member
Eu há cerca de 2 anos tive ztr olympic + sapim laser + novatec x-light em 26" e depois passei para 29" e mantive os cubos, com ztr crest + sapim laser.
Fizeram 2500 km com lavagens de pressão à mistura e com rolamentos de origem.
Nos cubos só notava uma mínima folga e algum atrito nos rolamentos.
 

Jocas22

Active Member
obrigado homem. Se soubesses como adoro ai a bela da posta, e há que tempos nao passo por Bragança. Mas a sério pá diz lá que rodas falas, pode dar dicas pra quem quer umas, como eu por exemplo.
 
Top